Exorcismo: O Ritual Romano

Exorcismo: O Ritual Romano El Torres (roteirista)...

Resenhas - Exorcismo

-natalia 29/12/2023

Achei que a leitura dessa graphic novel valeu a pena. Ela conta com várias imagens assustadoras, e achei que o decorrer da história foi bem inesperado! Eu só esperava um pouco mais de cenas de possessão/exorcismo e menos de questões políticas, mas, ainda assim, foi uma boa leitura.

Geórgea 11/05/2021

Exorcismo: O Ritual Romano
Algo diabólico anda rondando os lugares mais santos. Um estranho e brutal assassinato ocorreu no Vaticano e, para piorar, o mal parece estar em todos os cantos. O clima é tenso e o sobrenatural parece estar tomando conta até dos corações mais nobres. E, ao que tudo indica, temos um traidor na mais alta cúpula da igreja.

Do outro lado, temos o exorcista renegado John Brennan. Após ser expulso da igreja, ele vive isolado, praticando seus exorcismos e lidando com os seus próprios demônios. Tudo muda quando ele recebe um pedido que veio diretamente de Roma e foi feito por um antigo amigo.

É a partir daí que a história se desenrola e temos o mal em sua mais pura forma. O que estará acontecendo de tão horrendo por trás das portas de um dos lugares mais conhecidos do mundo? Os segredos, traições e mentiras parecem estar por todos os lados. O que representa a figura horrenda de uma freira demoníaca neste lugar? Será que John conseguirá lutar contra esse mal?

Minha Opinião

Uma graphic novel para nenhum fã de terror botar defeito. Aqui, temos uma história intrigante, bem desenvolvida e com um final digno de Hollywood. Além disso, as ilustrações feitas por Jaime Martínez, com cores de Sandra Molina, estão simplesmente INCRÍVEIS. Duvido você pegar esta obra e não se assustar a cada virada de página. As artes são sombrias, tenebrosas e assustam até os mais corajosos. Elas carregam um ar de mistério, horror e tem cores que retratam perfeitamente a sensação de desespero e desolação.

O que fazer quando o demônio está onde menos esperamos? A história é baseada em um plot inesperado e ousado. Durante toda a trajetória do nosso protagonista, conhecemos um pouco dos seus temores, da sua fé e da sua própria luta. Apesar de ter sido expulso da igreja e quase ser excomungado, ele retorna para ajudar quem lhe virou as costas. Apenas isso já nos mostra o seu caráter e sentimento de justiça. Mesmo sendo renegado por quem ele confiava, seu coração não consegue negar ajuda a quem já foi importante em sua vida.

Conforme a narrativa avança, percebemos que ele é atormentado por forças sobrenaturais desde o momento que chega em Roma. Figuras malignas, seres sobrenaturais e situações que testam o limite de todas as crenças. Após sua chegada, a primeira revelação é apresentada e é quando percebemos o choque e a aversão que ela causa. Neste momento, perguntei-me qual o sentido de tudo isso e o que fazer quando tudo parecia perdido. Imagine o que se esconde por trás dos portões do Vaticano. A partir daí, mentiras e segredos obscuros passam a ser revelados e John perceberá que as forças presentes aqui, além de muito fortes, buscam vingança.

Para os fãs do casal Warren, uma estranha entidade poderá lembrar uma vilã que fez sucesso na franquia de Invocação do Mal, e que ganhou o seu próprio filme contando suas origens. No entanto, nesta graphic novel, temos uma outra freira, embora seja tão arrepiante quando a conhecida Valak. Aqui, temos a freira Magia Giorgielli, uma irmã que faleceu há mais de 20 anos, mas parece estar de volta com um comportamento inadequado para uma beata. Esse será mais um mistério a ser desvendando por John Brennan. Será mesmo o espírito da freira Maria? Por que ela parece possuída pelo próprio demônio?

Durante a leituras todas essas respostas serão respondidas e você ficará de cabelo em pé com as revelações que verá. Para os fãs do terror e de um bom exorcismo, esta é a pedida perfeita para ler quando estiver sozinho, com as luzes apagadas e no meio de uma tempestade. Ao final, quando você descobrir as sutilezas da história e a jogada que o autor tentou fazer, fica impossível não se questionar se não existe um pouco de realidade nesta história.

site: https://resenhandosonhos.com/ritual-romano-el-torres/

Blogdarary 27/06/2020

#ResenhadaRary | @blogdarary
Gatilhos: assassinatos, exorcismos e possessão demoníaca.

E se o próprio papa fosse possuído?

Aqui somos apresentados a John Brennan, um padre exilado que está prestes a realizar um exorcismo em uma jovem, mas ao fim da sessão, ele é convidado para voltar ao Vaticano após a morte violenta de um bispo. Ao chegar no local, percebe que o buraco é ainda mais embaixo, pois o papa está possuído e ele é o único capaz de resolver a situação!

A partir desse momento tenso e perturbador, o desenrolar da história vai ficando ainda mais bizarro, com direito a figuras religiosas chorando sangue, entidades assombrosas e escândalos inspirados em situações reais que envolvem a igreja, como corrupção, conspirações, pedofilia, abuso de poder e muito mais!

Mal sabe John que a possessão do papa não é mera coincidência, mas que está tudo atrelado ao seu exílio e a um terrível assassinato que foi acobertado e jogado para debaixo dos panos pela igreja.

?O propósito final de toda possessão é a morte da pessoa possuída, mas aqui... aqui está claro o que o diabo quer. Se isso vier a público, o dano para a igreja será irrecuperável?.

Considerações
- Ilustrações e narrativa IMPECÁVEL!
- As cenas são fortíssimas e ninguém será poupado de ter um embrulho no estômago com algumas ilustrações, isso se você também não conseguir dormir de luz apagada
- Roteiro inteligente e super criativo, principalmente por mexer com um tema bem problemático. Afinal, quem escreveria sobre o papa possuído pelo ritmo ragatanga?
Vick 27/06/2020minha estante
Ritmo Ragatanga
O auge dndjdnxnxjx

DI @poesiadoslivros 02/09/2020

Ilustrações aterrorizantes
Quando ocorre uma morte brutal de um bispo no Vaticano o padre John é chamado para realizar um exorcismo inusitado. Por trás de tudo isso tem uma história que quase ninguém conhece e a igreja deseja esconder a todo custo, corrupção, assassinatos, Opus Dei, diversos mistérios que rondam o mundo secreto do Vaticano. O livro tem uma narrativa interessante, mas, foi um pouco curto deixou um pouco a desejar, acho que esse livro merecia uma história maior. É um pouco assustador, nem tanto pela narrativa, mas, pelas ilustrações maravilhosas. No final o autor conta uma história muito interessante que podemos constatar mais uma vez que a vida imita a arte.

"Acredito que o alvo do demônio não seja o possuído, e sim nós, os observadores" (William Peter Blatty - O Exorcista)

Allan 16/10/2021

Que graphic novel maravilhosa!
História bem simples, mas com ilustrações tão boas e tão assustadoras, que fez tudo valer a pena. E a simplicidade da história é só na sequência de roteiro ? que é rápido e bem lógico ?, porque os temas abordados são extremamente complexos.
Uma ótima pedida para o mês do Halloween.

Jean Silva 08/09/2021

Dentre vários males, o ser humano as vezes pode ser o pior.
Essa HQ é muito boa, foi uma grata surpresa. A história é a respeito de uma situação sobrenatural que aconteceu com o papa, e isso vem assombrando a igreja de várias formas possíveis, ameaçando até com que a igreja católica perdesse ainda mais credibilidade em todo o mundo. Para tentar resolver a situação, o padre John Brennan é chamado, é um personagem bem interessante, quase excomungado da igreja e com um comportamento bem diferente do qual normalmente é associado a um padre. Além do sobrenatural, a história da HQ também traz traços sobre a ganância humana e sobre política, isso foi ótimo, deu um sentido incrível para a mesma.
Primeira vez que leio uma HQ de terror, e curti MUITO, digo mais uma vez, os desenhos são incríveis. Recomendo demais!

Daniely 24/10/2022

terror
Algum ser diabólico anda rondando o Vaticano, logo após uma possessão demoníaca que pode colocar em risco o futuro da igreja, o padre John Brennan um exorcista renegado por todos, é convocado para enfrentar o coisa ruim. No decorrer Brennan vai descobrindo aos poucos que não era nada do que ele e todos esperavam ser, era muito mais sujo.
É um quadrinho legal, o suspense prende o leitor do jeito que deve ser, as ilustrações nas partes das possessões é bem assustador, achei a paleta de cores muito bem escolhida, apenas não sei dizer se gostei ou detestei do final, pra minha lerdice parece ter ficado em aberto o que me fez levar em teorias sem contexto como achar que o padre John era Jesus, sei lá mas é bem interessante, se não fosse esse detalhe eu teria dado 5 estrelas.

Henry 28/04/2023

Invocação do Mal
Um padre, afastado do vaticano por uma suposta traição, retorna ao lugar para realizar um exorcismo extremamente delicado.

A HQ possui todos os elementos que fazem uma obra de terror ser bem sucedida: tensão, horror, suspense e, na mídia dos quadrinhos, a surpresa no virar da página.

Além de tratar de um assunto que gera choque nas pessoas, o quadrinho também mostra a politicagem dentro do conclave, a busca pelo poder.

Um trabalho extremamente bem desenhado e com um roteiro, não brilhante, mas efetivo. Curti a experiência!

Eliete 08/10/2022

Amei
Uma ótima leitura, a arte é linda e a violência é bem gráfica.
Amei o enredo da história e meu único problema foi que eu queria mais. Gostei muito dos personagens e da forma como a história foi conduzida. Um quadrinho de terror que mostra a realidade que nem mesmo um lugar de santidade está livre do mal.

Carla 24/03/2023

Primeira experiência com livro em quadrinhos adulto e fui surpreendida, adorei esse livro, amei as ilustrações, não senti medo, mas foi ótimo, leitura rápida que vale a pena

Dhiego Morais 12/07/2020

Exorcismo: o ritual romano
O piso secular inteiramente encerado reflete as chamas dançantes dos castiçais. A noite naquele lugar santo já não mais permanecia em silêncio, pois passos ligeiros, sons arfantes de fuga romperam o hall principal. A estola púrpura fustigando contra o movimento das pernas. Santo Deus Misericordioso, interceda por nós! O Mal está aqui!
Exorcismo: o ritual romano é mais um super lançamento da Darkside Books para o seu selo especializado em quadrinhos. Ilustrado e roteirizado pelos espanhóis El Torres e Jaime Martínez, com cores marcantes de Sandra Molina, a graphic novel sobressai-se como uma das grandes apostas para o mês de terror, outubro, que sempre promove ares inspirados de maratonas de Halloween.
“Aqui estamos outra vez, padre John Brennan. Sabemos quem você é. Vai continuar sem perguntar nosso nome?”
Neste quadrinho de cerca de 120 páginas assombrosas, o leitor será convidado a mergulhar numa trama que apresenta a figura de John Brennan, um padre exorcista renegado pela Igreja Católica – até mesmo quase excomungado devido a seus pecados passados –, que continua exercendo seu trabalho de fé – ainda que a sua maneira singular e bruta de agir – em cidades da América Latina.
Brennan é um sujeitão robusto, careca e solitário. Em sua visita à Amazônia colombiana, o padre enfrenta um demônio que se apossou de uma jovem local, fato que promove uma cena à lá O Exorcista, de William Peter Blatty bastante interessante (e gore). É justamente após esse serviço de fé, que Brennan recebe uma oportunidade inesperada: o Vaticano, por meio de um de seus cardeais concede a indulgência ao padre, isto, é claro, em troca de sua ajuda para resolver um caso terrível no coração da Cristandade.
Ritual Romano possui tudo o que uma boa história de terror necessita para caminhar bem: carrega uma proposta instigante (a Santa Sé atravessa a sua maior provação desde sua fundação); personagens que se conectam e interessam ao leitor (Brennan é um padre exorcista durão e renegado pelo Vaticano, que preferiu se isolar a ter que abandonar sua fé); cenas assustadoras e protagonizadas por personagens que não fogem completamente ao que é crível ou tolerável à mente humana (vagar pelos salões seculares do Vaticano, cientes de que o Mal os observa não parece lá tão glamoroso); uma boa ambientação (da Colômbia ao Vaticano, uma viagem marcante) e, não poderia faltar, grandes ilustrações e boa colorização, que dão todos os pontos necessários para amarrar a história ao gênero de terror.
Acredito que nada é mais assustador do que a compreensão da maldade humana, e, quando o sobrenatural está intimamente ligado a essa compreensão, bem, então temos algo que realmente deve nos perseguir nos nossos sonhos. Padre Brennan será capaz de enfrentar sozinho os seus demônios e a figura diabólica do que se esconde nas entranhas do Vaticano? Só o que posso garantir é que a morte caminha de mãos dadas com a desesperança.
“Sempre estivemos espreitando na escuridão das fendas, no solo encharcado de sangue, na serpente do jardim.”
Exorcismo: o ritual romano é um mergulho aterrador no coração da Fé, atravessando toda a estrutura hierarquizada da Igreja Católica, em uma catálise de desvelamento de tudo o que se oculta na sujeira do alto escalão cristão. A crença é continuamente testada, frente a todas as adversidades demoníacas postas no caminho de John Brennan e de seus companheiros de fé. De rituais de exorcismo aos de vingança, a graphic novel de Torres, Martínez e Molina é um relato premonitório de nosso espírito presente.
Para os fãs de O Exorcista e Invocação do Mal, Ritual Romano é a prova de que tudo aquilo que nos manteve assustadoramente interessados nas histórias de possessão ainda funciona bem, sendo capaz de nos fazer imergir, nos capturar pela curiosidade e, por fim, pelo medo.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-exorcismo-o-ritual-romano-de-el-torres-martinez-e-molina/

Soraya Gusmão 03/02/2020

HQ muito bonita com história que lembra um bom filme de terror.