Stevenson Sob As Palmeiras

Stevenson Sob As Palmeiras Alberto Manguel

Resenhas - Stevenson sob as palmeiras

Anelise 15/05/2020

"Ler Stevenson é uma aventura intelectual, um encontro com uma mente clara e despretensiosamente inteligente; mas, acima de tudo, é um ato de amizade, pois quem abre um de seus livros (a menos que tenha o espírito insensível e a cabeça embotada) ganha um amigo generoso e honesto para o resto da vida.
A.M"

Sílvia 31/12/2021

Preciso ler mais desse autor
Esse leitor do Borges escreve muito bem. O livro deixou um gosto de quero mais, poderia ter muito mais páginas. Baseado em diários e cartas escritas pelo pai de O médico e o monstro, Manguel cria um texto narrando os últimos dias de Robert Luis Stevenson na Oceania.

Julio.Argibay 24/03/2018

Stevenson
Um conto bem interessante: um escritor escocês, bem conhecido, de meia idade, doente, morando com sua familia, que tenta levar uma vida tranquila num país bem distante com uma cultura tao diversa da sua, em pleno Pacífico Sul.

jota 16/09/2018

Minha terra (não) tem palmeiras...
Esta novela extremamente curta do argentino (com cidadania canadense) Alberto Manguel é baseada em fatos da vida de Robert Louis Stevenson (1850-1894), assim como em suas cartas e romances. O conhecido escritor escocês realmente morou e morreu nas Ilhas Samoa, onde se passa Stevenson Sob as Palmeiras, que é basicamente sobre seus últimos dias de vida. O clima quente insular ajudava no tratamento de sua tuberculose. Mas ele acabou morrendo de hemorragia cerebral com apenas 44 anos.

Apesar de o livro conter diversos elementos característicos da obra de Stevenson, que podem atrair e manter o interesse de qualquer leitor - um assassinato misterioso, o sobrenatural, o real e o imaginário, a luta do bem contra o mal, as diluídas fronteiras entre ficção e realidade etc. -, parece-me que faltou alguma coisa (ou ficou no ar) para que eu o apreciasse devidamente. Também pode ser que não falte nada, que, isso sim, me faltou capacidade para apreender e interpretar adequadamente o que Manguel escreveu, qualquer coisa assim.

Lido em 16.09.2018. Minha avaliação: 3,5.