O Mulato

O Mulato Aluísio Azevedo

Resenhas -

Marcia 06/12/2021

Ahhh, como o ser humano é cruel e quanta maldade ja foi praticada ( e ainda é...). Quanto orgulho, quanta burrice, quanta ostentação, quanta ilusão por se achar mais importante que o outro.
Tudo isso a troco de NADA!
Nesse final se semana finalizei o livro O Mulato do escritor Aloísio Azevedo. Que livro! Eu não tinha lido ainda e como todo bom livro nos da um choque de realidade, mesmo que escrito no sec XIX.
Nesse livro eu me senti muitas vezes com raiva e enojada e infelizmente, apesar a historia ser ficção, as açoes e o cenário eram reais. A hipocrisia e a ostentação é algo que me incomoda demais. Ninguem é melhor que nínguem e me assusta ver tantas pessoas que seguem alguma religiao ainda se ostentar, manter orgulho , se achar melhor que o outro e querer mostrar isso. O Mulato não é um livro alegre, mas é necessario a leitura. Não temos mais a escravidão, mas ainda temos muita hipocrisia a nossa volta, muito sofrimento, racismo, pessoas orgulhosas e presas a conceitos tão furados, a uma vida materialista tão triste de ver.
Recomendo a leitura, um livro que nos faz refletir muito e apesar de tão antigo, nos mostra o quanto ainda falta melhorarmos.
Vejam a sinopse:
"O Mulato é uma obra com forte crítica social. Por meio de seus personagens estereotipados, Aluísio de Azevedo aborda temas como o preconceito racial, a escravidão, a hipocrisia do clero e ainda o provincianismo. Com 19 capítulos sem título, O Mulato foi uma revelação para a sociede da época e recebeu muitas crítica"

Natália Cristina - Leitura por Amor 31/08/2023

Que história triste e realista...
Gostei bem mais que de O cortiço. O mulato precisa ser mais valorizado pela literatura nacional.