Kierkegaard

Kierkegaard Søren Kierkegaard

Resenhas - Os Pensadores
Diário de um sedutor
Temor e tremor
O desespero humano  (Doença até a morte)

Lucas 05/06/2014

Das três obras que compõem esta edição, me fascina especialmente a terceira, "O Desespero Humano" - em que coloca-se a relação entre Deus e o homem através da capacidade de consciência do indivíduo, e o consequente desespero existencial daquele que ignora profundamente o que é o pecado. De todo modo, é soberbo o esforço de compreensão da fé empreendido por Kierkegaard. É lamentável que a sua filosofia não tenha sido compreendida; vê-se por toda a parte o crescimento de uma militância ateísta arrogante e estúpida em seu pretenso esclarecimento - é bem verdade que trata-se da contrapartida natural da estupidez religiosa das massas. Muito pode ser acrescentado à filosofia de Kierkegaard relacionando-a com as obras de Nietzsche, Freud, Jung, bem como os místicos. Kierkegaard deixa em mim um marco de maturidade no desafio de refletir sobre a morte de Deus.

jurdangf 11/04/2024

Os pensadores
Quando eu falo que sou pensadora, é isso que quero dizer. ele pensou em tantas coisas que eu costumo pensar, mas ele tem o dom de expressar-las corretamente, se eu for tentar explicar sai um desenho estranho em um papel. mas eu adorei muito, tem tantas coisas no livro a serem refletidas e analisadas. queria muito fazer filosofia por isso. dos tres contos, o sedutor vai ter que ser meu favorito, pela cordelia, pq o sedutor é um desgraçado e eu odeio homem por causa dele (ele é uma espécie de praga literalmente). mas as cartas dela são lindas e eu me identifico com ela.