Amor de Viagem

Amor de Viagem Amanda Branco

Resenhas - Amor de Viagem

Thainá - @osonharliterario 14/02/2020

Para onde você iria se pudesse viajar agora para qualquer lugar do mundo?
Essa é – quase – a pergunta que é feita para Helena através de um bloquinho desconhecido brilhante, a diferença da sentença é que no caso de Helena, nossa protagonista, foi lhe perguntado para onde ela gostaria de viajar naquele momento. Estranho, né? Mas vamos com calma que eu te explicarei melhor a situação.

Helena é formada em Jornalismo, mas, infelizmente, não exerce a profissão. Não por falta de amor ao curso, mas, sim, por falta de oportunidade de emprego. Por isso, para ajudar os pais em casa, ela trabalha há dois anos em um antiquário, a lojinha empoeirada do Seu João.

Mas Helena não é bem a funcionária do mês, já que sempre está se atrasando. Nesse dia em especial quando está a caminho do antiquário ela sofre um pequeno acidente com a sua bicicleta, esbarrando em um homenzinho baixo, careca e curioso. Como se a cena não fosse cômica o bastante, o desconhecido ainda diz algumas palavras motivacionais estranhas e deixa para trás um bloquinho de anotações, esquecendo-o ali no meio da rua.

Helena então guarda o objeto para entregá-lo no outro dia para o homenzinho, mas quando chega ao trabalho, atrasada como sempre, recebe uma notícia que a deixará em frangalhos: ela está demitida. Mas agora o que fazer? Como seguir com a recém, mas desesperada e fracassada, vida adulta? Como conseguir arrumar outro emprego? E pior, como conseguir acreditar em seus sonhos novamente?

No outro dia, já estando descrente da vida e triste pelo rumo que está tomando, Helena decide, mesmo que desmotivada, tentar seguir a vida. Mas um acontecimento ainda mais estranho do que o do dia anterior lhe arremata: o bloquinho do homenzinho desconhecido começa a brilhar. E quando ela o abre, o mesmo bloquinho que ontem a noite estava repleto de fotos do desconhecido visitando vários lugares do mundo, hoje todas as páginas estão em branco, a não ser uma frase ali escrita que a intriga bastante. Na frase, além de ser citado o seu nome, pergunta-lhe para onde ela gostaria de viajar.

É óbvio que isso tudo parece ser uma loucura ou até mesmo uma piada de mau gosto do homenzinho. Helena não acredita mais em mágica. Mágicas são impossíveis na vida real. Mas, mesmo assim, ela decide dar uma chance para a loucura e escrever o primeiro lugar que lhe vem em mente: Paris.

E é assim que num piscar de olhos ela perceberá que está no topo da Torre Eiffel. É claro que isso deve ser maluquice, sonho ou, talvez, ela esteja em coma em alguma hospital por aí, mas depois de um tempo Helena perceberá que tudo aquilo que está vivendo – e que sempre sonhou em um dia viver – é na verdade a total realidade. Ela está em Paris, e agora tudo que lhe basta é aproveitar.

Será assim, através das aventuras e trapalhadas de Helena, que conheceremos países ao redor do mundo e realizaremos junto com a protagonista todos os seus sonhos. Isso a fará acreditar uma vez mais no mundo, na magia e, principalmente, em si mesma. Além, é claro, de construir novas amizades e conhecer um garoto que se tornará muito especial para ela (e para nós!).

Caramba, que livro mais fofo e enriquecedor! Não sei nem o que falar direito dessa história. No começo pensei que seria apenas um livro romântico e engraçado, até porque desde o início eu me diverti bastante com as aventuras da Helena, mas depois a história foi tomando um rumo pelo qual eu não esperava, e então me vi apaixonada pela trama e pelos ensinamentos os quais a protagonista absorveu.

Foi incrível ler um livro que ao mesmo tempo em que é leve também me fez pensar sobre vários de meus momentos atuais, semelhantes com os que a própria protagonista estava vivendo. Adorei sentir essa identificação e adorei ainda mais a transformação pela qual a Helena passou, se tornando uma mulher confiante, sonhadora e persistente, e me deixando com vontade de ser mais como ela.

Acredito que li esse livro no momento certo, justamente quando eu precisava conhecer a Helena. Ter essa experiência foi incrível e poder ter essa conexão com ela tornou tudo ainda mais maravilhoso. A escrita é tão gostosa e fluida, que em nenhum momento tive vontade de parar de ler. Apenas queria saber onde aquela história iria me levar e como eu poderia ser um pouco mais como a Helena.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/02/14/resenha-amor-de-viagem-amanda-branco/

Debbie Santos 30/10/2019

Excelente leitura! Resenha do livro: Amor de Viagem. Autora parceira, Amanda Branco.
" Quando menos esperamos, a vida muda tudo de lugar e nos tira do eixo. Ás vezes, ser retirada do eixo é a melhor coisa que pode nos acontecer."

O livro Amor de Viagem, é uma narrativa mágica, inteligente, viciante e envolvente. A leitura é tão divertida e cativante, que prende o leitor dá primeira à última página do livro. Essa é a obra de estreia da jornalista como escritora, e eu devo dizer que a autora e a editora Viseu acertaram em cheio! Pense em uma leitora e apaixonada pela escrita, doida por um ótimo livro criativo e original. Eu mesma. Com certeza, a proposta do livro me fez viajar para lugares incríveis e com direito àquela mágica que só um excelente livro pode nos proporcionar. E é claro, repleto de reflexão e aprendizados para a vida toda.

Em resumo, Amor de Viagem é uma surpresa mais do que bem-vinda. O delicioso enredo bem desenvolvido contém cenários descritos perfeitamente, dignos da mágica de contos de fadas da Disney e filmes de comédia romântica da Sessão da Tarde. Nossa protagonista, Helena, é uma jornalista sonhadora e que vive atrasada. Até que um dia algo incomum acontece, quando um encontro inesperado com um velhinho exótico pode mudar o rumo de toda a sua história.

Ademais, é realmente engraçado, não é mesmo? Aquela hora em que pensamos em desistir dos nossos sonhos e crescer. Mas, uma força maior do universo desconhecido resolve intervir e transformar a nossa vida e virá-la de cabeça para baixo. E assim, voltamos a ter fé em nos mesmos e em nossos sonhos, além da nossa capacidade de realizá-los. Em algum momento da sua vida, você sequer imaginou embarcar em uma aventura como a da Helena, ao encontrar um bloquinho literalmente mágico de viagens que realiza sonhos?

Está claro que, o bloquinho mágico presente nessa narrativa, pode ser uma metáfora para indicar como nos primeiro precisamos crescer e nos descobrir para estarmos prontos para os nossos sonhos. E também, ser corajoso para acreditar e arriscar-se para vivê-los. Assim, Helena, não só irá conhecer o mundo como também encontrar um amor encantador e bonitão no ajudante de viajante. Imagina só, receber a oportunidade de sair de uma cidade pequena no interior do Brasil e desbravar o mundo em viagens de modo bem peculiar? Seguiremos o roteiro de viagem com a protagonista, visitando: Paris, França ( A famosa cidade da Luz) Londres ( Inglaterra) New York e Orlando, Disney. Carolina do Norte, Califórnia, Santa Monica.

Por fim, a escrita da autora é viciante e envolvente. Acredito que esse livro tem um roteiro brilhante para se tornar um filme da Netflix. Porque eu assistiria, com certeza. E o livro conta também com personagens bem desenvolvidos e dá para acompanhar o amadurecimento de ambos, através da mudança da forma em que enxergam a vida. Desejo muito sucesso para a autora nessa nova empreitada no mundo literário como escritora. E eu já quero ler um próximo livro escrito pela autora, já que esse se tornou um dos meus favoritos do ano. Sem mais, para não comentar muito e dar spoilers. Para quem adora uma boa aventura de tirar o fôlego e aquecer a alma, super recomendo a leitura.

''Eu tinha passado a acreditar mais em mim, no meu potencial e nas minhas escolhas. Se estivesse chovendo lá fora, eu faria nascer sol aqui dentro."

site: https://amantedaartedaliteratura.blogspot.com/
Amanda.Branco 06/01/2020minha estante
Obrigada, Debbie, pelo carinho e sensibilidade com o meu livro! Fico muito feliz em ler essas palavras, é a realização de um sonho!!!

meuslivros.meumundo 16/12/2019

Um amor de livro, esse "Amor de Viagem", da escritora parceira Amanda Branco! .
Além de escrever muito bem, a autora nos presenteia com um livro de leitura leve, e totalmente prazerosa, que flui rápido e que dá aquela sensação de imersão total na história! Achei super envolvente! E existe um mistério que só é desvendado ao longo da trama. Uma mistura de realidade com fantasia perfeita!
Pensando em que certamente este será um livro que vou apresentar à minha filha, assim que estiver na fase de tomada de decisões, daquelas incertezas do que quer da vida e de seus sonhos mais lindos! Porque é exatamente sobre isso que se trata esse livro.
"Sem contar que podemos fazer diversas coisas. Não temos que fincar nossos pés em apenas uma profissão, em apenas um país. Lembro que quando estava saindo do terceiro ano do ensino médio, meus professores perguntaram o que eu queria ser para o resto da minha vida. Essa pergunta sempre me assustou, até que comecei a pensar que não tinha necessariamente que escolher algo para o resto da minha vida. Eu podia escolher algo e depois mudar. Mudar quantas vezes fosse necessário, pois ninguém é obrigado a permanecer o mesmo e a gostar das mesmas coisas por todo o tempo." Nesse parágrafo achei que a autora estivesse fazendo um scanner da minha vida, da minha personalidade
Acho que o que mais ficou dentro de mim é a lição de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa o quão a vida trás caminhos que nos desviam deles, sem sonhos, a vida não faz sentido. E se, você realmente acreditar neles, você vai conseguir!!!

"... não eram as viagens que importavam, não eram os lugares caros, nem as paisagens inacreditáveis que eu tinha vivenciado. De toda a viagem, meus maiores presentes (...) (pulei uma parte pra não dar spoiler) e minha visão sobre o mundo. Eu era egoísta, reclamona e não sabia direito o que fazer da vida. Se uma ou duas coisas não dão certo, não é necessário parar de tentar, e sim tentar mais..."
Amei, super recomendo!!!

site: https://www.instagram.com/p/B4m_yCgDtNm/?igshid=h0mm30igljcm
Amanda.Branco 06/01/2020minha estante
Que delícia relembrar esses trechinhos com a sua resenha, Thathá! Obrigada pelo carinho comigo e com a minha obra, sua resenha foi um presente!

Carolina1935 03/02/2020

Uma comédia romântica sobre amor, viagens e ser adulto
Helena é uma garota sonhadora, alguém que sempre amou ler e sonhava em viagar pelo mundo e conhecer vários lugares. Mas a realidade da vida adulta bate a porta, e depois de perder o emprego, ela está decidida a deixar todos esses "sonhos infantis" de lado e se tornar o que se espera de uma pessoa adulta. Ela bem que tentou manter essa postura, mas quando um estranho acaba "perdendo" um bloquinho, que ela guardou na intenção de devolver, tudo muda. Apesar de não acreditar no começo, Helena resolve se jogar nessa aventura e acaba conhecendo bem mais do que esperava.

O foco da história se mantém principalmente no romance, nas viagens e no arco da personagem. Toda a evolução que ela sofre, conhecendo vários países, encontrando diferentes pessoas e se encontrado no caminho. É um livro bem "Sessão da Tarde", com um romance fofo e um aprendizado da protagonista, fechando tudo com um final feliz digno de um conto de fadas. O que mais gostei foi sem dúvida a construção de Helena, que é uma adulta mas que não age e nem se vê como tal, e na tentativa de mudar isso, resolve deixar suas fantasias para trás. Esse tipo de personagem me encanta porque acabo me identificando (mesmo ainda não sendo adulta), e vejo neles o tipo de pessoa que eu seria, o que traz um questionamento bem legal sobre o que seria ser uma pessoa adulta (outro livro muito bom que toca nesse assunto é "Para sempre Vinte & Nove").

"Amor de Viagem" é um romance com realismo mágico, perfeito para se ler depois de uma leitura mais pessada. Não é uma história com grandes reviravoltas, mas que encanta e te envolve na leitura, tornando-a prazerosa.