Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Larissa Tabosa 03/05/2021

Maravilhoso!
Que livro realmente maravilho! Que história forte, quantos ensinamentos...

Entrou para a lista de favoritos do ano.

Mah Mac Dowell 10/06/2021

Adorei
Esse livro me lembrou muito a série Anne With An E, uma das minhas séries preferidas. Em vários momentos me peguei lembrando de cenas da série. Então para quem gosta dessa série, como eu, tenho certeza que também vai gostar muito desse livro.
O livro fala muito sobre o feminismo e a luta diária que as mulheres precisam enfrentar para viver nesse mundão cruel até os dias atuais.
Eu amei as personagens, a Autora nos apresenta personagens de mulheres fortes. Aquelas que você olha e pensa ?caramba essa mulher é foda?. Eu gostei como, ao contrário do esperado, as personagens não se mostravam nem um pouco frágeis, e dialogavam do modo como eu espero que uma mulher dialogue. Não à toa, a Autora faz diversas referências ao livro ?Mulherzinhas? que também trata do mesmo tema, do feminismo e da figura da mulher forte. Inclusive, o livro tem uma participação bem especial na história com uma referência clara a esse tema e sobre a intenção da Autora ao cita-lo.
Tem somente um acontecimento na história que não me agradou, achei desnecessário, e que eu normalmente não gosto de ver em livros/filmes. Por este motivo abaixei um pouco a minha nota. Mas fora isso, achei o livro incrível e super recomendo a leitura.
Larissa.Giorgetti 10/06/2021minha estante
Amei sua resenha, descreveu o que senti tbm, eu comprei o mulherzinhas por causa dele kkkk, mas não li ainda
Tá na meta desse ano ?

Mah Mac Dowell 10/06/2021minha estante
Obrigada Lari ? Mulherzinhas tb está na minha listinha e fiquei mais interessada ainda depois de ler este.

Larissa.Giorgetti 10/06/2021minha estante
Sei qual é o acontecimento que vc não gostou, tbm achei desnecessário

Ju Abreu 02/05/2021

O livro conta a história de Alice, uma mulher inglesa que se casa com um americano e vai morar em Kentucky. A história gira em torno das adaptações dessa mulher a uma vida completamente distinta da que vivia na Inglaterra.

Nesta época, o governo incentivou a criação de bibliotecas itinerantes (o que, por sinal, ocorreu de fato na história dos EUA) e assim as mulheres cavalgavam quilômetros pelos campos para levar novos livros, histórias e esperança para diversas pessoas.

Adoro livros que falam sobre livros e sobre a importância da leitura!

Além de tudo isso, o livro ainda traz, como pano de fundo, um pouco sobre a luta por melhores condições de trabalho, o início do sindicalismo, desastres ambientais ocasionados pela exploração irresponsável das empresas, etc.

Achei muito interessante a leitura e me diverti bastante. Em algumas partes senti que a história estava demorando um pouco para se desenvolver, mas no geral é um livro realmente muito bom!

Nicoly Mafra 01/05/2020

Sobre "Um Caminho para a Liberdade"!
"Nós, mulheres, enfrentamos desafios surpreendentes quando escolhemos sair do que são considerados os nossos limites habituais."

Quando Alice resolve deixar sua família na Inglaterra e se casar com um charmoso americano que conheceu há pouco tempo, não imaginava que sua vida mudaria tão drasticamente. Sonhando com o glamour da América, com o marido perfeito e uma vida de liberdade e sonhos realizados, a jovem desaba ao se ver presa em uma cidadezinha no Kentucky, com um marido nada afetuoso e um sogro machista e extremamente religioso - quando lhe convém.

Contudo, quando Alice vê a oportunidade de participar do projeto da Biblioteca a Cavalos dos EUA, ela agarra a sua única chance de sair daquele lar doentio e fazer algo de útil com o seu tempo - mesmo de vá contra as opiniões e crenças do sogro. E é assim que Alice e mais quatro mulheres corajosas e destemidas levam livros e outros materiais de leitura para os moradores da região, faça chuva ou faça sol, embrenhando-se na mata e desafiando os seus limites. Entretanto, não são todos os moradores que apoiam este projeto, e logo as bibliotecárias terão que lutar pelos seus direitos e liberdade.

_

"Um Caminho para a Liberdade" é um livro extremamente poderoso; empoderar as mulheres, mostrar o poder das palavras, apresentar o machismo na sua forma mais crua e a intolerância da igreja para o novo e diferente, é algo muito difícil e necessário, e Jojo Moyes fez isso com maestria e sensatez.⠀

A história de passa em 1937, porém, podemos utilizar o exemplo de força e dedicação dessas mulheres no dia de hoje, lutando contra o preconceito e por suas liberdades. E claro, a importância da disseminação da leitura também continua hoje, pois, as palavras guardadas dentro de um livro podem ser utilizadas para entreter, ensinar e libertar o ser humano. Uma leitura super recomendada e apaixonante! Talvez eu deva dar mais chances aos livros da Jojo Moyes!

site: www.instagram.com/nickmafra

Thainá @thaii.limab 31/05/2020

"..Da importância do progresso e da igualdade.."
Enfim, conclui.
Eu levei dois meses para concluir esse livro e não entendo o porque, visto que o livro é bom demais, fácil entendimento, não é cansativo, tem personagens cativantes mas eu simplesmente não conseguia. Um dia de progresso eram uns quinze de regresso. Mas consegui.
Esse livro é muito necessário. Ele é escrito num tempo passado, 1937 e por aí.. mas é tão atual.
Talvez, eu não tenha conseguido prosseguir no leitura por essa razão.
Mas a história da Alice e Margery (e das demais bibliotecárias) é tão atual, tão cheia de lutas, tão significativa que não tem como não se identificar com elas.

Nós temos e devemos ser o que quisermos e não o que esperam que sejamos.
Laryssa 31/05/2020minha estante
Eu comecei a leitura desse livro, mas acho que não era meu momento a leitura estava muito lenta e acabei abandonando, porém quero muito ler ?

Thainá @thaii.limab 31/05/2020minha estante
Vale a pena, não desiste dele não!

Helena.Correia 23/05/2021

Que livro perfeitoooooo!!! Eu achei o livro incrível. No começo, parece um livro até tranquilo, mas as coisas que acontecem, são incríveis!!
Indico muiito .

Cristina117 19/05/2021

Esse livro é maravilhoso, mostrando a beleza que é a leitura, mostrando a luta das mulheres por uma vida mais justa e a luta para que as bibliotecas itinerantes fossem mostradas como algo que valha a pena nos anos 30. Um belo livro com uma bela mensagem e que vale a leitura!
Jaque233 25/10/2022minha estante
Amo demais. Um dos meus livros favoritos

cxroles 30/01/2021

um favorito da vida
Eu, pessoalmente, valorizo demais a construção de personagens e das relações entre eles, e esse livro entrega TUDO nesse quesito. Não só a equipe das bibliotecárias, mas também as pessoas que as apoiam: Sven, sra. Brady, Fred e vários dos moradores das montanhas. O enredo é extremamente bem construído e emocionante, mas o que me cativou foram mesmo os personagens.
Passei a história toda apaixonada por eles, vendo suas conquistas e sua amizade. Foi tudo tão lindo, que chorei (de felicidade) em vários momentos. É um livro que me trouxe uma sensação boa de esperança, um "quentinho no coração", e eu não queria que ele acabasse nunca.

Pri 11/04/2021

Um pequeno desabafo..
Quero deixar registrado o meu amor e carinho por cada uma das mulheres deste livro, que diante de tamanha opressão vividas por elas neste cenário +ou- em 1930, levou e trouxe tbém, muita coragem no quesito leitura e abrangeu de forma sistemática a prática da mesma em lugares em que era impossível tamanha façanha. Deixo aqui registrado tbém a minha tristeza ao usar este livro como cenário para os dias atuais em que só o "rico lê" e, segundo pesquisas, que o acesso a leitura abrange uma pequena parcela na sociedade, intitulada como classe A, ou seja a minoria no nosso país com alto poder aquisitivo. Quero dizer que o mesmo motivo que fazia com que algumas pessoas ditas nos primeiros capitulos do livro fossem completamente contra a sociedade ter acesso a livros e culturas por medo dos novos pensamentos críticos que estariam sendo formados, vejo que o mesmo tem acontecido com o novo charme do estado ao retirar de todos nós o direito e acesso de pensarmos com as nossas próprias cabeças. Enfim, que possamos ser como essas mulheres que buscaram um caminho para liberdade enfrentando uma cidade inteira por amor aos livros. Amei esse livro e super indico a todos que buscam na leitura diária uma forma de encontrar e ter mais liberdade diante da vida e das escolhas feitas para melhorar esta.

Ana Paula 08/01/2021

Mulheres fortes
Margery, Alice, Beth, Izzy e Sophia trabalham para a biblioteca a cavalo e levam livros pras famílias pobres e com difícil acesso. Uma história que fala sobre todo tipo de preconceito, mas, principalmente amor, força, independência, lealdade e justiça.
Excelente!!!!

Bia 28/07/2020

Um caminho para liberdade
"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento."

Um livro com tema político, tem romance , mais aqui fica em segundo plano. É tão lindo ver a União desse cinco mulheres , cada uma com sua história , seu jeito , enfrentando as dificuldades da época só pelo motivo de ser mulher .

Com certeza o livro preferido da Jojo. Por favor leiam.

Natija 02/10/2021

Mulheres incríveis, histórias inspiradoras
Em uma época em que mulheres eram consideradas meros acessórios, algumas mulheres se reúnem para levar livros à população afastada da cidade no interior do Kentucky, EUA.

Ali, elas fazem rotas difíceis, enfrentam muitos preconceitos mas acabam encontrando muito mais do que só o incentivo à leitura.

?Um caminho para a Liberdade? é um livro excepcional, que traz um contexto histórico, baseado em situações reais e permite que possamos viajar no tempo com essas mulheres.

É difícil não se emocionar e não se perguntar como as coisas mudaram desde 1930 até hoje, e como as mulheres precisaram lutar bravamente para que isso acontecesse.

Amanda 10/09/2020

Livraço - Leia
Se passa em 1930 na época após a recessão dos EUA, gira em torno de 5 mulheres principais, lutas por espaço, machismo (mto), racismo, independência feminina, quebra de padrões... nossa, mta coisa.
Primeira metade mais ?lento? e a segunda, guenta coração.

Sem dúvidas um dos favoritos do ano.

Aline 13/06/2021

Inspirador
Inspirado em uma história real, o livro prende a atenção desde o começo, contando a história de mulheres que têm suas vidas ligadas por uma biblioteca itinerante. É inspirador acompanhar toda a força e determinação dessas mulheres em uma pequena cidade dos EUA em plena década de 1930.