Contágio

Resenhas - Contágio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mariana 21/04/2022

Rápido e interessante
Num cenário pós pandemia parece até estranho ler um livro com esse título.
Mas a história te prende já no primeiro parágrafo e ou autor sabe desenvolver o texto de forma cativante.
A vontade é de não parar a leitura enquanto não souber o que aconteceu.
Apesar de algumas parecerem bastante fantasiosas, recomendo a leitura.
Nany 21/04/2022minha estante
Adicionei ao meu quero ler

Fabricio268 27/11/2022

Tiquinho chatinho. De vez em quando tem umas boas piadas.
Não tenho muito para falar sobre esse livro. Um livro com ação, terror e comédia. Parece mesmo que estamos assistindo um daqueles filmes chamados de TERRIR. Vocês já devem ter lido ou ouvido em algum lugar essa definição para filmes que misturam terror e comédia.
Não vou comentar sobre o enredo, até porque já esqueci tudo. Lembro que tem um tal de um fungo que transforma as pessoas em um tipo de zumbi e aí já viu. Ainda não entendi como fui até o final.
A gente lê, se diverte um pouquinho e pronto, fim da história.

Di Sanctis 18/03/2021

Vai dar um bom filme
Muito mais do que a temática, o que de fato me fez adquirir esse livro, com certeza foi o autor.?
Koepp é roteirista e diretor e esteve envolvido em projetos que eu amo como Jurassic Park, Indiana Jones e Missão Impossível. Nesse seu primeiro romance, essa experiência fica muito em evidência.?
Contágio é um thriller científico que começa com tudo e já te fisga de imediato. Contudo a passagem de tempo dá uma boa quebra na empolgação até que o enredo volte a ficar emocionante. Como é um livro curto, com 304 páginas, é uma tentação devorar tudo de uma vez e descobrir se essa ameaça será contida.?
É um ótimo entretenimento, tem boas sacadas, piadinhas entre os personagens, tensão... basicamente, ele foi feito para virar um filme e é o que de fato está prestes a acontecer.?
Em 2020, a Paramount Pictures anunciou que desenvolve uma adaptação chamada Cold Storage (espero que com o Kevin Bacon!). No entanto, não há informações atualizadas sobre o projeto.?
Enquanto isso, nada melhor do que correr para aproveitar essa leitura! ?

Jyne 12/01/2022

Perfeito
Li muitas resenhas de pessoas dizendo que a história é arrastada quando não deveria e apressada demais quando deveria ir mais devagar, mas não concordo. Nunca na minha vida um livro assim me prendeu, mesmo eu não sendo muito de biológicas, eu li todas as explicações detalhadamente e entendi pelo menos 50%. Também li que os personagens são mal construídos, mas não teve livro que me fizesse amar todas as personagens femininas e até o masculino que é todo desajeitado e paranoico.

Elton 09/02/2021

Ótimo
Apesar de alguns elementos de humor, o livro é extremamente bem escrito e mto bem construído. Diria que tinha potencial de ser grandioso embora tenha sido apenas muito bom, pois ficou muito centrado em um canto ao invés do contexto pandêmico prometido.

Retipatia 05/04/2020

CUIDADO, LEITURA COM ALTO RISCO DE CONTÁGIO!
Bom, quase todos. Algumas partes foram parar em terras da Austrália Ocidental. Partes que continham coisas que reles humanos não sabiam da existência. Algo que ficou adormecido durante anos dentro de um tanque, guardado numa das casas de Kiwirrkurra até 1987.
O que o Major Roberto Diaz e a Tenente-coronel Trini Romano sabem é que alguma coisa saiu do tanque e que uma pessoa está muito doente. A coisa, imaginam, pode ser um fungo levado para o espaço para estudos. E, já que a certeza é necessária em um caso desses, eles estão a caminho de Kiwirrkurra.
Ao chegarem no local, um completo deserto. O tanque está jogado na pequena e única estrada de terra que liga as casas. A flora do fungo está visível a olho nu, uma profusão de verde cobrindo o equipamento e se espalhando.
Eventos catastróficos estão por vir, mas as habilidades (e um pouco de sorte) de Trini e Roberto garantem que a situação seja contida. Uma única amostra do fungo é levada para os EUA, para estudos e guarda numa base de armazenagem militar.
2019, mais de trinta anos depois. Teacup está no seu turno habitual de guarda na Atchinson Storage, uma empresa de armazenagem. O local que costumava ser a base militar fora reformada e vendida. Mudanças de gestão, de governos, essas coisas.
A noite monótona de Teacup está para se alterar quando percebe que é também o turno de Naomi Williams, a mulher bonita que aparece só para cobrir alguns turnos e que ele ainda não teve coragem de procurar. Os dois acabam numa missão de busca quando ouvem um bipe constante soando pelas paredes. Mas o que estão prestes a descobrir é altamente contagioso.
Enquanto se desenrola a ação dentro da Atchinson Storage, os militares chamam Roberto Diaz. Agora, já quase nos seus sessenta anos, para dar uma conferida no local, e vamos acompanhar sua batalha para chegar a tempo de uma catástrofe enquanto Teacup e Naomi enfrentam as coisas mais estranhas já vistas.
Koepp sabe das coisas. Além de conseguir uma ficção científica digna de um filme daqueles, sua narrativa prende e o suspense e a tensão da história são perfeitamente balanceadas com humor. A história, apesar das mortes e do risco de infecção e morte de toda a raça humana, segue leve, e garantiu algumas horas de leitura descontraídas e perfeitas para fazer curar a ressaca literária a qual me encontrava.
Um dos pontos interessantes é como o autor conseguiu mesclar pontos históricos marcantes, como a Sylab e dados científicos sobre fungos (é, vamos ver bastante deles) deixando a trama mais interessante e crível. Além disso, o raciocínio das etapas de evolução do fungo e outros pontos são explicados com um tom bem-humorado e descontraído e é impossível não se pegar rindo e achando graça até mesmo dos momentos mais caóticos.
Um dos pontos chaves do humor está no fato de que o ex-Major Roberto Diaz já está em uma idade em que as aventuras são um pouco mais complicadas. As penas não são mais tão fortes, a coluna não anda lá essas coisas e o tom de realidade desse fato garante detalhes para o desenrolar da história tanto quanto para seu desfecho.
Outro ponto interessante é a dinâmica complexa e cheia de surpresas que irá ocorrer na antiga base de armazenagem. Os vinte anos de abandono surtiram efeitos positivos para o fungo, que, como todo ser vivo, continua em sua jornada de alimentar-se e multiplicar-se. Alguns detalhes nojentos, outros aterradores, animais voltando à vida, corpos inchados e explodindo. O caos se instaura no local. E a melhor chance de Naomi e Teacup está no velho Major que está lutando para conseguir chegar. Se ele não travar a coluna antes disso, é claro.
Uma leitura que talvez seja um pouco tensa para alguns, dados os acontecimentos mundiais com o covid-19, mas que, para aqueles que não terão esse problema e que gostam de ler temas assim nessa época (ou em qualquer outra), a leitura é mais que recomendada. Koepp mostra que entende não apenas de roteiros, mas também de literatura.
Evite o contágio! Lave bem as mãos depois da leitura!

site: http://retipatia.com/2020/03/28/contagio-david-koepp/

Paola Carpinelli 18/10/2020

Um livro que me pegou de surpresa!
Contágio é um livro que de certa forma me prendeu, foi uma história que eu fiquei muito curiosa para descobrir o final!
Ele nos trás Roberto Diaz como agente do Pentágono, que foi selecionado para resolver o caso de um fungo que fez todas as pessoas de uma cidade adoecerem, isso lá nos anos 80, mas passados muitos anos, ele precisou dar uma pausa na sua aposentadoria para resolver o problema novamente, já que uma pequena parte do fungo que estava guardado em um depósito com total controle de temperatura, conseguiu evoluir e subir à superfície.
O autor misturou os capítulos entre o agente Roberto e os funcionários Travis e Naomi que estavam no mesmo lugar onde o fungo estava guardado.
Entre todo o caos que a história se envolve, podemos contar com humor, romance e claro, o suspense em si!
Apenas gostaria de ressaltar que o livro não é aquele MEGA suspense, é uma leitura leve e agradável, recomendo para quem queira se aventurar por outros gêneros literários.

Luanrsilva 04/11/2021

Esperava mais
Eu sinceramente pensei que ia amar o livro, mas eu não consigo. Quem conhece o trabalho do David com a área cinematográfica, fique nela, ao menos em comparação a este livro que sinceramente e algo que acabou me decepcionando. Eu comecei a leitura bem empolgado na verdade, porém logo depois de umas 5 paginas, a história parece que caiu e começou a se rastejar, e mesmo com capítulos pequenos, eu fiquei entendiado com a história. Posso dizer que quando ela chegou por volta de quase meio livro, foi onde achei ela começou a dar um ar de AGORA VAI'', mas acabou não indo; a história se torna empolgante, mas só isso mesmo, parece que ela se apega demais a alguns fatos, que parece ser repetidas e chatas. Eu esperava mais na realidade, mais envolvimento, mais ação, eu fiquei literalmente só esperando mesmo, personagens rasos, momentos cômicos, que no terror tem que ser bem trabalhados pra não dar merda e fazer a história virar uma chacota. Enfim Contágio pra mim, foi um pouco decepcionante, mesmo eu tendo levado a história de 300 páginas em apenas 2 dias. Foi algo beeem preguiçoso de se ler.

Joao 22/01/2022

O título e a capa entregam um pouco do que trata o livro. Embora tenha um bom pano de fundo, os personagens não me agradaram e o desenvolvimento da história também não foi dos melhores...

Um ponto positivo é a escrita do autor que, talvez por ser roteirista de cinema, consegue inserir bem o leitor no cenário que entrega. É quase como assistir a um filme mesmo.

Enfim, é um bom passatempo, mas não mais que isso. Por ser um livro de estreia não podemos exigir tanto do autor, porém, pelo currículo que carrega, o livro poderia ser bem melhor.

Karoline356 05/07/2022

Cuidado! Alerta de Contágio! Esse post tem alto grau de contaminação!
Em 1973 a Skylab foi lançada ao espaço pelos Estados Unidos. A estação espacial destruiu-se poucos anos depois, em 1979, ao reentrar na atmosfera terrestre. Seus destroços caíram no Oceano Índico. Bom, quase todos. Algumas partes foram parar em terras da Austrália Ocidental. Partes que continham coisas que reles humanos não sabiam da existência. Algo que ficou adormecido durante anos dentro de um tanque. Eventos catastróficos estão por vir !

Por mais séria que seja a situação a qual os personagens se encontram envolvidos, numa verdadeira corrida contra o tempo, as divagações pessoais de cada um, dosadas de bom humor, e o senso de ironia do autor ao destrinchar fatos e casos acabaram prevalecendo. O resultado foi que me diverti e dei boas risadas muito mais do que fiquei tenso com o perigo que estava à espreita.

Um ritmo de narrativa tão veloz quanto a metralhadora de humor de David Koepp.

limandre 15/05/2020

Podia ser mais.
O início e meio do livro são bem interessantes, te deixa com aquela sensação de querer saber o que vai acontecer a seguir mas o final deixou a desejar!

tati.latucheski 31/03/2021

Gosto muito de ficção científica, esse livro trouxe muito mais que prometeu.
Adorei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6