Lenora

Lenora Edgar Allan Poe...

Resenhas - Lenora

Thais 09/10/2019

Lindíssimo
Maravilhosa adaptação do poema para quadrinhos, com ilustrações primorosas e uma qualidade gráfica de cair o queixo (dá vontade de ficar o dia inteiro admirando a capa e o verniz aplicado na ilustração). Os brindes das recompensas do Catarse também estão absolutamente incríveis!
Adorei as notas explicativas no fim e o comparativo da tradução com o original em inglês. A tradução foi muito bem feita e pensada (embora eu tenha algumas ressalvas, o que sempre acontece quando tratamos de traduções de poesia, tão difíceis de serem transpostas para outra língua).

Rafafinhas 30/08/2019

"(...) não canto as elegias, mas louvo-lhe a ascensão com a Lira augusta de áureos dias!"
Faz bastante tempo desde que comecei a me apaixonar por corvos: por seus simbolismos, sua inteligência e um mistério criado pelas mentes humanas a cerca desses animais.

Naturalmente, sou apaixonada pelos versos de O Corvo e Lenore e posso dizer que essa adaptação de Lenore é um trabalho primoroso de Juliana, Pedro e Vinicius.

Eu nunca tinha lido Lenore em português antes e sinceramente estou feliz demais de ter lido pela primeira vez na nossa língua com essa tradução maravilhosa. Mesmo tendo lido tantas vezes, foi apenas no final da leitura nessa adaptação que eu senti que iria chorar.

O fator morte e lidar com a perda de alguém é um dos meus pontos mais vulneráveis e ler essa transição entre angústia e celebração da chegada à um novo mundo nessa tradução específica me pegou de jeito.

As ilustrações de Juliana também tiveram parte nisso. Senti que ela consegui passar maravilhosamente as emoções de Guys por meio dos desenhos.

Não consigo achar outro motivo além de Juliana ser uma ilustradora fantástica pra explicar a emoção que eu senti quando bati os olhos nas mãozinhas de Guy envolta de seu coração e suas expressões de aceitação ao se desfazer de sua amada.

Sem falar que o traço e o estilo de Fiorese são LINDOS. É tão delicado e rico em detalhes que eu fiquei minutos parada em cada uma das páginas, só absorvendo a beleza (A fluidez do cabelo dos personagens de Juliana ainda é um dos meus aspectos na arte dela).

Enfim, essa adaptação é perfeita. O projeto gráfico é lindo e a montagem é ótima. As considerações acerca do poema são um charme e eu me sinto muito grata por ter encontrado esse projeto e ter apoiado no Catarse.

Lenora se tornou um favorito, é isto.

Gabriel 30/08/2019

Um poe esperançoso
A até de Juliana retratando a esperança em Poe

Coruja 21/08/2019

Adaptação em quadrinhos pela Juliana Fiorese do poema Lenore, de Edgar Allan Poe, esse foi o terceiro projeto da artista que apoiei pelo Catarse e não tinha como ter ficado mais satisfeita com o resultado final. Do livro - cujo projeto gráfico é uma lindeza que só vendo, com o desenho tão característico da Fiorese - às recompensas, tudo é feito com óbvio esmero e carinho.

O poema vem acompanhado de notas sobre Poe, o processo de tradução (que, por sinal, ficou excelente) e de criação visual. É um trabalho muito interessante, rico em detalhes, que faz muito jus ao texto original - do poeta que chora a morte da jovem amada e se consola ao final com a promessa do paraíso (algo que me faz lembrar um pouco da Beatrice de Dante), e que ecoa os versos mais conhecidos de O Corvo.

É engraçado que, como leitora, não penso muito na cadeia de produção ao comprar um livro na livraria, mas ao participar de um projeto de financiamento coletivo como esse, fica a ideia do ‘fiz parte dessa história, eu realmente ajudei a transformar isso em realidade’. É uma sensação gostosa que te aproxima do autor/artista e torna o livro especial pra ti. Fora que, apoiando o projeto no início, a gente recebe um monte de mimos extras - tem imãs, postais, adesivos, um mini-pôster e, claro, os marcadores de livro! Eu, que sou uma colecionadora de marcadores, fiquei apaixonada pelos que acompanharam o livro.

Em todos os aspectos, Lenora é uma pequena obra de arte para ter na estante, e se perder tanto no ritmo dos versos originais, quanto no belo traço da artista.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/08/o-resumo-da-opera-pilhas-de-livros-para.html
Juliana Fiorese 28/08/2019minha estante
Eu não tenho nem palavras para te agradecer por essa resenha tão maravilhosa !!! Meus olhos encheram de lágrimas de emoção com suas palavras tão lindaaaaas !!! Muito, muuuito obrigada mesmo. Esse retorno é muito importante e especial pra mim, e funciona como incentivo para continuar com projetos assim. Muito obrigada mesmo !!!!!

Coruja 28/08/2019minha estante
Eu que agradeço pela oportunidade de apoiar um projeto tão legal. Espero ter oportunidade de ler ainda muitas obras suas - adaptações e autorais também, porque adorei a Clara Carcosa quando a li.

Manuela 21/08/2019

Primoroso!
Não se deixe enganar pelos desenhos fofinhos e carregados de beleza, feitos com primor por Juliana Fiorese! Adaptação do poema 'Lenore' de Edgar Allan Poe para os quadrinhos, essa HQ é a junção dos dons de dois grandes artistas!
Juliana Fiorese 28/08/2019minha estante
Manuuuu, estou feliz demais com esse retorno tão lindo e importante pra mim !!!! Não sei nem como te agradecer, estou emocionada !! Muuuuito obrigada mesmo !!!