The Henna Wars

The Henna Wars Adiba Jaigirdar

Resenhas - The Henna Wars

1 | 2 | 3 | 4 | 5

bia prado 26/06/2021

ESSA CAPA É MARAVILHOSA!!
se você não pretende comprar livros, não recomendo seguir autores no twitter.
foi assim que cheguei em The Henna Wars, furando praticamente toda a minha fila de TBR. e tudo bem, porque, sinceramente, às vezes a gente só precisa de um romance sáfico. e posso afirmar que essa leitura foi uma bela surpresa!

aqui conhecemos a Nishat e já nas primeiras páginas ela faz algo muito corajoso: sai do armário para a família. com o casamento de uma amiga se aproximando, ela não quer mais esconder que não pretende se casar com um homem no futuro, mas sim com uma mulher. essa revelação acaba tendo várias ramificações durante a história e a autora consegue retratar bem temas como homofobia, conservadorismo e preconceito. a gente sabe que se assumir não é fácil, e dentro da cultura bengali isso pode ser ainda mais complicado.

além disso, Nishat é uma adolescente de Bangladesh que mora na Irlanda, então há um choque cultural muito grande entre nossa protagonista e suas colegas de turma. o racismo retratado aqui não é velado e a denúncia é clara. grupos minoritários sofrem preconceito e muitas vezes ele passa batido pela sociedade. até mesmo aqueles que chamamos de amigos podem nos decepcionar, pois não basta ser camarada nas horas boas, é preciso ser anti racista SEMPRE e ouvir aqueles que são atacados. eles tem voz para falar, mas não são ouvidos em sua maiora. Nishat tem uma colega que menospreza os comentários racistas como se eles não fossem tão graves, ou como se não tivessem sido feitos por mal, com intenção de magoar, e acho que esse foi o exemplo perfeito de muitas pessoas que, tecnicamente não são racistas, mas também não são aliadas. micro agressões só ajudam a perpetuar ainda mais o problema e devemos chamar a atenção para eles.

gostei bastante do relacionamento da Nishat com sua irmã mais nova, pois foi uma aliada importante durante a narrativa. elas tem suas diferenças, mas sempre buscam o melhor pra outra.

outro tema importante retratado é a apropriação cultural (das hennas, como diz no título). e ele vem justamente através do interesse amoroso da protagonista, a Flávia. então acaba rolando um pouco de friends to rivals to lovers. a Flávia tem mãe brasileira e pai irlandês e faz um contraponto muito fofo com a Nishat, mas também nos mostra que mesmo aqueles que gostamos podem nos magoar, ou não entender nossas lutas. a Flávia é negra, então ela também sofre racismo em certo ponto, mas isso não a isenta de também ter atitudes nocivas que causam dor. a forma como a autora retrata uma descendente de brasileira é interessante pois temos referencias à nossa cultura (brigadeiro,Tarsila do Amaral, Romero Brito) e em um momento a Flávia fala que no Brasil não se discute religião nem política e essa é uma frase que vejo muito por aqui (apesar de não concordar né...), então acho que teve uma boa pesquisa pra construir essa personagem sim.

aqui os relacionamentos são complexos e nem tudo são flores, mas a autora consegue criar um meio termo intercalando assuntos importantes e pesados com leveza e fofura.

recomendo ♥

site: instagram.com/trechosdelivros
mari985 03/07/2023minha estante
Você comprou o livro por onde?

bia prado 22/01/2024minha estante
pela amazon mesmo

Gih 18/11/2021

Extremamente real
A história me surpreendeu em diversos pontos e eu definitivamente não esperava chorar o tanto que eu chorei, os personagens são muito reais, eles erram, acertam, evoluem? e apesar do livro ser leve, muitas coisas importantes são debatidas ao longo do enredo. O romance foi muito fofo mas eu gostaria que mostrasse um pouco mais dele, mas nada que me fizesse gostar menos da história, aqueceu meu coração e é sobre isso.

yasmin.santtori 05/04/2022

friends to enemies to lovers
Foi perfeito. Eu amei totalmente, foi bom ver a evolução das personagens, a crítica social, os personagens desse livro foram tão bem construídos. É um romance escolar tão maravilhoso. A Nishat e a Flávia tem um lugar especial no meu coração.

Beatrizfc 18/04/2023

"A escolha que ela quer que eu faça não é entre ser gay e hétero, é entre mim e eles. Quem eu escolho?"

Esse livro é extremamente necessário mesmo eu sendo uma mulher branca me identifiquei muito com a Nishat com o fato dos pais dela não a aceitarem e acharem que ela escolheu gostar de meninas, sendo que na realidade isso não é uma escolha e ninguém iria querer ter que escolher entre ser quem é ou ser amado pela família.
Mesmo o livro possuindo diversos gatilhos e assuntos importantes a autora ainda sim consegue dar um pouco de leveza ao relacionamento entre Nishat e Flávia.

Milena 28/12/2020

Que lançamento incrível! Gostei muito da construção da personagem brasileira, cada cena dela conversando com a mãe em português era um presentinho, porque dava pra sentir a intimidade que a língua dava pra elas.

O desenvolvimento do conflito e do romance deram bastante espaço para o crescimento e desenvolvimento da protagonista, e a relação dela com a irmã mais nova foi um toque especial.

littleoblivions 19/03/2021

disappointment of the month
I had quite high expectations for this book, i?m not gonna lie and the disappointment it left can?t be measured in a million years...

When I first saw that one of the characters were going to be a Brazilian black girl i was trilled, but she turned out to be a big disappointment of a person - to not say an arshole. No to mention the fact that author ACTUALLY lives in Ireland - for god knows how long - and still commuting the atrocity of using US measuring system and making a BRAZILIAN character call football ?soccer?, when in reality at every pub in dublin you can hear an old irish man saying football in really strong accent and angry voice.

About the plot itself, I do get it that the characters are ?young and reckless? so their actions do reflect that, but it was all too much and worst of all, it all come to end to abruptly and rushed. More than 70% of the book was a slow burn - boring - and the other 30% was used to try to make this better after all the unnecessary fights. Without mentioning that I really did expected Flavia and Nishat to end up going on their separate ways and personally I believe that would have being way more satisfying.

Oh, honourable mention to the POORLY written Portuguese in this book, there was one of the sentences that Flavia said to her mom that made me curl my toes, it was really bad!!! and I believe that if you are going to mention another language in your book you have to do at least a quick check, because not even google translate could have done such mistake.

So to finish it, all the characters were selfish, cunning and did not deserved a happy ever after, it just felt wrong.

charlie54 02/11/2023

Esse livro tem discussões bem importantes (gostei especialmente de ler sobre o efeito de micro agressões nas pessoas) e muita cultura. Não gostei tanto por culpa minha mesmo, que esperava ler um romance levinho com "low stakes" e acabei bem estressado com o enredo do livro KKKKK
Meu aspecto favorito dessa leitura foi a relação de irmãs entre Nishat e Priti.

Ana 05/11/2022

Primeiramente gostaria de dizer que o ponto alto desse livro é a irmandade. Eu simplesmente amo como Nishat e a irmã são próximas, como se apoiam sempre. Mesmo quando brigavam uma sempre ia pedir desculpa.

Também vemos muito a questão do preconceito nesse livro. Tanto pela cultura bengali, quanto pela religião muçulmana, além de lesbofobia.
Muitas coisas acontecem e servem pra gente pensar sobre como as coisas que fazemos afetam outras pessoas.

Gostei muito da Nishat, mas não gostei tanto assim da Flávia. O romance é legal e tudo, mas muita coisa foi resolvida rápido demais, fácil demais.

Flávia é descendente de Brasileira e é muito bom ver nosso idioma ser falado durante o enredo, a única coisa que gostei na personagem.
O final é fofo e daqueles que é tudo que você quer ouvir, mas talvez isso não seja necessariamente o melhor.

Foi divertido de ler, porém gostei mais do outro livro da autora.

É isso....

lisaaxz 11/12/2023

Rivals to lovers?
Quando vi esse livro pela primeira vez, me apaixonei pela capa, e confesso que foi o motivo pela minha vontade de lê-lo.
Nishat, é uma menina muçulmana, que vive em um lugar predominantemente branco. Inicialmente, ela se assume lésbica para sua família, e então se inicia todo um enredo sobre a aceitação de Ammu e Abbu ( mãe e pai) sobre sua sexualidade. No livro, é retratado não só a homofobia, como o racismo que ela sofre sendo uma menina marrom.
Outro ponto na história, é seu primeiro amor complicado e correspondido, por uma menina negra e brasileira, justamente sua rival em uma competição da escola, então já se pode imaginar toda a confusão que isso causa.
Um livro que aborda diversos temas importantes como: racismo, homofobia, xenofobia e apropriação cultural não poderia não ser um queridinho para mim né, hahahs.
Recomendo muito para quem deseja uma leitura leve (e queira passar um pouquinho de raivakkkkkkkkkk)
Só digo uma coisa, foi reconfortante ler e sentir um amor tão puro entre uma brasileira e uma muçulmana!!???????

Rebeca 03/10/2020

Esse livro me deixou com o coração quentinho, senti felicidade, alívio, raiva e dei várias choradinhas ao longo da história (principalmente na última conversa entre Nishat e sua mãe). Eu gostei demais da história! E adorei a escrita da autora. É muito bom ler histórias sáficas, ainda mais com protagonistas diversas e reais.

matheus656 12/08/2022

QUE FOFO
Novo confort book com certeza, amei que tem uma persongem brasileira, e o romance é tão fofinho!! o final foi perfeito também

AMANDA3038 07/11/2022

esse é um daqueles livros que eu estou mega ansiosa pra ter exemplar físico no brasil.
é o primeiro livro que leio dessa autora, mas já conhecia a fama dela. é um livro extremamente diverso, tendo como protagonista a nishat e seu par romântico, flavia.
as duas personagens principais além de lesbocentradas, são não-brancas, e a obra busca mostrar que independente de fazer parte de minorias, ninguém está isento de cometer erros.
o nome do livro diz exatamente sobre o tema abordado, uma explicação clara e ferrenha sobre apropriação cultural que muitos dizem não existir ou não querem validá-la, além de questões raciais, de gênero e sexualidade.
é uma leitura muito rica e muito boa, estou lisonjeada de poder consumir isso!

alice 29/11/2021

muito bom
A Adiba simplesmente não erra nunca,é impressionante.
Foi tudo perfeito,a representatividade brasileira,o romancezinho leve,o jeito que a família da personagem lida com a sexualidade dela,tá tudo retratado tão cuidadoso e direitinho,a história me prendeu de um jeito que comecei a noite e li até de manhã.
O relacionamento da Nishat e da Priti é a coisa mais preciosa desse planeta,passei mal e me lembrou muito eu e a minha irmã ? gatilho demais.
Só não dou exatamente 5 estrelas porque foi um livro que me deixou felizinha mas eu não senti o frio na barriga lendo as cenas das personagens igual com Hani and Ishu's guide to fake dating,então é uma coisa totalmente pessoal e não tanto sobre o livro.

fleabookz 21/08/2021

O que mais me fez gostar desse livro foram as partes sobre o Brasil, pode não parecer, mas sou muito patriota, então qualquer menção ao país eu já fico morrendo de amores. E a autora me entregou bastante disso, indo além do estereótipo do samba e carnaval e mencionando a (des)política.
Gostei das personagens, mas se tratando de adolescentes as duas foram bem ridículas em alguns momentos e eu só queria bater com o kindle na parede, mas é compreensível as burradas. A relação da Nishat com a Priti é muito bonitinha, mesmo tendo algumas desavenças.
O livro é razoável, tem romance, tem discussão sobre cultura, sexualidade, me agradou. O final foi bom.

Nina_Morgado 07/01/2023

No começo a leitura pode ser um pouco puxada porque como a protagonista é sul asiática e tem uma cultura diferente, é meio difícil entender alguns termos, porem contam com pequenas explicações então foi bem, gostei muito da jornada dos pais da protagonista em relação a aceitar a filha e gosto muito muito da relação entre a Nishat e Pritti, sua irmã. Demorei um pouco pra me conectar com a flavia mas depois consegui, gostei muito de como a autora aborda as questões que o livro trás e a escrita é maravilhosa, gostei muito de como o romance foi criado, recomendo muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5