Brave New World

Brave New World Aldous Huxley

Resenhas - Brave New World

Lais 31/03/2024

Só não dou cinco estrelas porque realmente achei um livro bem difícil, com vocabulário antigo e difícil mesmo. mas não tem o que dizer, é um clássico, de quase cem anos! mt bom, sempre bom mudar nosso lugar de perspectiva e ver as coisas que acreditamos e vivemos de outra forma.

"Soma may make you lose a few years in time, the doctor went on. "But think of the enormous, immeasurable durations it can give you out of time. Every soma-holiday is a bit of what our ancestors used to call eternity."

?that the purpose of life was not the maintenance of well-being, but some intensification and refining of consciousness, some enlargement of knowledge.?

"I know quite well that one needs ridiculous, mad situations like that; one can't write really well about anything else. Why was that old fellow such a marvellous propaganda technician? Because he had so many insane, excruciating things to get excited about. You've got to be hurt and upset; otherwise you can't think of the really good, penetrating, X-rayish phrases.?

Duda Garcia 23/12/2023

Doidera
Um clássico que eu só conhecia o nome, e a história em si foi totalmente uma surpresa pra mim. O que foi algo muuuuito bom e que me pegou de surpresa.
Eu adoreeeei essa distopia. Gostaria de ler mais análises quanto ao final, pq acho que tem mt mais ali doq o que eu entendi jdkdkd

senjuah 08/12/2023

Fairly good
I read it as requested by one of my professors at university and it was an interesting reading, some good dialogues, the analogy with colonialism was good. I do not like Orwell, but I think Animal Farm was better?

Heloisa.Damian 03/12/2023

Admirável mundo novo
O Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley.

Lançado em 1932, essa distopia apresenta um futuro mundo comandado pelo governo e tecnologia. Onde família e qualquer relacionamento afetivo não existe e é considerado fora do normal.

Com esse introdução, queria compartilhar com vocês o porquê dos alunos do Clube de Leitura do Van Veen decidiram ler as 3 maiores distopias, sendo elas Fahrenheit 450 ? Ray Bradfury, 1984 ? George Orwell, e por último, Admirável Mundo Novo ? Aldous Huxley.
Como discutido nas reuniões finais de cada livro, encontramos algumas similaridades nesses livros.

Algumas delas sendo:

controle de informação;
uso de medicação para ?melhor qualidade de vida? dos indivíduos (naquele mundo específico de cada livro)
tecnologia avançada.
governo com poder total sobre a sociedade;

giovanna 06/10/2023

"'Oh brave new world!' It was a challenge, a command."
Enfim, depois de empacar nessa leitura por bons dois meses, finalmente consegui terminar.

Eu não vou me aprofundar muito nas minhas opiniões sobre o livro, mas apenas dizer que ele não me agradou tanto quanto agrada a maioria das pessoas. Entendo e respeito muito o Aldous Huxley, justamente por ele ser o pai do gênero distópico que é um dos meus gêneros literários favoritos, mas eu tive que me forçar muito pra conseguir terminar esse livro, por diversas questões. Apesar das minhas opiniões não tão boas sobre a história e os personagens, que eu acho que tiveram um potencial que foi muito desperdiçado, o que eu amei de verdade foi o universo que ele criou e detalhou nesse livro, que foi um dos mais brilhantes e inteligentes que eu já li.

Massasa 01/09/2023

Admirável mundo novo
Continua atual, para mim oque se ressalta é a crítica ao modelo comportamentalista de controle humano, é necessária uma reflexão para os caminhos que as neurociências tomaram e tomam para que não se torne mais ainda uma ferramenta de controle social.

FERES. D. 23/07/2023

Um ensaio sobre o vazio
Status, prazer. Livre arbítrio e verdadeiras conexões humanas. O consumismo e seus perigos. Cuidado com os desejos?

IzaF. 15/07/2023

é um resumo.
Bom, estava indecisa se deveria ler a obra original ou não, então resolvi começar por esse volume, não gostei, não vou ler o texto original.

Fabiana 31/05/2023

Controle e manipulação: Admirável mundo novo.
Distopia escrita por Aldous Huxley em 1932, "Admirável mundo novo" é um livro que se passa em um futuro distante, onde a ciência e a tecnologia foram usadas para criar uma sociedade perfeita. As pessoas são geneticamente modificadas para serem inteligentes, saudáveis e felizes, onde todas as necessidades e desejos são satisfeitos instantaneamente.

Clássico distópico, o livro explora a liberdade individual e o significado da vida, através do protagonista Bernard e de sua luta para mudar a sociedade opressiva e controladora em que vive.

O livro é frequentemente comparado com o clássico de Orwell, 1984, onde a sociedade também é controlada, porém de forma mais punitiva. Na obra de Huxley, o controle é dado pela manipulação principalmente psicológica. Além disso, existe também a padronização genética, como uma tentativa de criar pessoas perfeitas desde seu nascimento.

Gostei muito do livro, mais um clássico distópico extremamente bem escrito, recomendo muito!

site: https://peripecias-literarias.blogspot.com/2023/02/controle-e-manipulacao-admiravel-mundo.html

Emi 06/03/2023

Que diferença reler um livro mais de 15 anos depois. Eu percebi que não lembrava quase nada e ainda não tinha a criticidade de agora. Hoje muita coisa me incomodou no livro (questões raciais, de gênero,enfim..) e novamente não sei ao certo se o que me incomodou foi escrito propositalmente pra incomodar e gerar reflexão ou se é fruto da época em que foi escrito ou simplesmente preconceito do autor. Tendo pra última opção. Peguei uns artigos que analisam o livro pra ler sobre o assunto. O relato da morte tinha me marcado muito na primeira leitura, hoje outras coisas me marcaram mais... ainda assim rendeu umas reflexões

Arthur.Battisti 21/02/2023

Distópico
O jeito do livro segue a linha da sua história com um modo estranho de contar e passagens controvérsias, mas é um ótimo livro para refletir e analisar o mundo a volta. A história é estranha no começo, mas os protagonistas são autênticos e você não perde a vontade de ler no meio do livro. Com certeza é um clássico e deve permanecer assim. Recomendo bastante a leitura

José Eduardo 18/02/2023

Criativo
Sob o ponto de vista do ano em que o livro foi escrito, é interessante notar a criatividade do autor de imaginar um mundo em que o governo possui completo controle sobre seus cidadãos e sobre a economia. É dizer, projetou-se como seria a sociedade, fosse ela comunitária, e não individualista. Nisso, assemelham-se esta obra e 1984 - embora, em Orwell, ainda houvesse livre pensamento não derivados de sugestões, apenas moldado por propaganda.
Difícil avaliar a obra sob o olhar contemporâneo.
A própria família, nessa obra, é um valor não só abandonado - tal qual hoje -, como também desprezado, entregue a paternidade ao interesse maior da sociedade, sob o olhar de uma elite que a controla.
Hoje parece lugar comum, mas, há um século, a relação sexual entre os indivíduos, como retratada na obra, deve ter causado no leitor indignação, revolta, ou mesmo asco. O que, aliás, fez-me pensar se o autor se surpreenderia com a atual conformação da sociedade, que por vezes se parece assustadoramente com a do Admirável Mundo Novo, mesmo sem o controle completo da sociedade pelo Estado.
Ainda, qual seria o sentimento de Huxley a respeito da arte contemporânea? Da música, das artes plásticas, do cinema? Instáveis ainda somos, felizmente, mas a beleza e a busca pela perfeição parecem pertencer apenas aos livros de história.
Provada com o tempo a inviabilidade prática do comunismo, a sociedade atual lida com o avanço do Estado do bem-estar social. O livro, portanto, tornou-se apenas um retrato dos riscos à liberdade existentes à época em que produzido. Mas, como toda verdadeira obra de arte, leva-nos a contemplar e admirar o mundo construído pelo autor.

marie 30/01/2023

distopia? utopia?
li a cópia da minha mãe desse livro e achei ele meio esquisito em algumas partes porém tem alguns momentos e diálogos interessantes, principalmente quando o ?selvagem? entra na história

em resumo, achei o livro interessante mas confesso que também achei meio confuso, mesmo assim acredito ser uma leitura importante e semelhante a 1984 em alguns aspectos

Lia da Lua 29/12/2022

Genial e bizarro
Li para a faculdade, que livro difícil. Mas a construção de mundo é de dar inveja sim! Por muitos momentos me vi me perguntando "que?" durante a leitura, mas eu apreciei bastante a crítica social que foi trazida, apesar de o final ter sido bastante chocante.

jubs 06/11/2022

interessante mas sem sal
com certeza esse livro merece o título de classico e merece todo o apreço q as pessoas tem por ele mas por mais q ele seja muito interessante e faça com que a gnt reflita muito, não tem um plot e n é divertido de ler como as distopias de hj