Aurora Burning

Amie Kaufman

Resenhas - Untitled

Luiza Helena (@balaiodebabados) 08/06/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Aurora Burning era uma das minhas continuações mais esperadas desse ano. Com perguntas respondidas, revelações e um final bombástico, esse livro já entrou na lista de melhores continuações do ano.

O livro começa um pouco depois dos acontecimentos de Aurora Rising. Depois de conhecer a verdadeira ameaça a Aurora e sofrerem uma baita perda, nosso squad 312 é a única salvação de toda a galáxia. Mas claro que eles vão ter que passar por alguns pequenos obstáculos, como serem perseguidos por uma psicopata assassina, uma máfia de gremps e, por último mas não menos importante, praticamente pela maior autoridade da galáxia que foi infiltrada por um ser simbiótico que pretende "unir" todo mundo.

Fazia muito tempo que não lia uma continuação tão emocionante. Amie e Jay conseguiram avançar não somente na história, mas no crescimento dos seus personagens. A cada vira de página, era uma informação nova e seguidas de várias outras perguntas que só atiçavam a minha vontade de continuar a leitura até terminar.

Sabemos um pouco mais sobre o papel de Auri em derrotar a grande ameaça, como ela se relaciona com um outro povo que já havia derrotado anteriormente essa ameaça. E, apesar de parecer mais um entre as milhares ameaças para as forças da Aurora Legion, sabemos mais sobre o Starslayer e como ele se relaciona com tudo isso.

O livro possui ação do início ao fim. Esse quesito é 10/10 nas narrações dos dois autores. As cenas são bem descritas e eletrizantes, de deixar o coração na mão. Quem acompanhou meus surtos nos stories do instagram sabe que o Squad 312 é um eterno "a gente vai viver/a gente vai morrer".

Sobre os personagens, cada um teve seu momento de brilhar e crescimento. Se o livro anterior foi focado em Aurora, nesse livro sabemos mais sobre o passado dos outros personagens. Algumas são revelações de cair o queixo, outras de deixar o coração partido, mas todas servem para entendermos melhor como elas moldaram a personalidade de cada um.

Destaque para Zila que, até o livro anterior, era uma grande incógnita tanto para mim quanto para todo o Squad. Ela surpreende em momentos de tensão, quase sempre com uma solução mirabolante. Finian segue sendo um dos meus personagens favoritos. Com seus comentários sempre ácidos quase sempre de uma forma meio alívio cômico, ele também tem um baita amadurecimento e crescimento no livro, principalmente na questão da sua insegurança e medo de abandono.

Scar e Tyler também me surpreenderam bastante. Sempre admirei bastante Tyler e seu senso de liderança, disposto a se sacrificar por seu squad e tento manter a moral do grupo, mesmo quando não sabe o que está fazendo. Por culpa do destino, Scar teve que assumir o lugar de Tyler e, apesar de sempre apresentar uma fachada de pessoa que só se importa com namorados e roupa, a Face do grupo soube muito bem preencher o lugar do irmão.

Creio que Kal foi o único personagem que se manteve constante, principalmente em relação a Auri. Desde o livro anterior, vemos como o Syldrathi luta com um "inimigo interior" ao mesmo tempo que tenta que isso não interfira em sua ligação com Auri. Já nossa garota fora do tempo finalmente aceita seu papel nessa confusão toda e, ao contrário do que lhe foi ensinado durante um treinamento, ela sabe que não precisa sacrificar tudo para salvar a galáxia.

De alguns personagens novos dou destaque a Saedii, irmã de Kal. De início eu só queria saber de arrastar a fuça dessa Warbreed no asfalto quente, mas lá pelo final ela acabou conquistando um pouco da minha simpatia. Ela se vê envolvida em uma situação tensa ao lado de nosso Alpha, o que gerou conversas interessantes sobre a visão de cada um em relação à animosidade entre os Unbroken e Aurora Legion.

O livro é divido em quatro partes, cada uma mais eletrizante que a outra. Ao final da parte 2 me senti lendo Cress novamente, com um sentimento de desespero maior do que o normal por esse squad. Mas são nas partes 3 e 4 que você não consegue mais largar o livro. Passei o livro todo fazendo teorias e algumas se confirmaram, o que fez com que o momento da revelação tivesse um maior impacto na minha pessoa.

Infelizmente tudo que é bom dura pouco e aqui, o final de Aurora Burning além de ser um baita gancho, me deixou seriamente preocupada com a vida desse squad de desajustados que não poderiam se encaixar melhor entre si. Agora me resta sobreviver até o ano que vem, pensando e amargurando esse final que realmente me deixou no chão.

A trilogia teve seus direitos de publicação aqui no Brasil comprados pela Rocco. Antes da pandemia a previsão era que Aurora Rising saísse agora no primeiro semestre, porém vamos torcer para que saia pelo menos no próximo.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/06/resenha-529-aurora-burning.html
Amanda 22/10/2021minha estante
Vc leu em português?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 22/10/2021minha estante
Não, em inglês mesmo

Amanda 22/10/2021minha estante
Vc sabe se tá disponível pra baixar em português?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 22/10/2021minha estante
Ele ainda não foi lançado aqui

madzz 28/11/2021minha estante
tem romance entre aurora e kal??? tô terminando o primeiro livro e quero muito que eles fiquem juntos

Ruth Cruz 19/11/2021

Tiro, porrada e bomba
Meu Deus! O que foi esse livro???
Teve ação desde o começo até o final, e momentos tensos a ponto de você não conseguir sequer respirar enquanto lê.
Meu esquadrão perfeito como sempre, os coitados viajaram tanto, quase morreram e foram perseguidos ksksksksksk
Foi tanta informação e coisa pra assimilar que eu queimei todos os neurônios que me restavam depois dessa. E se você me pedir para explicar o que rolou aqui eu não vou nem saber por onde começar kkkkkkkkkkkkk
AMEI AMEI AMEI
4.6? favoritado?

Sarah | @only_a_snowflake 10/05/2020

TRAGAM A MÁSCARA DE OXIGÊNIO, POR FAVOR! | SEM spoilers
Óbvio que o Kal tinha que estar na capa. ÓBVIO, afinal, boa parte de Aurora Burning é sobre nosso menino Syldrathi. É tanta coisa dando errado, tantos planos indo pelo cano que a gente custa a acreditar que em alguma hora algo vai dar certo. Enfim, em Aurora Burning, nosso querido squad 312 está em Emerald City, tentando se aproximar de seu objetivo, porém a quantidade de desgraça que começa a acontecer faz tudo ir por ladeira abaixo.

- Aurora: Juro que ainda não entendi porque ela foi escolhida. Auri tem um crescimento e amadurecimento bem bacana nesse livro, porém estou um pouco preocupada com a maneira que ela está lidando com toda essa loucura.

- Kal: Então, né... Menino Kal passa por perregues atrás de perrengues. Em Aurora Burning conhecemos um pouco mais sobre os Syldrathi e a família do Kal. E é aí que mora o problema kkkkkkk Cristina Rocha ficaria infartada se o Kal fosse pro Casos de Família. Achei sincero o romance dele com a Auri.

- Zila: Se era pra brilhar, pode ter certeza que brilhou.

- Finian: Melhor personagem da trilogia, fácil. Até o Finian amadureceu nesse livro, coisa rara. O sujeito é um gênio, ninguém pode negar.

- Scar: A que menos simpatizo do squad. Foi ok.

- Tyler: Meu querido, o que foi esse desenvolvimento de personagem! Subiu horrores no meu conceito. Só espero que não forcem um romance entre ele e aquela CERTA pessoa detestável.

Aurora Burning é de tirar o fôlego, principalmente a primeira metade do livro. Temos revelações BOMBÁSTICAS sobre algumas coisas muito importantes. Em alguns poucos momentos discordei do andamento da história, mas tudo bem. O final... bem, é aquele final bem à lá Jay Kristoff que nos deixa no desespero completo. Tomara que essa trilogia feche com chave de ouro.

"Love is what drives us to great deeds, and greater sacrifices. Without love, what is left?"

BGM: Binary Star (Hiroyuki Sawano)
//For the candles in the darkness
Burning up the sorrow
There's no end to sadness
We didn't learn
For the broken-hearted people
Diamonds now surround us
So out of our mind
Leave the past behind//

Giovana | Blog Dei um Jeito 30/05/2020

Necessito o terceiro livro na minha mesa agora!
A primeira parte do livro tem tom mais leve e divertido, com todos os personagens oferecendo algum tipo de fanservice, o da Zila e seus brincos me fez colocar o Jay Kristoff e a Amie Kaufman na lista de autores ridículos!! A questão das roupas justas é um fanservice muito bem-vindo, mas não é tão engraçado quanto os brincos. Mas uma coisa que permeia todo o livro é a ação e o uso das habilidades adquiridas na Aurora Academy.

Aurora Burning explica bem sobre o Esh'varen e mais sobre quem é a maior ameaça humana do rolê, o que já me deixa bem satisfeita em livros do meio de uma trilogia, mas o desenvolvimento do passado da Zila e umas informações sobre o Tyler e Kai agregaram demais o livro e estou em choque sobre as informações dos dois últimos, enquanto com a Zila eu só espero que ela tenha uns 5 minutos de paz, uma coleção de brincos e várias amizades.

A Saedii é um acréscimo maravilhoso à série, pois além de ser uma contrapartida em relação ao Kal - mesma criação e origem, porém vê o mundo com outros olhos -, é uma personagem que se conhece muito bem, ela sabe que é bonita, perspicaz e uma grande lutadora, e vai usar tudo o que tem a seu favor, de brinde as cenas dela com o Tyler são TUDO, na hora que ela estava disposta a contar uns segredinhos eu devorava os capítulos dos outros pontos de vista para chegar no do Tyler e ver ela em ação.

Fãs de ficção científica podem fazer a festa por aqui, pois até viagem no tempo acho que está rolando, e os atentos aos detalhes mais científicos da coisa, falaram sobre a gravidade artificial das naves!! Que dá direito a uma cena muito boa com uma certa duplinha inesperada.

Queria dizer que o único crime do livro é a ausência do apelido "Legolas", mas o final do livro chega a ser criminoso, é um cliffhanger enorme e envolve todo o Squad 312 e a espera é de um ano para o próximo, então simplesmente eu estou braba. Porém, Aurora Burning consolidou essa trilogia como uma das queridinhas, e preenche o espaço no coração de quem sente falta de squads dos livros que de tão diferentes entre si eles se completam, como Six of Crows e as Crônicas Lunares.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2020/05/review-aurora-burning-amie-kaufman-jay.html

Alex 06/09/2021

Excelente
Acabei lendo em inglês porque não podia esperar a tradução. Os livros são fantásticos, estou adorando a história, a dinâmica, os personagens, sem enrolação e muita ação.
Difícil vai ser esperar 2 meses até sair o último!!!
madzz 28/11/2021minha estante
nesse livro é desenvolvido o romance do kal e da aurora??

Alex 24/12/2021minha estante
kkk quer spoiler ? sim... um pouco.. kkk

AliIsGay 13/09/2021

So much better than the first one, but still not perfect
I have to admit that after the disappointment that was Aurora Rising my need to continue the series was almost non-existent, and i probably wouldn't have finished it if i hadn't bought the book previously.
So starting this book i had small expectations and that made the good things stand out a lot more than the bad one's.
starting with the characters i like how death is being dealt through out this book, it feels like there's something missing because there is, and the authors don't try to hide that ny any means.
the plot twists are very suprising (duh) expect for the one at 80%, there felt more like teenage drama than a plot twist, i'm curious to see what will be done to fix the problems this book didn't solve.
another thing that bothered me is that the ending didn't really felt like an ending, you can't simply end a book midle-chapter and call that a cliff-hanger, yes it was suprising and bold, but now the book feels unfinished, and that satisfaction that comes with putting "read" on a book didn't came for me yet.
the characters are imensily better and the only one i have any complaint is Scarlet, she still feels... shallow compared to the others, but she's better compared to her old self.
I'm not sure if i would've read this book on different circustances, but i'm glad i did

aliciarfe 16/04/2021

PERFEITINHO
EU AMEI ESSE LIVROOO...
Meu Deus, que livro perfeito, eu amei do começo ao fim....
EU AMO OS PERSONAGENS, eles são tão maravilhosos e a relação entre eles é tudo para mimmmm..
A história é muito bem feita e escrita, a minha leitura foi super fluída....

Bea @lepidopterass 27/09/2020

Deveria ser proibido alguém publicar um livro com um final desses..... to largada no chão sem saber o que fazer
Amie Kaufman PQ FIZESTES ISSO COMIGO

Alice 26/05/2021

Uma das melhores continuações da vida ♡
O motivo pelo qual eu não tinha dado 5 estrelas para Aurora Rising, o primeiro livro da série, foi porque eu achava que os capítulos não mostravam muito a personalidade de cada personagem. Eu já tinha me apaixonado por todos eles mas acabava ficando meio confusa às vezes porque parecia que todas as cenas eram narradas pela mesma pessoa. Já nesse livro, foi totalmente o contrário. Eu ameeeei a narrativa de Aurora Burning e tudo fluiu muito melhor ♡ Os personagens foram super bem desenvolvidos e a gente consegue sentir e entender eles de uma forma muito mais próxima e intensa.

O livro não para nunca. A cada página acontece alguma coisa importante! Tem sempre muuuita ação e um toquezinho de humor no meio das cenas (principalmente por parte do Fin♡). Era impossível parar de ler porque eu me pegava tentando descobrir as soluções para os problemas junto com os personagens. Nas vezes que eles pensavam "ok, o que vamos fazer agora?", eu analisava junto e ficava angustiada porque também não via nenhum caminho pra seguir e queria resolver os enigmas junto com todo o squad 312.

O Kal é meu queridinho favorito ♡ E não tinha como ter sido melhor a escolha da capa. Ele realmente tinha que estampar esse segundo livro já que a família e o passado dele aparecem bastante nessa continuação e têm bastante importância. Já em relação ao romance dele com a Auri, sei que muita gente não gosta, mas eu amei cada momentinho deles juntos e fiquei feliz demais vendo a evolução desse relacionamento. Pra quem gosta da vibe “touch her and you die”, não existe casal mais perfeito ahahaha

O Fin também é um personagem incrível e dá pra perceber como ele amadureceu nesse segundo livro. Já sobre a Zila, também foi ótimo poder conhecer sobre o passado dela e entender por que ela age daquele jeito mais fechado. Espero que na continuação ela seja ainda mais desenvolvida. No fim, nem eu entendi por que, mas até acabei gostando da Saedii, personagem que me fazia querer jogar o livro na parede nas primeiras cenas que aparecia.

A única coisa que fiquei sem entender, mas que não posso desenvolver muito aqui porque é spoiler, foi a reação do grupo todo em relação à traição. Fiquei irritada porque acabou sendo super exagerada e não acho que precisava de tanto auê e indignação. Outra coisa que me deixou com muita raiva: O FINAL. Fechei o livro querendo matar a Amie e o Jay por terem jogado aquele fim ali e me fazerem esperar até novembro pra ler a continuação. Foi tipo: oi? Acaba assim mesmo? Será que não tem algumas páginas faltando? Socorroooo

Enfim: perfeito. Zero defeitos. Queria que essa série maravilhosa tivesse muito mais reconhecimento do que já tem. Só leiaaammmm
Rafa.Toma 11/11/2021minha estante
Ami, teve traição de quem ?

ireliber 05/08/2020

Eles não erram e, se erram, é tentando acertar...
Aurora Burning é o segundo livro de Aurora Cycle, uma trilogia que acompanha um Squad de recém formados na Academia enquanto eles se metem em problemas no espaço e lutam pra salvar o universo.

É difícil encontrar um livro em que você se apaixona por todos os personagens, sente com eles, e acompanha seu desenvolvimento com tanto afinco.

Esse livro é informação nova e coisas acontecendo da primeira a última página. A história não para, algo sempre está em jogo e você não fica entediado. Pelo contrário, alguns momento parace impossível pausar a leitura, pois você só sente a necessidade de saber O QUE VAI ACONTECER AGORA?

Tem humor, ação, bons plots(por mais que alguns sejam previsíveis). A forma que encontraram de contar a história do squad 312, com os diferentes povs, é sensacional.

E o final... Impossível não querer a continuação pronta na mesma hora. Não consigo achar algum motivo que desmotive a leitura de alguém. Não há possibilidade arrependimento.

LEIAM AURORA CYCLE

Bookauzier 09/01/2022

Essa trilogia esta se torna a minha favorita, sem duvidas, os personagens são incríveis, que fica até difícil de escolher o favorito, a história é envolvente, que a agente ler bem rápido. E que final foi esse? eu to ainda processando, ansiosa para o próximo livro.

halfbyrn 13/03/2022

muito bom.
No mesmo dia em que li o primeiro, fui em busca da continuação para sanar minhas curiosidades. E não foi nenhuma surpresa descobrir que o segundo livro era tão bom quanto o primeiro.

Mora 03/07/2021

Vendo todas as opiniões positivas sobre o livro, e considerando que gostei do primeiro, pensei que gostaria muito mais de Aurora Burning. Bem, não foi isso que aconteceu. Até mais da metade do livro, eu não conseguia engatar na leitura. Algumas partes eu achava a leitura meio infantil, principalmente as partes da Scarlett. E até aí tudo bem, não é algo que chegou a me incomodar. Mas, principalmente nas duas primeiras partes, eu estava achando o plot MUITO REPETITIVO. E isso me fazia sentir que, mesmo com muitas coisas acontecendo, a história não saia do lugar. O romance foi outra coisa que não me convenceu. No final de Aurora Rising eu até que estava ansiosa para ver onde o romance do Kal e da Auri ia dar. Mas simplesmente pareceu tudo muito apressado e forçado, achei sem desenvolvimento NENHUM.
Só para não dizer apenas coisas ruins, gostei muito do desenvolvimento de alguns personagens. A Zila é uma personagem que desde o primeiro livro eu conseguia ver o potencial dela, mesmo ela não tendo muito ponto de vista. Nesse livro, conseguimos ter uma melhor ideia do que se passa em seus pensamentos e podemos entender mais sobre o seu passado, e tudo isso só me fez perceber que personagem incrível ela é. O Tyler é um personagem que, no primeiro livro, eu nem dei muita bola. Mas aqui eu realmente sinto que consegui entender mais ele e passei a gostar bem mais do personagem. O Finian é definitivamente o meu favorito, e só passei a amar ele mais. Sobre o Kal: conte comigo para tudo. Já Aurora e Scarllett só me fizeram passar raiva mesmo.
O plot é bem previsível. Em um ponto bem específico da história parece que os autores resolveram abandonar totalmente a coerência em prol de criar uma tensão. E eu não gostei. Acho que o ponto positivo dessa série são definitivamente os personagens, e a maneira que esses mesmos personagens reagiram a uma revelação, não me desce. Depois de tudo o que foi falado ao longo do livro, depois de tudo o que passaram, eu não consigo não me frustrar com atitudes INCOERENTES dos personagens. Principalmente a Auri. Não vou mentir, peguei ranço kkkkkkkk.
E então chegou aquele final. Me diz, como é que acaba um livro desse jeito? Os últimos capítulos me prenderam bastante, não conseguia parar de ler. Acaba com um bom gancho para o terceiro livro e já tenho minhas teorias do que pode acontecer.
Bom, chegando nas conclusões finais. É um livro ruim? Não, não é. Tem muita ação, acredito que até mais ação do que o primeiro. Tem um certo humor também. Mas de alguma maneira não funcionou tão bem assim para mim. Acho que senti falta de algo que me pegasse completamente de surpresa. Como disse, o plot é muito previsível, então muitas das revelações “surpresas” não chegaram a me surpreender nem um pouco. Sem falar nos outros aspectos que me incomodaram e que eu pontuei acima. Mas mesmo assim esperarei ansiosamente pelo terceiro e só posso esperar que seja um final digno para o squad 312 e para toda a galáxia.

Guedes 24/06/2020

Quanta coisa acontecendo
Esse livro não para em nenhum instante, sempre tem algo empolgante acontecendo e você se vê entretido com todas elas.
Os personagens continuam muito bem construídos e até mesmo os novos apresentados lhe dão um senso de alma própria.
O autor consegue em cada ponto de vista colocar a alma do personagem, seja por apelidos próprios ou tiradas engraçadas.
Nem tudo são flores pois algumas escolhas do autor se tornaram meio óbvias para mim, me vi adivinhando muita coisa e gosto de ser surpreendido , mas mesmo assim a leitura me pegou de jeito.
Queria ter visto mais do vilão principal , mas o que nos foi apresentado foi muito legal.
Espero ansioso pelo próximo volume.

Lou 04/07/2021

Não tenho palavra para descrever esse segundo livro, simplesmente de tirar o fôlego... O desenvolvimento dos personagens, as coisas que eles enfrentaram e tudo que aconteceu só me faz gostar mais do squard 312, simplesmente incrível, a única coisa que não me fez amar o livro totalmente foi o romance entre o Kal e a Auri, eu amei eles no primeiro livro mas agora não conseguia suportar o capítulo deles, mas fora isso o livro é incrível, e a nova personagem que entra? Gente, não tem como não amar ela, apesar de tudo, o último capítulo entre o Ty e a Cat foi tudo que a gente precisava, um ótimo livro do começo ao fim.
madzz 28/11/2021minha estante
pq n gostou de kal e aurora nesse livro?? tô doida pra ler o segudno só por eles kkkkkkkk

Lou 28/11/2021minha estante
Parece que eles param de ter personalidades próprias e só sabem pensar um no outro romanticamente, fica muito chato