Alagbára

Alagbára Henrique André Silva

Resenhas - Alagbára

Thais645 31/07/2022

Encantada com as ilustrações
Apesar de ter faltado revisão, o livro é bom!
A história é muito boa, só acho que poderi ter sido mais elaborada. Senti que ficou meio raso. Espero que vejam o potencial da história para investirem em mais detalhes.
O livro parece um curta metragem, passa a mensagem desejada, mas poderia ter mais.

Meu primeiro contato com literatura africana de autor brasileiro, as palavras são bem diferentes, mas carregadas de significado.
AMEI e recomendo a leitura.

Ficou com 4 estrelas pela falta de revisão e por ser tão curto.?

Marcellosouz 21/01/2021

Depois de Ver... ALÁGBÁRA
Herique André é um artista de múltiplas faces, é poeta, ator, roteirista e demonstra ser um escritor de qualidade em seu romance de estreia, criando um universo belíssimo, cheio de simbologias e mistérios. Enquadrado no Afrofuturismo, a construção do mundo fantástico é diversa e detalhada. A narrativa é permeada de diversas referências ancestrais e até referências a língua Ioruba.

A arte do livro é um espetáculo à parte, com ilustrações magnificas de Isaac Santos, que consegue traduzir visualmente, toda a construção de um mundo dividido entre uma batalha secular entre sonhos e pesadelos.

A primeira parte do da narrativa traz uma construção de mundo, muito referenciada nas lendas e histórias da mitologia africana, que explicam a motivação e a origem de serem místicos que interagem com o mundo terreno na segunda parte do texto. A forma lírica na qual a primeira parte do livro é trazida acaba contrastando um pouco com o conteúdo de mais ação das páginas posteriores. Ainda assim o livro tem uma leitura fluida, e passada a introdução, que pode acabar parecendo um pouco arrastada, a aventura decorre de forma rápida, provocando a curiosidade do leitor para conhecer mais desse mundo.

A construção das personagens segundarias acaba um pouco comprometida, como a ÌRETÍ, em algumas vezes faltando aprofundamento apesar de sua importância para a história. Uma exceção é o personagem principal, o jovem sonho ALÁGBÁRA, que tem sua curva histórica bem trabalhada, que apesar de um pouco maniqueísta, a dualidade apresentada pelo autor é bem trabalhada e fisga o leitor pelo carisma da personagem. A obra traz um universo muito interessante e atiça uma curiosidade sobre a possibilidade de expansão desse mundo tão rico.

As referências as religiões de matriz africana não fazem nenhum tipo de panfletagem, sendo abordadas de forma fantástica/mítica pelo o autor, ao meu ver sem desrespeitar as mesmas.
ALÁGBÁRA é um livro curto, de muita qualidade, recomendado para todo o tipo de leitor. Pode servir como uma excelente introdução ao universo Afrofurista, pelo olhar da fantasia.

site: https://marcellosouz.wixsite.com/depoisdever/single-post/depois-de-ver-al%C3%A1gb%C3%A1ra

Carol 07/08/2022

O livro conta sobre a criação de um universo maravilhoso, onde sonhos e pesadelos são seres divinos e influem nos acontecimentos do mundo como conhecemos. Quando Alágbára, um sonho, se apaixona por uma humana a história começa a se desdobrar, pois sonhos não deveriam ter sentimentos humanos e isso desequilibra o cosmo.
Acompanhando a história podemos perceber reflexões sobre causa e efeito, escolhas, influências, amor e amizade.
É uma obra afrocentrada e todo seu design foi pensado e influenciado pela cultura africana.
Os nomes dos personagens são provenientes da língua iorubá e ao final temos um glossário para consultar o significado dos nomes.
Eu amei cada página deste livro, a história é tão profunda, tão bonita e os desenhos que tem na edição só completaram essa obra de arte.
Uma leitura que indico com muito carinho!
Comprei no FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos que acaba hoje em BH.
Desejo muito sucesso para o escritor, o ilustrador e todos que trabalharam pra que essa obra incrível nascesse.