Lenora

Juliana Fiorese

Resenhas - Lenora

Keila 09/05/2021

HQ Lenora - Juliana Fiorese
HQ de uma delicadeza própria de todo o cuidado e carinho contido nos trabalhos da Juliana Fiorese.

É uma adaptação do Poema Lenore do autor Edgar Allan Poe, com o belíssimo traço da ilustradora e quadrinista Juliana Fiorese, tradução de Pedro Mohallem e designe gráfico de Vinicius Meire.

O poema conta a experiência de Guy de Vere ao perder sua noiva Lenora ainda jovem, e seu processo de luto com sentimentos próprios desse momento como a tristeza e aceitação.

Além de conter o poema corrido original e traduzido, também podemos entender todo o processo de criação da HQ no final da obra.

Mariana Dal Chico 06/03/2021

“Lenora” uma adaptação do poema “Lenore”de Edgar Allan Poe por Juliana Fiorese com tradução do poema para a língua portuguesa por Pedro Mohallem é uma HQ belamente ilustrada e ainda conta com um texto do tradutor e um da própria Juliana Fiorese compartilhando como foi o processo criativo.
Catarse, soube recentemente de sua existência e consegui adquirir meu exemplar no site da @julianafiorese

Eu fiz a leitura do poema completo em voz alta antes de ler a HQ, depois me joguei nas imagens e foi uma experiência maravilhosa, a artista conseguiu colocar nos traços e no uso das cores toda atmosfera e sentimento que as palavras de Poe tinham despertado em mim, a riqueza de detalhes nas expressões de Guy muda de acordo com a cadência das palavras e ele está completamente transformado ao final da história, mas sem perder nenhuma de suas características principais.

É impressionante ver como detalhes fazem toda a diferença.

Um ponto MUITO importante é que ao final temos o poema completo em português e no idioma original. Gostei muito de ler o texto do tradutor e das escolhas feitas por ele.

Esse vai ser um daqueles livros de poemas que vai me acompanhar por muitos anos, vai ser relido e apreciado incontáveis vezes. Também é um excelente livro para dar de presente.

site: https://www.instagram.com/p/CJTlVhNj2DQ/

Theyzy 21/04/2021

Amado Poe
Para quem gosta de Poe, é uma leitura muito gostosa. Nos leva para a literatura fantástica de um modo agradável.

Maisa @porqueleio 28/10/2020

Traços belíssimos
Lenore é um conto de mistério e morte escrito por Edgar Allan Poe, que foi publicado em 1843, que traz o sofrimento de um homem que acaba de perder sua amada, e lamenta a perda de sua beleza e juventude. Guy de Vere, um rapaz apaixonado pela bela Lenora, que a perde ainda na mocidade. Mas, mesmo em seu sofrimento, Guy rapidamente entende que é preciso celebrar a transição de sua amada para um novo mundo.

Juliana Fiorese adaptou na HQ Lenora, onde imprime seus traços característicos à poesia de Poe. A HQ conta também com o conto original, a tradução, todo o seu processo criativo e o processo de produção, bem como ilustrações do texto original, além da biografia do autor.

Apoiei o projeto através do Catarse, e recebi também um marcador, ímã, cards, adesivo, além da alegria do meu nome na página dos agradecimentos...

site: https://www.instagram.com/p/CGs_c1KDb7q/

Aline 24/11/2020

Delicado
A delicadeza do desenho resume o sentimento do poema morbido de Poe...

Marcella 15/05/2022

Graphic novel bem linda
Conheci a autora no Instagram através das suas lindas ilustrações. O poema de Edgar Allan Poe ganha esse olhar da ilustradora Juliana Fiorese.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 30/06/2020

Resenha - Lenora @wingardiumlivros
Achei lindo tanto o poema quanto as ilustrações; não tenho muito contato com esse tipo de escrita, nem entendo muito sobre o assunto, mas adorei fazer essa leitura. A Juliana caprichou nas ilustrações, e mesmo que você não goste de poemas e da escrita do Poe, vale a pena ter a HQ só pela edição também.

Além das ilustrações incríveis, todo o projeto gráfico criado pelo Vinicius é incrível - eu que sou designer posso falar com convicção que a edição está caprichada demais!

Temos também um conteúdo super rico. Além do poema original, a HQ possui curiosidades sobre o tipo de escrita (Pedro Mohallem), sobre o autor e desenvolvimento do projeto.

Uma obra sombria, linda e com uma lição de vida importante.

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/

Manuela 21/08/2019

Primoroso!
Não se deixe enganar pelos desenhos fofinhos e carregados de beleza, feitos com primor por Juliana Fiorese! Adaptação do poema 'Lenore' de Edgar Allan Poe para os quadrinhos, essa HQ é a junção dos dons de dois grandes artistas!
Juliana Fiorese 28/08/2019minha estante
Manuuuu, estou feliz demais com esse retorno tão lindo e importante pra mim !!!! Não sei nem como te agradecer, estou emocionada !! Muuuuito obrigada mesmo !!!

Tha_Reis 03/09/2022

"A ela, duas vezes morta, pois se foi tão moça..."
Conheci os poemas de Edgar Allan Poe através de um ex-namorado e talvez essa tenha sido uma das poucas boas influências que ele me deixou. Na minha cabeça, todos os poemas do Poe são lidos com a voz do Jack Esqueleto, numa crise melancólica, em cima de um túmulo qualquer. Já conhecia o tão aclamado "Corvo do Nunca Mais" e fiquei animada em conhecer o poema que foi o "rascunho" da ideia. Lenora é uma obra curtinha, um lamento pontual, como um suspiro. As ilustrações da Fiorese souberam captar bem essa essência. Só não senti que a tradução do Mohallem fez jus ao poema original. Ele abusou um pouco da liberdade de tradução, especialmente na última estrofe.

Silvana 28/08/2022

Que trabalho maravilhoso
Está HQ desenhada por Juliana Fiorese é uma adaptação do poema Lenore de Edgar Allan Poe que conta a história de Guy De Verme, que perde sua amada Lenora

Suka - Pensamentos & Opiniões 21/04/2020

Conheci o trabalho da Juliana Fiorese através do instagram e quando ela esteve na bienal de Pernambuco em 2019, tive o prazer de ver seu trabalho de perto e claro adquiri-lo para mim. Lenora é uma adaptação do poema de Edgar Allan Poe, Lenore.

O Poema fala da aceitação e dor de Guy De Vere pela perda de sua amada, é um poema sobre luto. A HQ é linda em seu todo, as ilustrações da Juliana são lindas e muito bem trabalhadas, ao final teremos o poema do Poe em inglês e sua tradução. Além de que a Juliana teve a atenção de trazer detalhes sobre a obra desse autor, ela também incluiu como se deu o seu processo de criação, bem como as primeiras imagens do poema feitas por Henry Sandham.

É um belo trabalho que merece ser divulgado. São poucas páginas então é uma rápida leitura que mesmo falando sobre morte, consegue curar uma ressaca literária.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

Karine.Campos 28/11/2020

Como dizer adeus?
Lenora é uma adaptação do poema Lenore do escritor Edgar Allan Poe.
A história nos apresenta a Guy de Vere. Ele acaba de perder a sua noiva Lenora e durante a leitura vemos as diversas fases do luto.
O poema é ode a Lenora e é um tanto fúnebre mas com uma lição muito linda.
E o que falar das ilustrações da Juliana?!?!
Perfeição!!!!
A forma com que seus traços e seus desenhos contam o poema torna tudo mais leve que lindo.
Uma observação: essa datação é meu primeiro contato com Edgar Allan Poe e já sei que não vou conseguir largar o autor.

Coruja 21/08/2019

Adaptação em quadrinhos pela Juliana Fiorese do poema Lenore, de Edgar Allan Poe, esse foi o terceiro projeto da artista que apoiei pelo Catarse e não tinha como ter ficado mais satisfeita com o resultado final. Do livro - cujo projeto gráfico é uma lindeza que só vendo, com o desenho tão característico da Fiorese - às recompensas, tudo é feito com óbvio esmero e carinho.

O poema vem acompanhado de notas sobre Poe, o processo de tradução (que, por sinal, ficou excelente) e de criação visual. É um trabalho muito interessante, rico em detalhes, que faz muito jus ao texto original - do poeta que chora a morte da jovem amada e se consola ao final com a promessa do paraíso (algo que me faz lembrar um pouco da Beatrice de Dante), e que ecoa os versos mais conhecidos de O Corvo.

É engraçado que, como leitora, não penso muito na cadeia de produção ao comprar um livro na livraria, mas ao participar de um projeto de financiamento coletivo como esse, fica a ideia do ‘fiz parte dessa história, eu realmente ajudei a transformar isso em realidade’. É uma sensação gostosa que te aproxima do autor/artista e torna o livro especial pra ti. Fora que, apoiando o projeto no início, a gente recebe um monte de mimos extras - tem imãs, postais, adesivos, um mini-pôster e, claro, os marcadores de livro! Eu, que sou uma colecionadora de marcadores, fiquei apaixonada pelos que acompanharam o livro.

Em todos os aspectos, Lenora é uma pequena obra de arte para ter na estante, e se perder tanto no ritmo dos versos originais, quanto no belo traço da artista.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/08/o-resumo-da-opera-pilhas-de-livros-para.html
Juliana Fiorese 28/08/2019minha estante
Eu não tenho nem palavras para te agradecer por essa resenha tão maravilhosa !!! Meus olhos encheram de lágrimas de emoção com suas palavras tão lindaaaaas !!! Muito, muuuito obrigada mesmo. Esse retorno é muito importante e especial pra mim, e funciona como incentivo para continuar com projetos assim. Muito obrigada mesmo !!!!!

Coruja 28/08/2019minha estante
Eu que agradeço pela oportunidade de apoiar um projeto tão legal. Espero ter oportunidade de ler ainda muitas obras suas - adaptações e autorais também, porque adorei a Clara Carcosa quando a li.

Thais 09/10/2019

Lindíssimo
Maravilhosa adaptação do poema para quadrinhos, com ilustrações primorosas e uma qualidade gráfica de cair o queixo (dá vontade de ficar o dia inteiro admirando a capa e o verniz aplicado na ilustração). Os brindes das recompensas do Catarse também estão absolutamente incríveis!
Adorei as notas explicativas no fim e o comparativo da tradução com o original em inglês. A tradução foi muito bem feita e pensada (embora eu tenha algumas ressalvas, o que sempre acontece quando tratamos de traduções de poesia, tão difíceis de serem transpostas para outra língua).

Brena 10/11/2019

Poe mto bem representado no quadrinho nacional
Lenora é uma HQ de Juliana Fiorese que representa visualmente o poema homônimo de Edgar Allan Poe.
No poema, Guy de Vere sofre a morte prematura de sua amada, Lenora, e percorre as fases do luto - negação, raiva, tristeza e aceitação - e celebra a ascensão de sua amada aos céus através de um cortejo fúnebre.
A tradução de Pedro Mohallem não deixa nada a dever às antigas traduções de escritores renomados. Houve um cuidado aprazível em manter o ritmo sonoro e a estrutura técnica do poema original, e para isso, Pedro tomou algumas liberdades na tradução. Todo o processo é explicado por ele no fim da HQ.
As ilustrações da Juliana Fiorese são um deleite à parte e acompanham os sentimentos de Guy de Vere com maestria. A Juliana tem um estilo único e, nessa HQ (provavelmente devido ao tema), lembrou-me muito Tim Burton. Ela também explica seu processo criativo no fim da obra.
Ao término do poema, além das explanações dos envolvidos na obra, há elucidações sobre o poema “Lenore”, sua relação com “O Corvo” e sobre a vida de Poe.
O cuidado e carinho que Juliana Fiorese tem por suas obras está presente aqui também. As palavras e ilustrações nos são fornecidas com alta qualidade gráfica, a capa tem laminação fosca e verniz localizado (me peguei observando meu reflexo no verso rsrsrs). Para quem apoio no catarse, a obra acompanhou brindes como marcadores, adesivos, ímãs, ilustrações A4, todas feitas com muito esmero.

site: https://www.instagram.com/etsurvive
Joane 16/03/2020minha estante
Tua resenha me ajudou a entender o poema. Obrigada ??