Cisne de Feltro

Cisne de Feltro Paulo Mendes Campos

Resenhas - cisne de feltro

gabriel.a.brumatto 15/10/2023

Cisne de Feltro - Paulo Mendes Campos
Neste livro, Paulo Mendes Campos faz a tentativa de criar uma autobiografia, por meio de uma seleção de crônicas, o que no início parecia uma boa ideia, no final, não foi bem executada.
Paulo Mendes tenta criar uma nova estrutura para autobiografias, o que é praticamente um crime, se comparada às estruturas originais, que mostram anos de sucesso e qualidade em todos os autores que tentam e conseguem se aproximar desse gênero literário.
Mas, não vemos isso neste livro. Temos uma escrita simplória (o que não é considerado um problema), uma estrutura desorganizada e maçante em praticamente todos os momentos.
Isso não quer dizer que não há crônicas boas neste compilado, pois temos algumas, que fazem este livro não ser um completo desserviço.
Lembrando sempre que livro não é unanimidade. Pode não ter funcionado para mim, mas talvez possa funcionar para você. Poderia ter passado tranquilamente sem este livro em meu repertório.