Liberdade

Liberdade Osho

Resenhas - Liberdade

Guio 02/08/2010

Liberdade
Realmente fazia muito tempo que eu não via alguém tão vigoroso defendendo a não-existência de Deus.
Mas entendi, me identifiquei muito bem com os ensinamentos deste livro. Entre eles, que Deus e a Religião devem deixar de existir por não haver mais necessidade quando o ser em si está em paz consigo mesmo.
Da mesma forma, Osho tem uma nova idéia de sociedade, com uma visão anarquista inovadora. Não extinguindo o governo e sim a sociedade evoluindo de uma forma em que não mais seja necessário polícia, tribunal e outros.
Fala também sobre amor como forma de ser e amor na forma de relacionamento condicionado.
Um livro que realmente vale a pena ler!
Teo 01/08/2011minha estante
Osho é a resposta espiritual para as minhas questões filosóficas. A única especie de 'guru' que foi capaz de conquistar, de invadir o meu intimo e de me cativar com a doçura das suas palavras, presente até nos momentos em que sua fala se revela mais ácida.

book.joys por Joyce Urbano 20/06/2020

4° LIDO | 40TENA | 2020Liberdade
Primeiro... quem não conhece Osho, como autor, saiba que ele pregava a liberdade sexual, o rompimento da sociedade e do governo (pois considerava o mundo uma só nação), o rompimento do indivíduo com a religião e principalmente a liberdade espiritual. Esse livro mostra de uma forma lúdica os ensinamentos dele. E como falar de liberdade sem abordar tais temas tão polêmicos:
~ Deus
~ Eros
~ Casamento
~ Religião (crenças)
~ Governo
~ Ciência
~ Meditação (a chave de tudo)

Se você se interessa em refletir sobre os temas acima, leia esse livro! Sei que questionar sobre o que você faz, pensa e mentaliza é uma atitude nem sempre fácil, eu mesma estou aprendendo isso nesta quarentena. O isolamento me fez desacelerar e olhar para dentro.
Agora, digo algo muito importante para você leitor: leia esse livro com a mente ABERTA, abra seu coração e tente entender o que ele quer te passar, pois as palavras podem ser bem duras de início, mas quando você de fato entende, passa a fazer todo sentido! ?

Depois de ler, você consegue responder a minha pergunta inicial?

Um trecho que gostei bastante: "Muitas pessoas esperam há séculos por um mundo novo, mas elas não têm ideia de como criá-los. Estou dando a vocês a ciência exata para criá-lo. Meditação é o nome dessa ciência."

Biblioteca Álvaro Guerra 01/06/2018

Em Liberdade, Osho delineia os três estágios da liberdade. O primeiro é a "liberdade de", a liberdade que conquistamos ao vencer restrições impostas por forças externas, como os nossos pais, a sociedade e a religião.
O estágio seguinte é a "liberdade para", uma liberdade positiva que sentimos quando criamos algo ou nos dedicamos a alguma coisa - um relacionamento satisfatório, por exemplo, ou uma visão artística ou humanitária.
E, por último a " liberdade pura", o grau mais elevado e supremo de liberdade. Ela é muito mais do que ser a favor ou contra; é a liberdade de ser o que se é e de viver cada momento como se fosse único.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788531608926

Kirk 05/10/2021

Obra para reflexão
Mais um ótimo material de Osho. Um dos que mais gostei até o momento. Já são quase 10 na minha coleção.
A passagem do camelo, leão e criança é fantástica. Nunca tinha ouvido algo assim.
Outro momento um tanto duro merece destaque. Diz Osho “O homem não é capaz de ter liberdade sem transformá-la em licenciosidade"
"O homem não é capaz de ter liberdade e não tirar vantagem desta liberdade"
"Liberdade não significa caos, liberdade significa mais responsabilidade"
Para mim o desfecho do livro foi o mais emblemático:
"Liberdade significa a capacidade de dizer sim quando é preciso dizer sim. De dizer não, quando é preciso dizer não e de ficar calado as vezes quando nada é necessário"

phddelavia 19/05/2015

Liberdade - Osho - Editora Cultrix
Fiz uma resenha completa no meu blog sobre esse livro! Acrescento: excelente leitura!

site: http://pedrodelavia.blogspot.com.br/2015/05/liberdade-osho-editora-cultrix.html

Nise 11/05/2020

Você é livre?
Osho é considerado o homem mais perigoso depois de Jesus Cristo, esse título não é atoa, em seus discursos traduzidos em livros o autor trazia verdades sobre o modo de viver das pessoas e sobre a falta de liberdade manipulada pelo sistema. Em liberdade Osho ensina que para ser livre é necessário fazer uma revolução interna, para isso é preciso coragem e também é necessário cortar o laço que te prende aos padrões. Saber que eles continuarão existindo, mas viver independente disso eles é o que te faz um ser livre.

Livs 01/11/2022

Tem que saber ler Osho!
Já havia lido um livro do Osho, além de ouvir vários ditados populares sobre ele. E não tem como negar sua inteligência emocional para falar de questões intrínsecas ao subconsciente de forma tão simples e aberta.

Além disso, consegue fazer uma análise social dentro do tema a qual se propõe (que é uma das coisas que mais gosto dele, e o que mais me irrita da falta em outros livros de autoajuda, afinal para conseguir nos ajudar precisamos entender o ambiente social que estamos, não?).

Conduto confesso, que temos que ter uma certa maturidade mental para ler Osho, pois há muitas verdades que ele fala sem escrúpulos e acertam em cheio nossos pontos fracos. Em outros momentos ele lança uma ideia que pode ser completamente absurda para seu ideal de vida, por isso essa inteligente se deve também a saber pegar aquilo que lhe serve.

Acabei por não falar muito do tópico do livro em si, também porque é muito pessoal de cada um, mas considero um livro essencial para todo ser humano refletir seu propósito na vida (juntamente com o Alquimista!), tendo sempre em mente que nem tudo que lhe dizem/escrevem precisa ser aplicado a você.

Dea 18/12/2023

Neste pequeno livro, de fácil leitura, Osho decorre sobre a essência da verdadeira liberdade e sobre as chaves para alcançá-la. Ele chama a nossa atenção para nossas crenças distorcidas sobre o que entendemos como liberdade e sobre os motivos dela nos parecer tão distante. Decorre sobre política, religião, a necessidade de enxergarmos a idéia de Deus como um pai, autorresponsabilidade, autoconhecimento e espiritualidade. Excelente, especialmente se levarmos em conta que ele ventilava sobre esses temas há mais de 50 anos. Recomendo!