Setembro não tem sentido

Setembro não tem sentido João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - Setembro não tem sentido

Illana2 13/01/2022

Venham preparados!
Esse livro é incrível (principalmente se você sabe que foi o primeiro romance do Jão) e eu vou te dizer o porquê!

Antes de ler, te informo que João Ubaldo Ribeiro (Jão pra mim...na minha cabeça) é meu escritor favorito (considerando literatura mundial).Na minha opinião, prediletismo de nada tem a ver com exíminio domínio da língua (embora o mesmo o tenha), domínio e criatividade na escrita (embora ele também o tenha) e qualquer coisa que nós leitores discutimos alvoroçados dando nota para um ou outro escritor comparando sem parar. PARA MIM, prediletismo tem a ver com conexão. O santo bater, sabe? Como naquele vídeo onde a Clarice fala de um homem de 40/50 anos que mandou mensagem pra ela dizendo que não entende o que ela escreve e uma menina de 12 dizendo que ela escreve tudo que ela pensa/sente. É isso. Meu santo bate com o dele.

Sabendo disso, vamos lá. Já li quase tudo do Jão, ainda nem coloquei aqui, e, como todo leitor chato, me sinto próxima o suficiente para achar que comento com alguma propriedade...

Por isso, caro futuro leitor, digo com propriedade que este livro está com a nota erra aqui no Skoob. As pessoas não entenderam a proposta, não tiveram paciência com o coitado!

Setembro não tem sentido é um livro inicialmente confuso, não vou te enganar dizendo que o livro é perfumado! Principalmente para nós que não temos certas experiências (semana da pátria? Nunca tinha ouvido falar. Tenho 25 anos e sou do Rio de Janeiro.)

Mas se você, mesmo que não ame o Jão como eu, perseverar um pouquinho, você vai ler um romance extremamente bem escrito, com críticas ácidas à época e poderá aprender história do Brasil no processo!

Se isso não basta para você, saiba que esse livro anuncia assuntos tratados em outros livros, como diário do farol (o personagem orlando) e viva o povo brasileiro, feitiço da ilha do pavão...ou seja, para quem o admira, como eu, é um prato cheio para entrar em contato com o João de 20 e poucos anos que estava iniciando sua carreira de escritor!

Persevere! Você vai entender!
Alê | @alexandrejjr 06/03/2022minha estante
Bom saber que o Ubaldo tem outra fã de carteirinha por aqui, Ilana!

Illana2 06/03/2022minha estante
Hehehe meu livro favorito dele é diário do farol, mas vi que tu não gostou tanto hahahahahah

Illana2 06/03/2022minha estante
É que diário do farol é muito intimista, digo, vejo mais o João no livro que o escritor (que escreve para o leitor, como em viva o povo brasileiro)...

Alê | @alexandrejjr 14/03/2022minha estante
É, realmente não está entre meus favoritos, Illana, mas é um bom livro, sim! É muito bem escrito - como de costume pelo Ubaldo - e é o mais shakespeariano dos livros dele!

Illana2 14/03/2022minha estante
O objetivo dele não era ser shakespereano, essa é a questão! Hahaha é tipo sargento Getúlio, que é um Quixote à brasileira

Alê | @alexandrejjr 14/03/2022minha estante
Illana, se me permite, vou discordar completamente de ti. "Diário do farol" é shakespeariano do início ao fim!! Desde o fantasma da mãe que atormenta o padre narrador até as motivações do protagonista para realizar a sua vingança. Já em "Sargento Getúlio", eu concordo que há sim uma marca quixotesca no narrador.

Illana2 14/03/2022minha estante
Oxe, tudo está permitido! Hahaha entendo a proposta shakespereana, mais especificamente hamleteana. Mas o João é mestre em brincar com os clássicos e subvertê-los...

Illana2 14/03/2022minha estante
Ouso dizer que "Setembro não tem sentido" é uma prenúncia de Diário do Farol. Em quase todos os livros do João tem um personagem com problemas paternais e tudo muito bem escrito.... Digo que a intenção do João era não ser Shakespereano pois ele deixa muito clara a essência dele. Sim, ele pega temáticas, enredos etc de empréstimo, mas é parte dele. Eu considero esse o mais íntimo livro que o João escreveu, é algo que ele escreveu sobre ele. E nessa, a pergunta dele se torna outra... Não é ser ou não ser, no sentido de existência (que desencadeia em bartebly depois), é entre bem e mal.

Ou seja, não é que não tenham referências à Hamlet. Apenas não é Hamlet (e o objetivo não era transcrever hamlet numa narrativa brasileira) as questões se tornam outras.

Por que acho que é o livro mais íntimo do João? Ele era especialista em Shakespeare hahahahah e essa temática de problemas com o pai já foi abordada em mais de um livro de forma, digamos, interessante.

No fim das contas, ele dedicou um livro à temática.

Mirella.Maria 24/03/2023minha estante
já fiquei interessada no livro e feliz que encontrei outros fãs de João Ubaldo aqui!

Sitenl 05/06/2009

Bom enredo e retrato da Salvador de 1960
Setembro não tem sentido é um tipo raro de livro. João Ubaldo não apenas consegue fazer uma crítica a uma gama de representantes da sociedade baiana pré-regime militar, mas também consegue, em seu primeiro romance, fazer um retrato da Salvador de seu tempo. Ler Setembro não tem sentido me fez ver a cidade onde moro como se tivesse em uma máquina do tempo, no estilo característico de Ubaldo.

Sebastian 18/10/2020

Com um pouco de atenção....
João Ubaldo escreve bem, inegavelmente. O trecho tem passagens divertidas e interessantes, passadas na semana que antecede o 7 de setembro. Não há um protagonista, embora Tristão e Orlando, dois jornalistas, tem um destaque. O livro, então,é um mosaico de situações vividas, seja na redação do jornal, nos bordéis, nos comícios ou mesmo nas ruas de Salvador.