artigo mudanças

artigo mudanças Pedro Demo




Resenhas - artigo mudanças


1 encontrados | exibindo 1 a 1


romag 09/03/2010

O artigo Mudanças do sociólogo Pedro Demo, fala que só se fala de uma nova pedagogia, de um novo professor, de aulas desinteressantes, mas nada se faz para melhorar, é preciso transformar tudo isso em atitudes concretas.
Pedro Demo mostra que a Educação é atingida por todos os lados, tanto o neoliberalismo, as facções da esquerda, por pessoas que não levam a situação muito a sério. E a Educação é pressionada por baixo, pelos professores que mais se preocupam em garantir seu salário do que a educação dos alunos. E com os golpes de cima de que "os homens não aprovam".
O professor precisa mudar o que pode ser mudado como a própria maneira de ensinar. Alguns professores acreditam que já sabem tudo e quem precisa aprender é o aluno. Alguns também não têm ao certo em sua mente o que seja um trabalho coletivo.
Pedro Demo diz que se o aluno não aprende direito, o problema não dos governantes ou do sistema, mas sim dos professores despreparados que preferem dar sua "aulinha" ao invés de enfrentar os problemas.
É preciso que o professor mude, desenvolva o fazer com inteligência, saber o que é importante para os launos e para si próprio.
É necessário resgatar os professores e não esconder os problemas, a solução desses problemas começará a mudar quando os educadores assumirem seus erros e procurarem a solução.
"O professor é necessário para a aprendizagem do aluno, mas como um facilitador, deve formar a autonomeia do aluno, dar-lhe força para caminhar e aprender por conta própria", ter voz própria e ajudar seus educandos a construirem sua voz.
O educador deve ser exemplo de quem sabe aprender para fazer o aluno aprender, também é preciso estudar para ficar a frente dos tempos e oferecer ao aluno o que há de melhor.
Segundo Pedro Demo, para a educação "aprender deve ser uma atividade prazeiroza, mas também exige suar muit a camisa, expor-se e suportar questionamento e contra questionamentos. O trabalho em equipe substitui o individual, mas as atividades coletivas são mais importantes, mas o estudo individual é o passo impreterível".
As mudanças são necessárias aos professores, é preciso estarem se aperfeiçoando procurando táticas diferentes para melhorar suas aulas, seus ensinamentos para que seja um educador exemplar.
Resenha escrita pela professora SOLANGE RODRIGUES DE VASCONCELLOS, 2003.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR