Uma fábula

Uma fábula William Faulkner

Resenhas - Uma Fábula

Flávia Menezes 09/12/2023

IT TAKES TWO TO TANGO!
?Uma Fábula? é um complexo romance alegórico multifacetado que levou uma década para ser escrito, e se tornou uma das maiores realizações da vida do escritor William Faulkner. Muito embora tenha sido uma história incompreendida pelos críticos da época do seu lançamento, atualmente ela é aclamada como uma das obras-primas do escritor, tendo recebido o prêmio Pulitzer e o National Book Award.

A importância de William Faulkner para a literatura americana é algo que não está aberto a discussões, já que ele é considerado um dos maiores autores da literatura moderna e um dos principais representantes da literatura do Sul dos Estados Unidos.

A forma como Faulkner explora com profundidade a psique dos seus personagens, só demonstra sua habilidade extraordinária em lhes conceder tamanho caráter humano. Combinado a isso temos a maestria das suas narrativas altamente complexas, que por muitas vezes implica em múltiplos pontos de vista e uma estrutura temporal não linear. E aqui, neste livro, somos agraciados por toda essa genialidade tão característica do Faulkner em cada uma dessas linhas que compõem suas 477 páginas.

Mas antes de considerar iniciar a leitura deste livro, é preciso compreender que se você busca por uma leitura tranquila para este fim de ano, apenas para relaxar e descansar a mente, esta certamente não será a melhor opção.

Ler ?Uma Fábula? é como ter diante de si um daqueles quebra-cabeças com mais de 5000 peças formando um cenário tão labiríntico que exige que sua atenção esteja unicamente focada em seguir o caminho de cada uma das suas palavras, e ainda assim, mesmo com a sua atenção totalmente voltada, muitas vezes você se perguntará se algumas peças que compõe esse quebra-cabeças não vieram faltando.

Mas apesar de todo esse esforço que a obra nos impõe, é certo que ao final ela lhe trará alguma recompensa por todo o empenho dispensado a este livro inesquecível!

Tendo por cenário a Primeira Guerra Mundial, onde três mil soldados de um regimento francês se amotinaram, se recusando a continuar a lutar, do lado inimigo nos surpreendemos ao ver que ao invés de se aproveitar do momento para atacar, os alemães estabelecem uma trégua sem explicação alguma, abandonando as suas armas.

Todo esse clima de perplexidade por uma trégua que não foi firmada e nem mesmo combinada, vai se espalhando pelas trincheiras, resultando em um silêncio tão ensurdecedor que nos faz questionar: o que é que faz uma guerra? O que é que a motiva? É possível que uma guerra siga adiante sem que os dois lados estejam dispostos a matar e a morrer?

E é neste exato momento em que tantas questões vão surgindo em nossa mente, que essa expressão tão comumente usada nos Estados Unidos se estabelece como máxima. Afinal, realmente ?é preciso dois para dançar o tango? (expressão original: ?It takes two to tango?).

Em meio a toda essa confusão de motivações desconhecidas, vamos aos poucos descobrindo alguns detalhes, quando um desfile do regimento amotinado chega à cidade que o recrutou em um caminhão que traz o grupo composto por 13 homens que lideraram o motim.

Neste desfile que ocorre em uma quarta-feira, o líder é um cabo que traz em seu passado segredos de família que o levará a ficar diante do Marechal francês, comandante do Exército, que será o único capaz de lhe oferecer três possibilidades para escapar à trágica pena para o motim, que é a morte. E morte em uma sexta-feira.

Consegue perceber aqui a densidade dos paralelos que começam a ser delineados? Como escreve Martim Vasques da Cunha, doutor em ética e filosofia política pela Universidade de São Paulo e colaborador dos jornais ?O Estado de São Paulo? e ?Folha de São Paulo? no prefácio deste livro:

?(...) Uma Fábula é uma meditação pungente sobre o único tema que preocupou Faulkner durante a sua existência, conforme o próprio explicou em um discurso dirigido a estudantes na década de 1960, antes de morrer: ?o coração humano em luta consigo mesmo?.?

Ler esta obra chega a ser uma experiência masoquista, porque é um trabalho tão árduo, que o melhor a fazer é se isolar em algum canto mais tranquilo, sem ninguém por perto, nem mesmo um toque de alguma notificação do celular, para que nada (e quando digo nada, é nada mesmo) possa te dispersar.

Escrever isso me faz pensar em como Faulkner era possessivo com seus leitores, porque o danadinho descobriu uma forma de roubar-lhes toda a atenção somente para si.

E para quem já leu "O Som e a Fúria", e achava que esse foi seu maior desafio ao ler as obras do autor, eu preciso te alertar que o Faulkner se superou mesmo neste aqui!

Como sempre nos livros deste autor, primeiro é preciso se permitir ser conduzido por ele, mesmo quando nos sentimos altamente confusos, para que aos poucos seja possível sentir que vamos encontrando as respostas para desvendar esse enigma que dará corpo a essa imagem final vinda de uma narrativa verdadeiramente poderosa, repleta de fluxos de consciência de múltiplos narradores (inclusive um onisciente!) que contam uma história não linear com frases que muitas vezes se estendem por impressionantes 12 linhas, e parágrafos de 3 e até 4 páginas!

Mas mesmo me sentindo tão confusa por tantas vezes (afinal, são tantos personagens, e estamos constantemente sendo lançados de uma consciência para outra sem qualquer aviso prévio!), eu me senti tão presa à essa narrativa, que chegava a visualizar as cenas com muita exatidão.

A imagem que vinha a minha mente era de uma época remota, como aquelas que podemos ver naquele seriado de guerra dos anos 1965, e que meu pai (e também o Stephen King!) tanto gostava, chamado ?Guerra, Sombra e Água Fresca? (sem a parte da comédia, é claro!).

Este é um livro que eu certamente precisarei reler no futuro, porque eu confesso que não consegui chegar nem perto de entender nem metade da sua magnitude.

Mas dizer isso já me deixa bastante ansiosa, só de pensar em ter de novo nas minhas mãos tamanha obra de arte escrita por um dos meus escritores favoritos, que é sempre tão exigente, tão possessivo (um verdadeiro ciumentinho clássico!), mas que também é aquele que me faz mergulhar ainda mais fundo na leitura só para descobrir tudo o que uma história incrível como essa tem a nos contar.

E aí eu te pergunto: como não amar o Faulkner? ??
Craotchky 09/12/2023minha estante
Seu texto não é lá muito encorajador! Como montar um quebra-cabeças de 5000 peças!? Bah! Eu tive enormes dificuldades em montar um de 1000!

Flávia Menezes 09/12/2023minha estante
Filipe, não sou nada fã de quebra-cabeças. ?? Mas esses que gênio como o Faulkner nos oferecem? sem dúvidas que sempre vão me chamar a atenção. Um livro mais complexo, mas uma narrativa inesquecível! Pra quem gosta, certamente será uma ótima leitura. ?

Craotchky 09/12/2023minha estante
Um desafio sempre tem em si algo de estimulante. Mas como sou alguém que jamais leu Faulkner, pretendo passar antes pelo O som e a fúria

Flávia Menezes 09/12/2023minha estante
Comecei por esse, Filipe. Mas sou suspeita para falar, porque Faulkner é um dos meus autores prediletos. Vou acompanhar suas impressões quando você for ler.

AndrAa58 09/12/2023minha estante
Flávia, suas resenhas são sempre maravilhosas e contagiantes. Ainda não conheço Faulkner, mas consigo sentir o amor que você sente por ele. Então, vou seguir o Filipe e começar pelo O som e a fúria. Amo (por osmose) antes mesmo de conhecer. ?????

Flávia Menezes 09/12/2023minha estante
Muito obrigada, Andrea! Suas palavras fizeram o meu dia hoje! ??
Agora sobre isso do Faulkner, eu comecei também com ?O Som e a Fúria? e foi aí que me apaixonei perdidamente por ele. Mas se tem um bom lugar pra começar, eu diria que é por ?Luz em Agosto?. ?
Iriei acompanhar suas impressões quando ler. Sou super suspeita porque Faulkner é um dos meus autores prediletos!

Aline.Rodrigues 10/12/2023minha estante
Quando vi sua nota, pensei: ?não poderia ser diferente?. Nunca li este, mas quem já leu algum Faulkner na vida sabe que ele é genial.

Flávia Menezes 10/12/2023minha estante
Aline, você me entende bem! Faulkner é um gênio e não tem como não se apaixonar pelo que ele faz. Até porque só um gênio mesmo para tal proeza!
Obs.: se não leu esse, deixo essa dica aqui, Aline. Até porque foi a maior realização da vida dele, que levou 10 anos para ser finalizada. Imagina a obra prima depois desse tempo todo! ??

Sabrina 10/12/2023minha estante
que demais

Flávia Menezes 10/12/2023minha estante
Sabrina, esse é um livro pra ficar pra sempre na memória! ??

Fabio.Nunes 11/12/2023minha estante
Excelente resenha Flávia. Li o som e a fúria e já foi uma experiência esquisita (tive de reler imediatamente de forma a montar esse tal quebra-cabeça de Faulkner).
Parabéns por ter conseguido montar um de 5000!

Flávia Menezes 11/12/2023minha estante
Muito obrigada pelas palavras, Fábio!!
E confesso que também me senti igual a você com ?O Som e a Fúria?, até porque a narração do Benjy é tão confusa que temos que nos deixar levar para entender tudo nos próximos narradores. Agora neste, o difícil é porque são muitos personagens, e como vamos de um fluxo de consciência de um para outro, requer muita atenção. Ainda preciso reler este no futuro para me aprofundar mais, mas é hma narrativa maravilhosa. Eu não conseguia largar e até senti falta quando acabei. Mas confesso que esse eu só recomendo aos amantes de Faulkner, porque a maneira como ele escreve (como você bem sabe) é muito ?ame-o ou deixe-o?. E pra quem ama, essa é uma leitura obrigatória!

Cristiano.Vituri 15/05/2016

Caótico, Persistente e escondido.
Faulkner leva seu estilo as ultimas consequências: narradores enigmáticos, fluxo de consciência, enfim é difícil; Perto desse livro O som e a fúria é de entendimento simples, o autor se esmerou em cada frase, em cada descrição dos momentos e lugares, mas obviamente de forma a trazer mais barafunda para a cabeça do leitor (sim, ele não brincava em serviço).

Angustiante, revoltante e introspectivo; Faulkner nos arrasta ao front de uma guerra, para por baixo dos panos (afinal, só enxergamos as sombras) contar a historia de uma morte seca e definitiva. Algo já esperado. E como narra bem histórias com Caixões e enterros (ahah, Vide Enquanto agonizo, Sartoris, O intruso...)

Se eu tive prazer na leitura do meu 14° livro de William Faulkner? Não!!! Foi complicado levar, merece uma segunda, terceira leitura e quem sabe mais coisas serão reveladas a minha pobre compreensão desse grande autor (meu preferido).