Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Jubis 16/03/2024

Achei que eu ia gostar mais
Jojo Moyes tem uma ótima escrita e sabe escrever histórias envolventes e com profundidade.

Um caminho para a liberdade não foi o melhor livro que li da autora, mas tem uma história muito interessante sobre mulheres buscando a liberdade (cada uma à sua maneira) por meio de uma "biblioteca delivery".

Alguns pontos da história não me agradaram nem me conquistaram tanto. Demorei um bom tempo para finalizar a leitura, pois do meio para o final o enredo ficou meio parado para mim.

Não sei se gostei muito também da pesonalidade da Margery. Acredito que agir de forma inconsequente e, em alguns momentos, egoísta não é a forma correta de alcançar independência e liberdade.

Já a Alice foi uma personagem que eu gsotei bastante e realmente me comovi com sua situação. Por outro lado, o romance dela com o Fred não me convenceu tanto.

Por fim, as outras bibliotecárias funcionam bem como plano de fundo.

Bell.Barreto 16/03/2024

O livro "Um Caminho para a Liberdade" de Jojo Moyes aborda temas como independência, superação, amor e liberdade em um contexto histórico desafiador . A trama se passa na década de 1930 e acompanha a jornada de uma mulher que busca encontrar seu próprio caminho em meio às adversidades da época e seu amor pela leitura. Moyes explora questões de gênero, liberdade pessoal e o poder da determinação, criando uma história envolvente e inspiradora. Se você gosta de romances que mesclam drama, superação e contexto histórico, esse livro é uma excelente escolha.

Eliza com Z 12/03/2024

Leitura incrível
É o segundo livro da Jojo Moyes que leio e eu fiquei apaixonada. Além da escrita ser extraordinária, a história é envolvente e me fez querer terminar o livro o mais rápido para saber o desfecho.

A história gira em torno de Alice e Margery, mas também explora a amizade delas com as outras bibliotecárias.

Alerta: há alguns gatilhos nesse livro, agressão física e psicológica, morte e outros temas delicados.

Deborah 10/03/2024

Um caminho para liberdade - Jojo Moyes
? Após finalizar "Como eu era antes de você" há alguns anos, não tive mais interesse em ler nada da Jojo Moyes, até entrar em um clube do livro da minha cidade e "Um caminho para liberdade" ser a leitura do mês.

? Eu adorei esse livro, foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, admito que no começo a leitura foi um pouco devagar, provavelmenm te devido a quantidade de personagens que foi apresentada. Porém, nada que interferisse na grandiosidade que a autora nos entrega.

? Marjory e Alice foram minhas personagens preferidas, elas demonstraram força e determinação no decorrer da história e tiveram um final que me deixou com o coração quentinho. Conhecer as outras bibliotecárias também foi uma experiência muito legal, cada uma tinha sua personalidade e lutava por um futuro diferente. Um dos pontos altos desse livro é perceber como o preconceito contra a mulher naquela época era extremamente grande, a todo momento nossas protagonistas precisam mostrar seu valor pra sociedade, e é triste saber que esse preconceito se encontra até os dias de hoje.

? Recomendo demais esse livro pra quem gosta de um romance histórico, com personagens femininas determinadas e fortes!

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento."

Nota: 4.5?

??? CONTÉM GATILHOS ???

Waleska.Guedes 04/03/2024

Um caminho para liberdade.
Um livro muito gostoso de ler, que trata de mulheres de uma cidade pequena do interior, ao sul dos EUA, tentando viver de uma maneira diferente do que sempre foi esperado que as mulheres vivessem. Tão distante e tão próximo.

Tayane42 28/02/2024

A premissa da história foi muito interessante para mim, e apesar de sentir que faltou algumas coisas, o livro foi bom. Agora, o final do julgamento, achei genial!!

Clelia5 26/02/2024

Um caminho para a liberdade de Jojo Moyes
Esse belo livro conta a história da amizade de mulheres determinadas e corajosas que descobrem um propósito. Elas enfrentam uma cidade e toda sociedade hipócrita, patriarcal e machista em prol desse propósito, wue é levar livros para a população mais carente e distante do Kentucky. O projeto da biblioteca à cavalo existiu, de fato, entre 1935 a 1943 e levou livros para mais de 100 mil habitantes da zona rural dos EUA.
Minhas impressões: que história fascinante dessas mulheres. Você vai ficar encantada com a história de Alice e de Margery. Duas mulheres fortes que em diferentes momentos descobrem o propósito de suas vidas. Até 85% voce acha que vai dar ruim, mas tudo se desenrola no final com uma dica da pessoa mais improvável da história. Recomendo demais.

André 23/02/2024

O melhor!!!
Fiquei com medo de começar esse e não gostar como o outro dela, mas, acabei adorando. História bem construída, personagens cativantes, diálogos bem importantes, etc. Não lerei mais nada da autora para que minha paixão pela escrita desse livro específico não passe.

Fau 19/02/2024

Um Caminho para A Liberdade
Começou muito devagar, mas terminou bem bonitinho, fazendo valer muito a pena a leitura. Fico muito feliz por ter recebido o final feliz que torci para acontecer, apesar de ser bastante clichê e nada surpreendente - era o que cada personagem merecia.

Livia 16/02/2024

Comecei achando que era só mais um romance, terminei achando necessário. Ser mulher não é fácil, mas essa leitura faz a gente pensar o quanto já evoluímos enquanto sociedade. A leitura é fluida e com muitas reviravoltas e detalhes ao longo do caminho. O único ponto é que eu esperava mais do final da história.

Suzana 14/02/2024

Um caminho para a liberdade
Um livro que mostra como cinco mulheres enfrentaram uma cidade inteira para manter uma biblioteca e a liberdade de cada uma. Uma história de amizade e amor aos livros. Personagens marcantes e um desfecho previsivelmente incrível.

Vale sim a leitura pelos diálogos homéricos, livres e pelas reflexões sobre a tal moral e bons costumes.

" - Talvez o senhor tenha um versículo para quando a visão de uma mulher ainda está embaçada porque o sogro dela bateu com tanta força em seu rosto que ela chegou a ver estrelas? Ou poderia me informar qual é o versículo da bíblia para quando um homem tenta dar dinheiro a uma mulher para que ela se comporte como ele quer? Acha que há em Efésios alguma posição sobre isso? Afinal, cinquenta dólares é uma bela quantia. Boa o bastante para que se ignore qualquer tipo de pensamento pecaminoso."

Eu achei a leitura meio lenta (talvez culpa do meu momento), mas válida demais.

Mulheres fortes e protagonistas!

Sil 13/02/2024

Jojo como sempre arrasando com suas histórias, não é de atoa que está entre minhas autoras favoritas.
Amei!
13/02/2024minha estante
Maravilhoso

Nathalia.Franca 13/02/2024

Conhecimento, liberdade e amizade
Um caminho para a liberdade, de Jojo Moyes, foi publicado em 2019. A edição que eu li é a 1ª edição, reimpressão de 2022, da editora Intrínseca, com 368 páginas.

É a história de cinco mulheres que eram bibliotecárias de uma Biblioteca a Cavalo, na pequena cidade de Baileyville, no interior de Kentuky, nos EUA, entre 1937 e 1939. A missão delas era levar livros para a população pobre que morava nas montanhas. Por ser um local de difícil acesso, as pessoas não iam para lá, nem saíam de lá.

Foi exatamente o que me chamou a atenção para ler esse livro: um livro que fala sobre livros, sobre distribuir educação, cultura, a pessoas sem condições para tal.

Margery, Alice, Izzy, Beth e Sophia não apenas distribuíam livros, diminuíam a dor de famílias que só trabalhavam o tempo todo; faziam companhia a pessoas doentes que não tinham com quem conversar; os livros ensinavam crianças a ler, e essas crianças liam para seus pais.

É claro que isso não era fácil. Cinco mulheres trabalhando em uma pequena cidade, na época da Depressão. Numa cidade dominada por um rico minerador que ditava as leis, as mulheres sofriam todos os tipos de preconceito, principalmente por levar conhecimento à população.

Jojo Moyes conta com maestria a história de cada uma das cinco mulheres e, como em todos os seus livros, somos levados a dar boas gargalhadas, a sentir ódio, angústia, tristeza profunda... às vezes em apenas um capítulo. Novamente aquele tipo de livro que se lê sem parar.

Inspirada em uma história real (a biblioteca realmente existiu entre 1935 a 1943), Jojo nos leva pelas montanhas, sentindo frio congelante ou um calor escaldante. Pois é assim que nos sentimos lendo Jojo: com sua riqueza de detalhes nos sentimos vendo e vivendo a história. E aqui descobrimos o verdadeiro valor do conhecimento, da liberdade e da amizade.

Laura B. E. 12/02/2024

Que livro incrível
Foi o primeiro livro da Jojo Moyes que eu li e é simplesmente incrível.
Uma história fluída que te cativa do começo ao fim, com personagens bem construídos, é impossível ler e não se emocionar junto com os personagens.
Essa leitura me provocou uma infinidade de sentimentos, me emocionei, ri, senti ódio, enfim, foram muitas emoções que não consigo nem descrever.
É uma história sobre luta, companheirismo, empatia, amor e, sobretudo, amizade.
Vale muito a pena a leitura.

*Obs.: Queria que tivesse uns capítulos a mais contando sobre a vida das meninas depois do julgamento, um único capítulo foi pouco para mim, mesmo assim, foi ótimo. Virou um dos meus favoritos.

avilatriz 12/02/2024

Início de livro que te faz questionar se vale a pena continuar ou não kkk.
Mas para compensar, a história segue para um bom desenrolar e mesmo tendo cinco protagonistas, é fácil entender cada uma delas.
É inspirado em um fato real, da biblioteca itinerária a cavalo, e a Jojo soube exatamente usar disso, de toda sensibilidade que essa ação traz pras pessoas.
Os momentos são bem cativantes, disperta curiosidade e te faz querer estar lá vivenciando o cenário junto da Alice, Marge, Izzy, Beth e Sophia.

Tem muito amor, muita luta contra o machismo e uma vontade enorme das mulheres terem liberdade para serem o que quiserem.
avilatriz 12/02/2024minha estante
SPOILER: consegui lacrimejar com a parte da enchente, os animais atolados na lama e as crianças chorando, nossa...