Dias úteis

Dias úteis Patrícia Portela

Resenhas - Dias úteis

Victoria942 14/03/2024

Dias úteis é para se pensar
Escolhi essa leitura porque havia saído de um livro muito longo, essa é a real e única justificativa, e me surpreendi muito positivamente. Por mais que a escrita de Patrícia, por vezes, torne a leitura um tanto quanto analítica (tem-se que não deixar nada de lado para entender), vale a pena. Devo dizer que o início, o texto sobre o jogo, pode pegar os menos empolgados de surpresa, diria até mesmo ser a parte mais chata, mas os dias da semana são irretocáveis, caminham, como ela mesma diz, por países, universos, estradas, nos levam para mundos que também não são país nenhum. Por ser uma leitura rápida, gostei muito do estilo de escrita. Sinceramente não sei se aguentaria um livro grande, de ?história corrida?, ele for feito para ser assim. Cronicamente bom.

Npands 06/01/2024

No inicio hoje acha um pouco lenta a leitura, mas conforme vai passando você começa a amar.

Os contos são maravilhosos e você vai se identificar com cada um deles. ??

Artemis 17/11/2023

"Retorcida pelo tempo, eu já não sou eu."
O talento dessa mulher é surreal,fiquei absorvida pelo lirismo dos contos e pelo teor existencial em cada um,apesar de conter pouquíssimas páginas,Dias Úteis carrega uma densidade gigante,apreciei muito a experiência.

Feeh 20/11/2022

Gostei do livro, mas achei alguns contos um pouco arrastados
Primeiro livro que eu leio da Patrícia Portela, gostei da escrita dela, dos contos. Livro é bem curtinho e os contos são bem reflexivos.

Nos faz pensar sobre várias questões, os contos dela deixam uns questionamentos como o conto de terça que ela narra a necessidade de sair de férias e os motivos pelos quais não sai, nos mostrando como nos autoboicotamos.

Único defeito é que alguns contos acabam sendo um pouco arrastado no começo, mas depois a história flui bem

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2022/11/dias-uteis-autora-patricia-portela.html

Biblioteca Álvaro Guerra 20/09/2022

Qual o significado de um dia? O dia útil é útil para quem? Patrícia Portela não escreve estas perguntas com estas palavras. Mas ao ler este conjunto de textos-performance, cada um batizado com o nome de um dia da semana, talvez você saia com estas e mais perguntas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788583181255

Mari 14/12/2021

Os dias são úteis pra quem?
"O cotidiano que nos atormenta na sua rotineira mesmice". Talvez esse seja o tema comum a todos os pequenos contos que formam este livro de Patrícia Portela. "Comum", aliás, parece ser a palavra adequada para definir a temática destas pílulas literárias. Em um passeio pelos dias úteis, cada capitulo-conto apresenta uma profunda reflexão sobre o banal e o rotineiro em toda a sua complexidade, sempre antecipada por uma epígrafe literária certeira, que contribui para a atmosfera lírica do livro.
Na minha experiência de leitura, separei uma semana para ler cada conto em seu respectivo dia, lendo devagar, sem pressa, como o acordo firmado entre mim e a narradora, naquela didascália poética que antecede os dias úteis.
A semana começa pelo doloroso embate entre o conformismo e o inconformismo. Na terça, a consciência do "sempre quis, mas nunca fiz". Na quarta, o confronto sofrido com uma porta trancada que insiste em permanecer no caminho; na quinta, a busca urgente  pelo nosso próprio tempo, lugar e  anseios. Os dias úteis encerram-se na sexta-feira, com a evocação do silêncio ensurdecedor que existe em nós e grita com consciência da nossa pequenez. O sábado é um arremesso na saudade, que leva o leitor à conclusão da semana com seu domingo-epitáfio, absolutamente aberto e totalmente particular.
A utilidade dos dias nos serve ou nos consome? Como fica a autorreflexão final, depois desse mergulho dentro de si? A minha, acabou em lágrimas.

babi 04/04/2021

particular & específico
pra cada dia da semana uma angústia diferente! o processo do dia a dia de uma forma bem humana

_beatoledo 12/02/2021

Série de contos, dividida por entre os dias da semana, escrita através do processo de associação livre.

João Pedro 23/08/2020

É o que que tá acontecendo?
Não entendi o conceito do livro. Apesar de ter dias da semana em que realmente vi um significado/mensagrm, principalmente quando fala sobre o jogo e sobre tristeza, adiamento e luto... não é um livro ruim, mas acho que não tenho neurônios suficientes pra entender o conceito dele, pois passei uma boa parte me perguntando "é o que que ta acontecendo?"

Alexandre 19/02/2020

Achei texto inicial, sobre o jogo, insuportável, mas os dias são bem melhores. Mesmo com alguns cansativos, há dias que mexeram comigo, me identifiquei com alguns