O Lado Sombrio do Sítio

O Lado Sombrio do Sítio J.R. Valadares ...

Resenhas - O Lado Sombrio do Sítio

Clauclau/Eu leio sim e daí 31/08/2023

Surpreendente
Neste livro 42 autores embarcaram em uma viagem até o sítio do Picapau Amarelo, mas só que dessa vez não irão encontrar aqueles personagens tão animados e inocentes, o ambiente agora é obscuro e enigmático e o que estará pelo caminho será traiçoeiro e assustador.

Fico imaginando Monteiro Lobato, sentado em uma poltrona, de pernas cruzadas, fumando um charuto e lendo este livro, simplesmente, seria incrível. Aqui, o sítio é um lugar lúgubre, aterrorizante e com os personagens principais totalmente desconstruidos. O sítio não é mais encantado, mas sim desencantado e hostil. Ao invés de diversão os visitantes encontrarão apreensão e perigo. Não pense que os quitutes de tia Anastácia serão saborosos, eles escondem outros tipos de temperos. Dona Benta é dissimulada e perigosa, enquanto Emília, Narizinho e Pedrinho escondem suas reais personalidades. Conheçam a outra face do Visconde de Sabugosa, do Marques de Rabicó, tio Barnabé, do Zé Carneiro, do Saci, e a tão aterrorizante Cuca que será apenas uma lagartixa frente ao que vai acontecer.

Apertem o cinto, pois o trem rumo a Caçapava já vai partir, reze na partida e assim que chegar no sítio, implorei para retornar!

Curti e indico!

Marisa 12/06/2023

Histórias que jamais imaginei.
Este livro apresenta diversos contos de terror, com os personagens do sítio de Monteiro Lobato.
São histórias macabras que jamais imaginei no sítio do pica pau
amarelo.
O mais legal que imaginava os atores da tv, o quera bem chocante, imaginar que aqueles personagens da minha infância, seriam capazes de fazerem grandes maldades.
Emília em diversas histórias é uma boneca má e vingativa, bem longe da boneca tagarela que cresci vendo na televisão.
Como li no celular a leitura foi bem demorada mas acredito se fosse com o livro seria difetente físico.

Cristiano 22/07/2022

Fraco - Potencial não aproveitado ?
O livro tem muitas histórias mas poucas são realmente desenvolvidas, a maioria parece uma redação em que o tempo acabou e quando parece que a ideia vai se desenvolver em algo maior simplesmente acaba.
das 42 histórias, somente umas 4 ou 5 são realmente dignas de leitura que eu consideraria 4 ou 5 estrelas numa avaliação separada, as outras são poucas que chegariam a 3 estrelas, sendo a grande maioria nota 2 ou 1.
O que é uma pena, já que o tema tem muito potencial que foi mau explorado.
A leitura não é todo ruim, a maioria das histórias começam bem, o maior problema é muitas acabam quando parecem que estão começando, mas no meio delas tem algumas muito interessantes.
Felipe Simmons Mendes 27/07/2022minha estante
Vamos tentar uma edição com menos contos e os que sobrarem, mais longos.

Bi Faria 29/02/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura eletrizante.
A cada conto, o sítio do Pica-Pau Amarelo se tornava mais tenebroso.
Emília, Narizinho, Pedrinho e todos do sítio tem um ar sinistro ou são desafiados a enfrentarem o mau.
A antoligia é composta por 42 contos de arrepiar os cabelos, e dentre tantos, alguns me chamaram mais a atenção, aceleraram mais meu coração, me surpreenderam e me deram um medo danado.
Afinal de contas, 'seria a Emília menos assustadora que a Anabelle? E a Cuca menos perigosa que o monstro do Pântano?'.
🖤 Banco Imobiliário .
🖤 Ana Benta .
🖤Memórias de Emília .
🖤Naná .
🖤 O vestido de casamento .
🖤 Amália .
🖤 O Reino do Imaginário Coletivo .
🖤 O Segredo de Nastácia .
🖤 Emília Infernal .
🖤 O Regresso .
🖤Noite Feliz .
🖤 Inverso .
🖤Jurupira, a boca torta .

Com textos super fluidos, bem organizados e uma diagramação impecável, meu encantamento de criança continua, só que agora com uma pitada de escuridão e medo.
Leiam e tentem sobreviver. .
"Histórias são como almas, nunca morrem. Uma vez que nascem, uma vez que alguém escuta aquela história, interage com ela, a imagina dentro da cabeça, ela nunca poderá ser destruída. Pode mudar de hospedeiro. Pode se transformar. Mas nunca morre. Histórias são tudo o que existe." A Última História do Sítio Pág. 34
Feliz que tenha curtido.

Rod 21/02/2020

Muito bom!
Excelentes contos que, mesmo com teor Sombrio, nos faz sentir nostalgia.
Valeu meu amigo.

Ana do Café com Leitura 24/12/2019

O LADO SOMBRIO DO SÍTIO
O Sítio do Pica-Pau Amarelo e todas as narrativas fantásticas de Monteiro Lobato foram amaldiçoados!
A toda essa magia, acrescentou-se horror.
É isso que o leitor pode esperar da Antologia O Lado Sombrio do Sítio, uma coletânea de contos muito bem selecionados que reúnem histórias de terror e que dão um toque de criatividade à Literatura Brasileira.
Na antologia organizada por Felipe S. Mendes os contos narram o lado sombrio de um Sítio do Pica-Pau Amarelo até então desconhecido por todos que cresceram ouvindo as histórias fantásticas de Monteiro Lobato.
Cada personagem é narrado com versatilidade pelos autores, permitindo ao ledor uma completa gama de possibilidades a se imaginar envolvendo o famoso lugar encantado, algo que até então não se conhecia.
O conto "Tristes Trópicos, Tristes Pretos" , de João Peçanha, por exemplo, retrata certa poesia em torno da história do Saci e de toda uma cultura que vem dos Trópicos através de sua narrativa avessa.
Diversos são os assombros descritos por cada escritor participante do projeto.
Será que vilões estariam disfarçados de bonzinhos na Antologia?
(Continua no blog!)

site: https://www.cafecomleitura.com/2019/11/542019-o-lado-sombrio-do-sitio.html
Muito obrigado pela resenha

Marriete 12/11/2019

O Lado Sombrio do Sítio (Antologia) ? Resenha Autores: Vários Editora: Lura ISBN: 9786580430215 Pág: 287
Você leitor, hoje, talvez adulto, talvez adolescente, com toda certeza já teve contato com as histórias fantásticas do Sítio do Pica-Pau Amarelo, escritas por Monteiro Lobato. Pois bem, temos lá personagens bonzinhos como a Dona Benta, a tia Anastácia, o Barnabé, o Visconde de Sabugosa, o Rabicó; os peraltas Saci, Narizinho, Pedrinho e a Boneca de pano Emília (minha favorita), a cruel Cuca... Deve se lembrar do quanto já quis estar dentro dessas histórias, de querer participar das aventuras e se deliciar com o clima do campo.

Agora imagine transformar esses personagens em seres macabros que destroem tudo aquilo que você conheceu sobre eles. Imagine que eles podem assustar, mutilar, torturar e até matar pessoas. Isso mesmo! Essa Antologia traz nossos personagens em seus instintos mais insanos e cruéis, capaz de fazer você leitor se arrepiar até o último fio de cabelo. Eu fiquei bem impressionada, principalmente pelos contos que tem Emília como protagonista.

No conto Maliei, uma jovem desgostosa da vida, foi abusada ainda na infância e após esse acontecimento direciona seu ódio a todos os seres, homens e mulheres, jovens e idosos, mas, nada se compara as crianças. Ela detestava os pequenos, mesmo que não tenham feito nada a ninguém. Com a desculpa de que iria salvá-las, Maliei as torturava e matava. Mas seu destino cobraria o preço, ela não escaparia impune de suas maldades e posso dizer que o castigo foi bem aplicado. É possível perceber que apesar do ódio que Maliei sente, existe um drama psicológico muito forte que a faz achar que morte é benção, e, que pode salvar do sofrimento. J. R. Valadares tem uma escrita única e envolvente, que gruda no seu subconsciente. Maliei é um conto que mistura fantasia e realidade na proporção exata para satisfazer o leitor mais exigente, trazendo em seu encerramento o ápice desejado mas não imaginado por nós leitores. É perfeito!

A Antologia O Lado Sombrio do Sítio vai prender você, vai te fazer repensar os personagens tão fofinhos que acariciaram teu coração de criança para acabar com o teu psicológico de adulto. Simplesmente magnífico!

#OLadoSombrioDoSítio#Antologia#Resenha#MarryAquinnah#SítioDoPicaPauAmarrlo#EdiyoraLura#AutoresNacionais#JRValadares#AndréVianco#LiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#Terror#Horror#LiteraturaFantástica#Fantasia#AmoLer#Instabooks
Felipe Simmons Mendes 13/11/2019minha estante
Feliz que tenha curtido.

Glauber Vieira 13/11/2019minha estante
Fiquei curioso com o livro.