O Homem Que Sabia Javanês

O Homem Que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês

Ramon 16/04/2022

...
"Imagina tu que eu até aí nada sabia de javanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios"

Brunno 05/03/2022

Eis um livro de um crítica bem doce a nós brasileiros que nos prendemos muito a títulos! Vale a dica de leitura!

@debee 23/02/2022

Li o original e essa versão em quadrinhos para a aula de redação da minha escola. Já fiz a resenha para o original, agora vamos para o quadrinho. O traço é bem simples, mas o texto é bem fiel e praticamente transcrito para os balões. É uma boa forma de ler essa história, as duas versões são curtinhas .

Jaque 28/01/2022

Adorei!
Hahahahaha eu ri com esse conto... E eu gosto disso. É tão absurdo e possível que eu gostei muito. Acho que eu nunca tinha lido "Lima Barreto", mas fiquei feliz de começar por esse, e pretendo continuar.

Capitu 03/01/2022

Uma grande critica
Esse livro conta a história de um homem farsante do qual mentia que sabia javanês
, assim enganou intelectuais da época.
Isso pode se refletir na própria história de Lima Barreto que nunca foi aceito intelectualmente por certos intelectuais da época, como também não foi aceito na academia de letras, tanto por ter sido afrodescendente, como uma pessoa considerada pobre. Por isso considero uma ótima sátira.

Smoke 01/12/2021

Livro curto porém interessante!
Apenas 24 páginas, mas bem divertido, deu até vontade de aprender Javanês também. No desespero sobressaiu o "jeitinho brasileiro".

Eclipsenamadrugada 23/11/2021

Um livro barbaramente curto, só 24 paginas, porém conta a história de um mentiroso que acabou fazendo muito sucesso porque dizia saber Javanês.

Aline.Rosa 22/11/2021

Atual
Primeiro contato com o autor.
Crítica mordaz com humor refinado.
Uma leitura atual e muito interessante.
Paloma 22/11/2021minha estante
Se gostou então super indico a leitura de Triste Fim de Policarpo Quaresma. Maravilhoso!

Aline.Rosa 22/11/2021minha estante
Muito obrigada, Paloma. ??

Code 15/11/2021

"O caro senhor javanês"
Essa história e muito boa,recomendo demais esse livro,tanto para leitores quanto para fãs de quadrinhos que nem eu?

O final e o mais estranho dessa história,mais ela vale apena ler ou tentar ler.

Ele também e bom para sair de uma ressaca literária,pois ele e um livro divertido de ler e fácil de compreender?

Caa 08/11/2021

Mesmo com aquela famosa escrita complicada de entender esse conto me prendeu no início ao fim. É divertido - de um jeito muito errado se for ver de uma maneira ética - ate onde a mentira leva o Sr Castelo, e tipo, levou muito longe.
Outro ponto que a gente pode observar é sobre nossa cultura brasileira, essa parte da nossa cultura que é muito excomungada, que é de querer enganar os outros. É feio pra cacete isso, mas a gente pode ver que isso já tinha bem estabelecido desde 1911, como mostra no conto.
Enfim, muito interessante, vale a pena ler em uma noite de insônia.

mateuspy 21/10/2021

O bacana nessa edição
é que além de ter o conto do Lima Barreto que dá título ao livro, ele contém mais alguns contos que são re interpretações do "Homem que sabia javanês", e deixo destaque para o conto do João Antônio que é excelente(assim como o do próprio Lima Barreto), ambos cheios de um domínio da forma como de um humor ácido e esperto sobre a figura do intelectual de suas respectivas épocas. Para mim essa edição só peca pela ausência de algum texto que teorize ou se proponha a discutir os textos em conjunto, algo que enriqueceria ainda mais as possibilidades de literatura comparada que o livro já oferece em sua forma atual.

Nina 19/10/2021

O humor do jeitinho brasileiro
Quero ler Lima Barreto e esse conto pareceu o caminho mais fácil para começar.

Muito bem escrito e engraçado. O protagonista é a síntese da esperteza e malandragem.

Braguinha 17/10/2021

Lembra muito Machado de Assis.
Uma sátira ao funcionário público comissionado, este ser exótico que vive às custas dos contribuintes e ainda faz questão de se achar superior aos próprios.

Literatania 17/10/2021

Ótimas releituras do conto de Lima Barreto. Todas capturaram a essência do conto e ampliaram o sentido da crítica e ironia em relação ao mito do doutor.

dami.cavalcanti 17/10/2021

Um conto curtinho e leve, com reflexões interessantes. E uma rápida visita ao Brasil do passado, mas que segue presente na atualidade.