A Louca do Sagrado Coração

A Louca do Sagrado Coração Alejandro Jodorowsky
Moebius

Resenhas - A louca do sagrado coração

Thiago.Romam 02/02/2024

Eu senti como se tivesse vendo os mesmos conceitos de Incal, mas em outro contexto.
A mesma maluquice de ídolos tá aqui também, mas mais voltada a subversão da religião e inversão da cultura.
É até uma piada em como termina normal. O mesmo ciclo do Incal! Haha

Trapp 23/01/2024

História incrível, com reviravoltas divertidas e personagens marcantes.
Além disso, existe um debate interessante sobre sociedade, religião e filosofia

Trindade 29/10/2023

Escandaloso
Jodo vai muito longe em algumas obras. Mas todas às vezes a distância compensa o tempo que leva para entender o quadro que ele "pintou"

Aidan.Paim 30/08/2023

Pois bem, mas quem é o louco afinal?
Cheio de escatologia e surrealismo marcado nas obras de Jodorowsky, A Louca do Sagrado Coração é um convite a questionar as convenções sociais do ocidente. Crítico principalmente as instituições e titulações tão adoradas e desejadas pelo ocidente, igualmente copiadas pela América latina, Jodorowsky mostra seu escárnio a elas com uma aventura erótica, que leva o leitor a momentos cômicos mas que servem para trazer leveza à discussão. Assim como em outras obras, o autor se aproveita das situações inusitadas para levar o protagonista a uma reavaliação do seu papel no mundo, e o quanto dá importância para signos sociais que, no fim, em nada lhe ajudam na sua caminhada. Jodorowsky é brilhante, é um bom quadrinho para quem procura conhecer o autor. Mas esteja avisado: magia, psicologia, crítica social, escatologia e erotismo são FORTES temas em seu trabalho, caso não se sintam a vontade.

Animal Noturno 26/03/2023

Comédia escrachada não recomendada aos muito religiosos...
Há uma mistura de religião com filosofia nessa história como dificilmente se vê, de uma maneira a fazer escárnio dos doutores da academia, dos religiosos também, do estilo de vida acadêmico, da civilização ocidental como um todo, e devido a brutalidade da abordagem a obra é proibida para menores de 18 anos. Tudo começa quando um importante professor de filosofia, Alain Mangel, da consagrada universidade francesa Sorbbone  vira tema central de várias indignações provenientes dos alunos, por abordar religião em suas aulas. Sendo perseguido por uma pseudo seita religiosa, Mangel se encontra na linha tênue entre a racionalidade e suas crenças pessoais, revelando seu caráter altamente manipulável. Sendo atormentado por relações amorosas catastróficas a "louca do sagrado coração" vai entrar de cabeça na vida do renomado filósofo. A partir daí a trama se desenrola de maneira um pouco surreal, mas ainda assim instigante, levando a reflexões sobre tudo o que vivemos, mas o final é genial, pois diante de todas as experiências (TOTALMENTE SOBRENATURAIS, SURREAIS, DOLOROSAS E INENARRÁVEIS) pelas quais passaram os protagonistas, eles preferem a simplicidade da vida em sociedade (que a obra criticou o tempo inteiro) e NEGAM TUDO PELO QUE PASSARAM para continuar a reproduzir mais do mesmo. Simplesmente genial.

Maria 28/12/2022

Para o familiarizado com a obra de Jodorowsky, "A louca do sagrado coração" tem sua identidade narrativa por toda parte. Quase como assistir um de seus filmes, a experiência de leitura é ainda mais rica, fazendo do mais cético leitor crescer junto a Mangel.

day t 20/12/2022

Simplesmente doideira!
A louca do sagrado coração estava na minha lista de desejo fazia um tempo e sabia que seria uma leitura massa. Tinha ouvido falar muito bem de Moebius por alguns amigos fãs de HQ e conhecia o trabalho de Jodorowsky no cinema. A expectativa estava alta, no mínimo. Pois bem, expectativas mais que superadas! A louca do sagrado coração além de ter uma ilustração belíssima, é simplesmente uma HQ com uma história espetacular. Nada menos que DOIDA! como é característico de Jodorowsky.
Conta a história de Alain, um professor universitário, muito do prepotente, apegadíssimo a racionalidade e a um olhar bem cartesiano sobre a vida, que sofre um trauma e em seguida se envolve com uma aluna. Elisabeth - a aluna - simplesmente vira a vida do protagonista de cabeça pra baixo, fazendo ele questionar tudo o que pra ele já estava muito resolvido. Uma sequência de acontecimentos loucos, uma viagem nível Jodorowsky, e um livro que faz uma crítica muito massa a acadêmicos-religiosos-hipocritas-moralistas-donos-da-verdade.

É uma leitura louca, engraçada, cheia de camadas, com uma mistura de filosofia y putari4 também, hehehe meio surreal, meio fantástico... Enfim, livrasso! Adorei.

duartecaslu 15/12/2022

Reflexão místico-filosófica
A HQ propõe reflexões acerca do tema religioso e filosófico, tecendo críticas a ambos, mas seguindo pelo ideal do próprio autor.

Interessante para retomar diversas vezes, tirando sempre novas perspectivas.

Bruno Henrique 13/08/2022

Um professor de Filosofia da Sorbonne, tem sua vida virada de cabeça pra baixo quando uma de suas alunas que acredita que ambos sao encarnações de personagens biblicos o convence a resgatar uma filha de um traficante colombiano internada num hospicio (pois essa seria a reencarnação da virgem maria) ajudados por um árabe viciado em heroina (que por sua vez é o novo José)

Numa boa que experiência FANTÁSTICA essa leitura. Essa dupla realmente está em outro patamar.

David Laurindo 29/10/2021

Jodorowsky e Moebius
Não sei se tenho respaldo para resenhar sobre A louça do Sagrado Coração. Apesar das 200 páginas, esse hq é gigante em seu conteúdo. Muita filosofia, críticas, ação, sátiras. Muitas risadas.
Até então, não conhecia essa dupla, que, cada um pós si só tem muita história e respeito. Jodorowsky e Moebius, autores dessa magnífica história ilustrada. Não posso esquecer, às veneta, os parabéns por essa linda edição de capa dura.

bellabuffon 09/09/2021

Clássico Jodô
As obras do Jodô que eu li são todas meio loucas e as vezes sem pé nem cabeça, mas eu curti. Esse quadrinho começou esquisito e terminou louco, amei.

Emanuel 13/08/2021

A Louca Do Sagrado Coração
Um professor de filosofia renomado acaba se relacionando com uma aluna extremamente religiosa que acredita ser a mulher que vai parir a encarnação de João Batista e trazer a salvação ao mundo. Ao se entregar aos desejos, o tal professor acaba se envolvendo em uma série de acontecimentos extremamente improváveis que o levam a duvidar da própria sanidade. De uma classe de filosofia onde seus seguidores usam todos o mesmo tom de roupa à uma guerrilha do narcotráfico liderada pela possível reencarnação de Jesu, A Louca Do Sagrado Coração te faz pensar: "Como eu vim parar aqui meu Deus eu só tenho 6 anos"

A graphic novel apresenta uma grande sátira tanto à filosofia quanto à religião com piadas extremamente ácidas e momentos desconfortantes ao mesmo tempo que te presenteia com uma série de diálogos complexos e reflexivos sobre amor, liberdade ou até sanidade.
O roteiro é alucinante, fazendo com que o leitor se envolva no emaranhado de confusões e tenha cede por uma nova virada de páginas, ao mesmo tempo que te dá um tapa na cara com uma série de quebra de expectativas.

Nunca tinha lido nada de Jodorowsky e Moebius e, pelo que entendi comecei as avessas, mas A Louca do Sagrado Coração me ganhou fácil. O roteiro de Jodorowsky é brilhante enquanto a arte de Moebius é um deslumbre pros olhos.

Essa edição é mais um presente que a gente tem que agradecer a editora Veneta. Com certeza vai fazer parte das minhas indicações.

Henry 18/07/2021

Uma verdadeira viagem alucinógena
É verdade que Jodorowsky e Moebius são mestres consagrados da nona arte. Algumas obras da dupla são consideradas clássicos absolutos na história das HQs, tal como a Trilogia Incal.

Mas desta vez, desafiei-me a ler "A Louca do Sagrado Coração", que nada mais é do que uma piada ligeiramente mais elaborada sobre TUDO. Uma obra que permitiu à dupla despejar toda liberdade criativa possível.

Esta obra possui uma bagagem histórica muito abrangente e, de fato, têm piadas que funcionam bem, mas cabe ao leitor interpreta-las de sua maneira, se são de bom tom ou de mal gosto.

A história possui um surpreendente e alucinante dinamismo narrativo, do qual nos perguntamos onde foi que os personagens deixaram aquela determinada situação chegar aonde chegou.

Porém, os autores extrapolam na carga filosófica que, apesar de transmitir algumas boas passagens profundas de grandes filósofos renomados, funciona (para mim, ao menos) como um tipo de "quebra de ritmo", pois a narrativa desacelera e torna o momento cansativo.

Finalmente, A Louca do Sagrado Coração é uma comédia que não tem limites. Sim, ela trata temas sensíveis e que pode causar desconforto ou ofender ao leitor, dependendo do nível de religiosidade. Mas esta obra é recomendada àqueles que possuem mente MUITO aberta. Suas piadas funcionam e há momentos de muita surpresa e ensinamento.

Não considero uma das minhas melhores leituras, mas certamente está longe de ser uma leitura descartável.

Nenequest 06/07/2021

Recomendo
Olha uma aula de filosofia, fé, e autoconhecimento.
Minha primeira obra de Moebius e Jodorowsky e arte sublime e uma história divertida e reflexiva. A louca do sagrado coração surpreende.
Incal nos vemos logo logo kkkkkkkk.

Alexia180 03/07/2021

Uma sátira sobre religião e filosofia.
Um excelente livro, com um humor bem nonsense e comentários acertados sobre a existência humana.
É o primeiro quadrinho que leio desse autor e me surpreendi positivamente, recomendo muito para todos os que gostam desse tipo de livro.