Por uma Geografia dos espaços vividos

Por uma Geografia dos espaços vividos Angelo Serpa

Resenhas - Por uma Geografia dos espaços vividos

Arthur 31/10/2021

Princípios do método fenomenológico na Geografia
Iniciarei essa resenha visitando uma publicação de um querido professor no Facebook. Como o episódio ocorreu há muito tempo, não lembro nem do conteúdo da publicação, mas um colega retrucou o post com um achismo (uma impressão, ok), e justificou como sendo fenomenologia, ao que nosso professor respondeu que fenomenologia não era aquilo, era um método científico que deve ser aplicado segundo suas bases.
Angelo Serpa é um reconhecido pesquisador que utiliza o método fenomenológico com maestria, sobretudo ao se tratar do espaço urbano. Fui seu aluno na graduação e ele foi um dos grandes responsáveis por me abrir os olhos, por exemplo, para a importância da militância pelo direito à cidade e à moradia.
Através do seu "Por uma Geografia dos espaços vividos", Serpa nos dá uma aula de aplicação do método fenomenológico para a Geografia, bem como da possibilidade de conjunção com o método histórico-dialético, operacionalizando assim, sem prejuízo, as categorias de análise do espaço (paisagem, lugar, território e região).
A destacar também a análise do pensamento Lefebvriano a partir da, como o autor menciona, tríade Hegel-Marx-Nietzche.
O livro é descrito como "voltado principalmente aos estudantes e professores de Geografia", mas não se esgota aí, sendo humildemente indicado por mim para todos que têm interesse no urbano, em movimentos sociais, de resistência, e/ou na compreensão da produção do espaço.