Bella Toscana

Bella Toscana Frances Mayes

Resenhas - Bella Toscana

Christiane 24/07/2021

Após escrever o conhecido "Sob o sol da Toscana" que virou filme (postado no blog) Mayes deu continuidade com este belo "Bella Toscana" onde nos conta com mais minúcias e detalhes sua vida no povoado de Cortona na Itália.
A reforma da casa, o jardim, a horta, o pomar. Ela vai nos contando, como se fosse um diário, não se trata de um romance contínuo, seu dia a dia na Itália e suas vivências, experiências, nesta terra tão diferente dos Estados Unidos.
Bramasole é seu refúgio, onde pode recuperar suas energias, sua paz, onde passa alguns meses para recuperar-se e enfrentar os outros meses de sua vida mais estressante, digamos assim.
Claro que é perceptível que este sonho de poder fazer isto é para quem possui boas condições financeiras, inclusive para poder fazer a reforma não apenas de uma casa, mas de duas na Itália. Mas a leitura é algo relaxante e que nos inspira a fazer algo se não igual, pelo menos parecido em nossas vidas, porque podemos sim ter um jardim, uma horta, construir algo em nossa casa, decorar. Mas o que todos podemos fazer é cozinhar, e o livro traz as receitas.
Gosto de ler Mayes quando não estou bem, quando preciso encontrar minha essência, reencontrar meu lar, minha casa, meu aconchego. Ela tem uma vida que muitos de nós desejamos, mas que não podemos ter. Mas podemos sim em nosso próprio universo fazer algo parecido. Ela nos incentiva com sua escrita e isto é muito bom

Carol 09/07/2021

Tenho aprendido um pouco mais sobre viver depois de passar a ler os escritos da Frances Mayes. Bella Toscana é a continuação do relato cheio do mais puro lirismo sobre a experiência da autora em se mudar para a Itália por períodos a cada ano e reformar Bramasole, iniciado em Sob o Sol da Toscana. Em cada página há o resultado das trocas, do conhecimento e da sabedoria adquiridos com a enriquecedora experiência de autoconhecimento proporcionada por se estar em outro país, acolhendo novas culturas, descobrindo essa vida tão vasta e cheia de subjetividades que o Fernando Pessoa expressa em ?A vida é curta e a alma é vasta?. Com um olhar sensível e reflexivo, a Frances tece em seus relatos mais do que somente a descrição de suas memórias, mas uma sabedoria de grande primor fruto da união entre uma americana e a Itália, duas culturas tão distintas e que atribuem lugares diferentes ao ser humano em sua condição existencial. Há uma crítica da autora ao modo de vida americano, que podemos chamar aqui de ?hipermoderno?, em oposição ao italiano, que parece prezar muito mais pelo o que uma sociedade líquida e marcada por síndrome de Burnout, depressão e ansiedade procura: viver com prazer o momento presente, ter tempo para as coisas mais triviais, ter espaço para abarcar e expandir a curiosa existência do Eu. Aprendi nesse livro autênticas lições sobre a arte de viver com prazer, de deixar a criatividade nos guiar por um caminho de possibilidades, de se reinventar, de, puramente, saber viver.

MarcusASBarr 11/05/2020

Encantadora viagem literária....
Conclui após meses passeando pela região da Toscana, em especial, pois é impossível ler e não visitar a maioria das localidades virtualmente, descritas com tanta paixão que nos coloca lá. Frances Mayes compartilha conosco a sua vida na Itália e a experiência de viver na ansiedade de passar o máximo de tempo possível em sua amada Bramasole.
Espero que sintam todo o prazer que senti a acompanhar sua narrativa, me deliciando lentamente com cada descoberta.
Carol 08/07/2021minha estante
Estou amando esse livro! A escrita da Frances é de uma riqueza profunda, poética e filosófica. Em vários momentos estou tendo a sensação de que somos melhores amigas, kkkkk, porque as reflexões intrínsecas dela fazem muito parte da minha vida também.

MarcusASBarr 12/07/2021minha estante
Pois é Carol... para mim é extremamente prazeroso a forma como ela nos detalha a vivencia dela na Itália.

isa.dantas 02/02/2016

Relatos esparsos
O relato de Frances Mayes sobre sua vida na região da Toscana é bom de ler, mas não chega a ser prazeroso. Às vezes, a impressão é de uma coletânea de relatos esparsos que ficam desconexos ao serem colocados lado a lado em um livro. Fica a dúvida se o livro que a lançou à fama, antecessor a esse, é mais profundo e tocante.

Luís Pires 22/01/2015

Surpreendente!
Conhecia a história de Frances Mayes graças ao filme "Sob o Sol da Toscana", baseado em seu livro, que ainda não li. Por curiosidade, acabei comprando esse livro por conta do preço, pois estava em liquidação. Me surpreendi muito, positivamente. Ela descreve com sensibilidade a vida em uma pequena cidade na Toscana e seus arredores. Recomendo.

Carol Omena 04/01/2013

Bella Toscana

Frances Mayes conta como é a vida na Toscana. Ela comprou uma casa muito antiga em Cortona e encarou, junto com seu marido, o desafio de reformá-la e transformá-la em um verdadeiro lar.
O jardim é sempre muito citado. Em Bramasole ,Frances mesclou o típico jardim italiano com o jardim americano e essa mistura deu tão certo que passou a ser admirada por seus vizinhos.
A casa era chamada carinhosamente de 'Casa das borboletas'.
A culinária italiana é bastante citada também.
O livro é recheado de receitas e de doces experiências na bela Itália.

Adorei e recomendo!