Exorcismo: O Ritual Romano

Exorcismo: O Ritual Romano El Torres (roteirista)...

Resenhas - Exorcismo

Erika Alcantara @literandofotos 10/10/2019

Incrível, polêmico e ousado.
John Brennan foi excomungado porque cometeu algo que vai contra as ações de um padre, porém um mal muito grande está assolando no Vaticano, algo que poderia abalar toda a igreja e a fé dos fiéis. Padre Brennan foi convidado para ir até lá Porque é um dos melhores exorcista.
Eu amei essa Graphic Novel! A melhor que já li até agora. Achei o tema muito ousado e não deixa de ser real, afinal quem é o Diabo ? O mal existe ou as pessoas que fazem o mal? Para uma pessoa extremamente católica essa HQ não vai funcionar, a crítica é uma verdadeira polêmica e eu dou nota 10.
Popeye 14/10/2019minha estante
Ele foi quase excomungado. Não chegamos a isso, mas mesmo assim o seu castigo foi o banimento, o que já é bem ruim.

Vitor Graton 29/12/2020minha estante
eu simplesmente não entendi esse final

Blogdarary 27/06/2020

#ResenhadaRary | @blogdarary
Gatilhos: assassinatos, exorcismos e possessão demoníaca.

E se o próprio papa fosse possuído?

Aqui somos apresentados a John Brennan, um padre exilado que está prestes a realizar um exorcismo em uma jovem, mas ao fim da sessão, ele é convidado para voltar ao Vaticano após a morte violenta de um bispo. Ao chegar no local, percebe que o buraco é ainda mais embaixo, pois o papa está possuído e ele é o único capaz de resolver a situação!

A partir desse momento tenso e perturbador, o desenrolar da história vai ficando ainda mais bizarro, com direito a figuras religiosas chorando sangue, entidades assombrosas e escândalos inspirados em situações reais que envolvem a igreja, como corrupção, conspirações, pedofilia, abuso de poder e muito mais!

Mal sabe John que a possessão do papa não é mera coincidência, mas que está tudo atrelado ao seu exílio e a um terrível assassinato que foi acobertado e jogado para debaixo dos panos pela igreja.

?O propósito final de toda possessão é a morte da pessoa possuída, mas aqui... aqui está claro o que o diabo quer. Se isso vier a público, o dano para a igreja será irrecuperável?.

Considerações
- Ilustrações e narrativa IMPECÁVEL!
- As cenas são fortíssimas e ninguém será poupado de ter um embrulho no estômago com algumas ilustrações, isso se você também não conseguir dormir de luz apagada
- Roteiro inteligente e super criativo, principalmente por mexer com um tema bem problemático. Afinal, quem escreveria sobre o papa possuído pelo ritmo ragatanga?
Vick 27/06/2020minha estante
Ritmo Ragatanga
O auge dndjdnxnxjx

Arthur Magnum Mariano 27/09/2019

The Power of Christ Compels you.
Vem ver a resenha aqui no meu IG: @literatourdeforce

Gárgula 10/10/2019

Exorcismo: Ritual Romano
Hoje vamos nos embrenhar pela leitura de Exorcismo: Ritual Romano, do espanhol El Torres, com arte de Jaime Martinez, cores de Sandra Molina, tradução de Letícia Ribeiro Carvalho, da DarkSide Books.

O argumento já inicia muito bem pelo título. Histórias de exorcismos sempre nos fascinam e os motivos são variados. Desde a presença física de uma entidade demoníaca até o próprio questionamento da fé ou simplesmente pela situação surreal que uma possessão nos faz imaginar.

A história faz alusão a filmes como Invocação do Mal e, obviamente, ao Exorcista – dentre tantos outros do gênero. Nesse livro temos a figura do padre John Brennan, que leva sua vocação sagrada doa a quem doer mesmo que doa em si mesmo. Um homem do bem que segue caminhos tortuosos e pouco políticos, mas, ainda assim, respeitado pela sua fama, conquistada a malditas penas, que o precede. Distante do Vaticano, e das politicagens da Cúria, ele é chamado urgentemente pela Santa Sé.

A morte violenta de um Bispo é o aparente motivo de seu retorno. Sua vinda ao Vaticano não só abala os alicerces dos influentes bem como do próprio Brennan. Sua história pessoal, junto com os fatos sinistros que encontra, jogam o exorcista em uma teia de intrigas, política, culpa, arrependimentos e redenção. Não é uma história que se possa largar e dizer – ok, vou dormir – isso é impossível! Você vai ler insana e incansavelmente como fiz porque o mal não descansa e você não lhe dará essa oportunidade, ou dará?

Os desenhos de Martínez pactuam com as cores de Molina criando uma atmosfera maldita, sufocante, escura e cheia de sombras. Os segredos que poderão se esconder ali, somente a tenacidade de Brennan poderá clarear. Uma história que traz o peso de uma equipe maravilhosa.

Comentei a nacionalidade espanhola de Torres e, ele mesmo, em seu posfácio, acaba explicando sua influência sobre o argumento. Todo artista coloca suas referências em suas obras e não seria diferente com ele.

O visual do livro, sombrio e antigo, nos remete à velhas bibliotecas e tomos esquecidos. Mais um trabalho daqueles que você olha, respira fundo e pensa: como é bom ter esse quadrinho em minha estante! Um sorriso sutil surge ao canto da boca e não é para menos.

Uma editora séria que faça uma boa curadoria sempre será premiada pelas aquisições de seus leitores. A DarkSide Books tem todos os motivos para se orgulhar disso. Não conhecia o trabalho de nenhum dos envolvidos nessa obra. Já sou fã de todos eles. Essa é a resposta dos leitores ao excelente trabalho desenvolvido – confiança.

Venha conhecer essa história, pois o mal não descansa nunca!

Essa resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula, em 10/10/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/10/10/exorcismo-ritual-romano/

Popeye 14/10/2019

Bom quadrinho que se apega a influências como o filme "O Exorcista", mas sem copiá-lo, nos entregando uma ótima surpresa. Conseguiram pegar um tema batido como a possessão demoníaca, sabendo que clichês fáceis poderiam por tudo a perder e entregaram uma ótima e convincente história de terror que se passa nas entranhas do Vaticano.
Imagino um filme baseado no quadrinho.

Lucas Furlan | @valeugutenberg 16/10/2019

Polêmico!
Imagine se uma possessão demoníaca acontecesse dentro do Vaticano, e a única pessoa capaz de combater esse mal fosse um padre que se afastou de Roma depois de quase ter sido excomungado… Esse é exatamente o ponto de partida de "Exorcismo: o Ritual Romano", que a DarkSide Books acaba de lançar pelo selo DarkSide Graphic Novel.

O tal padre se chama John Brennan. Ele é convocado para voltar com urgência ao Vaticano e, mesmo relutante, atende o chamado. Em Roma, ele se depara com um caso inédito de possessão, que já custou a vida de outro exorcista e que, se não for resolvido, é capaz de destruir a Igreja Católica.

Ao investigar a situação, Brennan passa a ser perseguido pelo espírito de uma freira demoníaca, que está determinada a impedir que ele cumpra sua missão.

"Exorcismo: o Ritual Romano" é absolutamente aterrador. É um choque quando o leitor descobre o que está acontecendo no Vaticano — ninguém pode dizer que El Torres (nome artístico do espanhol Juan Antonio Torres) não é ousado! A freira é assustadora e John Brennan é um personagem incrível, dividido entre sua vocação e seus conflitos com a igreja.

Como toda história sobre exorcismo, a graphic novel tem bastante sangue, palavrões, vômitos e várias coisas nojentas. Mas, além da questão sobrenatural, "Exorcismo: o Ritual Romano" também trata de temas como ambição, corrupção e pedofilia.

Uma curiosidade sobre a HQ é que Ritual Romano é um livro litúrgico que existe de verdade. Ele apresenta várias instruções sobre rituais de exorcismo — os procedimentos e orações feitos por John Brennan foram tirados dele. El Torres também fez do Papa Emérito Bento XVI um dos personagens da história e, coincidentemente, o roteirista elaborou a ideia algumas semanas antes dele renunciar, em 2013.

Os desenhos de Jaime Martínez e as cores de Sandra Molina caem como uma luva para a trama, e o volume da DarkSide — que reúne as quatro partes da história, que foram publicadas separadamente no exterior — é perfeito. Aliás, comprando pelo site da editora, você ganha de brinde um crucifixo e um marcador em formato de hóstia!

Obviamente, "Exorcismo: o Ritual Romano" não é recomendado para leitores que se sentem insultados quando sacerdotes, rituais e imagens da religião católica são usados numa obra de ficção de forma blasfema — ainda que, no fim das contas, El Torres mostre também o lado positivo da igreja. Mas se você procura uma HQ de terror, muito bem escrita e com diversas surpresas, essa é minha indicação pra você.

site: https://valeugutenberg.wordpress.com/2019/10/16/resenha-exorcismo-o-ritual-romano/

Literatura Policial 23/10/2019

Ritual Romano segue a bíblia dos exorcistas
Na história, um bispo morre brutalmente nas dependências do Vaticano, e não bastasse isso, coisas terríveis começam a acontecer na Santa Sé. Desesperados, os cardeais convocam o padre John Brennan para realizar o exorcismo mais impensado do mundo.

Veja: eu não disse “desesperados” à toa! O sacerdote havia sido quase excomungado, estava do outro lado do mundo e sua conduta é, digamos, bem reprovável para os padrões religiosos. O chamamento de Brennan poderia ser como o do professor Robert Langdon em “Anjos e Demônios”, de Dan Brown. Mas o jeito casca-grossa do padre faz lembrar de “Rambo 2: a missão”, usando outra artilharia, é verdade.

Resenha completa no site.

site: https://literaturapolicial.com/2019/10/09/ritual-romano-segue-a-biblia-dos-exorcistas/

@vcdisselivros 07/11/2019

Tudo será possuído
Ritual Romano é tão sombrio que fica difícil acreditar que tudo surgiu durante um ensolarado dia de praia. O autor, El Torres, estava aproveitando as águas claras de La Herradura quando o amigo, Diego Galindo, teve um insight e disse “Ei, vamos fazer uma história em quadrinhos? ”.

Nesse momento, El Torres decidiu que finalmente iria conseguir contar a história que o assombrara desde a infância sobre padres e demônios.

Na graphic Movel, o leitor sai da Amazônia e desembarca direto no Vaticano, quando o padre John Brennan, um exorcista radical hostilizado pela alta cúpula, é chamado para enfrentar o mal que atinge o local sagrado.

Durante o desenrolar do caso, o exorcista descobre uma força demoníaca poderosa, algo tão forte e maligno que conseguiu se infiltrar nos muros da mais sagrada igreja. Desse modo, John Brennan corre contra o tempo a fim de salvar a humanidade e o futuro daqueles que acreditam na representatividade do catolicismo.

Material que convence

Os diálogos durante os exorcismos e os ambientes reproduzidos no livro revelam o estudo que o autor fez para conseguir dar ênfase ao ocorrido. Todas as orações ditas são extraídas do autêntico Rituale Romano, antigo livro sobre verdadeiros rituais de exorcismo.

Para estudar o comportamento do demônio, El Torres também pesquisou em livros e revistas entrevistas com os padres Gabriele Amorth e José Alonso Fortea, renomados exorcistas reconhecidos pela igreja.

Ed e Lorraine Warren

Não, ele não se baseou em nenhum caso vivenciado pelo casal Warren, mas se você já assistiu ao filme Invocação do Mal 2, irá notar que a freira retratada no livro causa arrepios por lembrar muito a imagem do demônio Valak.

Realidade que assusta

Escândalos relacionados a pedofilia, desvio de doações, abuso de poder e rede corrupta dentro do Vaticano são alguns tópicos que contemplam o livro. O próprio autor assume que engavetou a história pouco antes do Papa Bento XVI renunciar ao cargo e dar lugar ao atual Papa Francisco. “Fiquei perplexo, a realidade me pegou pela mão e contou a história mais rápido que eu”.

Ilustrações que combinam

Não imagino como seria passar por Ritual Romano sem ter como apoio o trabalho de Jaime Martínez e Sandra Molina. O trabalho em conjunto dos dois revela o talento que ambos possuem para idealizar a aparência de um demônio e a imagem repulsiva de alguém que está possuído. Vermes, vômitos e olhos brancos são alguns detalhes que você encontrará nos quadrinhos.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br

Ro15 27/11/2019

Maravilhoso
O tipo de leitura que você devora e quando acaba quer mais. E a arte é um show a parte.

Anna 30/01/2024

Ok
A história é intrigante, um pouco previsível, porém muito curta. Poderia ter sido mais bem aproveitada com algumas dezenas de páginas acrescidas. Passou tão rápido que não deu tempo de sentir nada além de "já acabou?"

Emilia Yumi 25/12/2019

Exorcismo no próprio Vaticano...
Quando um bispo é assassinato brutalmente e acontecimentos terríveis acontecem no próprio Vaticano, um exorcista renegado é convocado às pressas. Padre John Brennan também carrega uma sombra e será a maior missão de sua vida. Ele terá que aprender a se perdoar antes de combater o Mal enraizado na Santa Igreja.
Amo terror e esse HQ foi de arrepiar!!! Ficou um gostinho de "quero mais"!!!

Vinicius Azambuja 05/01/2020

Espetacular
Comprei não levando muita fé ! Mas a arte dos desenhos é muito boa, o enredo é espetacular e a referência à casos graves ocorridos dentro (fisicamente ou estruturalmente) dentro do Vaticano é espetacular ! Tem que estar muito ligado ou buscar as informações para entender as referências mas elas estão lá !

Soraya Gusmão 03/02/2020

HQ muito bonita com história que lembra um bom filme de terror.