Annie on My Mind

Nancy Garden

Resenhas - Annie on My Mind

emi 27/01/2024

Annie on my mind
Encontrei esse livro por acaso e me interessei por nunca ter lido um romance sáfico que tivesse sido escrito em qualquer outra época que não fosse os últimos vinte e poucos anos. Que descoberta boa, esse livro é lindo e emocionante de tantas maneiras.

Talvez um pouco da semelhança com a minha situação fez com que a leitura fosse mais sensível para mim do que seria para outra pessoa, mas não acho que seja possível ler sem sentir nem um pouco de compaixão por tudo que Liza e Annie tiveram que passar por simplesmente amarem uma outra.

Um romance tão lindo e puro, parecia uma daquelas coisas raras que ao ver pela primeira vez, você não consegue acreditar que é real. Uma ótima e rápida leitura, recomendaria para qualquer um.

Maria Santana 25/08/2023

Annie e Liza em minha mente
Achei esse livro aleatório na Amazon em 2021 em inglês e comecei mas acabei deixando de lado muito no início,eis que tantos anos depois quando eu nem esperava ele chega ao Brasil traduzido então já fui logo comprar.
O livro é extremamente apaixonante,real e fofo. Eu acabei me apaixonado pela annie tbm. O amor delas é lindo e pode parecer ser só mais um clichê mas acontece que esse é um clássico lançado em um tempo que não era possível meninas se amarem e terem um final feliz. Fui esperando muito sofrimento mas até que foi razoável. Foi lindo ver elas se descobrindo e recebendo apoio dos pais e das professoras que foram verdadeiros anjos. Se tornou um dos meus romances favoritos. Indico demais acho que toda lésbica deveria ler.

Mariele 16/01/2023

Resistência
Esse livro de temática LGBTQIA+ retrata o romance de duas jovens que acabaram de descobrir o amor. O livro foi escrito nos anos 80 e retrata fielmente o preconceito da época. Finais felizes sempre bem-vindos, é doçura e drama em casa página apesar da escrita simplista

CCataldi 09/05/2022

Sutil e leve
Eu já li vários livros do gênero. Esse, junto com Carol, é um dos mais sutis e delicados que eu li. A única diferença é que se passa com adolescentes, o que o torna mais especial, pois é a descoberta do amor. A leitura é leve, rápida e gentil com os leitores. Gostei bastante.

Duda 09/09/2021

Lindo demais, impossível não se apaixonar pelas personagens principais e se encantar com o amor que desenvolvem uma pela outra. Com certeza deixou um gostinho de quero mais

duda 06/04/2021

Dear Annie,
Delícia de ler! Uma delicadeza de escrita, que pena que a autora não é mais viva... Esse livro é uma preciosidade, nos faz amar ambas as personagens e sentir cada emoção de novidade, paixão, inseguranças e medos. Faz tempo que eu não lia um livro mais focado nas personagens do que no plot, e Nancy Garden desenvolveu duas personagens realistas, com mil diferentes lados e detalhes, que nos cativaram. Eu amei e senti saudade assim que acabou, até escrevi uma música sobre a história delas.

amanda 28/04/2020

"não deixe a ignorância vencer"
muito bom, bem escrito e um clássico da literatura lgbtq+

escrita - 4
personagens - 4.5
premissa - 4
andamento - 5
final - 4.5

é linda a construção da amizade entre Liza e Annie e como ela cresce em um relacionamento amoroso - mesmo que desde o início elas estivessem confusas dava pra ver que as duas sempre tiveram mais que amizade como intenção, elas só não sabiam (queriam aceitar).

gostei muito da figura das duas professoras lésbicas como uma forma de mostrar pra elas que um romance homossexual tinha sim futuro, apesar delas estarem vivendo a própria definição de injustiça só por serem um casal; o pai da Liza é um personagem muito importante também, saber que ele apoiaria ela sob qualquer circunstâncias é muito libertador.

achei que o final poderia ser mais bem explorado e algumas perguntas foram deixadas de fora; mais umas 20-30 páginas as responderiam e, pelo menos eu, senti falta.

no mais, achei muito satisfatório e acabei com um sorrisinho no rosto :)

Queria Estar Lendo 30/10/2019

Resenha: Annie on my mind
Annie on My Mind é um marco da literatura LGBTQ+ e chamou minha atenção pela premissa simples e carismática sobre duas garotas descobrindo o amor; com essa simplicidade, Nancy Garden teceu uma história empática e importantíssima com tamanha repercussão que acabou banida de escolas e até de um estado norte-americano.

Liza tem uma importante posição como chefe do conselho da escola e precisa lidar com pequenas crises em sua vida perfeita - isso até conhecer Annie, uma garota sonhadora e cheia de carisma que acaba por virar a vida de Liza de cabeça para baixo.

Da amizade até algo mais, esse é um livro sobre descobertas e sobre medo - ambientado em uma época mais intolerante, ainda serve para os dias atuais e para discutir sobre como o amor, quando difere do padrão, ainda é visto com preconceito.

Annie on My Mind foi exatamente o que prometeu: um livro rápido e cheio de emoções. A narrativa de Nancy te fisga logo de início, a construção da protagonista é de uma garota comum em meio a uma rotina comum - em uma escola prestigiada que enfrenta uma crise financeira. Liza está prestes a se candidatar para a faculdade e não espera grandes emoções do seu último ano no colégio. E aí ela conhece a Annie.

Com uma presença radiante e um sorriso fácil, Annie ganha a atenção de Liza e as duas engatam em uma poderosa amizade. Compreensão e pertencimento são as palavras-chave para a relação que se desenvolve entre as duas. Sua maneira de ver o mundo, de reagir a ele. Elas se veem uma na outra e é maravilhoso acompanhar como as emoções nascem através disso.

Gostei muito de como a autora mostrou as dúvidas de ambas as personagens - garotas jovens vivendo em uma época mais intolerante (anos 80, a meu ver, que é a época em que o livro foi lançado), receosas quanto ao que sentem, mas curiosas para descobrir mais a respeito. Uma vez que só têm uma a outra, é fofo e inocente como elas encontram o amor em meio a esses sentimentos.

Liza e Annie formam um conjunto de personalidades ricas e corações puros e eu só queria que tudo desse certo para elas, ainda que se esconder e temer a reação daqueles ao seu redor permeasse seus pensamentos. A intolerância e o preconceito foram expostos de maneira bruta e devastadora pela narrativa e é de revirar o estômago o quanto isso ainda ilustra o que vivemos nos dias atuais, o quanto o amor não é respeitado se fugir do padrão hétero.

É injusto e é ridículo e eu queria entrar no livro pra socar a cara de todas aquelas pessoas odiosas e tóxicas; pequenos pontos de esperança apareceram na trama, por sorte, para mostrar que nem todos ali se inclinavam para o lado preconceituoso. A representatividade que a autora dá inclusive para um casal lésbico de mais idade - e como isso influencia a compreensão das garotas sobre quem elas realmente são - é maravilhosa.

Annie on My Mind tem uma narrativa bem fácil de acompanhar, um ótimo pontapé inicial se estiver procurando algum título em inglês pra se arriscar - e até mesmo para quem já está acostumado. Com certeza entra para a minha lista de títulos que são necessários e devem ser indicados sempre, porque é um livro sobre o amor jovem e descobertas; a intolerância está ali, mas ela não tem tanto espaço quanto a esperança e a aceitação.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/10/resenha-annie-on-my-mind.html