A Testemunha

A Testemunha Douglas Freitas...

Resenhas -

Fábbio (@omeninoquele) 15/09/2021

Muito bom!
#OMeninoResenhando
Em A testemunha acompanhamos a história de uma família, que nos tempos passados se dedicaram a encontrar uma cidade perdida símbolo de uma espécie de Terra Prometida chamada R'Lyeh. Deste modo, vemos o relato de um narrador personagem transtornado por sonhos frequentes sobre essa cidade e a mitologia que a acompanha.
É um conto em formato de quadrinho bem curto, que dá a sensação de uma introdução a mais dessas histórias envolvendo universo Lovecraftniano. E esse conto é uma homenagem a Dagon, conto de Lovecraft que inclusive não conheço, mas agora já fico tentado a conhecer.
O legal de acompanhar nesse quadrinho é a história toda ao redor dessa família e o quanto o legado que começou com o bisavô do narrador e depois passou de seu pai pra ele o atormenta, e é sinônimo de um prenúncio maior, que ainda o narrador tenta desvendar. Eu gosto de personagens atormentados e esse me pareceu muito, por toda história que carrega.
Não conheço muito do trabalho do HP Lovecraft, só li um conto dele, e esse quadrinho é uma oportunidade pra mim, adentrar no mundo do horror cósmico que o autor foi referência. Preciso dizer ainda que esse quadrinho é muito bonito e os traços em preto e branco dão uma experiência mais completa, com essa sensação de desconhecido e prelúdio de algo muito ruim prestes a acontecer. Recomendo demais se quer adentrar na obra de Lovecraft, com uma homenagem a um conto centenário como Dagon.
#ATestemunha #CrônicasDeRlyeh #DouglasFreitas #AliceMonstrinho #ScriptEditora

ALLAN 28/01/2021

A Testemunha
A Testemunha é inspirado no conto Dagon, de Lovecraft (originalmente publicado em 1919 no The Vagrant) a trama funciona como um prelúdio e se passa décadas depois da história original.

Aqui acompanhamos o bisneto (do personagem do conto Dagon) com a pesquisa do seu pai diante da carta do seu bisavô que foi passada de geração para geração, onde ele busca descobrir se o lugar em que o seu bisavô ficou louco, realmente existiu ou foi apenas um devaneio.

Garanto para você, caro leitor, que o final desse quadrinho é surpreendente.

Fabio Pedreira 28/03/2020

Testemunhem o começo de tudo
Bem vindos a primeira HQ resenhada aqui no IG esse ano e também a primeira em parceria com a @skript_editora
Todos nós sabemos da importância de Lovecraft para a literatura de horror. Seja você fã do gênero ou não. A verdade é que entre polêmicas e problemas ele influenciou muitos autores e outras obras ao longo do tempo.
Muitos dos seus contos são bem famosos e mais de uma vez já resenhei obras dele por aqui. Chtulhu é sua criatura mais famosa, mas ela não é a única. Em outro conto chamado Dagon, iremos notar a aparição de outras criaturas que buscam uma pobre alma atormentada.
É sobre esse conto que A Testemunha vai tratar. Mas não o conto em si em forma de quadrinho e sim uma homenagem a Lovecraft sendo uma continuação da obra.
O texto do autor - Douglas Freitas - busca simular a escrita de Lovecraft e digo que consegue chegar bem perto. Passando muito bem a questão do desconhecido e do incompreensível. Tudo isso pode ser muito bem visualizado nos traços de Alice Monstrinho, que é quem da vida à obra traduzindo o texto em imagens e dando contexto a situação.
A Testemunha é uma boa obra e que serve de início para a outra história do autor que se chama Nas Profundezas da Loucura, que em breve trarei resenha.

Di Sanctis 13/02/2020

Adaptação em quadrinhos foda
Lançada em 2019 em comemoração aos 100 anos da publicação do conto Dagon, a HQ é em preto e branco, roteirizada por Douglas Freitas e com arte de Alice Monstrinho, adaptando a chegada de Cthulhu e os últimos dias de R’Lyeh.

#TheRedVulcan

@resenhandodark 28/08/2019

@resenhandodark
Para fans de Lovecraft e os Mitos de Cthulhu está graphic novel é indispensável, em uma homenagem ao conto Dagon que foi publicado pela primeira vez em 1919. Com roteiros de Douglas Phillips Freitas e arte de Alice Monstrinho, A TESTEMUNHA é um quadrinho que, ao mesmo tempo que dá continuidade aos fatos narrados no conto, revisita o mito da cidade perdida de R’Lyeh.

Dagon é citado em algumas passagens da Bíblia sendo um deus Semita que representava a fertilidade e a abundância na pesca. Entre as citações bíblicas, destaca-se a destruição de seu templo por Sansão. Lovecraft utilizou o personagem em alguns contos, incluindo Dagon no panteão dos mitos lovecraftianos, como Cthulhu, Yog-Sototh, entre outros.

Após à obsessão de seu bisavô que avistou à terra R’Lyeh,que foi julgado como um louco, acabou passando esta obsessão para suas próximas gerações, onde seu pai deu continuidade em sua pesquisa atrás da terra e agora o protagonista que mergulha em sonhos insanos, onde se julga louco após as coisas vista.

Com uma narrativa leve, rápida e com ilustrações em preto e branco entramos em um mundo totalmente desconhecido, que ficamos na dúvida do que é ou não real. Eu nunca tinha lida nada do lovecraft, somente outros contos baseados nele. Porém após essa leitura eu tive que dar uma conferida para entender as bases que foi criada, e realmente é insano e maravilhoso.