La Seine était rouge

La Seine était rouge Leïla Sebbar

Resenhas - La Seine était rouge

romulorocha 16/03/2023

La seine était rouge, de Leila Sebbar - 8/10
Nascida em Aflou, na Argélia, filha de pai argelino e mãe francesa, Leïla Sebbar vive agora em Paris. Romancista e contista, é autora de um grande número de livros, entre eles a trilogia Sherazade (Stock), I don't speak my father's language (Julliard), Les Femmes au bain (Azul ao redor), O pintor e seus modelo (Al Manar-Alain Gorius), A Ravina da Mulher Selvagem (Thierry Magnier), Meu Querido Filho (Elyzad).

A trama deste livro é ambientada em uma Paris de 1961 com a guerra da Argélia próxima do fim. Em resposta ao toque de recolher imposto aos argelinos por Maurice Papon, então chefe de polícia, a FLN organizou uma manifestação pacífica em Paris. A carga policial: violência, prisões em massa, espancamentos, assassinatos, argelinos jogados no Sena. Amel, a protagonista, tem dezesseis anos. Às vezes, ela ouve a mãe e a avó discutirem assuntos sérios em uma língua, o árabe, que ela não entende bem. Quando ela faz perguntas, as mulheres recuam. Com a ajuda de Omer, um jornalista argelino refugiado, e graças ao documentário de Louis, filho de uma francesa que adotou a causa argelina, Amel começa a entender algumas destas discussões e isso irá causar profundas questões em sua vida.

Um romance polifônico, denso, essencial e comovente. O Sena Era Vermelho (tradução livre) levanta o véu do esquecimento em uma das páginas mais dolorosas da história da França contemporânea.

#resenhasdoromulo
#literaturaargelina