POEMAS QUE TOCAM O CORAÇÃO

POEMAS QUE TOCAM O CORAÇÃO Carlos Moraes

Resenhas - POEMAS QUE TOCAM O CORAÇÃO

Bruna.Kuchenbecker 08/06/2021

Tocante!
Comecemos com as belas palavras do autor: "Para fazer poesia, ser poeta, é necessário que se tenha um dom como os pianistas. Não basta gostar de poesia, como não basta gostar de piano. Tem que ter algo mais que é o dom, o dom de pensar, o dom de criar, de deixar que o coração encontre as palavras corretas, as rimas mais adequadas, enfim que o sentimento que toca o coração flua pelos centros nervosos que comandam a palavra e que esta finalmente apareça com toda a pujança que é desejada". A mãe de Carlos sempre declarou poemas ao longo de sua vida, sendo assim ele publicou esse livro como homenagem não somente a ela, mas também aos seus poetas e excertos favoritos, além de seus próprios poemas.

Eu confesso que tenho um pouco de dificuldade para ler livros de poemas e poesias, pois não basta apenas lê-lo. É preciso ler interpretando e sentindo a emoção das palavras. Entretanto, o que mais chamou a minha atenção foram as biografias dos autores escolhidos, alguns foram fundadores da Academia Brasileira de Letras como Afonso Celso, outros são patronos das cadeiras de número sete e dois, como Castro Alves e Álvares de Azevedo. Então o livro também ampliou meu conhecimento literário! Os graduandos de Letras vão gostar dessa parte ;) e os amantes de poemas vão amar esse livro!

Destaco meus quotes favoritos, começando pelas belas palavras do autor novamente: "Amar verbo fácil de conjugar, talvez o primeiro a se aprender, eu amo, com naturalidade sem par diz a criança, sem compreender". "Versos e amores sufoquei calando [...] Os beijos que não tive por tolice, por timidez o que sofrer não pude, e por pudor os versos que não disse!" - Olavo Bilac.