Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Gabi 17/02/2020

Maravilhoso!!!
Sempre fui fã da Jojo e confesso que fui pega de surpresa com essa leitura. É um tanto diferente e, pra mim, muito superior aos outros livros publicados da autora.

Mesmo sendo uma história ambientada a muitas décadas atrás nas áreas rurais dos EUA, a história ressoa nos dias de hoje.

É um livro sobre pessoas comuns resistindo a interesses corporativos, sobre a importância da união das mulheres, ajudando umas às outras. É sobre o medo que temos daqueles que são diferentes de nós e sobre mulheres tentando encontrar um lugar no mundo, embora o patriarcado queira que elas se comportem de uma determinada maneira.

Demorei muito pra pegar esse livro por imaginar que fosse mais um romance água com açúcar, pra aquecer o coração, da Jojo. Foi muito além.

Recomendo a leitura!!!
5 estrelas e favorito!!!

Nati Amend @livrosdanati 27/01/2020

SORORIDADE E AMOR PELA LITERATURA
Existe algo mais inspirador do que uma obra que fale sobre o amor pelos livros e pelo hábito de ler? Melhor ainda é encontrar uma história que seja envolta em representatividade feminina, sororidade e compaixão social. Um Caminho Para a Liberdade é isso e muito mais.

Baseado em eventos históricos reais, o romance se passa nos Estados Unidos, em meados dos anos 1930, quando a agência americana WPA dá início ao projeto Pack Horse Library — uma espécie de biblioteca itinerante a cavalo. O objetivo? Levar conhecimento e alfabetização a crianças e adultos residentes em áreas isoladas.

No livro, a personagem Margery O`Hare é a líder desta iniciativa em Baileyville e pede para que as mulheres do condado se voluntariem como bibliotecárias. Então, cinco delas se unem para levar o acesso à literatura para as populações mais carentes da região, e as adversidades que elas irão enfrentar serão inúmeras. Grandes distâncias, complicações climáticas e os perigos da floresta fazem parte dessa jornada; mas a maior luta será travada contra o machismo da época, e o preconceito racial e social.

A obra foi o meu primeiro contato com a escrita da Jojo Moyes, e achei sua narrativa bastante envolvente e os personagens especialmente autênticos. Para o meu deleite, os relacionamentos amorosos não ofuscaram o foco central do enredo e foram desenvolvidos de maneira gradual e muito bela. Por estes motivos, não consegui largar a leitura e até me senti parte da história. O único ponto que não me agradou foi o desenrolar de uma das protagonistas que achei que se estendeu por tempo demais.

Ao longo do livro, diversas questões sociais são abordadas e que nos fazem refletir sobre a importância da união feminina para combater a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, seja esta física, moral, financeira ou até religiosa. Terminei essa leitura com um quentinho no coração. Simplesmente incrível.

site: https://www.instagram.com/p/B7CFPIsh4h1/

FabyTedrus 17/02/2020

Um Caminho Para a Liberdade - Jojo Moyes
Uma biblioteca itinerante, cinco mulheres levando livros para as famílias mais rurais da região, montadas em cavalos e burro, com o intuito de levar conhecimento e distração, em uma época, por volta de 1930, onde machismo, o racismo, o conservadorismo e tantas outras formas de limitação e preconceito eram fortemente presentes no dia a dia dessas mulheres.
Ao contrário de outros livros que já li da Jojo, onde com frequência o foco é o romance, neste aqui o foco principal são essas mulheres, a amizade que nasce e se fortalece entre elas e a sororidade entre esse time de bibliotecárias que eu me tornei fã.
Fiquei encantada com a história, que também me fez ficar angustiada e com medo por elas, com muita raiva e com o coração apertado por causa das injustiças, feliz com cada conquista e sempre torcendo demais para que o melhor acontecesse apesar dos pesares.
Gostei de tudo, dos personagens, da história, das reviravoltas e mesmo das partes clichês e previsíveis. Recomendo muito!

Rhay 20/02/2020

Favoritado
Livro maravilhoso, melhor livro da autora!
Quando vc começa a ler não quer mais parar, viver para que se não terminar esse livro.
Resumir esse livro em uma palavra: sororidade!
Recomendo super! Apenas leia esse livro!

Thayná 14/02/2020

Leitura maravilhosa!!! Eu não poderia ter começado melhor o mês de fevereiro.
Apesar de tratar de uma temática pesada e difícil, a Jojo fez um trabalho excepcional. Em muitos momentos, a história me trouxe um sentimento de raiva e indignação, mas em contrapartida, meu coração ficou quentinho com a amizade e força dessas personagens tão incríveis e bem feitas.
E embora a história se passe na década de 1930, as questões abordadas pela autora infelizmente perduram até os dias de hoje, pois nós, mulheres, ainda vivemos uma luta diária.
?Um caminho para a liberdade? é um livro muito necessário e que todos deveriam ler em algum momento.

Bia 25/02/2020

Surpreendeu!
Confesso que quando vi que se tratava de um romance de época, eu quase desisti da leitura, porque não é um tema que me agrada. Mas a história realmente surpreende, e você já se sente amiga das bibliotecárias. A única coisa que me incomodou foi a linguagem do livro, que se parece muito com a linguagem contemporânea, apesar de a história se passar na década de 1930.

Cleyson - @bookseestante 24/01/2020

Na década de 30, no auge da Grande Depressão, muitas famílias viviam sem acesso à educação e informação. Precisamente no estado do Kentucky, região isolada por montanhas, o acesso que a população tinha aos livros era por uma biblioteca a cavalo.
Como forma de resolver a crise, foi criado o projeto Works Progress Administration (agência americana criada para realizar projetos de obras públicas, gerando empregos), criada pelo presidente da época Franklin Roosevelt, o qual deu início a Biblioteca Park Horse, que tinha o objetivo de alfabetizar as pessoas para que tivessem mais chances de encontrar emprego.
Na biblioteca a cavalo existiam homens na equipe, mas era formado mais por mulheres.
Isso não se trata de ficção, realmente existiu, e foi a partir desse fato histórico que a autora Jojo Moyes utilizou para contar a história ficcional de cinco mulheres que se ofereceram a levar conhecimento às pessoas mais carentes.

" – Conhecimento é tão importante, não acham? É o que dizemos na biblioteca: sem fatos, não temos nada."

Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy. Cinco mulheres fortes dispostas a trabalharem na biblioteca a cavalo, percorrem quilômetros e quilômetros, arriscando a própria vida para garantir que as pessoas tenham conhecimento através dos livros.
Moyes criou uma história que sensibiliza o leitor. Entender como os livros chegavam às pessoas em determinada época foi algo que me surpreendeu, me fez refletir que, levar e ter conhecimento não era uma tarefa fácil, isso só era possível mediante esforço e determinação.
Claro que essas mulheres enfrentaram muitas barreiras, mas o mais importante é que não se curvaram às adversidades e lutaram por aquilo que acreditavam.

Como a história se passa no final da década de 30, o preconceito racial era muito forte, o machismo e a ideia de que a mulher deveria tomar conta apenas da sua casa era um conceito defendido por muito homens do local. Felizmente, nossas protagonistas são determinadas e rebatiam com sabedoria o que os homens queriam impor.

Os personagens são construídos de uma forma que o leitor os conheça muito bem, seus medos, anseios, traumas e necessidades.
Minha única ressalva vai para um dos momentos finais da obra. Um acontecimento que julguei desnecessário comparado a tudo que vinha sendo exposto.
“Um caminho para a liberdade” mostra a força das mulheres diante de uma sociedade machista, e o que elas são capazes de fazer para defender o que acreditam.
Um romance histórico digno de adaptação e que merece ser lido por todos.

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento. Mesmo que ela tenha apenas doze anos."

jessyhehe 25/01/2020

Achei a história incrível e fiquei mais maravilhada ainda por ter sido baseado em uma história real. Abrange temas de grande relevância, como a importância da leitura em conscientizar as pessoas, feminismo, coragem, nunca desistir e sempre ter esperança. Mas...No entanto...porém... Achei a escrita muito ruim, a escritora escreve muito arrastadamente, descrições desnecessárias, enfim, tirando essa parte, acredito que ainda vale a pena conhecer essa história.
Ps: é a primeira vez que leio Jojo, infelizmente será a última também. :(

Rosana 22/02/2020

Que livro maravilhoso.... terno, difícil de para de ler.
Uma história de mulheres guerreiras que mesmo diante do preconceito, do machismo e da ignorância caminham em busca de dias melhores, levando histórias e conhecimentos através dos livros que entregam aos moradores da cidade aonde moram.
Acreditar e nunca desistir .... apaixonante
Super indico

Alyne 05/02/2020

5 estrelas para cada mulher maravilhosa descrita neste livro e para essa leitura que me fez chorar, rir e muita raiva de alguns personagens! Uma leitura maravilhosa para começar o ano bem.

Lisyane 24/02/2020

Amor pela leitura
É um livro que te faz ver o quanto a leitura pode tirar as pessoas dos seus próprios mundos a ponto de salvar de uma vida sem graça do dia dia.

Janaira 18/02/2020

O livro "Um Caminho Para Liberdade" é uma homenagem ao poder dos livros, ao poder da literatura e uma comprovação do papel transformador que o conhecimento têm na vida das pessoas. Mesmo se passando no final da década de 30, o livro não poderia ser mais atual ao abordar violência doméstica, racismo, intolerância e o papel das mulheres na sociedade.
As 150 primeiras páginas do livro é incrível, do meio para o final a leitura se tornou arrastada e cansativa, por esse motivo, não consegui me conectar com a história e com os personagens. Gostei bastante da escrita da Jojo, mas acho que essa história poderia ter sido escrita em menos páginas, sem tantas descrições desnecessárias, enfim, para mim esse livro foi decepcionante!

Rafaela 04/02/2020

Magnífico
Essa sim foi uma leitura incrível, com personagens incríveis, história de coragem e superação de mulheres, pode então servir de inspiração. Agora, é um dos meus favoritos.