Um episódio distante

Um episódio distante Paul Bowles

Resenhas - Um episódio distante

jota 23/08/2016

Estranhamentos...
Certamente o filme de Bernardo Bertolucci de 1990, O Céu Que Nos Protege, baseado no livro homônimo de Paul Bowles (1910-1999), em grande parte autobiográfico, contribuiu para que o autor americano, que viveu grande parte da vida em Marrocos, se tornasse um pouco mais conhecido entre nós. Mas esta coletânea, cuja seleção se deu a partir do original The Stories of Paul Bowles e que compreende textos editados entre 1946 e 1993, somente foi publicada no Brasil em 2010.

De todo modo, ela é uma boa amostra do universo literário de Bowles e traz histórias passadas principalmente no norte da África, na Ásia, América Central e México, quase sempre em localidades isoladas ou pequenas. São doze contos e uma novela que narram situações estranhas, ou extremas, e personagens singulares, às vezes ambas as coisas, e que quase sempre terminam mal. Extremamente mal, caso do linguista sequestrado na história que dá título ao livro, Um episódio distante, uma das melhores, ainda que se desenvolva num clima de violência e pesadelo.

Apesar de fluir bem a narrativa de Bowles é muito estranha, diferente. Alguns de seus contos chegam a ser exóticos, fantásticos mesmo. É o caso de À beira da água, em que um dos personagens principais é um caranguejo, dono de uma casa de banhos. Da mesma forma, em Ele da Assembleia, um personagem em fuga, para escapar dos perseguidores, se esconde num caldeirão de uma velha, como num conto de fadas. E mesmo em outros contos tem vezes em que as coisas se tornam nubladas e ficamos na dúvida se se trata de sonho ou realidade.

O estranhamento de tudo, traduzido muitas vezes em choque cultural, presente desde as primeiras linhas do violento conto inicial, se espalha pelas demais páginas, pelas outras histórias e se torna extremamente forte em O pastor Dowe em Tacaté, em que um indígena oferece sua filha, uma menina de poucos anos, a um pastor viúvo para que ele a tome como esposa. E o estranhamento cultural prossegue num dos textos mais interessantes do livro, a novela que o encerra, Muito longe de casa.

Nela, uma americana de Nova York passa algum tempo com o irmão pintor numa propriedade rural em Timbuktu (no Mali) para tentar se recuperar de seu divórcio; ali conhece um nativo um tanto misterioso com quem a princípio não desejava contato algum. Relações familiares mais intensas são focalizadas em Páginas de Cold Point, em que um pai e o filho adolescente se mudam para uma ilha paradisíaca e coisas acontecem. Ou então em Em Paso Rojo, em que o marido compra um macaquinho para levar na viagem de lua de mel, arruinando um casamento que parece errado desde o início.

Mas tem muito mais, claro. Eis os títulos das curiosas histórias de Paul Bowles, conforme vão aparecendo no livro: Um episódio distante; Em Paso Rojo; Chá na montanha; O pastor Dowe em Tacaté; À beira da água; Ele da Assembleia; A presa delicada; No quarto vermelho; Parada em Corazón; Páginas de Cold Point; Allal; O escorpião; Muito longe de casa. Eles colocam o leitor muito próximo do mundo singular de Paul Bowles, dentro dele mesmo.

Lido entre 18 e 23/08/2016. Minha nota: 3,7.