Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Thi 19/03/2024

Leitura pesada ?
??????????? ?????? ? ??????? ?? ???? ?Ã? ??????????? Q?? ?? ?Í????? ????????? ??? ?????????, ????? ?? ?????ÇÃ? ??????????.

?Á???? 325

20 de abril de 1999. Um dia que ficou para a história dos Estados Unidos, e provavelmente para o mundo. Essa foi a data que ficou conhecida como o Massacre de Columbine.
Com certeza foi uma leitura sofrida, e essa é a terceira vez que pego para ler e finalmente consegui concluir a leitura. O autor fez um excelente trabalho no perfil dos criminosos e também sobre as vítimas. As informações e cenas descritivas chocam e revoltam. Recomendo, mas com cautela, desperta muitos gatilhos.

#columbine

studies and whatever 12/03/2024

Na minha opinião é uma obra bem escrita, os dados apresentados possuem fontes e isso é importante porque traz uma credibilidade ao que foi escrito. Quanto ao conteúdo, em diversos momentos me emocionei, porque os acontecimentos narrados são de uma tristeza inimaginável.

babshenry 05/03/2024

Columbine
Todo mundo já ouviu sobre columbine. Não foi o primeiro, muito menos o último atentado escolar, e por incrível que pareça não foi o mais violento, mas o mais memorável. Mergulhar em tudo o que aconteceu foi esclarecedor, e chocante.

Nilma10 04/03/2024

Releitura
A historia baseada em fatos reais transmite a sensaçao de estar no ambiente da escola.
Talvez, ou muito provavelmente, haja um pouco de exagero nos relatos.
Mas pretendo continuar a leitura para confirmar o desfecho.

Luan Medeiros 03/03/2024

Surpreendente
Já tinha ouvido muito falar sobre o caso de columbine, mas nunca tinha ido buscar muitas informações relacionadas.

Basicamente fiquei muito surpreso com toda a informação e maneira de descrever presente aqui.

Livro muito importante e necessário, desmistificando muita coisa que é associado até hoje ao caso de Columbine e sendo direto e claro sobre todas as informações, sem encobrir nada.

Tigirina 28/02/2024

Interessante!
Indo direto ao ponto, adorei esse livro.
Fiquei bastante incrédula com o tempo que o Sr. Dave levou para juntar tantas informações para fazer o livro e que ficou perfeito, pq além de ele falar sobre muita das coisas que ocorreram no massacre, ele ainda conseguiu nos disponibilizar algumas partes (em fotos) dos diários dos assassinos para vermos. Isso é muito legal? kkkk.
Enfim, o livro em si é muito bem detalhado com relação aos acontecimentos e oq o pessoal levou à polícia para analisarem sobre o caso. É detalhado sobre o quão psicopatas os dois garotos eram, desde quando estavam planejando tudo oq fizeram, o quão sádicos eram, mostrar tbm a quantidade de pessoas que tiveram traumas, entraram em depressão, mas tbm as que tiveram as elevações e como foram.
Fico me sentido mal que esse foi um caso real e que muitas pessoas sofreram com o ocorrido, mas era um tema que eu nunca fui a fundo para saber e entender oq aconteceu nessa época de 1999/2000, e acabei gostando apesar de ser uma tragédia que acarretou diversos outros tipos de massacres?
Recomendo!

malucstlh 28/02/2024

Quem inventa aguenta?
A cadência da história, ainda que não seja 100% linear, cumpre um bom papel ao fazer com que a gente se importe com cada uma das vítimas a um nível pessoal e, mesmo sabendo o desfecho da história, torci pra que o massacre não acontecesse.

Vejo que a não-linearidade foi um artifício pra saciar a sede do leitor de uma narração do ocorrido sem perder a catarse do final sob o ponto de vista dos atiradores

Mesmo assim, acho que nem toda narração sobre o pós-evento era necessária, principalmente o foco enorme na comunidade evangélica. Caguei pras oitocentas passagens de discurso de pastor nas milhares de reuniões de homenagem.

Concordo parcialmente que o autor deu mais responsabilidade do ataque ao Eric do que ao Dylan, mas entendo também que um ?quadro? de psicopatia juvenil é mais interessante que uma depressão ou bipolaridade. Cabia ao autor fazer com que o segundo fosse tão cativante quanto o primeiro.

Lecomchaelivros 25/02/2024

O que gera um tiroteio
Dentro deste livro teremos um estudo do que aconteceu antes , durante e principalmente os reflexos do acontecimento em columbine. Há diversos pontos que te fazem pensar e entender melhor o que ocorreu.

minnies 24/02/2024

Columbine é uma leitura extremamente difícil.
Comecei a ler esse livro em março de 2022 e vim conseguir finalizar agora, quase 2 anos depois. Adiei por muito tempo, porque é uma leitura pesada demais pra digerir tão rápido.
Comecei a ler porque sempre fui fascinada por casos criminais e achei que talvez, conseguiria transformar em um genero de leitura favorito também. Mas muito pelo contrário kkkkk foi extremamente difícil pra mim, porque ler na maioria das vezes é imaginar cenários fictícios e tentar combinar com a realidade. Não dá pra fazer isso com livros de casos criminais, porque tudo que você está lendo, de fato aconteceu e isso pra mim se tornou algo muito difícil de lidar.
Falando do livro no geral, a escrita do Dave é ótima e não é atoa que esse livro foi indicado e levou vários prêmios.
Falando sobre o caso, muitas coisas nele me irritam, desde os assassinos, ao massacre e a forma como a polícia e a mídia lidou com tudo na época. Por exemplo, em agosto de 1997, 1 ano e 7 meses antes do ataque, o site onde Eric publicava sobre o plano e sobre as coisas que ele odiava e planejava matar, foi denunciado e mesmo assim, a polícia decidiu engavetar e deixar pra lá. 20 de abril de 1999 poderia ter sido evitado 1 ano e 7 meses antes e não foi por negligência policial.
Enfim, não sei mais o que por aqui kkkkk geralmente não escrevo muito nas minhas resenhas.
Em resumo, o livro é ótimo, só foi difícil pra mim por ter sido algo que realmente aconteceu e me frustra a forma como as autoridades sequer se importaram e tentaram evitar o que poderia ter sido evitado anos antes.

Puppy.Chan 21/02/2024

Sinceramente
Não vou mentir e dizer que é bom e li tudo, já que eu não fiz isso. Infelizmente não me agradou, então não falarei que recomendo!!!

Babi 12/02/2024

"Não há respostas fáceis"
Uma visão bem esclarecedora sobre os acontecimentos e sobre os assassinos, além de focar MUITO nas vítimas e no pós ataque.

O livro tem uma dinâmica de vai e volta entre o dia do massacre, o antes com os planejamentos, e o depois.

Conta de forma muito esclarecedora quem eram os assassinos e principalmente suas diferenças. Conhecemos muito sobre eles através de seus filtros

Eric é quase um consenso unânime de que tinha psicopatia. Frio, sem empatia e com um ódio generalizado e despropositado. Planejou todo o massacre e foi atrás dos meios para realizar. Os diários dele são cheios de raiva e contemplam homicídio, estupro e atentados terroristas.

Dylan era tímido, com baixa auto estima e depressivo. Os diários dele eram uma angústia só, cheio de contemplações suicidas. Várias páginas falavam sobre amor e tinham desenhos de corações. Pouco ele falava sobre homicídios, mas estavam lá também.

As vítimas são muito abordadas no livro também, assim como as famílias e as consequências que os sobreviventes sofreram.

O plano massacre era composto por três atos, do qual envolvia bombas, que não funcionaram (o que evitou que o número de mortos fosse maior). Como eles não tinham um plano B saíram atirando em alunos e professores, causando 13 mortes e deixando vários feridos com sequelas graves. Também atiraram na polícia, e por fim, se suicidaram.

O livro traz fortes debates: depressão, suicídio, armamento, exploração da mídia, traumas, prevenções, enfim, muita coisa mesmo.

É ótimo para quem quer se aprofundar sobre o tema. Não tem respostas fáceis quanto as motivações, e muitas coisas permanecem um mistério.

hmhenrique 01/02/2024

Impressionante
Esse livro é pesado. Não apenas no sentido físico, mas sim no enredo. Já fui ler sabendo sobre a história, e confesso que estava apreensivo. Esses casos de atentados à escolas sempre me deixa mal. O livro apresenta muitos detalhes sobre todo o enredo, apresentando muitos fatos sobre os dois assassinos. É muito triste ler as anotações deles, todo o planejamento e frieza deles. Corta o coração ver o quanto eles destruíram a vida de todos que estavam envolvidos ali naquele dia. Pesado, mas necessário.

vanessaxclementino 28/01/2024

Foi uma leitura interessante, porém, apesar de ser um pouco acostumada a leitura de fatos historicos em forma de documentário, a leitura apesar de ter varios picos muito interessantes, de forma geral é uma leitura bem massante.

fique aliviada por terminar.

Guibauer 27/01/2024

Pesado
Pesado, em alguns momentos difícil de ler, não pela forma de escrita ou construção narrativa do autor, mas sim pelas situações que estão sendo contadas, por mostrar todo sofrimento das vítimas e de seus parentes, a quantidade de vidas que foram abaladas e destruídas por esse caso.
Em alguns momentos também surgem a frustração e a raiva por como o trabalho policial foi conduzido e por perceber que, se tivesse sido melhor feito e de forma mais séria, tudo poderia ter sido evitado e o massacre de Columbine nunca ter acontecido.
Recomendo para quem gosta do tema, para quem quer tentar entender os porques verdadeiros de dois adolescentes terem feito tudo isso.
Fernanda.Akimi 27/01/2024minha estante
Queria muito ler esse livro, já ouvi podcast sobre ele, e se eu não me engano, tem um livro que a mãe de um dos meninos escreveu, não é?

@livros_no_quintal 27/01/2024minha estante
Uma das leituras mais pesadas que eu já fiz

Guibauer 27/01/2024minha estante
Fernanda.Akimi, tem sim, quero ler esse da mãe também

giovanna1785 27/01/2024

A maneira como o Dave Cullen conduz esse livro é esplendorosa. No começo, quando ele detalha o massacre, foi bem difícil seguir, a leitura é muito densa e difícil por se tratar de uma tragédia real que trouxe tanto sofrimento pra tanta gente, mas da metade pro final eu devorei. Eu acho, que acima de tudo, eu tenho muita dó principalmente dos Klebold. O Eric era um psicopata e ao meu ver não tinha muito que os pais dele pudessem fazer, mas o Dylan era um coitado depressivo que não obteve ajuda e só foi piorando com o tempo, indo de um suicida em potencial pra um homicida, queria descontar tudo de ruim que sentia nos outros. Eu não sei se suportaria o fardo pelo resto da vida de pensar que eu coloquei um filho no mundo, dei amor e carinho e ele tirou a vida de outras pessoas e feriu tantas outras, física e emocionalmente.
Me deixou reflexiva e com muito pra pensar. Mas os EUA vão seguir tendo histórias como essa enquanto o porte de armas for liberado e i said what i said.