O pacto entre Hollywood e o Nazismo

O pacto entre Hollywood e o Nazismo Ben Urwand
Ben Urwand

Resenhas - O Pacto Entre Hollywood e o Nazismo

Aninha 08/07/2023

Apesar de todos os fatos históricos relevantes e momentos de indignação, essa leitura não me prendeu muito... mesmo gostando do cinema e de histórias envolvendo a Alemanha nazista, esse livro não prendeu muito minha atenção, mas isso não significa que posso ignorar a relevância do mesmo.

Pedro.Gondim 05/06/2023

Cinema como arma
?Warner então acrescentou que a produção de películas também deveria ser proibido na Alemanha: ?Como a fabricação de película é muito próxima à produção de TNT, ela é absolutamente desaconselhável na minha opinião.? (p. 281)

Gabi 22/09/2022

Uma pesquisa gigante sobre a industria do cinema durante o período nazista. Sem dúvidas um livro completo, que nos leva a entender a relação entre os grandes estúdios de Hollywood (que existem até hoje) e suas obras concebidas durante a época.

Rachel 02/09/2022

Livro muito interessante. Serve para entendermos a amplitude e complexidade de grupos, a imoralidade do capital e as facetas do nazismo. Ótimo material para pesquisas. Recomendo.

Angelucia.Souza 27/07/2022

Eu nunca imaginei que Hollywood tivesse um envolvimento tão íntimo assim com o nazismo.
O livro é extremamente instigate e de fácil compreensão, relata os acontecimentos e o envolvimento de ambas as partes de uma forma bem clara.
Não é de se surpreender que Hollywood fingi que esse passado nunca existiu, bem como, sua relação tão direta com o Nazismo.

Leka 25/06/2022

Um livro que te faz pensar
Estava bem curiosa em ler esse livro, e entender sobre esse título e qual era a relação de holliwood com o nazismo. É bem inesperado saber que Hitler teve influência não somente na Alemanha, mas fora dela também e com estúdios tão grandes quanto os de hollywood. O controle do que seria apresentado nos filmes e a aceitação dos estúdios de cumprir essas ordens e fazer seus roteiros de acordo para não perderem o mercado alemão ao mesmo tempo é chocante e previsto, pois o lucro obviamente está em primeiro lugar.
É um livro que faz pensar muito sobre toda a questão nazista e sobre as responsabilidades do holocausto. Porque afinal é um livro que mostra que a responsabilidade pelo o que aconteceu durante aquele período não é só responsabilidade dos alemães, como muitos outros apresentam, mas também responsabilidade de todos os outros países que fecharam os olhos e não tentaram impedir o horror da situação. Nos faz ver que virar as costas para uma situação horrível não faz com que ela melhore, apenas te torna parte daquela insanidade também. É uma leitura muito interessante e que traz muitas questões a tona. Não apenas sobre o holocausto, mas também e todo e qualquer acontecimento que tivemos ou teremos no mundo.

thami 03/05/2022

É um livro bom, muito interessante porém muito denso e não é uma leitura nada fluída o que acaba sendo uma leitura maçante. Porém tem um conteúdo muito interessante e rico de informações.

Bruna Martins 14/04/2022

Bem detalhado sobre os desdobramentos entre Hollywood e a Alemanha nazista, recomendado pra quem quer se aprofundar na história do cinema norte-americano e dos principais estúdios.

JP Scofield 01/04/2022

Sobre Hollywood e Hitler
"O Pacto Entre Hollywood e o Nazismo" conta todos os acordos comerciais que grande estúdios do cinema fizeram com o governo de Hitler.

Como de praste de um livro de história , é recheado de muitas informações. Tem tanto nome que você se perde em quem xingar.

Mas isso não tira a fluidez do livro, que mesmo tendo capítulos extremamente densos (quase 40 páginas é sacanagem), não é de forma alguma cansativa ou com linguagem difícil. É um livro bem simples para a leitura.

Sobre meu ponto de vista: visando a situação naquela época, o que mais me incomoda é a completa indiferença dos grandes estúdios e até do próprio governo estadunidense, que se dizem tão "salvadores do mundo".

Acredito que o maior problema, é eles quererem esconder essas relações que tiveram com a ditadura nazista. Fez Merda? Bate de frente e admite que fez, não fica depois se bancando de bonzinho salvador.

O livro traz muitas visões, de todas as pessoas possíveis dentro desse ciclo vicioso. Muito bom.

Recomendo para descobrir que nem tudo é o que a gente pensa.

Tiago.Costa 06/01/2022

Os caras mas preocupados em não perder mercado, vai se adaptando a situação, quando não da mas jogam contra, usando causas justas em prol dos seus interesses particulares. No final tudo e so negócios.

PriBP 16/12/2021

Conteúdo rico, apresentação pobre.
O livro trás diversas passagens que comprovam a colaboração de Hollywood com o nazismo. É absurdamente revoltante como os estúdios, comandado por judeus, se submeteram as regras impostas pela Alemanha apenas para não perder negócios. E é revoltante observar como o mundo estava sabendo sim do que estava acontecendo, dos campos de concentração e vivia em negação. Que foi uma escolha dos estúdios não reportar, e muitas vezes evitar o uso da palavra judeu.
O problema nesse livro é a falta de fluidez. Encontrei uma narrativa truncada, com uma linha temporal confusa que me tirava do livro e me fez demorar muito para concluir por ficar cansada após pouco tempo. Eu compreendo a divisão de capítulos de acordo com "classificações" que o autor propôs. Só não acho que funcione bem para compreender a dimensão das ações, das decisões dos estúdios de acordo com o crescimento do poder e dos crimes de guerra da Alemanha. O livro acaba indo e voltando nos anos, e entenderíamos bem melhor se seguisse uma ordem cronológica, com os filmes cancelados e feitos de acordo com o avanço do nazismo. Além disso, evitaria momentos que o livro vai citar novamente algum obra que foi parada, e precisa dar uma breve explicação para entendermos o contexto.

Em resumo é um livro muito bom, muito interessante, com uma extensão revisão bibliográfica e boas fontes. Para mim, o problema é que o autor não soube contar essa história de uma forma fluida e sem ser cansativa.

Vitor Dias 30/11/2021

Curiosidade Pura
O livro é bom, mas não recomendo para todos. Bom pra quem quer se aprofundar mais sobre os nazistas naquela época, mas é só isso, apesar da leitura ter sido boa, ela em muitos casos não foi dinâmica algumas partes são bem cansativas.
Um livro de curiosidade sobre o que os nazistas pensavam sobre os filmes dos Estados Unidos, e como os estúdios de Hollywood são completamente capitalista imorais.

Raphael Milão 30/10/2021

É impressionante como o dinheiro fala mais alto do que a moralidade, muitos do meio de produção dos filmes eram judeus e mesmo assim ficaram a mercê do nazismo por causa do dinheiro.

Rodrigo.Franklin 30/09/2021

A omissão de Hollywood ao antissemitismo
O livro inteiro trata sobre a relação mercantil entre Hollywood e a Alemanha nazista e como isso influenciou na mentalidade frente a ascensão de tal perversidade. É um livro meramente documental com muitas informações. Além disso, alguns filmes são listados e explicados como eles influenciaram em tal panorama.

tavaresclr 21/09/2021

Uma cobra comendo a outra
O livro reúne documentos e arquivos que comprovam a influência do governo alemão em Hollywood (e vice-versa), mais precisamente antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Ao demonstrar essas relações - um tanto quanto conturbadas - Ben revela um passado sombrio da história do cinema mundial, em que as produtoras norte-americanas tiveram grande importância no financiamento da guerra e na consolidação do ideal nazista dentro e fora da Alemanha.

Ao final, é possível perceber que essa colaboração era mútua, com muitas controvérsias e nenhum senso de humanidade (nada de novo sob o sol estadunidense).

A escrita é tranquila, entretanto, o conteúdo torna-se denso em algumas partes. Por conta disso, demorei a engrenar. Recomendo para os fãs de história!

Trecho: ?Os executivos haviam testemunhado a devastação promovida pela guerra e visitado um dos mais notórios campos de concentração da Europa, haviam visto em primeira mão um dos locais onde o assassinato de judeus tivera lugar. Mas não colocaram isso na tela. Ainda iriam se passar décadas antes que qualquer referência a esse crime aparecesse nos longas-metragens americanos?