Dançabilita

Dançabilita Renata Tarub

Resenhas - Dançabilita

Miguel 06/08/2019

Respeite seu corpo... Descubra habilidades... Busque reabilitação... Revele sua alma... Dance!
A Mostra Inclusiva Dançabilita é um evento idealizado e produzido pela terapeuta ocupacional e professora de dança do ventre Renata Tarub. A primeira edição do evento ocorreu em janeiro de 2014 e contou com a participação de grupos locais da cidade do Recife-PE. Em maio de 2015 foi produzida a segunda edição e teve como convidada a bailarina de São Paulo Isete Najla, amputada do braço esquerdo e professora de dança. No ano de 2016, a terceira edição do evento foi realizada de forma a abranger um maior número de apresentações de pessoas com deficiência, devido à repercussão das edições anteriores, oportunizando o acesso ao palco de bailarinos que nunca haviam se apresentado. A quarta edição, em 2017, somou a maior quantidade de grupos mistos e apresentações solo de pessoas com deficiência.

O intuito principal do projeto é incentivar e encorajar pessoas a descobrir ou continuar seu caminho dançante, independente dos obstáculos e/ou dificuldades enfrentadas. Secundariamente, o propósito é despertar o interesse de profissionais da saúde e educação a desenvolverem trabalhos inclusivos no âmbito da dança, estimulando a possível capacitação de outros profissionais interessados. Além disso, busca-se divulgar o trabalho de profissionais que utilizam a dança como veículo de inclusão social, possibilitando que comunidades carentes e pessoas em vulnerabilidade social tenham acesso a esta arte. No palco, o público aprecia grupos amadores e profissionais, desde pessoas que se beneficiam da dança por indicações terapêuticas e/ ou sociais a pessoas que dedicam seu tempo integral para se profissionalizar e investir na qualidade artística do trabalho apresentado.

O conceito de Dança Inclusiva refere-se a mudança da imagem social e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, por meio da dança. Já o neologismo “Dançabilita” foi proposto por Renata com a ideia de incluir, além das pessoas com deficiência, pessoas que têm
o desejo de dançar e, por algum motivo, enfrentaram obstáculos para iniciar ou dar seguimento à prática da dança. Dançabilita também se propõe a designar pessoas e/ou profissionais que desenvolvem projetos sociais, fazendo da dança uma prática acessível. Dançabilita é a arte possível, a arte desejada e apreciada.

Entendendo que a dança está disponível nos contextos educacional, terapêutico e artístico, o ensino e avaliação da técnica e qualidade artística deve levar em consideração o contexto em que está inserido o bailarino, de forma que a motivação deve estar alinhada com o objetivo a ser alcançado. O Projeto é uma forma de encorajar pessoas – seres dançantes – facilitando essa conexão corporal com o movimento, promovendo a expressão da
alma. Nesse raciocínio lógico, qualquer tipo de rótulo não configura impossibilidade expressiva, uma vez que para dançar é preciso apenas estar vivo.

Partindo do pressuposto que somos seres dançantes e que o corpo pode se expressar pela linguagem não-verbal dos movimentos, acreditamos que a dança, não se restringe, portanto, apenas à uma parcela de corpos que executam movimentos com perfeição técnica. Quando falamos sobre a Arte da Dança, entendemos que o instrumento do sujeito é seu próprio corpo, a técnica é ensinada pelo professor, e a arte consiste na expressão corporal inerente ao corpo que dança, permeado de sentimentos que fazem surgir o movimento, único e incomparável.

Compartilho neste livro a produção e montagem de cada edição, narrando as aventuras, os imprevistos e as conquistas ao longo de cada ano. A Mostra Inclusiva Dançabilita é produzida por mim, porém, é construída por cada bailarino que sobe ao palco, por cada coreógrafo que dirige os grupos e por toda minha equipe de amigos, familiares e profissionais que se dispõe a contribuir com este Evento.

site: https://www.editoramikelis.com/produto/dancabilita/