Fábulas de Ansiedade

Fábulas de Ansiedade Romário Rodrigues Lourenço

Resenhas - Fábulas de Ansiedade

maricosta123 13/02/2021

Minuciosamente elaborado...
Fábulas de ansiedade é um livro criado pelo autor em momentos de bloqueio criativo, mas não se prende à isso... O livro contém 3 histórias diferentes, de tempos diferentes e com ensinamentos diferentes. Há uma ligação entre 2 das histórias e eu adorei isso, pois soa como um universo à parte e inteiramente novo.

Gostei muito da terceira história "A Sombra" que diz claramente que precisamos sempre nos apropriar do que criamos.

Grey Borges 21/12/2019

Você vai amar!!
Essa obra divide-se em 3 histórias:

1) Melancolia
2) Hoax
3) A Sombra

Melancolia: Isabel, acolhida por Dona Catarina, tornou-se prostituta e esse caminho lhe trouxe um casamento com Vagner que ao encontrar-se nesse matrimônio passa a rejeitar sua esposa. No longo da história vemos tantas situações que Isabel enfrenta e nos desperta tanta empatia que a abraçamos e torcemos para que de alguma maneira ela encontre seu caminho.

Hoax: Rainha Pífia, controladora e desde que assumiu o poder transformou seu povo em assustado e infeliz. Com mania de perseguição, sempre achava que qualquer pessoa de seu reino a estaca traindo e um novo enforcamento acontecia. Nesse contexto, aparecem rebeldes com palavras de deboche e rimas. Mas ela está decidida a encontrar o culpado.

A sombra: Miguel e Gabriel são gêmeos, porém, com personalidades completamente opostas. Miguel brilha onde chega, sempre rodeado de amigos e o orgulho da família. Por outro lado, temos Gabriel, que preza sua individualidade e sua solidão. Não é notado pelas pessoas ao seu redor, sem amigos e se sente apenas uma sombra de seu irmão.

Das 3 histórias A Sombra foi a que eu mais amei, gostaria que ela continuasse.

Foi uma leitura diferente dos gêneros que costumo ler, mas que foi uma experiência excelente. Desafio você a ler também e ver qual delas mais te encanta!!

site: https://objetivoliterarioar.blogspot.com/2019/12/fabulas-de-ansiedade-romario-rodrigues.html

Flávia 04/01/2020

Ótimas histórias
O Primeiro conto se chama "Melancolia" e relata a vida de Isabel. Crescendo sem família, referências ou apoio, sobrevivendo por poucas ações de solidariedade vindas de seus vizinhos e moradores da cidade, acaba sendo induzida a prostituição e um casamento precoce sem sentimentos, apenas por conveniência.
O conto nos mostra o preconceito, pobreza e abandono sofrido por Isabel desde sua infância até a vida adulta. Carrega um peso emocional muito grande e nos deixa emocionadas com os sentimentos da personagem em relação aos filhos.
▪︎
O Segundo Conto chama-se "Hoax" e nos traz a história de uma rainha cruel que acreditava ser detentora de todo poder, abusando dos servos, controlando suas vidas e guilhotinando a todos aqueles que julgava merecer. O Conto nos mostra suas reencarnações, além de trazer a história do Hoax, um artista guilhotinado pela rainha que em busca de sua vingança acaba sofrendo em um umbral de sua própria consciência. Esse conto aborda diversas questões importantes, além de trazer uma crítica política muito atual.
▪︎
O Terceiro e último conto intitulado "A Sombra", é sobre a vida dos irmãos gêmeos chamados Miguel e Gabriel.
Gabriel é totalmente o oposto de Miguel, tímido, organizado e sistemático.
Miguel é exibido, controlador e aproveitador. Utiliza dos talentos do irmão para seu próprio benefício, levando créditos por tudo aquilo que Gabriel produz.
Gabriel sente-se como uma sombra, apagado, sem brilho e sem luz. Esse conto nos traz uma reflexão de que nem todos são aquilo que aparentam ser, e ninguém deveria ser julgado pior ou melhor do que ninguém.
▪︎
》 Fábulas de Ansiedade foi uma leitura incrível. Os contos são bem construídos, interessantes e nos oferecem diversos pontos para reflexão.
Esse livro foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e eu espero ter a oportunidade de conferir outras obras. A escrita fluída e inteligente. São ótimos contos para nos fazer pensar.