A Louca do Sagrado Coração

A Louca do Sagrado Coração Alejandro Jodorowsky
Moebius

Resenhas - A louca do sagrado coração

Thiago.Romam 02/02/2024

Eu senti como se tivesse vendo os mesmos conceitos de Incal, mas em outro contexto.
A mesma maluquice de ídolos tá aqui também, mas mais voltada a subversão da religião e inversão da cultura.
É até uma piada em como termina normal. O mesmo ciclo do Incal! Haha

Amanda.Cristina 08/04/2020

Sagaz
Para a cética que considero ser, essa leitura me fez até rir de mim mesma em alguns momentos. Acontecem muitas coisas muito loucas, que durante a leitura estava achando exagerado demais, mas ao terminar, consegui perceber que o autor não dá ponto sem nó. Um humor muito inteligente!

Henry 18/07/2021

Uma verdadeira viagem alucinógena
É verdade que Jodorowsky e Moebius são mestres consagrados da nona arte. Algumas obras da dupla são consideradas clássicos absolutos na história das HQs, tal como a Trilogia Incal.

Mas desta vez, desafiei-me a ler "A Louca do Sagrado Coração", que nada mais é do que uma piada ligeiramente mais elaborada sobre TUDO. Uma obra que permitiu à dupla despejar toda liberdade criativa possível.

Esta obra possui uma bagagem histórica muito abrangente e, de fato, têm piadas que funcionam bem, mas cabe ao leitor interpreta-las de sua maneira, se são de bom tom ou de mal gosto.

A história possui um surpreendente e alucinante dinamismo narrativo, do qual nos perguntamos onde foi que os personagens deixaram aquela determinada situação chegar aonde chegou.

Porém, os autores extrapolam na carga filosófica que, apesar de transmitir algumas boas passagens profundas de grandes filósofos renomados, funciona (para mim, ao menos) como um tipo de "quebra de ritmo", pois a narrativa desacelera e torna o momento cansativo.

Finalmente, A Louca do Sagrado Coração é uma comédia que não tem limites. Sim, ela trata temas sensíveis e que pode causar desconforto ou ofender ao leitor, dependendo do nível de religiosidade. Mas esta obra é recomendada àqueles que possuem mente MUITO aberta. Suas piadas funcionam e há momentos de muita surpresa e ensinamento.

Não considero uma das minhas melhores leituras, mas certamente está longe de ser uma leitura descartável.

Animal Noturno 26/03/2023

Comédia escrachada não recomendada aos muito religiosos...
Há uma mistura de religião com filosofia nessa história como dificilmente se vê, de uma maneira a fazer escárnio dos doutores da academia, dos religiosos também, do estilo de vida acadêmico, da civilização ocidental como um todo, e devido a brutalidade da abordagem a obra é proibida para menores de 18 anos. Tudo começa quando um importante professor de filosofia, Alain Mangel, da consagrada universidade francesa Sorbbone  vira tema central de várias indignações provenientes dos alunos, por abordar religião em suas aulas. Sendo perseguido por uma pseudo seita religiosa, Mangel se encontra na linha tênue entre a racionalidade e suas crenças pessoais, revelando seu caráter altamente manipulável. Sendo atormentado por relações amorosas catastróficas a "louca do sagrado coração" vai entrar de cabeça na vida do renomado filósofo. A partir daí a trama se desenrola de maneira um pouco surreal, mas ainda assim instigante, levando a reflexões sobre tudo o que vivemos, mas o final é genial, pois diante de todas as experiências (TOTALMENTE SOBRENATURAIS, SURREAIS, DOLOROSAS E INENARRÁVEIS) pelas quais passaram os protagonistas, eles preferem a simplicidade da vida em sociedade (que a obra criticou o tempo inteiro) e NEGAM TUDO PELO QUE PASSARAM para continuar a reproduzir mais do mesmo. Simplesmente genial.

Manezera 23/12/2020

Trabalho de duas lendas, Moebios e Jodorowsky apresenta a jornada de um filósofo que tinha certeza de saber de tudo, mas os acontecimentos o levarão em uma viagem que jogará por terra toda essa certeza.
Essa obra é uma crítica ao mundo, a vida acadêmica, as pessoas e desacredita de tudo ate mesmo o ceticismo.

xblacky 25/04/2021

meu primeiro contato com Moebius e Jodorowsky, simplesmente pq sim. escolhi este trabalho como uma introdução à eles, não sei se foi o jeito certo de se fazer, mas me diverti bastante.
uma história completamente absurda, louca, engraçada e divertida.
enquanto lia as primeiras páginas, eu jamais imaginaria o rumo da história.
só de lembrar algumas cenas, eu quero rir.
a história vai ficando meio surreal conforme vai se desdobrando, mas acaba fazendo sentido dentro desta narrativa maluca.
talvez não seja pra todo mundo, mas eu curti.

RickBragaHQ 25/02/2020

Muito barulho pra pouca coisa.

duartecaslu 15/12/2022

Reflexão místico-filosófica
A HQ propõe reflexões acerca do tema religioso e filosófico, tecendo críticas a ambos, mas seguindo pelo ideal do próprio autor.

Interessante para retomar diversas vezes, tirando sempre novas perspectivas.

Maria 28/12/2022

Para o familiarizado com a obra de Jodorowsky, "A louca do sagrado coração" tem sua identidade narrativa por toda parte. Quase como assistir um de seus filmes, a experiência de leitura é ainda mais rica, fazendo do mais cético leitor crescer junto a Mangel.

Alan360 02/11/2020

Insano!
Uma das histórias mais insanas que já li. Arte linda, história maluca e bem humorada. Livraço!
Luciano.Nogueira 11/02/2022minha estante
tem o livro?

amandinhanog 28/06/2021

PIRAÇÃO TOTAL
Maravilhoso. Eu li digital, mas quando vi o livro pessoalmente... vale muito mais a pena, ele é incrível. Achei que as pirações do livro combinam muito com o jeito que Mutarelli desenhou o Capa Preta.

day t 20/12/2022

Simplesmente doideira!
A louca do sagrado coração estava na minha lista de desejo fazia um tempo e sabia que seria uma leitura massa. Tinha ouvido falar muito bem de Moebius por alguns amigos fãs de HQ e conhecia o trabalho de Jodorowsky no cinema. A expectativa estava alta, no mínimo. Pois bem, expectativas mais que superadas! A louca do sagrado coração além de ter uma ilustração belíssima, é simplesmente uma HQ com uma história espetacular. Nada menos que DOIDA! como é característico de Jodorowsky.
Conta a história de Alain, um professor universitário, muito do prepotente, apegadíssimo a racionalidade e a um olhar bem cartesiano sobre a vida, que sofre um trauma e em seguida se envolve com uma aluna. Elisabeth - a aluna - simplesmente vira a vida do protagonista de cabeça pra baixo, fazendo ele questionar tudo o que pra ele já estava muito resolvido. Uma sequência de acontecimentos loucos, uma viagem nível Jodorowsky, e um livro que faz uma crítica muito massa a acadêmicos-religiosos-hipocritas-moralistas-donos-da-verdade.

É uma leitura louca, engraçada, cheia de camadas, com uma mistura de filosofia y putari4 também, hehehe meio surreal, meio fantástico... Enfim, livrasso! Adorei.

Bruno Henrique 13/08/2022

Um professor de Filosofia da Sorbonne, tem sua vida virada de cabeça pra baixo quando uma de suas alunas que acredita que ambos sao encarnações de personagens biblicos o convence a resgatar uma filha de um traficante colombiano internada num hospicio (pois essa seria a reencarnação da virgem maria) ajudados por um árabe viciado em heroina (que por sua vez é o novo José)

Numa boa que experiência FANTÁSTICA essa leitura. Essa dupla realmente está em outro patamar.

Joao.Paulo 02/06/2020

mal resenhado
A Louca do Sagrado Coração (1996), Moebius & Jodorowsky, parte de uma sátira filosófica e religiosa, que, de certa forma, tenta aproximar essas duas coisas em um plano cômico e que brinca com essa relação entre o real e o místico, sagrado e profano. Religião e filosofia são apresentadas como forma de alienação e são ironizadas o tempo todo, ambas são objetos de seita e acabam se tornando, no contexto do quadrinho, extremamente efêmeras e patéticas.

Os personagens saem em busca de um futuro profético que promete ser a segunda vinda de Jesus, o protagonista, professor de filosofia, acaba sendo manipulado em meio as suas desgraças pessoais para colaborar com o grupo religioso. Aqui, a sexualidade, é utilizada de forma funcional para o prosseguimento dos acontecimentos, que são tomados de forma extremamente arbitrária, o que, no futuro, dará a fluidez que o quadrinho consegue, transitando do plano ''concreto'' para o místico.

Essa busca profética leva a uma mensagem de união universal, que, no entanto, é bem pessoal, não se tem a alteração do mundo em si, mas da visão do personagem. No final se tem uma imagem mais do começo de algo do que a conquista dos objetivos, apesar das metamorfoses sofridas pelos personagens.

Esse tipo de universalismo vai quase contra o de seu antecessor, Garras de Anjo (1994), aqui o caminho também é pessoal, mas acaba voltando-se para um plano quase exterior, se tem uma abertura de espaço para o pensando (linguagem) enquanto que N'a Louca os personagens continuam presos em seus corpos. Esse universalismo vem da libertação dos ideais dos personagens em ambos os livros, mas enquanto a abdicação em Garras de Anjo leva a um plano totalmente etéreo, sem corpo nem uma linguagem inteligível, um plano totalmente fluído, N'a Louca se tem uma abdicação dos ideais alienantes mas que continua deixando-os ignorantes ao mundo em sua volta, dando mais a ideia de um ciclo incompleto em contraste ao ciclo completo das Garras.

site: https://www.instagram.com/malresenhado/

Pedro Marques 28/08/2020

Incrível
Narrativa surpreendente e imprevisível aliada à arte do Moebius, que dispensa comentários.