As Delícias da Fofoca

As Delícias da Fofoca Cecily von Ziegesar

Resenhas - Gossip Girl - As Delícias da Fofoca

Dany 29/12/2009

A princípio pode parecer superficial, apenas mais um romance adolescente, mas Gossip Girl é um análise bem humorada da vida na alta sociedade Nova Iorquina, o livro mostra q esse mundo aparentemente encantador e glamouroso tbm tem seu lado obscuro, mas o q mais me chama atençao no livro é a abordagem do comportamento humano em geral, em q a autora mostra q nao existe ngm completamente bom ou ruim, e sim pessoas q lidam com seu lado ruim e seu lado bom de maneiras diferentes.

Nívia 12/03/2010minha estante
Gostei muito da sua sinopse (y)

Realmente, o livro, se observado superficialmente, é bem fútil, mas, na verdade, a proposta de Cecily é mostrar, de uma forma cômica e bem irônica, como esses ricos, tidos como "perfeitos", possuem um lado nem tão perfeito assim.

Bem, só acho que ela abusa muito nos palavrões e exagerou na história de alguns personagens, como o Dan, por exemplo rss. No mais, o livro não é esse lixo que as pessoas tanto falam; serve como um bom passatempo e, como disseram em uma outra resenha, para relaxar entre duas leituras mais elaboradas.

Alex Bastos 18/07/2009

"Êscandalo é a fofoca tornada tediosa pela moralidade." Oscar Wilde.

No meu ponto de vista, esta primeira frase que abre o livro é única coisa não fútil da história. De todos os livros que li, este conseguiu realmente me tirar do sério pela qualidade péssima, não sou do tipo de pessoa que diz:"Este livro não é literatura."

Mas este superou tudo que eu esperava, com convicção posso dizer: Tem tanta LITERATURA quanto minhas meias.
Nathalia 16/07/2012minha estante
Concordo. Livro extremamente fraco. Forcei-me a continuar lendo, achando que em algum momento a história melhoraria, mas não consegui passar da metade.

Mari 19/12/2012minha estante
Um livro muito mal escrito e fraco. Eu sou completamente apaixonada pela série de TV, que é muito boa. Os livros eu fui empurrando a leitura, já li até o 4º, mas desisto, a série em si é muito fraca... não recomendo a ninguem!

Vitória 02/01/2014minha estante
Normalmente dizem que os livros de séries de tv são ruins, usando o argumento que não tem nada a ver com a série. Eu acompanho gossip girl e a série é ótima, pra vc ter escrito uma coisa dessas provavelmente o livro não tem nada a ver. Mas acho que vc só leu pra poder falar depois, pq se não gosta de futilidades então que não tivesse lido, pq o título "gossip girl" já é um spoiler do que vem por aí.

Luiza Machado 01/01/2010

''Neste primeiro volume''... a gente se empolga com a história. Não com a tal da linda e loura Serena Van der Woodsen, o que ela tem de excepcional eu não entendi, os valores mais fúteis possíveis são valorizados, nem com a Blair Waldorf, a bulímica venerada pelas(os) acéfalas(os), mas a história tem um ritmo interessante, as coisas acontecem, são divertidas e não tão debochadas e irritadiças quanto no segundo livro. Eu nem me lembro direito do que aconteceu nesse primeiro, mas eu lembro que gostei, não muito, mas para os que gostam do gênero (não gosto muito, prefiro os bons livros) é um prato cheio.
É fútil? Muito. Os adolescentes só ficam enxendo a cara, fumando e fazendo outras coisas impossíveis para estudantes inteligentes que tiram notas altas (como eles são).
Apesar de não ter sido péssimo, eu hoje preferiria ter lido algo melhor, pois existe tanta coisa melhor para ler de forma que se eu pudesse voltar no tempo não o leria.
Lu 24/11/2009minha estante
Tem toda razão.

Mari. 30/01/2010minha estante
Concordo :T Li a série toda e meio que agora acho que deveria ter lido 12 livros melhores :~

Ruan Machado 13/08/2011minha estante
Eu concordo! Mais para mim foi um ótimo livro, além pelo fato de eu ser homem! Mais realmente para mim eles são um Tipo de Nerds que não tem livros e não ficam em casa, mais bebem, se drogam e ainda tiram boas notas na escola.

Mariana Cardoso 25/05/2010

Cometi o erro de ler esse livro depois de assistir parte do seriado (primeira temporada, quando ainda passava no SBT). E pela primeira vez, gostei mais da adaptação à TV. Não por causa da história. Mas porque "amenizaram" a situação do livro, inteiramente FÚTIL. Os romances são ruins, regados de coisinhas supérfluas.
Os jovens são ricos e têm acesso ilimitado à bebida, dinheiro e sexo. Não recomendo! Porém, ainda carrego comigo a velha teoria de que todo livro tem algo de bom. Se em Gossip Girl não for o ligeiro humor negro recheado de sarcasmo, eu não sei. Quando descobrir, aviso.

Tata 06/08/2009

Patético.

nandaassis 23/12/2009

Viagem literária
A história é recheada de fofocas e tramas das garotas populares, que saem em capa de revista, vestem roupas exclusivas e frequentam as melhores festas da cidade. Elas definem o que é moda, quem será aceito etc. A antenada Gossip Girl - rainha da fofoca - não escapa nada: traições, drogas, bulimia, infidelidade, ciúmes, muita bebida alcoólica e muita farra; tudo isso tratado com uma normalidade estarrecedora.

Já a série de TV é mais divertida e bem elaborada, tem claro todos os ingredientes do livro, mais os personagens são mais cativantes e aparentam ser mais maduros. Alguns personagens no livro são bem diferentes dos apresentados na série.

Achei o livro extremamente fútil e inadequado para o público ao qual se destina, não por tratar de assuntos polêmicos, mais por tratar deles de forma muito banal, como se fosse uma coisa legal e totalmente normal. Pelo título ninguém espera mesmo uma história profunda ou romântica, mais eu pessoalmente esperava algo mais leve e divertido. Não sei se o restante da série segue no mesmo ritmo, eu pessoalmente vou esperar bastante antes de ler o segundo.

RESENHA COMPLETA DISPONÍVEL EM: http://viagem-literaria.blogspot.com/
Luciana Mara 23/12/2009minha estante
Concordo inteiramente! Não consegui ler este livro, abandonei.

Joe Silva 14/10/2010minha estante
Ainda não tive a oportunbidade de ler o livro, mas gostei muito do seriado baseado no livro.... =D

Danielle 11/05/2013

E não é que o livro é bom?
Sabem, eu acompanhava o seriado. Nem me lembro direito por que parei, pois eu achava a historia interessante. Comecei a assistir meio cética - eu tinha dez anos na época, mas já achava Malhação, Rebelde, Isa TKM e qualquer seriado que falasse de vida de adolescente a coisa mais ridícula do planeta, porque eu sabia que, definitivamente, NÃO ERA ASSIM. E acabei me surpreendendo com as intrigas sutis da alta classe de Manhattam. Aquilo sim é travar uma guerra sem descer do salto. São coisas pequenas que, pra quem tá de fora ou não conhece esse mundo, parecem não ter importância, mas no contexto são devastadoras.
Foi depois de ver um post sobre o seriado no blog de uma amiga que, meses atrás, eu comecei a procurar os livros, imaginando que dariam mais profundidade ainda à história. E também porque eu queria saber quem era a desocupada da garota do blog que não tem nada melhor pra fazer e fica falando da vida dos outros na internet. Ela se intitula Garota Fofoqueira, em inglês: Gossip Girl.
Depois de muito tempo procurando, finalmente encontrei um site que disponibilizou todos os onze liros da série - tem ainda o livro 12, mas ele explica o início da história, narrando a infância das personagens, e esse eu ainda não encontrei.
Bom, depois de reuni-los todos, comecei a rever o seriado, e a acompanhar com a leitura do livro. E pela primeira vez, vi uma adaptação superar a obra de fato. Eles mudaram MUITA coisa do livro, coisas que, pra ser sincera, deixaram a historia ainda melhor. No livro os personagens são só pervertidos, falando sério. Mas não se decepcione: o jeito de a autora narrar os detalhes da história é muito bom. Aliás, foi isso que me prendeu. Ela tem habilidade para descrever as personagens, suas manias, seus sentimentos. É algo leve e casual, mas não precisa ser muito profundo se tratando de adolescentes que tem tudo, não é? E o sarcasmo que permeia o livro te faz grudar na historia e querer saber: "ah, qual é, o que é que esses idiotas vão fazer agora?" Porque, na realidade, a história toda é uma crítica a esse estilo de vida fútil. E assim você vai devorando as páginas sem perceber. A leitura é rápida, simples, flui naturalmente. É como ver aquela novela das nove ridícula, e ficar sentado lá só pra ver o mocinho se estrepar - ou se salvar. Porque, no fundo, a gente torce por eles. Nem que seja pra se darem mal, mas mesmo assim torce. Porque, mesmo que a gente não admita, todo mundo tem um lado obscuro - os comunistas que gostam de comer no Bob's, os usuários de software livre que tem um MacBook, as garotas certinhas que leem livros eróticos. E quer saber? Que mal tem nisso?
Enfim, se você tiver uma segunda opção mais interessante, fique com ela. Mas se estiver afim de variar o estilo, ou realmente não tiver nada de importante pra fazer, na boa, vale muito a pena.

Paula 11/01/2010

Os típicos conflitos que agente vê nos filminhos americanos adolescentes. Não gostei...

Lu 15/04/2010minha estante
Concordo. O livro não me acrescentou nada.

Lilly 13/02/2010

Uma delícia de fofoca
Eu achei muito legal. Na verdade, em função do livro eu comecei a assistir a série. Não preciso nem dizer que o livro é melhor. Para quem curte um tipo de escrita bem pessoal, falando sobre relacionamentos e experiências de vida este é maravilhoso! Os personagens são divertidos. Abusam do esnobismo sem limites. Para mim foi interessante conhecer um pouco sobre esse mundinho cheio de grana, sexo e drogas da juventude rica de New York.

Fefa 18/09/2009

Pura decepção!

A narrativa é super arrastada tornando a leitura chata e cansativa. Se eu tive algum interesse em continuar a série, ele se extinguiu completamente depois de ter lido este primeiro volume. Acho que só fui até o fim porque estava mesmo de férias e não há muito o que se fazer nesse período, então...

Prefiro a série de tv, e olhe que a terceira temporada já começou sem muito entusiasmo da minha parte. =P

Thamy 03/01/2012minha estante
Concordo com você! Eu nem aguentei terminar esse livro... rs

Isa 23/07/2010

O mundo fútil de gosip girl é de deslumbrar qualquer garota.
Meninos lindíssimos com seus carros maravilhosos somados com Upper east side, um dos lugares mais ricos e bonitos de Manhattan, em Nova York. Lojas caras e estilosas, roupas perfeitas e festas glamurosas...
Mas nem tudo são sonhos nessa trama. Ciúmes, inveja e vingança consomem
as meninas mais descoladas do colégio Constance Billard School for Girls : Serena van der Woodsen e Blair Waldorf. As vezes melhores amigas , outras, inimigas mortais.
Paixão , traição e amizade se misturam e montam o grupo de amigos mais curioso depois de Friends ( lógico ).
Muito romance, suspense e fofoca rola nesse livro.
Não vai te encher de lições de moral nem de cultura. Mas é divertido e descontraído. Eu gostei.

Mar 24/01/2010

Ficticio
Bem, não vou perder muito tempo em detalhes: particularmente eu achei Gossip Girl um livro muito vazio e ao mesmo tempo realista.
Movida por simples curiosidade - já que o seriado julgam ser ótimo - eu acabei cedendo e peguei o livro para ler.
Se você está em busca de como saber combinar a gravata com o terno, ou como fumar, beber e fazer sexo loucamente sem seus pais saberem, ou está querendo aprender como ignorar sua antiga amiga apenas porque ela é mais bonita e espirituosa, ou então simplesmente se apaixonou pela nossa Garota do Blog e suas fofoquinhas picantes, bem, este é um livro perfeito.
Não aprendi absolutamente nada de muito importante, apenas soube que até mesmo os ricos sofrem com a auto-estima, se drogam, têm uma séria carência afetiva descontada em seres do sexo oposto e que, o mais importante, de vez em quando somos obrigados a mudar de ares e descobrir amigos com menos zeros na conta bancária - mas que são legais, claro.
As histórias desses adolescentes filhos de magnatas são regadas a clichê, aspiram clichê. Mas fazer o quê? Todos sabem que vida de milionários são assim: vivem em torno da fofoca, das intrigas, dos jantares beneficentes que no final beneficiam mais a si mesmos. Sendo assim, seus filhos não podem sujar suas impecáveis aparências: mas podem fazer o que quiserem. Afinal, eles são lindos, têm dinheiro e auto-estima. Como nossa Gossip Girl mesma disse: é uma vida de luxo mas alguém tem que vivê-la.

Como não sou fã de histórias adolescentes, de conflitos por causa de garotos, de fofoca e essas coisas todas que a maioria das adolescentes amam, achei o livro um tanto fraco e sem graça.

Maria Paula 16/02/2010minha estante
Faço das suas palavras as minhas.

Valney 01/05/2014minha estante
Vou ler o livro depois volto e deixo meu comentário.

Mih Del Debbio 26/03/2010

...Futilidades...
Achei muito fraco.
Gosto bastante da série e achei que o livro seria ótimo, mas me decepcionei. Parece que a leitura engrandece as coisas chatas da historia como a futilidade das pessoas, a maldade e as fofocas e isso acaba deixando de lado as coisas legais como o romance entre o Dan e a Serena, a beleza da Jenny e da Vanessa (que no livro é pintada como garota estranha).
Definitivamente a serie é bem melhor.

Douglas 26/03/2010minha estante
Achei o livro fraco também, uma história batida. Chata com personagens chatos.

Ká ! 09/10/2009

Um livro bem negativo .. com histórias negativas, onde sempre adolescentes estão bebendo muito, se drogando ou transando!!!
Somente isso o livro retrata, futilidades!!
Capaz de influenciar jovens que lê ..

Porém .. a linguagem que a autora utiliza, nos desperta curiosidade pra ver onde a história termina ... dentre outras coisas ocultas!

Tentarei terminar de ler a série!

sulian 04/02/2010minha estante
concordo.

apesar do livro ser futil ele instiga nossa curiosidade

Victoria (Vic) 11/12/2012

Livro fútil, mas gostei
Sobre o que é Gossip Girl? Basicamente, mesmo? Um livro sobre um bando de adolescentes riquinhos que bebem, fumam, seus pais não estão nem aí. O maior dos problemas das meninas são meninos e compras.Ou seja, se você for do estilo Dan Brown pra cima, você não vai suportar o livro.
Mas, enfim... com 14 anos adoro livros sobre adolescentes, moda, futilidade, e fofoca. Não chega a ser um Pretty Little Liars, muito menos um Meg Cabot. Mas é um livro interessante. Eu recomendo mesmo. Eu não tenho aqui, eu li o eBook no iPad, que estava cheio de erros ortográficos (--")
Não diria que é um livro recomendado pra meninas de 10-11 anos, por conter palavrões, e comentários maldosos. Mas enfim, recomendo pra você que gosta de uma leitura leve, despreocupada, que possa te prender da realidade.
A série... o primeiro livro é todo resumido no PRIMEIRO EPISÓDIO. No livro, adorei Jenny, Dan e Serena. Na série, amei Chuck e Blair (♥).
É uma série legal, divertida, que quero terminar de ler (já estou no segundo!). Mas não é brilhante nem inovador. (Clichê demais, eu diria). Por isso, 4 estrelas.
Também tem um pouco de revolta porque o Chuck Bass é perfeito. 1bj
xoxo, vickie♥