Lenora

Lenora Edgar Allan Poe
Juliana Fiorese

Resenhas - Lenora

Tha_Reis 03/09/2022

"A ela, duas vezes morta, pois se foi tão moça..."
Conheci os poemas de Edgar Allan Poe através de um ex-namorado e talvez essa tenha sido uma das poucas boas influências que ele me deixou. Na minha cabeça, todos os poemas do Poe são lidos com a voz do Jack Esqueleto, numa crise melancólica, em cima de um túmulo qualquer. Já conhecia o tão aclamado "Corvo do Nunca Mais" e fiquei animada em conhecer o poema que foi o "rascunho" da ideia. Lenora é uma obra curtinha, um lamento pontual, como um suspiro. As ilustrações da Fiorese souberam captar bem essa essência. Só não senti que a tradução do Mohallem fez jus ao poema original. Ele abusou um pouco da liberdade de tradução, especialmente na última estrofe.

Silvana 28/08/2022

Que trabalho maravilhoso
Está HQ desenhada por Juliana Fiorese é uma adaptação do poema Lenore de Edgar Allan Poe que conta a história de Guy De Verme, que perde sua amada Lenora

TineC 27/07/2022

Lindíssimo
O traço da Juliana Fiorese que mistura o fofinho de um livro infantil com o obscuro e o sinistro que o consagrado Allan Poe pede torna esse livro uma experiência única

Marcella 15/05/2022

Graphic novel bem linda
Conheci a autora no Instagram através das suas lindas ilustrações. O poema de Edgar Allan Poe ganha esse olhar da ilustradora Juliana Fiorese.

Keila 09/05/2021

HQ Lenora - Juliana Fiorese
HQ de uma delicadeza própria de todo o cuidado e carinho contido nos trabalhos da Juliana Fiorese.

É uma adaptação do Poema Lenore do autor Edgar Allan Poe, com o belíssimo traço da ilustradora e quadrinista Juliana Fiorese, tradução de Pedro Mohallem e designe gráfico de Vinicius Meire.

O poema conta a experiência de Guy de Vere ao perder sua noiva Lenora ainda jovem, e seu processo de luto com sentimentos próprios desse momento como a tristeza e aceitação.

Além de conter o poema corrido original e traduzido, também podemos entender todo o processo de criação da HQ no final da obra.

Theyzy 21/04/2021

Amado Poe
Para quem gosta de Poe, é uma leitura muito gostosa. Nos leva para a literatura fantástica de um modo agradável.

Mariana Dal Chico 06/03/2021

“Lenora” uma adaptação do poema “Lenore”de Edgar Allan Poe por Juliana Fiorese com tradução do poema para a língua portuguesa por Pedro Mohallem é uma HQ belamente ilustrada e ainda conta com um texto do tradutor e um da própria Juliana Fiorese compartilhando como foi o processo criativo.
Catarse, soube recentemente de sua existência e consegui adquirir meu exemplar no site da @julianafiorese

Eu fiz a leitura do poema completo em voz alta antes de ler a HQ, depois me joguei nas imagens e foi uma experiência maravilhosa, a artista conseguiu colocar nos traços e no uso das cores toda atmosfera e sentimento que as palavras de Poe tinham despertado em mim, a riqueza de detalhes nas expressões de Guy muda de acordo com a cadência das palavras e ele está completamente transformado ao final da história, mas sem perder nenhuma de suas características principais.

É impressionante ver como detalhes fazem toda a diferença.

Um ponto MUITO importante é que ao final temos o poema completo em português e no idioma original. Gostei muito de ler o texto do tradutor e das escolhas feitas por ele.

Esse vai ser um daqueles livros de poemas que vai me acompanhar por muitos anos, vai ser relido e apreciado incontáveis vezes. Também é um excelente livro para dar de presente.

site: https://www.instagram.com/p/CJTlVhNj2DQ/

Ize 28/01/2021

Uma adaptação do poema Lenore de Edgar Allan Poe pela ilustradora Juliana Fiorese.

As ilustrações são muito bonitas e o designer gráfico do livro é incrível.

Karine.Campos 28/11/2020

Como dizer adeus?
Lenora é uma adaptação do poema Lenore do escritor Edgar Allan Poe.
A história nos apresenta a Guy de Vere. Ele acaba de perder a sua noiva Lenora e durante a leitura vemos as diversas fases do luto.
O poema é ode a Lenora e é um tanto fúnebre mas com uma lição muito linda.
E o que falar das ilustrações da Juliana?!?!
Perfeição!!!!
A forma com que seus traços e seus desenhos contam o poema torna tudo mais leve que lindo.
Uma observação: essa datação é meu primeiro contato com Edgar Allan Poe e já sei que não vou conseguir largar o autor.

Aline 24/11/2020

Delicado
A delicadeza do desenho resume o sentimento do poema morbido de Poe...

Maisa @porqueleio 28/10/2020

Traços belíssimos
Lenore é um conto de mistério e morte escrito por Edgar Allan Poe, que foi publicado em 1843, que traz o sofrimento de um homem que acaba de perder sua amada, e lamenta a perda de sua beleza e juventude. Guy de Vere, um rapaz apaixonado pela bela Lenora, que a perde ainda na mocidade. Mas, mesmo em seu sofrimento, Guy rapidamente entende que é preciso celebrar a transição de sua amada para um novo mundo.

Juliana Fiorese adaptou na HQ Lenora, onde imprime seus traços característicos à poesia de Poe. A HQ conta também com o conto original, a tradução, todo o seu processo criativo e o processo de produção, bem como ilustrações do texto original, além da biografia do autor.

Apoiei o projeto através do Catarse, e recebi também um marcador, ímã, cards, adesivo, além da alegria do meu nome na página dos agradecimentos...

site: https://www.instagram.com/p/CGs_c1KDb7q/

Barbs 26/07/2020

Hoje nós vamos conversar sobre essa HQ incrível feita pela Juliana Fiorese que traz uma adaptação do poema "Lenore" de Edgar Allan Poe. Gente e que HQ lindíssima! ❤⁣⁣
⁣⁣
O poema todo é narrado por Guy de Vere, um rapaz desolado pela perda de seu grande amor, Lenora e que está passando pelo seu momento de luto.⁣⁣
⁣⁣
Toda a HQ tem um tom mais sombrio, mais dark sabe? Durante as páginas vai ser trabalhado o luto do personagem principal e durante a leitura você consegue sentir toda a transição de sentimentos dele, desde a tristeza até a aceitação. As ilustrações da Juliana são lindíssimas e o trabalho está impecável!⁣⁣
⁣⁣
E apoiei o trabalho da Juliana no projeto Catarse ano passado e não me arrependo em nada! Uma HQ, nacional, que vale a pena e merece ser conhecida. Além do poema, podemos conhecer um pouco do processo de criação de Lenora, o poema e outras curiosidades que Juliana trouxe na HQ. E eu já mencionei que é lindíssimo o trabalho dela? 🥰⁣⁣

site: https://www.instagram.com/p/CCPcxjhDXO-/

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 30/06/2020

Resenha - Lenora @wingardiumlivros
Achei lindo tanto o poema quanto as ilustrações; não tenho muito contato com esse tipo de escrita, nem entendo muito sobre o assunto, mas adorei fazer essa leitura. A Juliana caprichou nas ilustrações, e mesmo que você não goste de poemas e da escrita do Poe, vale a pena ter a HQ só pela edição também.

Além das ilustrações incríveis, todo o projeto gráfico criado pelo Vinicius é incrível - eu que sou designer posso falar com convicção que a edição está caprichada demais!

Temos também um conteúdo super rico. Além do poema original, a HQ possui curiosidades sobre o tipo de escrita (Pedro Mohallem), sobre o autor e desenvolvimento do projeto.

Uma obra sombria, linda e com uma lição de vida importante.

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/

Suka - Pensamentos & Opiniões 21/04/2020

Conheci o trabalho da Juliana Fiorese através do instagram e quando ela esteve na bienal de Pernambuco em 2019, tive o prazer de ver seu trabalho de perto e claro adquiri-lo para mim. Lenora é uma adaptação do poema de Edgar Allan Poe, Lenore.

O Poema fala da aceitação e dor de Guy De Vere pela perda de sua amada, é um poema sobre luto. A HQ é linda em seu todo, as ilustrações da Juliana são lindas e muito bem trabalhadas, ao final teremos o poema do Poe em inglês e sua tradução. Além de que a Juliana teve a atenção de trazer detalhes sobre a obra desse autor, ela também incluiu como se deu o seu processo de criação, bem como as primeiras imagens do poema feitas por Henry Sandham.

É um belo trabalho que merece ser divulgado. São poucas páginas então é uma rápida leitura que mesmo falando sobre morte, consegue curar uma ressaca literária.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

BrunaSH 03/04/2020

Incrível
Esse poema é de uma sensibilidade enorme e as ilustrações (belíssimas) conseguiram expressar isso muito bem! A tradução também ficou excelente!