Contos

Contos Ernest Hemingway

Resenhas - Contos - Volume I

Amanda 22/09/2020

Contos rápidos, secos, e às vezes brutais. Hemingway é sua escrita.

joaoggur 27/10/2023

Pequenas & falhas doses de genialidade.
Hemingway é conhecido por sua escrita crua, concisa, sem requintes literários. Tendo uma legião de fãs mesmo após 60 anos de sua morte, o autor ficou marcado como um típico membro da ?geracao perdida?, deixando em seus livros um grande retrato da primeira metade do século XX.

Nesta reunião de contos temos os típicos elementos de sua literatura; indigenas, viagens a um interior africano, caçadas? mas admito que, em sua maioria, os contos são bem pífios. Não sei se são oriundos de seu início de carreira, mas indubitavelmente o autor ainda apresenta pouca maturidade literária.

Não é seu melhor trabalho. Em outras edições, há contos melhores; e ainda insisto que nada supera seus romances.

Thiago 25/07/2020

Chato
Contos curtos apenas narrando eventos corriqueiros provavelmente vivenciados pelo autor. Tudo muito sem sal, sem vibração. O estilo aqui já é o característico curto e grosso, mas uma mensagem é fundamental, e isso é algo inexistente nesse livro. Apenas um apanhado de descrições e ações que não levam a nada.
O Velho e o Mar é genial, mas esses contos não chegam nem aos seus pés. A impressão é que Hemingway estava apenas praticando o estilo narrativo, sem nenhuma intenção de publicar.

Valéria Cristina 22/08/2022

A excepcional prosa de Hemingway
O volume 1 dos Contos de Ernest Hemingway tem um forte componente autobiográfico evidenciado na personagem Nick Adams. Nick aparece na maioria dos contos e tem com Hemingway muitos pontos de contato: pai médico, amor pelo campo, caça e pesca, experiências de guerra e viagens pelo mundo.

A prosa contida nesses contos, como não poderia deixar de ser, é excepcional. Em A Alma dos Rios, somos transportados para aquelas paisagens repletas de sons, cheiros e texturas e, junto com Nick, experimentamos todas essas sensações, sentindo a mesma nostalgia.

O conto No Cais de Izmir, a terrível cena é retratada de forma concisa e distanciada, e isso torna a narrativa mais estarrecedora.

Em Uma leitora escreve, vemos uma das consequências da guerra: a doença infecciosa e sua repercussão além da pessoa doente. A mulher triste, desamparada e carente de amor aparece como uma vítima ignorada e perdida em meio a essa desolação.

Todos os demais contos são maravilhosos e valem o tempo empregado em sua leitura.

Marcos Aurélio 26/12/2022

Influente, marcante
Hemingway é meu escritor preferido. Prefiro os romances, embora este tenha sido o primeiro livro de contos dele que eu li.

Gostei especialmente dos contos: Lá no Michigan, A alma dos rios - Parte I, e a Alma dos rios - Parte II.

Na maioria contos curtos. Hemingway retrata de forma brilhante os costumes, comportamentos e cultura da época. Mas, para quem quiser conhecer o escrito, sugiro: O velho e o mar, As ilhas da corrente, ou Ter e não ter.

Lerinha80 01/03/2021

Contos volume 1
Primeiro volume de contos de Hemingway, no qual aborda histórias pessoais de sua vida, representado pelo personagem Nick Adams.

Teteu 26/04/2023

"Mesmo quando estava entre a multidão, estava sempre só."
Hemingway parece ter sido alguém que escrevia com base nas suas experiências do passado. Esse livro de contos retrata bastante do comportamento da época dele nos Estados Unidos e de ocorrências que embora talvez não fossem sempre comuns, eram com certeza possíveis.

Foi o primeiro livro de contos que li dele, e senti uma qualidade mediana para a maioria. Há alguns de fato interessantes, principalmente os que retratam seu alter ego Nick Adams. Nick ao decorrer de vários contos espalhados, vai tomando forma em nossa mente, sobre sua aparência, seu caráter e sobre a história da sua vida.

Por outro lado, pra mim, quanto mais curtos os contos, mais "difíceis" eles se tornam na escrita de Hemingway. Provavelmente algo a ver com a quantidade de informações. Todos os contos tem uma brutalidade e secura característica da vida e dos fatos humanos, mas quanto menos folhas ele gasta nesses contos (alguns tem 2 ou 3 páginas), mais difícil me pareceu entender a lógica por trás da história.

Por fim, é uma experiência bacana. Suponho que pra quem quer começar na leitura de Hemingway pode ser uma opção interessante por não ter histórias muito extensas.

underlou 05/01/2024

"? É difícil morrer, pai?
? Não, acho que é fácil, Nick. Depende."

Um dos contos mais interessantes desse volume de contos de Hemingway é "Acampamento Índio", do qual se extrai a citação acima. De forma singular, o autor condensa a certeza juvenil de imortalidade ("nunca vou morrer").

Em torno dos textos iniciais, tem-se a imagem da névoa fria subindo na água e envolvendo as árvores; a qualquer momento, alguém está prestes a sucumbir no frio lá fora. No entanto, esse encanto inicial é superado pelo barbarismo dos textos seguintes, os quais podem desagradar um leitor mais anacrônico.

Marquinhos28 04/01/2024

Contos Com Pouco Destaque
Pela obra (romances) de Hemingway, fiquei decepcionado com a qualidade dos contos, apesar da maioria deles ter uma tematica autobiografica que me agrada muito, se salvam poucos contos.

O Lutador sem dúvidas o melhor, seguido por Pais e Filhos, e as duas partes de Rio das Almas.

site: Hemingway; contos

Edupscheidt 10/05/2021

Hemingway e sua juventude
O livro traz uma série de contos que narram em histórias curtas a trajetória de Nick Adams, personagem plenamente inspirado no próprio autor e em suas peripécias da juventude, em área rural, com histórias sobre caça, acampamento, primeiras paixões e um pouco mais. Vale a pena ser lido.

Karina 30/06/2012

Depois da tempestade
Mãe de bichona
Vinho do Wyoming
Pais e filhos

A maioria é apenas mediana.

Mario Miranda 22/03/2021

Apesar de já ter lido diversos livros de Hemingway, confesso que foi a primeira vez que li um livro seu com uma seleção de Contos, e não senti no livro a mesma maestria que nos Romances (principalmente Por quem os sinos dobram e Adeus às Armas).

A maior parte dos Contos são estrelados pelo mesmo personagem, o que nos dá uma sensação de continuidade, de história. Mas mesmo com esta conectividade, achei boa parte dos contos pouco trabalhados, carentes de um melhor enredo/elaboração/desenvolvimento.

Fica como uma leitura agradável, porém que destoa das demais obras do autor.

Evelize Volpi 19/06/2021

Seguindo meu propósito de ler toda obra de Hemingway.
Agora conhecendo Hemingway cronista.
Contos fortes, as vezes secos , estilo Hemingway , que eu adoro.
O personagem Nick Adams, te muito de Hemingway com certeza.
Vale muito a leitura.
Salve Hemingway!

Gláucia 24/05/2014

Contos - Volume 1 - Ernest Hemingway
Antes dos autores contemporâneos como Ricardo Lisias, Cristóvão Tezza, entre outros, Hemingway já escrevia no estilo auto-ficção. Esse livro reúne 28 contos do autor e a impressão que tive foi de estar lendo trechos aleatórios de seu diário. Através principalmente de seu famoso personagem Nick Adams ele traz pequenas lembranças de suas experiências nos vários países pelos quais passou, incluindo os períodos de guerra, numa narrativa curta e grossa, com frases curtas e diálogos rápidos.
Não foi uma boa experiência de leitura, ficava sempre com a sensação de não ter assimilado o que o autor quis passar. É como se ele tivesse escrito para si mesmo, registrando suas memórias e a falta da vivência do que ele passou me deixava sempre com a pergunta: "e então?".

site: https://www.youtube.com/watch?v=8y0_VUQkeQI