Em algum lugar dentro de mim

Em algum lugar dentro de mim Julius Vieira

Resenhas - Em algum lugar dentro de mim

Emanuel.Dornelles 08/05/2020

Dinâmico e introspectivo
Fazia bastante tempo que um livro não me surpreendia e me prendia a ele durante o dia todo. Não consegui abandonar a história do Félix sem terminá-la no mesmo dia. Apesar de não ser um livro assim tão curto, o autor soube fazer capítulos curtos e dinâmicos (algo que eu adoro) e aliviar a história depois de um começo bastante triste. O protagonista tem características bem típicas dos introvertidos e isso me fez gostar bastante deles, reconhecendo meus próprios pensamentos nos do personagem e a história foi se desenrolando de um jeito bastante esperançoso. Indico e aconselho a leitura!

Divulga Nacional 26/08/2021

Como lidar com a perda da pessoa mais importante da sua vida?
Esse é um livro para quem sente saudade, é um abraço que envolve e você nem sabia que precisava.

“- A saudade é uma brincadeira de mal gosto que alguém inventou
para sacanear quem ama demais.” (pag 70)

“Em um lugar dentro de mim” conhecemos Félix, um jovem aspirante a escritor que adora escrever poesia e vê-se devastado após, repentinamente, perder a pessoa mais importante de sua vida. Depois do acontecimento, Félix passa a refletir sobre a vida, o amor, a amizade e o
tempo.
A narrativa por meio de cartas — que se passam durante o período de 1 ano — extrai a dor do luto, a dor da espera e da perda. Mostra que a pior parte é ter de se acostumar com esses sentimentos.
Por mais que o livro aborde um assunto delicado, ainda sim, a história não perde a leveza. Em um capítulo te faz chorar e no outro deixa você com o coração quentinho. Esse misto confortável de emoções é mérito do Félix, de sua irmã e dos seus amigos, que conseguem cativar e trazer momentos inesquecíveis.
Félix é um típico jovem adulto que terminou o ensino médio e não sabe muito bem o que fazer. Se identificar com ele e seus conflitos não é difícil, já que se torna quase como assistir uma versão nossa perdida em algum lugar do tempo-espaço. E as sensações que Félix tem, conhecemos muito bem; o medo de não conseguir passar no vestibular, de não gostar do curso que escolheu, a dor de perder alguém que ama e sentir-se sem chão... quem não se viu um pouco em alguma coisa?.

Agora, vamos falar sobre “Os Amazing”, o grupo composto pelos amigos do Felix.
Ana, Blue e Mano são, na minha opinião, o ponto alto do livro. Tornam tudo mais descomplicado e mostram um apoio surreal uns aos outros. Suas lutas internas, que também existem, não passam em branco e não são esquecidas durante a construção do livro. Confesso que gostaria até de ver mais sobre eles, assistir eles só… existindo!

Já a relação do Félix com a sua irmã, Tina, é muito linda, cheia de companheirismo e carinho. Inclusive, Tina é uma personagem que eu queria ver um pouco mais (Julius, por favor, escreve um conto!).

Com um abraço em forma de palavras, “Um lugar dentro de mim” é um livro sobre o crescimento de uma pessoa apesar da dor. É sobre ter resiliência e aprender a lidar com perdas.

Palavras têm o dom de nos acolher e esse livro é a prova disso.

site: https://twitter.com/divulganacional/status/1430951465489678344?s=20

Tathi (@Doidosporserieselivros) 14/07/2023

Olá queridos amigos leitores! Já falei que sou fã da @editorapendragon ? ??
Eis me aqui mais uma vez trazendo uma publicação da editora para vocês, Em Algum lugar Dentro de mim de autoria de @juliusverse .

? ?No final, é como costumam dizer sobre os enterros. Eles são para os vivos, não para os mortos?

Felix é um jovem apaixonado pela escrita, cheio de amigos e sonhos, quando sua mãe adoece.
Sua mãe é seu porto seguro de toda a vida, e por isso as coisas desmoronam em sua vida com a notícia grave que ele recebe.
Agora Félix terá que dar conta de família, amigos e faculdade enquanto tenta se reerguer para uma vida ?normal?.

? ?eu volto a dizer como já disse antes aqui: Dizer que se ama alguém é difícil, pois é difícil saber quando se ama. E sempre que o amor for tão nítido, assim como o meu por Ana, nosso dever é preservá-lo.?

Que trama intensa! Entre perdas, luto, e desapontamentos, o leitor se vê sofrendo junto com o protagonista, por se identificar nessa roleta russa que é a vida, onde os mais marcantes acontecimentos não estão sob nosso controle.

Apesar dos temas que aborda, a narrativa não é só tristezas, já que nos fala do valor da família, amizade e de correr atrás de nossos sonhos mesmo quando parecem impossíveis.

A relação de Félix com sua irmã também merece destaque, já que os dois se tornam mais próximos e incentivadores um do outro depois de tudo que passaram.

Em Algum lugar dentro de mim está disponível em formato físico e digital.

Margarida.Marcos 27/05/2021

Resenha Em algum lugar dentro de mim
Quem você era no último dezembro?
Com uma poesia emocionante que faz esse questionamento, o autor @juliusverse inicia a história de Félix.
De todos os personagens que conheci, o protagonista de "Em algum lugar dentro de mim" foi um dos que mais me identifiquei.
Félix é um jovem de dezenove anos que busca seu caminho. Ele mora com os pais e a irmã, gosta de escrever poesias (aliás, há uma mais linda que o outra no livro) e aguarda a chance de cursar faculdade de Letras. Contudo, uma perda dolorosa vai abalar sua vida.
A história do livro se passa durante o período de um ano da vida do protagonista. Nós acompanhamos seu amadurecimento, suas tentativas de seguir em frente. Crescemos junto com Félix.
O livro conta com personagens maravilhosos. Rapidamente, queremos amizade com eles.
Quanto ao título do livro, vou deixar que descubram o significado 😁
"Em algum lugar dentro de mim" fala sobre família, amizade, superação, esperança. Sobre olhar dentro de si e buscar uma direção.
Para terminar, demorei um pouco para encontrar as palavras certas para essa resenha.
Assim como Félix, meu sonho sempre foi viver da escrita. Assim como ele, perdi uma pessoa que amava e com quem dividia meu sonho. No último dezembro, como sugere o poema, havia acabado de sofrer essa perda dolorosa. Motivo pelo qual essa poesia do início do livro me cativou tanto também "Em algum lugar dentro de mim", vi a história da minha vida.
Félix se tornou meu amigo. Ele me mostrou o caminho para superar e seguir em frente.
Entrei nesse assunto da minha vida pessoal, para mostrar o quanto a literatura pode ser importante e vital em nossas vidas.
Parabéns Julius por nos proporcionar uma história tão bonita. Fico feliz que a literatura brasileira conte com um autor tão sensível e maravilhoso como você.
E quero que saiba quanto diferença seu livro fez dentro de mim, o quanto ele me ajudou.
Vou recomendar milhões de vezes esse livro ❤️❤️❤️

Iris130 28/05/2021

Essa não é a minha resenha oficial ok?
Lendo esse livro entendi muitas coisas, a primeira é que livros e palavas tem a capacidade de dar abraços. Sei que parece loucura né? Afinal a gente costuma consolar as pessoas na maioria das vezes assim, mas com esse livro foi uma sensação estranha. Não me senti consolada pelas palavras e sim abraçada por elas.
Esse é um livro que eu indico quando você precisar de carinho, quando sentir que teve mais perdas que ganhos. É um livro sobre luto e sobre aceitar o luto, mas com todo cuidado que só alguém q teve uma perda marcante pode ter.

Nina Souza 27/10/2022

Um livro intimista e acolhedor.
A principal proposta do livro é fazer com que o leitor mergulhe não só na vida do Félix e suas vivências de mundo, como também na própria vida. A partir de temáticas do cotidiano e de viagens introspectivas, o leitor é convidado a refletir: o que 365 dias de um ano podem causar na própria vida ou na vida de alguém?

Girando em torno dessa pergunta, o autor constrói com maestria uma narrativa muito dinâmica e introspectiva sobre temáticas como o luto, esperança, amadurecimento, amizade e dor(es) em personagens extremamente identificáveis e reais. É muito difícil, inclusive, não se identificar com o Félix ou com um de seus amigos em algum determinado ponto da leitura.

E, por falar nele, Félix é um jovem de 19 anos aspirante a escritor e um amante de poesia. Um garoto dócil, repleto de sonhos e que vê sua vida virando de cabeça para baixo com uma perda que vai fazer com que precise ressignificar diversos sentimentos, que vão se moldando, conforme o personagem passa a reconhecer, aceitar e a lidar com cada um deles. Tudo é feito uma maneira bem natural em cenas muito bem descritas, e que fazem com que as emoções transbordem em cada palavra.

É um livro que acolhe, que motiva e que dá esperança. Através do Félix o leitor é capaz de tirar uma palavra de conforto, um conselho de mãe. Tudo isso em um misto de lembranças, de saudade e de situações distintas da vida. Através do Félix o leitor também revive suas próprias perdas, confusões, inseguranças, sonhos, idealizações e relacionamentos.

Eu recomendo esse livro, principalmente àqueles em que estão passando por momentos em que se está perdido, em que há uma amarga sensação de estar estagnado enquanto a vida de todas as outras pessoas parecem progredir... porque é um livro que vai te fazer refletir sobre os seus sentimentos e, a partir disso, te dar um senso de direção, de aceitação e de inspiração para que possa olhar com mais carinho para você, e para todas as coisas bonitas que têm lugar dentro de você.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Bianca | @arteespressa 22/11/2019

Li numa sentada
Fugi da minha zona de conforto com esse livro. E, por incrível que pareça, foi uma leitura extremamente rápida e muito leve (quero dizer, não tão leve... Mas foi). Os personagens são totalmente cativantes, chega ao ponto de tu querer fazer parte d'Os Amazing (porque eu quero). Criei um amor enorme por todos eles: o Félix, com toda a sua aura poética; a Ana, com a sua ironia instalada; a Blue, parceira pra todas as horas; o Mano, que embora tenha aparecido pouco se mostrou ser um carinha super gente boa; a Tina, uma adolescente se descobrindo em meio às artes; o Estevan, paizão amigão fodão. O autor conseguiu adicionar tanta naturalidade à escrita que nos fez sentir próximos da história, nos inseriu tão profundamente no enredo que por vezes imaginei estar parada na cena observando tudo com meus próprios olhos.
Sei que o foco aqui é a introspecção do Félix e que, portanto, ele é o protagonista, mas ainda digo que gostaria de de conhecer um pouco mais do pai dele, o Estevan. Tenho em mente que ele também passa por inúmeras viagens para dentro de si, assim como o Félix (e imagino que grande parte delas sejam banhadas em nostalgia, saudade e talvez um pouco de receio do futuro).
Sinceramente, adoraria que o autor escrevesse um conto, nem que fosse curtinho, contando um pouco mais de todos os personagens secundários. Quero saber como a família do Félix lida com a tragédia, como Os Amazing se conheceram, como vai a vida dos amigos da faculdade fora dela, o que se passa na cabeça da Thalita antes de ser mostrada com mais propriedade. Sinto que eu leria absolutamente tudo que envolvesse essa história, porque ela parece possuir ramificações ao ponto de nunca faltarem pequenos detalhes.
Tirei muito proveito dessas pouco mais de 200 páginas. Inclusive, obtive a resposta para algumas questões a respeito da vida (sabem como é, todo jovem se sente pressionado e perdido em algum momento da sua transição para a temida fase adulta).
Jamais esquecerei esse livro.
Obrigada.
E continue a nadar.

site: https://www.instagram.com/p/B6LtPEVjF8w/
@juliusverse 22/11/2019minha estante
Eu tô apaixonado por essa resenha?

Bianca | @arteespressa 22/11/2019minha estante
Não sei, eu que te pergunto kkkkkkkkkk (eu entendi, okay?)

Fernanda.Castro 24/06/2020

Resenha de Em algum lugar dentro de mim
Podemos afirmar que o forte do autor continua sendo os personagens. Eles são complexos, reais, carismáticos... Identificáveis. As descrições de aparência nem são tão importantes quando eles são pura emoção deste jeito e aí, vai do leitor imaginá-los como queiram. De secundários, Ana ganhou bastante destaque, pois ela está ativamente presente na vida de Félix, ela é o ombro amigo, é o cupido e ouso dizer que é ela que faz a vida dele andar. Sabe aquela amiga extremamente sarcástica que você sabe que entre piadas e pegadinhas inteligentes, você pode contar com ela em todos os momentos da sua vida? A Ana é essa amiga. Claro que a Blue e o Mano, são importantes também, a Blue com a inversão de papéis de "consolado e para consolador"que ocorre no livro e o Mano com o seu suporte de “bro”, mas a Ana é claramente a melhor amiga e você vai sem dúvidas se encantar com ela.

Os cenários da história são quase os sentimentos em si. Eles se moldam com o que o personagem está sentido e isso é incrível de se ler. As memórias são todas cuidadosamente descritas com cuidado de quem pinta uma tela e as emoções transbordam dela.

Isso nos traz as reflexões e dentro delas, temos um punhado de referências aqui e ali que foram colocadas de forma genial e nada forçada. O reconhecimento de cada uma te aproxima ainda mais do Félix e quando você termina o livro, já sabe que vai sentir falta dele. É como um amigo que está mudando de cidade (quem pegou a referência, é porque já leu).

Se eu fosse descrever tudo de bom que tem neste livro, daria outro livro, então resumindo rapidamente: é uma história para refletir, cheia de emoção, amizades verdadeiras, apoio familiar, paixão de escritor por uma obra (metalinguagem? Temos!), poemas emocionantes que se encaixam lindamente com a obra e até uma pitadinha de romance. É um livro mais do que recomendado a todos os jovens adultos, principalmente os que estão perdidos em algum lugar dentro deles. Quem sabe vocês e o Félix não podem se ajudar?

Resenha completa no Blog Em minha mente:

site: https://emminhamenteftcastro.blogspot.com/2020/06/resenha-18-em-algum-lugar-dentro-de-mim.html

asteuwick 11/04/2022

Apesar de tudo, a vida continua
Neste livro acompanhamos a vida de Félix no período de 1 ano e todas as mudanças que acontecem nesse próprio, umas radicais, outras mais suaves, e apesar de uma muito dolorosa, a maioria são muito boas. Tudo é contado de forma realista e isso que me deixou mais cativada pela história. Pois a vida é isso, as coisas acontecem, elas passam, e a vida sempre continua.

syll0 12/07/2023

Em algum lugar dentro de mim eu gostei desse livro
Em algum lugar dentro de mim eu gostei desse livro... ainda assim houve partes que me desanimaram um pouco.
Li esse livro pela recomendação do meu irmão, um dos únicos livros que ele leu na vida, e não me arrependi de ter lido. É uma leitura fácil, com o vocabulário fácil e raso, o que foi o que fez meu irmão gostar do livro.
Eu, por outro lado, não curti tanto assim a escrita. As poesias em si eram lindas, mas achei a narrativa bem fraca se comparado com o potencial que esse livro tinha. O livro se passa bem rápido e é bem fácil de ler. Ele se passa com os acontecimentos girando em torno da morte da mãe de Félix durante um ano, mas eu achei que esse fato foi muito esquecido durante os meses. Talvez seja realmente o objetivo da obra, mostrar o Félix não se deixando afetar tanto pela morte da mãe ao passar do tempo e lidando com o luto, mas eu achei que faltou desenvolver os sentimentos e os pensamentos. A narração focava muito nos acontecimentos do mundo, e com isso não consegui criar um laço com Félix e perdi o rumo com o fato principal:a morte da mãe. Os primeiros capítulos descrevem muito bem e de maneira poética os sentimentos e pensamentos de Félix, mas isso é deixado para trás com o decorrer do livro, sendo sentimentos e pensamentos tantos tristes quanto felizes que não vemos mais se desenvolverem. Por exemplo, o romance que tem no livro passou batido, não foi nada desenvolvido em relação as emoções.
Também senti falta de desenvolver os personagens secundários. Apesar da história ser do ponto de vista de Félix, gostaria de ter visto mais ele ajudando Blue com o luto de seu irmão ou sua relação com a Ana( tão importante no começo) tendo um desfecho ao invés de deixar de lado novamente ou até mesmo sobre Tina e o pai de Félix. O livro em si tinha um baita potencial que acabou não sendo tão bem desenvolvido e aproveitado.
Gostei muito da maneira que Félix se viu no final do livro, do desenvolvimento dele. Também adorei ter um personagem escritor, e fiquei feliz por ele em relação ao livro que ele lançou e a realização de seu sonho.

Não é o melhor livro triste que eu ja li, mas é uma leitura interessante!!
Recomendoo

Mel 19/03/2023

Gostosinho de ler
Me surpreendeu muito esse livro, o jeito que ele representou o luto. Só quem já perdeu alguém, sabe como é e se identifica com a história. A história é linda.

Os amigos do Félix são um amor, e gostei muito das conversas entre eles.

Ps. Quando o Patrick pergunta ao Félix se ele gosta só de lagosta, confesso que yorci pra rolar um romance entre eles.

Ps2. Amei a referência a extraordinário.

Bia 27/12/2022

Aquele abraço quentinho pra quem sofre com luto
Motivos pra ler esse livro AGORA:
2023 é o ano exato em que os dias dos meses coincidem exatamente com os dias da semana no calendário.
Félix representa todos os introvertidos que precisam ser extrovertidos e colocam uma camada social com sorrisinho e esconde possíveis medos através dessa mascara de amigo pra toda hora, mas quando ele está em sofrimento, você entende como a dor é dilacerante e cruel.
Tem muitos poemas espalhados pelo texto e cada mês há um novo poema.
Amo a reflexão sobre como 1 ano pode mudar a vida de alguém e que o mundo continua girando para os que vivem, mesmo depois da morte daquela pessoa que a gente mais ama.
É sobre sobreviver ao luto, chorar, doer, se recompor e ter fortes amizades pra te tirar do poço. É sobre sonhar e continuar sonhando mesmo quando tudo parece dar errado.
É sobre dar tempo ao tempo.
Eu não sei mais quem eu era no último dezembro.

site: www.instagram.com/charmeliteral

Ana Catarine 13/02/2021

Profundo, Belo e Tocante
Quando recebi "Em algum lugar dentro de mim", em parceria com o fofo do Julius Vieira , fiquei bastante ansiosa para conhecer essa história. No livro, acompanhamos Félix, um jovem escritor que, após sofrer uma perda, precisa aprender a lidar com isso e seguir em frente.

Ler esse livro em um momento que passo por tantas mudanças tornou a história única. Essa obra é uma daquelas que entrega exatamente o que propõe, e faz a gente sorrir, sonhar e até chorar em determinados momentos.

A escrita do Julinho é bastante pessoal, e em muitos momentos, senti muito do próprio autor na obra. Mas, como o próprio Julius comenta com a gente, Félix acaba criando sua própria autonomia, e fazendo suas próprias escolhas e seguindo a sua vida.

Eu já conhecia dele através de alguns contos, e ter a oportunidade de ler um livro tão cheio de sentimentos foi bastante precioso. Já quero conhecer mais histórias desse lindo que, mais que um parceiro, é o meu amigo.

site: http://tocadapelaflora.blogspot.com/2021/02/resenha-em-algum-lugar-dentro-de-mim.html