Quarto 22

Fernanda 25/09/2021

Resenha Quarto 22 - Juliana Brandão
Quarto 22

Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/09/resenha-quarto-22-juliana-brandao-rico.html

Re! 10/03/2020

O livro conta a história de Valentina, uma acompanhante de luxo, que se envolve em uma intriga política com grandes poderosos do Rio de Janeiro, tudo isso para conseguir juntar o dinheiro que precisa para salvar um ente querido. O que ela não esperava era ter seu coração conquistado no meio do processo e se envolver em um grande dilema emocional e pessoal.
Valentina é uma mulher forte, que segue fielmente os seus objetivos mesmo que isso signifique deixar as emoções de lado, já seus dois companheiros de enredo são um pouco fracos, mas o protagonismo fica totalmente com ela.
O enredo desenvolvido com a questão da política foi uma boa sacada, já que é algo corriqueiro na história do país, então é bacana ler um romance no meio de algo tão conhecido por nós, brasileiros.
Achei o livro bom, mas senti que faltou uma exploração mais aprofundada em algumas partes, talvez para dar mais contexto nas cenas entre Valentina e seu companheiro de *crime*.
Também notei que em alguns diálogos não havia muita fluidez, contudo, isso não atrapalhou a leitura.
Para quem curte personagens à lá Christian Grey, eróticos e com um pano de fundo brasileiro, esse livro é o indicado para você.

Larissa | @paragrafocult 18/04/2020

Em várias resenhas aqui do blog eu disse o quanto sentia falta de ler algo com um pouco de romance, já que nos últimos anos me coloquei em uma zona de conforto onde estive lendo basicamente os gêneros de fantasia, terror e suspense. Já era para a resenha desse livro ter saído há bastante tempo mas estou na maior bagunça que podem imaginar. Não sei se acontece o mesmo com vocês mas eu não sou do tipo de pessoa que consegue acompanhar aulas online, ainda mais estando sem meu computador e por conta disso, estou mais do que enrolada na faculdade, o que é frustrante.

Pois bem, a autora Juliana Brandão me procurou há algumas semanas para resenhar seu livro e assim que li a sinopse, prontamente aceitei. Precisava mudar um pouco o meu estilo de leitura.

Logo de início somos apresentados a Valentina e Rodolfo. Ela é uma acompanhante de luxo na boate Urbano e ele um executivo que transborda ambição, demonstrando que não tem medo de fazer o que é preciso para alcançar os seus objetivos. Valentina não é apenas uma garota bonita e tem seus motivos para trabalhar com o que trabalha e por isso aceita a proposta de Rodolfo: ela deve conquistar o herdeiro da Sublime, Nicolas Selbach.

Adorei que o livro começa de forma que a gente pensa que vai seguir a mesma linha clichê que muitos outros do gênero, como uma fórmula pré-fabricada mas então aos poucos ele vai seguindo um caminho completamente diferente e isso, além de nos surpreender, deixa aquela vontade de devorar mais e mais a história.

Nenhum personagem dessa história é perfeito. Valentina apesar de aparentar ser forte e fria, é simpática e atrai todos ao seu redor, principalmente Nicolas que desde o primeiro momento já cai nos encantos da moça. Já o Rodolfo, começa a ver ela com outros olhos, o que faz com que ela deixe de ser apenas uma acompanhante de luxo para ele. Não nego que em alguns momentos eu me estressei com o personagem já que ao começar a nutrir sentimentos por Valentina e consequentemente sentir ciúmes dela, ele agiu como um idiota.

Fiquei com o coração na mão nos momentos entre Nicolas e Valentina, já que tudo não passava de um plano de Rodolfo. Porém ela acaba se apaixonando pelos dois homens que sempre estão por perto mesmo um sendo tão diferente do outro.

A autora está de parabéns pela forma da qual trabalhou os personagens e o contexto da história em si. As coisas não saíram forçadas e tudo fluiu bem, mesmo nos momentos mais pesados, visto que a vida de Valentina é mais difícil do que parece. Saber como trabalhar personagens e desenvolver um enredo que ao primeiro olhar pode parecer batido E CONSEGUIR fugir do padrão do gênero não é algo fácil e ela tirou de letra.

Todo o livro é narrado sob o ponto de vista de Valentina e Nicolas em capítulos relativamente curtos, o que nos permite ter uma visão melhor sobre o que se passa na mente de cada um e como cada um deles se sente com os acontecimentos. Rodolfo narra apenas o primeiro e último capítulo do livro. Também podemos conhecer um pouco mais sobre a vida de cada um deles, como por exemplo, o passado difícil da personagem Valentina junto de sua luta para ajudar a mãe e os problemas de Nicolas com o pai controlador.

E AQUELE FINAL? Olha, sendo sincera, a gente meio que já sabe o que vai acontecer porém ficamos torcendo e esperando algo completamente diferente então mesmo já tendo uma ideia do que aconteceria, fiquei bem surpresa com o desfecho que me deixou querendo mais mas entendo que talvez esse final escolhido pela autora não agrade à todos os leitores, visto que é algo inesperado.

Se o que procura é um romance rápido e bem escrito de leitura fluída que aborda sexo, mentiras, corrupção, política e triângulos amorosos, Quarto 22 é uma boa pedida. Já deixo aqui o meu pedido para a autora por uma continuação.

site: https://paragrafocult.blogspot.com/2020/04/resenha-quarto-22-de-juliana-brandao.html

Micha 04/10/2019

Surpreendente
Valentina foi para o Rio de Janeiro, deixando em Goiás sua mãe com Alzheimer internada, enquanto juntava dinheiro para pagar um tratamento alternativo para ela, trabalhando como acompanhante de luxo na boate Urbano, onde conheceu Rodolfo Furtado.

Rodolfo é diretor administrativo financeiro da construtora Sublime e, após muitos programas, contratou Valentina para conquistar Nicolas Selbach, filho do CEO da Sublime, para descobrir um esquema de corrupção na empresa.

Nicolas, filho de Afonso Selbach, queria ser fotógrafo, mas acabou cursando administração e trabalhando na Sublime, porém não tem uma boa relação com o pai, que piorou ainda mais quando soube que o pai fechou contrato com o Governo do Estado, que estava sendo investigado por corrupção devido às fraudes contratuais com construtoras e empreiteiras.

Frederico é seu primo e trabalha na construtora e eles tem uma relação bem legal e até senti saudade dos meus primos.

Rodolfo levou sua "sobrinha" numa festa da empresa e Valentina e Nicolas se conhecem e rola uma Química entre eles e o plano de Rodolfo começa a acontecer.

O que não estava nos planos era eles se apaixonarem. Mentiras, investigação e corações partidos. E uma reviravolta daquelas. Surpreendente. Gostei demais!

Chamadesay 16/12/2019

O trabalho de Valentina é conquistar Nicholas Selbach, filho de Afonso Selbach, CEO da Sublime, uma construtora gigantesca. Para isso, ela se passa por sobrinha de Rodolfo.

Valentina é uma personagem forte e calculista, agindo na maioria das vezes de caso pensado. Tudo o que ela faz e deixa de fazer é para atingir o seu objetivo final: salvar a mãe. Com sua personalidade alegre e sexy, ela conquista Nicholas facilmente, deixando-o completamente apaixonado. O romance dos dois é encantador e chega a ser um pouco triste saber que Valentina está apenas o usando como um meio para um fim. Rodolfo também acaba nutrindo sentimentos pela protagonista, o que o faz agir como um completo babaca em alguns momentos.

A personalidade dos dois é bastante destoantes, mas Valentina acaba nutrindo sentimentos pelos dois e entrando em um triangulo amoroso e nos deixando curiosos para saber com quem ela vai ficar.

Os personagens são bem trabalhados e durante a leitura temos a perspectiva dos três principais – Valentina, Nicholas e Rodolfo. É difícil escrever um a história contando 3 perspectivas diferentes, mas a Juliana fez isso muito bem. Os secundários também são bem trabalhados e importantíssimos para a história.

Entretanto, mesmo gostando muito dos personagens, o que mais me encantou foi a contextualização da história. A autora soube como fazer criticas sociais sem parecer forçada, tudo se encaixando muitíssimo bem na trama. Além disso, fica nítido que ela se inspirou em casos reais de escândalos e tragédias para conseguir passar a realidade para o leitor.

A história tem um ritmo bom e algumas surpresas que nos deixam de queixo caído. O final passou beeeem longe do que imaginei, me deixando bastante surpresa. Não gostei, porque jogou um banho de água fria em todas as minhas hipóteses, mas ele é super válido. A autora nos disse o tempo inteiro o que aconteceria, mas ainda assim, conseguiu me impactar.

site: https://adeusaliteraria.com.br/resenha-quarto-22/

Tay tay 16/05/2020

O livro conta com Valentina, uma acompanhante de luxo, que saiu de sua cidade natal para o Rio de Janeiro, com o objetivo de juntar dinheiro para pagar um tratamento alternativo de Alzheimer para sua mãe. O destino dela se cruza com o de Rodolfo Furtado, seu melhor cliente. Ele é um homem rico, sedutor e teme ser passado para trás e deixar o cargo de Diretor Administrativo da Sublible (construtora renomada do Rio de Janeiro), cargo esse, que só lhe foi dado quando o dono (Afonso Selbachs) precisou dele para superar uma crise financeira. Com toda intimidade entre os dois, ele decide fazer uma proposta para ela: abandonar a boate e se tornar sua parceira de crime. O plano dele é encontrar provas para destruir a reputação do seu patrão, Afonso Selbachs. Valentina entraria nessa como sua "sobrinha" se tornando então, Valentina Furtado. Com essa identidade ela teria facilidade de se aproximar e roubar o coração de Nicolás Selbachs, filho único e principal herdeiro de Afonso Selbachs.
E é claro que ela não hesitou em aceitar a proposta de Rodolfo. Deixando de lado seus princípios e identidade. Mas, o que era pra ser apenas negócios, se tornou muito mais que isso, pois, quando a paixão entra em jogo, qualquer um pode se ferir!
A leitura fluiu muito bem do começo a fim. Os personagens são bem construídos, a história é interessante e o decorrer também é interessante, cheio de reviravoltas. Juliana fez várias críticas sociais e aborda escândalos e tragédias da vida real. E eu amei demais as música que a autora sitou algumas vezes!! A única coisa que não me agradou foi o final. Achei que a autora poderia adicionar mais coisas no enredo final dos personagens, mas detalhes. Tirando isso, gostei bastante.

Ellen 17/01/2023

Quarto 22 ??
Uma leitura extremamente gostosa. A história envolve demais, as personagens bem desenvolvidas e um plot incrível. Final inesperado. Recomendo!