Irmã Dulce, a santa dos pobres

Irmã Dulce, a santa dos pobres Graciliano Rocha

Resenhas - Irmã Dulce, a santa dos pobres

vitorramos1 03/02/2024

Livro incrível
Que presente maravilhoso que a visita em Salvador me deu.

Tive a oportunidade de visitar o Santuário da Santa Dulce em Salvador e conhecer um pouco mais sobre a vida da primeira Santa brasileira e encontrei este livro a venda, exatamente no momento em que estava buscando qual seria a minha próxima leitura por ter finalizado o livro anterior.

O livro não poderia ser melhor, pois consegue nos transformar mostrando os detalhes da vida da Irmã Dulce no tratamento dos pobres e doentes. É incrível ler e saber de como ela se entregava completamente pelo que acreditava e pelo cuidado com os que mais precisavam.

Independente de crença ou fé é inegável o exemplo que a Santa Dulce dos Pobres representa para nós, todos deveriam conhecê-la melhor.

Do meu lado fico feliz de ter encontrado uma santa que passarei a ter uma devoção especial nas minhas orações.

Jamily 03/09/2023

O anjo bom da Bahia
"Obrigada, Irmã Dulce, por seus dois milagres: matar a fome de alguém, e permitir a volta do filho pródigo". Paulo Coelho (sim, esse Paulo mesmo).

Leitura obrigatória pra quem ama o nosso anjo bom ?

Não consigo nem descrever o quanto a leitura desse livro me inspirou. Santa Dulce desperta tanto sentimento bom no meu coração, e eu fico tão feliz de alguém assim ter nascido no nosso país, no nordeste!!

Pensa comigo aqui, se essa mulher fez, em vida, tanto por tantas pessoas. Quem dirá como é agora que ela tá ainda mais perto de Deus.

Sou grata ao Graciliano pelo projeto desse livro incrível que fez com eu que me sentisse mais íntima dela. O massa também é que ele não discorreu "apenas" sobre a Dulce, mas também sobre o que estava acontecendo no país naquela época, isso só mostra o quanto ela enfrentou para conseguir realizar suas obras.

Leiam.

marcinha 31/03/2023

Vida de dedicação ao próximo
A vida de irmã Dulce uma amante de futebol desde criança e que olhava as necessidades básicas dos pobres e desfavorecidos de Salvador Bahia assim como Madre Teresa de Calcutá fazia na Índia. Uma vida de renúncia , oração, ação e de dedicação ao próximo. Um livro que todo católico deve ler.

Suellen vieira 19/12/2022

Irmã Dulce, A Santa das Pobres
*Irmã Dulce, A Santa dos Pobres*
O livro narra a história dessa santa desde o início, ou seja da sua infância, até a sua santificação, passando pela sua missão que é cuidar dos podres e a dificuldade que essa missão traz, assim como todas as missões tem quando fizemos sim a Deus. Uma das dificuldades dessa santa foi dentro da sua própria congregação que depois de um determinado tempo passou a não aceitar mais a ajuda que irmã Dulce dava para os pobres porque fugia da missa da congregação, tanto e verdade que muitas vezes ela foi acusada de desobediência porque os seus superiores não queriam que ela continuasse a missão de ajudar os
Outra coisa nessa história e sua partipação com os políticos, ela não era politica, nem tinha envolvimento político, porém ela tinha alguns contatos no meio político e invisível tinha algumas amigos que eram políticos e que de alguma forma quando precisa de recursos se utilizava dessa amizade o que gerou debate em diversos pontos pelo menos e o que aprece no livro, porém acima de tudo o que fica é quantas pessoas essa santa ajudou e até hoje ajuda com a sua obra.
Pra encerrar vale a pena destacar o sofrimento físico que ela passou, as diversas doenças que teve, que inclusive algumas doenças foram acentuadas devido as suas penitências, então podemos dizer que ela literalmente deu a vida pela sua missão, por Deus.

Eryka 16/12/2022

Imersão e inspiração
O livro é um verdadeiro mergulho na história de irmã Dulce. Além de descrever a vida e o cotidiano da freira, também menciona a realidade brasileira vivida naquele período no país.
A história de irmã Dulce é emocionante; todas as suas lutas, sua convicção, seu amor para com os mais necessitados leva o leitor a entender o que é um santo: um ser humano que ama e que se compadece do seu próximo.
Toda a história é inspiradora. Reascende o desejo de viver verdadeiramente a fé, a obediência, o amor... buscar a santidade.

?Nossa vida é por certo de sacrifícios, mas este sacrifício é para Deus."

anaclaraleitegomes 20/08/2022

Rogai por nós
?Dividido em quatro partes
?Conta a história de Irmã Dulce desde sua infância até seu processo de canonização
?Achei bem completo, fala bastante do apoio político que ela recebeu em sua trajetória.
?Além de contar alguns momentos políticos do Brasil
?Os dois milagres de Irmã Dulce me emocionaram
?Apesar de ser um bom livro ele é 4 estrelas

Karoline67 14/03/2022

O que foi essa mulher?
Conhecer Irmã Dulce através deste livro foi encantador. Eu já tinha visto o filme, mas foi uma experiência totalmente diferente! Primeiro porque o trabalho de reportagem, investigação e pesquisa do autor é IM PE CÁ VEL. Sério, até no Vaticano o cara foi.

Irmã Dulce foi uma pessoa incrível e que dificilmente a gente encontra igual na Terra. Foi uma delícia conhecer sua intimidade.

Só tirei uma estrela porque muitas vezes a leitura se tornava um pouco cansativa, graças à minúcia do autor em explicar os contextos históricos, políticos e religiosos dos momentos de vida dela. Mais uma vez, resultado do trabalho impecável dele. Mas ficou um pouco cansativo.

RECOMENDO DEMAIS!! LEIAM!!
Um dos preferidos do ano.

Maiara.Reinert 05/12/2021

Que exemplo de ser humano !
Que todos possamos seguir o exemplo da irmã Dulce. Uma vida sem ambições, além de ajudar os mais pobres dentro os pobres.

WeltonLuis 14/07/2021

No livro, vemos o lado totalmente humano de uma freira católica que, com entrega e determinação, renunciou à própria vida em favor dos pobres e hoje é considerada santa pela Igreja e por seu povo. Conhecemos sua trajetória de vida, suas ações, muitas vezes controversas, e suas relações que tornaram possível sua grande obra social que continua até hoje. Também conhecemos um pouco do processo que a tornou santa perante a Igreja, pois Irmã Dulce já era santa coração de seu povo.

Lidiane Mateus 03/06/2021

Admirável personalidade!
Admirável a determinação de Irmã Dulce em todas as suas ações, apesar de alguns fatos controversos para mim, mas que não tira, de forma alguma, o brilho de suas iniciativas. O livro tem uma leitura fácil, bem agradável, que me fez querer ler mais e mais. Os aspectos históricos apresentados tornam o livro ainda mais interessante. Recomendo!

cheopsmalta 14/03/2021

A Santa dos Pobres
Neste livro Graciliano Rocha nos mostra através de uma leitura fácil e cativante a vida da Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia, hoje Santa Dulce dos Pontes. A história começa desde a sua infância, início da sua vocação e mostra a sua obstinação em fazer tudo que acreditava ser certo, mesmo em alguns momentos beirando a subversão. Santa Dulce fez tudo quanto podia para acolher os pobres e mais necessitados, esteve próximo de políticos, empreiteiros, pessoas comuns, mas sempre buscando o melhor para seus pobres. Em vida realizou muitos "milagres", o reconhecimento da Igreja veio tão somente comprovar o que o povo já dizia. Livro amplamente recomendado.

rodrigo963 10/03/2021

março - desafio do mês
Irmã Dulce, Santa Dulce dos Pobres, nasceu em Salvador em 1914. Nos anos iniciais de sua vida na Capital da Bahia, despertou-se em irmã Dulce o desejo de ser freira, após participar de ações sociais com sua tia, contrariando o desejo de seu pai, sendo o casamento. Assim, ao poucos, Maria Rita torna-se irmã Dulce.

Graciliano Rocha, escritor do livro, buscou fazer um recorte temporal de irmã Dulce, descrevendo toda uma trajetória de vida e ações. A partir das pesquisas, o autor conseguiu desenvolver um belo trabalho, relatando toda sua vida, desde sua infância até sua canonização, além de destacar o contexto social, político e histórico da época, como: guerra, eugenia, canudos, desigualdade e miséria, governo de Getúlio Vargas, ditadura, entres outros.

Sempre tive admiração pela Irmã Dulce, devido sua importância e pelos relatos das pessoas. Minha admiração é pela trajetória de vida, acredito que Irmã Dulce vai além do contexto religioso.

Werllen.Rubio 04/12/2020

Emocionante
Nossa, q história, q exemplo, me tocou profundamente, vai muito além da religião, mostra o amor da forma mais verdadeira e pura, Irmã Dulce virou minha santa de devoção.
Me fez muito bem conhecer a história dessa santa. Recomendo muito para todos q querem conhecer a história de uma mulher q com tão pouco fez tanto; mudou, muda e vai mudar muitas vidas e corações. ??????

Jeronimo.Rosa 27/07/2020

Buscar a santidade.
Maneira simples e meiga Irmã Dulce evangelizou os mais pobres e abandonados. O autor deste livro foi muito feliz na hora que colocou os detalhes da vida da santa. Muito boa a leitura, recomendo para aqueles que querem conhecer Santa Dulce dos Pobres ler está obra, tem um grande valor.

LeandroCastro88 09/06/2020

Gloriosa
Santa Dulce...um exemplo de ser humano. Ainda que tenha maltratado seu corpo, e a meu ver de forma desnecessária, essa mulher foi um exemplo no auxílio aos pobres e necessitados!