Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Jorge 01/10/2020

Livro para entrar no top 10 do ano.
Tive uma certa resistência para ler esse livro, mas fui convencido e decidi dá uma chance e só tive um arrependimento nisso tudo, de não ter lido antes.

Ele conta a história de mulheres que se unem para levar livros as pessoas e por se passar na primeira metade do século XX, mostra como era difícil para elas conseguirem fazer isso, desde cavalgar por horas para levar livros as famílias mais carentes a ter que enfrentar os poderosos da cidade que queriam acabar com o projeto. Esse é um pequeno resumo no intuito de não deixar spoiler, mas acreditem a trama é muito maior do que isso e muito mais envolvente.

Enfim, leia vai valer a pena, pode confiar, as chances dele entrar no top 10 do ano é fácil.
Leia, confia. Kkk

Sem obs. dessa vez, só uma, leia esse livro kkk
Janaina 01/10/2020minha estante
Ele também está no meu top do ano ???

Jorge 02/10/2020minha estante
Muito bom ne?! Janaina

Monithex 02/10/2020minha estante
Ownnnn já coloquei na lista desse ano!!

Jorge 02/10/2020minha estante
Mony não deixa de ler, tenho certeza que vc vai gostar.

Fran Kukuty 04/10/2020minha estante
quero ler.

Jé Andrade 09/10/2020minha estante
Ele definitivamente está no meu top 3, eu AMO esse livro, amei a história, TUDO. Jojo nunca decepciona ???

Jorge 11/10/2020minha estante
Jé esse é o primeiro que leio dela, achei fantástico.

Ninive7 04/12/2020minha estante
É o meu favorito desse ano, livro incrível

Vivi 11/03/2021minha estante
?? vou começar a lê

Ledna 09/05/2021minha estante
O melhor livro da Jojo Moyes que li até agora, quase perfeito.

VanessaFerreira 18/05/2021minha estante
Li esse ano e com certeza vai entrar no meu top 10

Lucia.Ferreira 23/06/2021minha estante
Esse livro me fez entender a diferença entre as prioridades dos países. Enqto alguns se preocupam em depauperar as riquezas existente em suas terras, outros estão preocupados em formas "seres pensantes".

Ana Luísa Ramalho 12/10/2021minha estante
Demorei na leitura, mas o livro é extraordinário. Consegui observar que fugiu um pouco do estilo de Jojo Moyes que estava acostumada, mas é um livro bem escrito, que traz inúmeras reflexões. Esse é aquele livro que eu indico sem medo de errar! ??

Maick 20/02/2023minha estante
Gente tem hora que dá vontade de dar outro tapa na Alice , o Fred tão romântico ,íntegro caidinho por ela , e ela com esperança de voltar para o outro que a faz sofrer . Enfim acho que não vou superar a partida de Alice e ver o Fred sofrer ...

Gabrielly.Dourados 11/05/2023minha estante
Livro muito bom!!! Final maravilhoso ?
Admito que me arrastei um pouco pra conseguir chegar ao final, sla, achei a narrativa meio lenda, apesar de acontecer muita coisa ao longo do livro.
Capa maravilhosa
História perfeita
Reviravolta incrível
Tem como ser melhor?

Gabi 17/02/2020

Maravilhoso!!!
Sempre fui fã da Jojo e confesso que fui pega de surpresa com essa leitura. É um tanto diferente e, pra mim, muito superior aos outros livros publicados da autora.

Mesmo sendo uma história ambientada a muitas décadas atrás nas áreas rurais dos EUA, a história ressoa nos dias de hoje.

É um livro sobre pessoas comuns resistindo a interesses corporativos, sobre a importância da união das mulheres, ajudando umas às outras. É sobre o medo que temos daqueles que são diferentes de nós e sobre mulheres tentando encontrar um lugar no mundo, embora o patriarcado queira que elas se comportem de uma determinada maneira.

Demorei muito pra pegar esse livro por imaginar que fosse mais um romance água com açúcar, pra aquecer o coração, da Jojo. Foi muito além.

Recomendo a leitura!!!
5 estrelas e favorito!!!
Alcione13 17/02/2020minha estante
Subiu na fila. Vou reler A garota que você deixou para trás exatamente por essas características. Então esse vai ser o próximo

Gabi 18/02/2020minha estante
Alcione, com certeza vc vai amar ?

Alcione13 18/02/2020minha estante
Obrigada

wonyourbooks 01/03/2020minha estante
Tirou as palavras da minha

wonyourbooks 01/03/2020minha estante
Tirou palavras da minha boca.
Irei postar a resenha hoje sobre a obra, qual o seu instagram para lhe mencionar.

Gabi 01/03/2020minha estante
Wonyourbooks, eu não tenho insta literário, só pessoal: @gabimo__

Tudo bem?

Margo 31/03/2020minha estante
Gente sou nova por aqui e gostaria de saber se esse app a gente consegue ler livros por aqui? M desculpe mas e a primeira vez q entro aqui e sou fã de Jojo e gostaria de ler esse livro on LINE

Alcione13 31/03/2020minha estante
Margo,por aqui não é possível leitura. Apenas marcações do que estamos lendo

Margo 31/03/2020minha estante
Obrigada ??

Alcione13 31/03/2020minha estante
Imagina. O único site que eu conhecia pra ler online está péssimo. Cheio de vírus. Por isso não recomendo

Bia 16/04/2020minha estante
Comecei a ler justamente por apresentar características diferentes ao famoso "água com açúcar". Estou no início, mas gostando bastante!

Michela Wakami 03/09/2021

Razoável
Parecia que eu ia gostar muito, a temática é muito boa e tinha tudo para ser 5 estrelas, mas a forma que os personagens foram trabalhados e alguns pontos do livro, fez com que a nota fosse reduzida a 2 estrelas.
Achei que deixou a desejar em muitos aspectos, infelizmente.
O que tem de mais belo, são a amizade entre as bibliotecárias, e o trabalho delas.
Esses romances de época que colocam coisas muito irreais para aquela época, ficam parecendo livro de fantasia.
Eu desisto.....

???????

Michela Wakami 03/09/2021minha estante
Você deu quantas estrelas?

4,5 estrelas

CPF1964 03/09/2021minha estante
Uma pena que você não gostou tanto. Vida que segue.

Michela Wakami 03/09/2021minha estante
Sim, leituras melhores viram.?

CPF1964 03/09/2021minha estante
Melhores para você...... Quem sabe uma empregada que ganha salário mínimo, voa de guarda chuva, atazanada por crianças e está sempre feliz cantando Let It Go......

Michela Wakami 03/09/2021minha estante
Estou torcendo, para ter acertado dessa vez. ????

Juliana Rodrigues 14/06/2020

"Ainda havia beleza no mundo, mesmo que em certos dias fossem necessárias toda a força e a persistência para encontrá-la."

Temos a história de cinco mulheres extremamente fortes que lutam para disseminar o conhecimento através da leitura. E não há nada melhor do que uma história que destaque ainda mais o poder transformador dos livros na vida das pessoas.

Adorei acompanhar de perto a amizade e a evolução de cada uma delas, lutando dia após dia por uma sociedade mais igualitária, e com mais respeito ao próximo - em todos os sentidos.

A longo da história a autora abordou temas sensíveis como racismo, religião, violência contra mulher, exploração do trabalhador e tantos outros, que permearam os séculos passados, mas que infelizmente continuam tão atuais.

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento. Mesmo que ela tenha apenas doze anos (...)"

É uma história maravilhosa!
Juliete Marçal 14/06/2020minha estante
???

Juliana Rodrigues 14/06/2020minha estante
??????

Monithex 17/12/2020

Um caminho para a liberdade
Interessante a história dessas mulheres que precisam lutar para mudar o pensamento arcaico da época. No começo eu esperava uma história diferente para a Alice, o final foi bem previsível. Já a Margery O?Hare é bem interessante e bem comovente.
Confesso que achei um pouco arrastado. Mas com o passar dos acontecimentos se torna interessante. Fiquei de certa forma satisfeita com o final. Foi bem bonitinho e agradável.

Geh 10/10/2021

Okay
As vezes acreditamos que estamos sendo livres indo para determinando lugar, mas na verdade estamos nós aprisionando cada vez mais. E liberdade é sempre um preço alto . Eu amo esse livro com todo o meu coração ??

Bruna | @bmartinssss 23/04/2021

Esse livro foi uma grata surpresa. Ele é simplesmente fantástico. Foi uma leitura que não consegui desgrudar até passar a última página. Personagens fortes, determinadadas e corajosas. Amei e super recomendo!

Bru Fátima 17/06/2021

Um dos melhores livros que li na vida. Até favoritei (coisa raraaaaaa)!
E queria elencar para você porque eu AMEI e você também irão amar essa leitura:

1- Mulheres extremamente diferentes em cultura, raça, classe social, que se juntam (também por motivos diferentes) para trabalharem uma biblioteca a cavalo. Todos os dias elas cavalgam, enfrentando chuva, sol, neve; levando livros para famílias mais humildes que vivem nos cantos mais remotos nas montanhas.

2- Margery, Alice, Isabelle, Sophia, Kathleen - mulher fortes, com sonhos próprios e um vontade imensa de fazer a diferença na vida das pessoas, mas que foram apontadas, julgadas e condenadas pelo simples fato de serem mulheres que não se calavam em 1937.

3- Essas cinco mulheres juntas enfrentam o preconceito, o patriarcado, m4chism0 e a alienação social e cultural. E, por lutar, não só pelos próprios ideais, mas também acesso a cultura, informação e educação da minoria de uma cidade, enfrentarão a ira de figurões.

4- O livro é intenso cheio de g4t1lho - o quanto cada uma delas foram de alguma forma v1t1m4s de v10lenc14 doméstica (física, moral, psicológica, social e s3xu4l - caladas e silenciadas com 4meaças ou t4pas, ao menor sinal de 'desobediência'. Taxadas de loucas, insanas, desavergonhadas, desmerecedoras de qualquer tipo de respeito.

5- Eu consegui sentir toda a intensidade que elas vivem ao longo da trama. Me revoltei com as injustiças, chorei com as perdas, mas senti mais intensamente a força da união que essas mulheres. Juntas se tornaram uma fortaleza, lutaram por si e pelas outras.
É simplesmente demais, incrível, me emociono ao escreve esse post e lembrar da luta e conquista delas.

6- Romance? Tem, mas é pano de fundo, com duas joias raras: Sven e Fred. Um final que eu literalmente soltei o folego que não percebi que estava segurando, de tanta tensão.

Leiam e sintam a luta dessas mulheres, que agora é a nossa, pois, infelizmente a luta continua.

Simplesmente leiam

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/

Nati Morgan 21/06/2020

Esse é o quinto livro da autora que leio e já posso dizer que essa mulher é incrível, perfeita sem defeitos rs.
É um livro intenso como todos os outros da autora, há momentos que você fica sem ar, abismado e esperando por um milagre acontecer durante a história.
Confesso que queria um final diferente pro Sr. Van Cleve, a Jojo foi muito generosa com ele, se fosse eu, eu já tinha enterrado o velho kkk.
Esse livro me lembrou muito "O navio das noivas" justamente por quase todos os personagens principais serem mulheres bem resolvidas.
Me apaixonei pela história e com certeza é um livro muito envolvente.
Jonatas Costa 21/06/2020minha estante
Boa resenha

Nati Morgan 21/06/2020minha estante
Obg ?

Letícia @sereia_literaria 11/12/2020

ngm me toca eu tô bem sensível
o jeito q esse livro despedaçou meu coração e dps juntou os pedacinhos é diferente ??

Priscila 08/11/2020

Simplesmente perfeito
É o primeiro livro da autoria que leio e não imaginei que seria tão incrível, mostra a luta de mulheres para levar livros para os que mais precisam enquanto tentam encontrar seu caminho no mundo. Se os outros livros da autora forem tão bons quanto esse, com certeza irei ler.

Dhay Mesquita 31/12/2021

Um caminho para a liberdade
"Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros e juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade."
_

No final dos anos de 1930, uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos recebe um projeto de biblioteca intinerante que ? organizado pela agência WPA, criada por Roosevelt ? tinha como objetivo levar livros para os moradores mais pobres da região.

Cinco mulheres ? Margery, Alice, Beth Sophia e Izzy ? assumem esta responsabilidade, indo contra os costumes do local. Apesar das diferenças culturais e sociais entre elas, unem-se pelo desejo de levar conhecimento para todas as pessoas.

Uma característica interessante é que a Biblioteca a Cavalo da WPA, no Kentucky - EUA, realmente existiu. O trabalho era desenvolvido principalmente por mulheres que recebiam o nome de "bibliotecárias a cavalo". E com as atividades que duraram de 1935 a 1943 foi responsável por levar livros a mais de cem mil habitantes da zona rural.
_

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento".
_

Inspirado em uma história real, Um Caminho Para a Liberdade aborda temáticas muito pertinentes como: a importância da leitura e da educação na vida das pessoas e como isso pode ser transformador, o papel da mulher na sociedade, machismo, casamento, preconceito, racismo, violência doméstica e educação sexual.

Juliete Marçal 24/05/2020

Uma biblioteca itinerante que transforma vidas.
Em "Um Caminho para a Liberdade", temos uma história passada no final da década de 30, mais precisamente, em 1937, logo após a Grande Depressão (crise-econômica de 1929) nos Estados Unidos que afetou todo o mundo, e não menos as pessoas da cidadezinha de Baileyville, do estado do Kentucky.

A cidade recebe a proposta de colocar em prática uma biblioteca itinerante a cavalo, como forma de distribuir e emprestar livros e revistas para a população local e para os outros habitantes que moravam em regiões mais isoladas, como por exemplo, nas montanhas. O objetivo dessa biblioteca itinerante era incentivar a leitura, principalmente, entre aqueles que não tinham acesso aos livros e disseminar a educação.

"Cavalgar até algumas das casas mais remotas e fornecer material de leitura para aqueles que talvez não possam ir até as bibliotecas do condado devido a problemas de saúde, fragilidade ou falta de transporte."

Através da Biblioteca Itinerante da WPA de Baileyville, vamos conhecer a história das bibliotecárias que estão à sua sua frente: Margery, Alice, Beth, Izzy e Sophia. E são essas mesmas mulheres que vão viver os seus dias nessa biblioteca itinerante e vão passar por muitas coisas, entre perigos durante as entregas dos livros, aprender a lidar com elas mesmas e com os seus medos, se autodescobrir, além de ter que lidar com o machismo e preconceito de uma sociedade conservadora que aribuía à mulher apenas o papel de esposa, mãe e dona de casa.

"Boa coisa não é. As mulheres tem é que cuidar da casa. Daqui a pouco vão querer que sejam mineradoras, dirijam caminhões."

A narrativa foca mais nos dramas da Alice e da Margery. Em Alice, uma jovem inglesa que se casa com um americano como forma de viver uma vida nova, nos deparamos com o machismo, a falta de voz e liberdade, e a violência, mas também acompanharmos a sua transformação: de uma moça tímida para uma mulher forte e decidida que passa a ter a biblioteca como o seu refúgio. Do outro lado, temos a Margery, completamente o oposto de Alice, uma mulher independente e forte, que não tem uma fama muito boa na cidade, fama essa carregada através do nome e da história da sua família, que não era muito bem vista pela cidade. Margery é o tipo de personagem que tem a personalidade forte, que vive à sua maneira, não segue as regras impostas pela sociedade e quebra os paradigmas da mesma. Ela fala, pensa e faz exatamente o que quer, independente do que os outros vão pensar, e que ao mesmo tempo tem um coração bom.

"Nós mulheres, enfrentamos desafios surpreendentes quando escolhemos sair do que são considerados os nossos limites habituais."

O legal dessa história é que temos personagens femininas fortes e que se apoiam, é um livro que fala de livros e de como eles mudam vidas, ao mesmo tempo que aborda assuntos sociais tão importantes. É interessante ver no livro que algumas problemáticas abordadas pouco ou nada evoluíram, - que naquela época eram muito mais fortes -, e que temos ainda, essas mesmas batalhas para lutar, que se fazem tão presentes, apesar da pouca mudança.

"É chocante como as pessoas nessa cidade julgam o comportamento dos homens comparado ao das mulheres."

Apesar de demorar um pouco para desenrolar os fatos, a escrita da Jojo é realmente ótima e deixa aquela vontade de saber mais sobre os personagens e como tudo vai acabar, sem contar que a autora aborda questões bem importantes durante a narrativa, como a sociedade conservadora e machista, o preconceito, o racismo, a desigualdade social, a violência, a superação, o surgimento de uma amizade verdadeira, entre tantas outras questões.

"A vida é complicada. Por isso é importante encontrar alegria quando se pode."

De todos os livros da autora, esse sem dúvida tem uma pegada mais política e trata de assuntos tão antigos e que são muito atuais. É um livro que causa um misto de emoções! Eu adorei essa história inspiradora, emocionante e maravilhosa! Merece muito ser lida!

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento. Mesmo que ela tenha apenas doze anos."

^^
Juliana Rodrigues 25/05/2020minha estante
Amei a resenha ?

Juliete Marçal 25/05/2020minha estante
Ahhh, Obrigada! ?

Carolina.Teixeira 25/05/2020minha estante
Fiquei curiosa para ler

Juliete Marçal 25/05/2020minha estante
Eu super recomendo, Carolina.
Só não espere encontrar um romance avassalador. Tem romance? Tem, sim. Mas o livro é muito mais do que isso!
É mais sobre a luta da mulher para impor as suas vontades e não se deixar intimidar.

Carolina.Teixeira 25/05/2020minha estante
Sim, pela sua resenha consegui observar isso ??

cypherskooluv 19/06/2021

É a primeira vez que leio um livro da Jojo Moyes e confesso que me supreendi. Achei a história bem fluida e gostinha de ler.
As personagens femininas são incríveis, em diversos momento eu queria proteger cada uma delas, imagine só uma sociedade podre e machista (nojo). E mesmo com tudo isso elas não desistiram e continuam seguindo em frente
Pra mim o ponto mais interessante, foi a Biblioteca a Cavalo, neste ponto a autora retrata muito bem a importância, que um livro e/ou leitura é capaz de fazer na vida de uma pessoa, independente se for um livro de receitas, um guia, entre outros.
Demorei pra ler mas sinto que li no momento certo, porque adorei demais.
@estantedamarcia 19/06/2021minha estante
Livro maravilhoso!!!!!

Diná 24/01/2021

Um livro sobre livros
Comprei esse livro no início da pandemia, mas travei na leitura em dado ponto - onde ele foca na rotina da protagonista antes de "engrenar" a história.
Ele se passa no período da Grande Recessão em uma cidadezinha no Kentucky e acompanhamos Alice, uma mulher inglesa casada com o herdeiro do "dono da cidade".
O fio condutor da narrativa é a biblioteca a cavalo da região, um projeto do governo federal, que procurava levar a leitura para lugares isolados dos Estados Unidos.
Claro que leitores nunca é interesse dos poderosos e a biblioteca ser tocada por mulheres é mais um agravante.
Como sempre Jojo Moyes fala de temas delicados sem drama e de forma aberta, como ser mulher é difícil, racismo, interesses dos poderosos...
A leitura vale muito a pena.