Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Rosangela Max 31/12/2022

Um thriller de alto nível.
É o segundo livro que leio dessa autora e já me tornei fã do trabalho dela.
A forma como ela contou esta história, o tema do enredo e a caracterização dos personagens (principalmente das protagonistas) foram excelentes. Só o final deixou um pouco a desejar, mas mesmo assim foi satisfatório.
Achei tudo equilibrado e coerente, do jeito que eu gosto.
Recomendo a leitura.
CPF1964 01/01/2023minha estante
Sou muito fã desta autora. Gostei menos do último livro. Confissões segue como o meu favorito.

Rosangela Max 01/01/2023minha estante
O último seria o ?Entrelaçadas?? Esse eu tenho aqui é pretendo ler logo. Para quem curte o gênero, estávamos precisando de novos autores com estilos diferentes, né? Gosto muito do estilo de escrita da autora. ?

CPF1964 01/01/2023minha estante
Sim, Rosângela. Concordo com você. O que mais me impressionou foi o estilo dela. Achei bem diferente.

emysants 05/05/2023

Terminar esse livro foi a penitência.
Esse é o segundo livro dessa autora que eu leio e diferente do primeiro, não consegui gostar desse.
Fui ler achando que era uma coisa e no final encontrei algo totalmente diferente do que o livro propõe. E vou logo avisando, não tem vingança nenhuma.
Quanto ao assassino, a autora construiu uma narrativa toda para no finalzinho do livro incluir um personagem que nem estava na história! Ele só apareceu do nada mesmo e foi isso. Fora que todos os outros personagens são bem ruins, odiei todos.
Esse livro foi uma tremenda perda de tempo. Enfim, achei que encontraria algo parecido com "Confissões" (que por sinal é bem melhor) e quebrei a cara.
bookslettie 05/05/2023minha estante
o título hahaha

Rita528 16/11/2023minha estante
como que não tem vingança nenhuma? tem uma muito cruel, acabei de ler e estou em choque!! só não comento aqui pra não dar spoilers(mas se quiser eu comento). Vou ler futuramente Confissões, dizem ser atée melhor que penitencia

Luuma 23/02/2020

Wowwww que livro!
A kanae Minato tem uma forma bem singular de narrativa, e acredito que por ter lido Confissões a pouco tempo, em Penitência já fui meio que acostumada com a narrativa e achei o livro simplesmente incrível
História super pesada,que me deixou envolvida do início ao fim, acredito que tenho gostado mais de Penitência do que de Confissões.
Igor.Kensuke 04/08/2021minha estante
O desenvolvimento é fantástico mas esperava uma conclusão mais interessante. A narrativa de múltiplos pontos de vista é algo que a autora faz com total brilhantismo.

Nat 26/02/2024

Achei legal, já conhecia a autora então fui bem otimista mas esse livro me deixou muito confusa em diversos momentos, principalmente com a troca de personagens. Aborda temas bem sensíveis e podem dar gatilhos. No geral, é um livro bom!

Leandro676 08/03/2023minha estante
Acho que foi coincidencia sim ele encontrar o anel e a partir dai pensou na vingança. E creio que o livro deu a entender que ele se matou, pelo menos assim que eu vi

Rita528 16/11/2023minha estante
como deu no noticiário ''o que aconteceu com ele'' eu deduzi que ele se matou

Tamara Ferraz.As3Artes 26/11/2023

Um livro frenético
Foi meu primeiro contato com a escrita de Minato e foi muito difícil largá-lo. Um livro frenético.
Acompanhamos a história de 5 amigas martirizadas por toda a vida por conta do assassinato de uma delas. No auge de sua dor, a mãe de Emily, a garota assassinada, impõe sobre as quatro restantes, a culpa pelo assassinato e a responsabilidade de encontrar o assassino, jurando vingança. O livro é narrado em primeira pessoa pelas quatro amigas Sae, Maki, Akiko, Yuka, e cada uma acrescenta à leitura novas pistas e a visão de cada uma sobre o assassinato e como ele afetou seu crescimento e sua vida atual. Não é uma leitura leve, mas traz um final justo e muito interessante. E percebemos como palavras realmente tem o poder de mudar e influenciar a vida das pessoas.

Ana Claudia 25/06/2021

O ponto principal da trama é o assassinato de Emily, aos 10 anos, e as consequências do crime sobre cada uma de suas quatro amigas, Sae, Maki, Akiko e Yuka.

Cada capítulo é narrado por cada uma das garotas, agora já adultas, 15 anos após a morte de Emily. Cada uma delas se sentiu amaldiçoada e ameaçada pelas palavras da mãe de Emily, Asako, três anos após crime não ser solucionado: ?Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição do crime. Se não conseguirem fazer isso, então se redimam do que fizeram de um jeito que eu aceite. Se não fizerem nem uma coisa nem outra, digo aqui e agora que vou me vingar de cada uma de vocês?.

A trama traz o ponto de vista das quatro garotas, cada uma delas contando à Asako, como a morte de Emily e sua ameaça afetaram a vida de cada uma delas.

Esse tipo de narrativa é bem interessante pois a torna ainda mais instigante. Penitência é uma obra pesada, mas acompanhar como tudo isso afetou a vida dessas garotas torna a leitura ainda mais envolvente nos fazendo questionar se elas, quem sabe um dia vão se lembrar do rosto do assassino.

O livro é muito bom, uma leitura que prende, vale a pena e com um final surpreendente.

Cíntia 03/09/2021

Tem muitos gatilhos!
O livro se passa 15 anos após o assassinato de Emily, em uma pacata cidade do interior do Japão. Cada capítulo é narrado por Sae, Maki, Akiko e Yuka, que na época eram amigas de Emily e estavam juntas brincando antes de Emily ser assassinada.

Eu demorei um pouco lendo o livro. Li em conjunto em uma Leitura Coletiva. A história é bem pesada, mas muito bem escrita. Mas te instiga curiosidade o que torna o livro bom.

No geral indico a leitura, mas claro com ressalvas. Se você estiver passando por alguma fragilidade não indico.

Mrdeescorpiao 31/03/2021

Presas a uma ameaça
Quatro meninas encontram o corpo de uma amiga que fora assassinada. Apesar de terem visto o assassino, nenhuma das meninas consegue lembrar o rosto do homem. Então, a mãe da garota assassinada, faz uma ameaça as meninas: elas precisam se lembrar do rosto do culpado por matar sua filha, ou devem pagar uma Penitência, algo que ela julgue justo pela morte da menina.

A partir daí, as garotas seguem com suas vidas, porém, mesmo após chegarem a fase adulta, elas não conseguem esquecer a ameaça daquela mãe, e isso influência diretamente no futuro das quatro. Um futuro trágico e cercado de medo.

Esse é o segundo livro que leio da autora, o primeiro foi o famoso "Confissões". Então, eu já estava acostumado com a escrita da autora, o que facilitou bastante me aprofundar e aproveitar bem a leitura.

Assim como "Confissões", o "Penitências" é um livro bastante pesado, que trata de assuntos como assassinato, estupro, problemas psicológicos e etc. Não é uma leitura fácil de ser feita, porém, para alguém como eu que é fã do gênero, é um ótimo livro.

Na minha opinião, o "Penitências" conseguiu ser superior ao "Confissões" e por isso foi favoritado!

Fabiana 18/03/2022

Ótimo
Eu já esperava que fosse bom, afinal li Confissões e achei ótimo.
Dessa vez a autora foi surpreendente, uma narrativa totalmente diferente, uma escrita inovada e muito rica, uma história diferente de tudo que já havia lido.
Amei, recomendo e muito.

juliarfs 02/08/2021

terminei confissões e fui logo ler esse outro livro da kanae e... meu deus

ainda tô processando os dois livros incríveis que li, nesse eu achei os acontecimentos mais cruéis, me tocaram mais
não sei qual dos dois eu prefiro, mas ambos são viciantes e bem construídos, são bem pesados mas eu gostei muito

Jeff.Rodrigues 16/02/2020

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Será fácil seguir adiante na vida após um trauma abalar sua infância ou os fantasmas cedo ou tarde voltarão para assombrar? Após o estrondoso sucesso de Confissões, um excelente livro, diga-se de passagem, Kanae Minato retorna com uma obra que vai fundo nos incômodos da consciência humana. Penitência é a típica história para ser lida em um ou dois dias e que ao mesmo tempo em que se aprofunda de forma exemplar em questões peculiares de seus personagens, naufraga em uma narrativa rasa e pouco atraente.

Quatro garotas testemunharam um assassinato, mas nenhuma delas conseguiu se lembrar do rosto do culpado. Inconformada, a mãe da vítima rogou uma espécie de praga para que a consciência delas pesasse. E a vida seguiu seu curso com cada uma crescendo e tomando seu rumo. Assim, cada capítulo é narrado por uma dessas garotas, já adultas, contando a sua versão para o dia fatídico, e fazendo uma confissão de como sua vida se desenrolou após os acontecimentos. Todas elas acabaram cometendo algum ato que consideraram como o acerto de contas com o passado. Seria a tal penitência que a mãe da vítima sentenciou.

A premissa interessante da trama se perde em uma história que, sendo bem sincero, é um tanto quanto imatura. A narrativa, mesmo levando-se em conta o estilo oriental bem diferente do nosso, é fraca e cheia de situações convenientes demais. Somos levados a crer que as garotas tiveram seu futuro, e consequentemente seus atos, definidos necessariamente pela ameaça da mãe da vítima. Mas em momento nenhum isso me soou crível. Aliás, os principais acontecimentos e suas justificativas protagonizados por cada uma delas forçam demais a barra para servir ao propósito do enredo. Em linhas gerais, é um livro bom para passar o tempo, mas longe de carregar qualquer qualidade que o faça se destacar.

Minato mostra um bom domínio em explorar histórias que envolvem crianças sob o jugo de adultos. Confissões trabalhava exatamente um tema cujas entrelinhas são parecidas com Penitência. Temos um adulto (no primeiro, uma professora e neste, a mãe da vítima) que através de atos ou ameaças busca causar um desequilíbrio psicológico nas crianças ao seu redor. A diferença é que Confissões tinha uma trama muito bem estruturada com um desenvolvimento convincente e bastante assustador. Já aqui em Penitência, faltou algo mais e tudo se perdeu em uma narração rasa que não me convenceu. É como se fosse um livro experimental cujo acabamento e retoques finais não foram feitos.

O desfecho, protagonizado pela mãe em uma longa narrativa com passagens interessantes e outras totalmente desnecessárias, foi tão linear que não pareceu uma conclusão. No fim, Penitência se resume a capítulos avulsos com depoimentos de vida de personagens em que a linha que faz a conexão entre cada um é frágil e difícil de engolir. Passa longe da minha lista de recomendações.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/12/26/resenha-penitencia-kanae-minato/

Rafa 16/08/2020

Quinze anos atrás, uma menina de 10 anos foi assassinada em uma cidade do interior do Japão. Quatro garotas que estavam com vítima pouco antes dela de ser morta falaram com o assassino, mas por algum motivo, nenhuma delas consegue lembrar o rosto dele. Inconformada, a mãe ameaçou as garotas: "Se não conseguirem encontrar esse assassino, cada uma terá de pagar uma penitência" Elas conseguem chegar à vida adulta, mas uma série de tragédias as espera!!!!

Eu já tinha lido o primeiro livro da escritora Kanae Minato, o excelente Confissões, então fiquei curioso para ler Penitência. Para minha alegria, ele me foi presenteado pela @janameneguette no amigo secreto do @clubedosthrillers. Que presente fantástico! O livro correspondeu em cheio às minhas espectativas!!!

O livro tem uma estrutura muito interessante. É divido pelos depoimentos de vida das principais personagens. E é aí que a autora mostra toda sua competência. Os depoimentos mostram de uma maneira muito inteligente como o assassinato influenciou a vida de todas. Como ele fez aflorar os traços de personalidade de cada uma delas que elas carregaram no decorrer da vida e refletem em suas ações. Todas elas são muito bem construídas!!

A inserção dos costumes da sociedade japonesa é outro ponto forte. A autora consegue mostrar como esses costumes moldam a vida das personagens e são fundamentais para os acontecimentos da história!!

Juntando tudo isso, Kanae Minato mais uma vez me surpreendeu positivamente com uma história forte e bem concluída!! E ela continua sem medo de matar seus personagens!!

Dri 09/03/2021

Penitência
Segundo livro da autora que leio em intervalo pequeno de tempo e fiquei muito impressionada.
A autora sabe construir bem a história, num primeiro momento a gente fica meio perdido sem saber o que está rolando, mas depois ela vai soltando as coisas aos poucos e acaba amarrando tudo. Muito bom!