Orgulho

Orgulho Ibi Zoboi

Resenhas - Orgulho

emiisout 25/03/2024

Vou falar a real, nao gostei das partes que ela ficava diminuindo o Darius, só por ele ser rico e ter uma renda melhor e ser um negro com dinheiro significa que ele é menos negro por isso? Não. No livro mesmo fala, Negros não atacam negros, você não ataca um dos seus, mas parecia que toda hora ela tava ali criticando ele por ter dinheiro, por ter uma boa educação, por ter uma casa, por ter onde dormir, parecia que ela queria competir pra ver quem sofria mais.
Porém é óbvio que dá pra ver o lado da Zuri nesse ponto, de como ela e a família dela sofreram, o que a família dela passou durante esses anos, como é sentir na pele ser uma mulher negra na sociedade diariamente, e ela não é de baixar a cabeça pra ninguém. Amei conhecer também a cultura deles e a religião, amei as partes da madrina.

Isadora Silva 28/11/2023

Amei a releitura
Começo dizendo que ainda não li Orgulho e preconceito, mas depois desse livro eu quero ler. Orgulho é um livro rápido, envolvente e que eu amaria ter lido na adolescência, os protagonistas são bem elaborados, às vezes são chatos como só adolescentes podem ser e isso é maravilhoso, discute temas de muita relevância de um jeito leve que curti bastante. Darius Darcy e Zuri Benitez, eu amo vocês.

Juliana.Franz 28/10/2023

Adorei a leitura, um livro cheio de emoções, fala sobre cultura, religião e amor. Gostei bastante, pois não é só sobre um romance adolescente, mas sobre pessoas que querem evoluir e conquistar seu lugar no mundo. Valeu cada página lida.

Mrs.strong 05/10/2023

"Não preciso que você lute as minhas batalhas...
... porque eu já ganhei essa guerra"

Eu adorei o livro, gostei como a história de desenvolve. Conhecer Zuri e sua determinação e seu amor pela sua família, seu bairro e pelo que acredita foi inspirador.

el0is4 24/02/2023

Poderia ser mais
Estava com expectativas altíssimas pra esse livro, Orgulho e preconceito é um dos meus livros preferidos e eu estava ansiosa pra ler esse remix, contudo, não pude deixar de me sentir decepcionada.

A premissa dele é incrível e tinha tudo pra ser uma obra perfeita, a releitura de um clássico da literatura, escrito por uma mulher negra, com personagens negros, discussões sobre a política atual, questões sociais, etc. Porém, foi desenvolvido de forma rasa, a impressão que dar ao terminar a leitura é que foi pulada algumas páginas, porque ficaram lacunas enormes.
Eu li o livro em um dia, e não por eu estar necessariamente envolvida na história, e sim porque tudo aconteceu muito rapidamente, eu fiquei mesmo sem entender.

A Zuri é chata, contraditória, preconceituosa, é um sacrifício imenso deixar-se cativar por ela. Odiei como ela reforçava os esteriótipos negros/latinos, como ela se via como dona da razão, e como ela achava que sabia de tudo. Ela não se assemelha em nada com minha querida Elisabeth do romance original.
O Darius que seria a versão do marcante Darcy, também foi bem frustrante. Quase não tem nada pra ler dele.

Mas não foi todo ruim também, a questão da religião e da cultura latina, por exemplo, foi trazido de maneira bem legal. E eu também não posso deixar de falar das riquezas detalhes do Bushwick e do Brooklyn, um caso à parte.

LidosdaCris 20/01/2023

Orgulho é uma releitura de Orgulho e Preconceito. Os livros da Jane Austen além do romance sempre fazem uma crítica à sociedade da época.

Eu gostei que a autora soube manter a essência dos personagens e além disso, a autora abordou o racismo e o preconceito de quem mora nas periferias. O livro tem muitos elementos da cultura Africana e Latina. Eu consegui identificar todos os personagens da história original. Só achei o final um pouco corrido e que faltou desenvolver melhor o final os personagens secundários.

Norberto 14/01/2023

Esperava mais da história, mas achei que foi uma inspiração bem jovem com umas pegadas de questionamentos sobre classes sociais meio sem filtro da protagonista kkk achei muito vai e volta em determinados momentos com os relacionamentos, e nem seria um problema caso o livro tivesse umas 200 páginas a mais pra poder espalhar mais esses fatos. Fora isso, os personagens secundários (a família de Zuri, a protagonista) são ótimos, em alguns momentos dei sonoras gargalhadas com as irmãs mais novas dela. Por outro lado, a tentativa de abordar muitos outros temas na mesma história foi interessante, apesar de deixar o leitor querendo saber um pouquinho mais sobre eles, que foram só pincelados e não consegui criar muita conexão com cenas que teoricamente poderiam impactar mais/gerar mais conexão.

jaca.jaca 12/01/2023

Meh
Nenhum dos casais tinha química,a maioria dos personagens são odiáveis, a escrita não te cativa a se importar ou continuar lendo, muita encheção pra fazer mais páginas,conflitos mal desenvolvidos e mal resolvidos.

Lecomchaelivros 06/09/2022

Orgulho
Meu bairro é feito de amor, mas é o dinheiro, os prédios, a comida e os empregos que o mantém vivo - e até eu preciso admitir que pessoas novas aparecendo, com dinheiro extra e sonhos, as vezes, podem tornar as coisas melhores.

Giovana 30/08/2022

Gostei muito de conhecer esse livro. Orgulho e Preconceito com um ar mais moderno. É uma leitura rápida e fácil de entender. O que eu mais gostei foi que a protagonista tentou achar seu lugar no mundo.

Mariana.Munik 06/07/2022

Aquele clichê gostoso de ler
Particularmente achei muito boa a leitura. Apesar de ser bem previsível, esse é um ótimo livro para sair da ressaca literária.

Conhecer a Zuri e o Darius foi uma ótima experiência, só gostaria de um pouco mais de detalhes na narrativa.

Tico Menezes 04/07/2022

Importante, sensível, mas difícil de gostar
Esse remix de Orgulho e Preconceito tem uma premissa apaixonante! Fala sobre uma garota que escreve poesia periférica, defende seu bairro e sua família afro-latina com unhas e dentes e não baixa a cabeça pra branco folgado ou riquinhos que anunciam a chegada da gentrificação. É um prato cheio pra quem gosta de tramas com críticas políticas atuais e representem quem raramente é protagonista de obras mainstream.

E o livro realmente é tudo isso. Mas cara, é MUITO difícil gostar da protagonista. Imatura, preconceituosa, hipócrita e extremamente agarrada a estereótipos sobre negros e latinos, ela soa tóxica em quase todos os seus pensamentos durante 27 dos 30 capítulos.

A autora Ibi Zoboi tem uma prosa ágil, constrói a trama de forma quase cinematográfica de tão dinâmica e tem sacadas espertas que cativam o leitor. Mas a escolha de focar tanto na necessidade de aprendizado da protagonista foi um tiro no pé.
Apesar de tudo, é um livro importante, apresenta e cativa debates pertinentes e chama o leitor para conversar. Deve atrair adolescentes que vão se identificar e aprender com Zuri e Darius.
Há um fechamento de arco emocionante no fim do livro e uma lição importante aprendido por diversos personagens de uma vez só - e com diálogos sensíveis e inteligentes!

Como eu disse no título, é importante, é sensível, mas exige uma paciência do leitor mais maduro que talvez o afaste.
Gostaria de conhecer mais leitores de Orgulho para conversar sobre o melhor e o pior do livro!

Lara1350 05/06/2022

Gostei do livro, ótimo para uma leitura rápida e super divertido...O romance foi bem legal,mas eu esperava mais.

Liérgina @leiturasdalia 02/06/2022

Baita orgulho, hein, dona Zuri e sr. Darius!
Postei mais no IG Leituras da Lia

Eu amei a leitura! Adorei ter protagonistas negros, variedade de cabelos black e tranças, a diversidade de culturas e romance.

Zuri me irritou algumas vezes hahahaha Mas entendi que esse era o preconceito dela, o orgulho por seu bairro e suas raízes. Darius também veio com aquela pompa, né, deixando Zuri com vontade de socar ele ?

A autora abordou temas interessantes de dois negros com realidades bem diferentes. Personagens icônicos do original de Jane Austen ganharam sua representação aqui e foi interessante de ler.

O romance também é bem atualizado, então é entenda que esse livro não é uma cópia do clássico inglês. Ele se passa no Brooklin, então tem beijo, tem religião afro, tem cenas amorzinho (Darius, vc me tem. Preto, então... Tá perfeito ??????).

Maroca @leiturasdamaroca 28/05/2022

Melhor releitura...
A releitura moderna de Orgulho e Preconceito escrita por Ibi Zoboi traz como debate o orgulho de ZZ pelo seu bairro e suas origens.

E muito desse orgulho, percebemos com a chegada da família Darcy ao bairro, que construiu uma casa que confronta com a simplicidade do bairro.

O racismo é discutido e demonstrado em muitas cenas... A narrativa quemtomdao romance é deliciosa, mas ver os sonhos da ZZ e os seus princípios, é o que existe de belo nessa história.