Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Caroline.Garcia 22/10/2021

Amizade além de tudo
Amei o livro pois mostra como a amizade pode transformar a vida das pessoas principalmente das mulheres na década de 30. História emocionante e inspiradora.

Marcianeysa 13/02/2021

O poder das mulheres
Como todos os livros da Jojo, esse é otimo. Historia fluida, bem escrita, com personagens bem desenvolvidos.

ShirleyStortLeite 15/02/2022

História cativante e comovente.
Mesmo diante de tanto machismo e injustiça, essas cinco mulheres sobreviveram.
A amizade delas foi a base pra tudo que passaram.
A história real, envolvente, gostosa de ler apesar de passar raiva as vezes, pois as mulheres não tinham direito nem de sentir prazer e as que viviam fora das regras da sociedade machista eram taxadas e excluídas.
Mas a paixão pelos livros, fez com que elas se unissem e levassem o conhecimento, através da leitura a milhares de pessoas. Um exemplo divino de compromisso e força.
Dei até uma lacrimejada em determinada parte por ter me identificado tanto com a dor da personagem.
E é isso, um livro pra você sentir!
Seja forte e corajosa!!!
Felippe Araujo 16/02/2022minha estante
Sua resenha me motivou a ler. Muito obrigado!

Bia Hidemi 21/05/2021

Um caminho para a liberdade...
Livro que fala acima de tudo sobre amizade, amor e garra! Um pouco de esperança nesses tempos tão difíceis!!! Recomendo demais! ??

Lorranny 30/06/2020

Surpreendente...
Foi uma leitura gratificante o contexto histórico muito bem trabalhado e os personagens bem construidos. Adorei que o foco foi o empoderamento através da leitura e não o romance. Uma leitura que recomendo muito, a escrita da autora melhorou bastante e me surpreendi por gostar tanto dessa leitura...

Gabriela.Maraccini 11/01/2021

Leitura deliciosa e envolvente
Mais uma vez, Jojo Moyes entrega uma obra de tirar o fôlego. Ganhei este livro por acaso e demorei cerca de um ano para começar a lê-lo. Foi a minha primeira leitura de 2021 e eu não poderia ter começado o ano de forma melhor. O livro faz parte das obras mais profundas e deliciosas de serem lidas da autora, ao lado de "A Última Carta de Amor" e "Depois de Você" (que gosto mais do que o primeiro livro da trilogia). Com cinco personagens femininas fortes, independentes, decididas e à frente do seu tempo, Jojo Moyes conseguiu ir além do romance comum aos seus livros e trouxe questões sociais e feministas de extrema importância, tudo isso atrelado a uma trama envolvente que gira em torno da paixão por livros. É um pacote completo para quem, assim como eu, precisa de um gás para voltar a ler.
A construção de cada uma das personagens, mas principalmente de Margery e Alice, foi muito bem feita. É fácil de imaginar essas mulheres como pessoas reais e não meramente fictícias. Ansiosa para a possibilidade desta obra virar filme! Acredito que vai apenas agregar para uma rica e deliciosa história.
Nice 11/01/2021minha estante
Esse livro é incrível ?

Duda 27/05/2020

O poder da amizade
Esse livro mostra as dificuldades enfrentadas para levar um pouco de conhecimento para a população mais carente, através de uma biblioteca onde os livros são levados a cavalo.

A mensagem passada é realmente maravilhosa, as dificuldades vencidas por Alice e as amigas da biblioteca. Mostra o quanto é importante lutar por aquilo que se acredita.
Apesar de ler um livro bom, não me prendeu tanto.

Coisas de Mineira 08/10/2020

Lançado em 2019, Um caminho para liberdade é o último livro da escritora Jojo Moyes lançado pela editora Intrínseca, e veio na caixa de número 12 do clube Intrínsecos.

O enredo se passar na década de 1930, quando os EUA se recuperavam da Grande Depressão. Como forma de acelerar e melhorar a economia, o Presidente Franklin Roosevelt lançou um pacote de programas denominado New Deal. Um dos projetos mais conhecidos foi o “Works Projects Administration”, visando a criação de empregos, como a Biblioteca a cavalo no Kentucy, defendida amplamente pela primeira dama Eleanor Roosevelt.

É nesse cenário histórico que as personagens fictícias serão inseridas. Em uma reunião da comunidade de Baileyville, a proposta da biblioteca é lançada – mulheres saindo a cavalo levando livros para famílias nas montanhas, que não tinham acesso fácil à cidade.

E assim quatro bibliotecárias – Alice, Margery, Beth e Izzy, assumem a tarefa, tendo a ajuda de Sofia que, por ser negra, seria a responsável por cuidar da administração – existiam bibliotecas separadas para negros..

Cada uma das cinco mulheres tinha vivências e expectativas bem diferentes quando aderem à ideia da biblioteca. Temos Alice, uma inglesa que vem para os Estados Unidos após um rápido romance com Bennett, que estava visitando a Inglaterra a negócios junto com seu pai, e vai com a esposa para morar com o viúvo, um homem controlador, machista, dono de uma mina local que vê o casamento como um relacionamento para gerar filhos, e que vive em uma casa que preserva a memória da esposa em todos os cantos!

“Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento. Mesmo que ela tenha apenas 12 anos”

Também temos Margery, quem organiza a biblioteca e que tem um histórico familiar complicado, daqueles de rixas seculares com outra família, e como teve um pai que abusava da esposa, decide não se casar, apesar de ser apaixonada por Sven, que trabalha nas minhas do pai de Bennett; Sophia, uma mulher forte, que sabe viver em meio a intolerância a sua cor, e que cuida do irmão, um mineiro que perdeu a perna e foi dispensando sem nenhum direito; Beth e Izzy, as mais jovens, mas que também contribuem para a biblioteca.

Essas mulheres têm o desafio de conquistar as pessoas ao longo das rotas que são traçadas para cada uma, que encontram famílias completamente afastadas da cidade, que vêm com desconfiança a entrega de publicações, que vão desde livros infantis, literatura, e revistas com receitas. Com o jeito carinhoso, elas vão conseguindo cativar até os mais cascudos dos homens ao longo das montanhas.

Mas, por conta de pessoas que vêm os livros como um caminho para a liberdade, e querem manter o status quo, teremos muitos desafios para as bibliotecárias a cavalo. Um crime é cometido e, para tirar o foco na briga de sindicatos com os mineradores, e um rompimento de barragem, alguns poderosos irão com tudo para cima das bibliotecárias.

“Mas existem livros bons e existem livros que plantam ideias erradas, que espalham mentiras e pensamentos impuros. Livros que podem, se não forem bem controlados, causarem divisões na sociedade. E temo que talvez tenhamos sido indulgentes ao deixarmos tais livros correrem por nossa comunidade sem execer vigilância suficiente para proteger as mentes mais jovens e vulneráveis.”

Um caminho para a liberdade é, como a própria autora descreveu, a obra mais política dela. E foi meu primeiro contato com a escrita da Jojo Moyes, então estava com expectativas baixas, o que foi fantástico, porque me surpreendi muito.

Mesmo que a história se passe na década de 1930, muitos dos temas abordados ainda são muito atuais. Mulheres buscando por seu espaço em um mundo machista, mulheres pretas com seu trabalho digno buscando apenas seu lugar ao sol. Trabalhadores sem direitos, barragens que se rompem e atingidos que perdem tudo e são ignorados.

Eu gostei bastante da ambientação, e de como vamos sendo aos poucos inseridos na vida dessa comunidade. A primeira que conhecemos é Alice, que sofre muito com o casamento, e um marido que não sai de baixo das asas de um pai controlador. Ela tinha muitos sonhos românticos, que vão sendo destruídos, até que a biblioteca lhe dá um objetivo para seus dias.

Margery é uma mulher incrível… ela quem carrega a biblioteca, é o elo de união entre as desconhecidas que resolvem se juntar, e que leva a vida sem se preocupar com a opinião mesquinha de parte da cidade. Mas ela terá de aprender a confiar, e esse é um passo difícil para quem cresceu praticamente sozinha.

“Nós, mulheres, enfrentamos desafios surpreendentes quando escolhemos sair do que são considerados os nossos limites ocasionais.”

Um caminho para a liberdade vai tratar de romance também – afinal, a autora é conhecida por seus romances, saiba que teremos dois aqui que são muito lindos… mesmo não sendo foco, dois casais que se formam são incríveis!

“Essa crença, profundamente arraigada nela, de que toda história de amor tinha, em sua essência, o potencial para um final feliz.”

Um livro sobre SORORIDADE… como essas mulheres ficam fragilizadas sozinhas, como enfrentam o mundo quando estão de braços dados. É lindo ver como elas são fortes, como confiam, como são solidárias…

E, com uma história forte dessa, não demoraria a vir uma adaptação! Sim, os direitos de Um caminho para a liberdade foram comprados pela Universal, mas ainda sem previsão para o início das gravações.

Jojo Moyes é uma jornalista britânica e, desde 2002, romancista, que tem entre outros sucessos a trilogia Como eu era antes de você, adaptada para o cinema. É uma das poucas autoras que já ganharam duas vezes o Prémio Romance do Ano atribuído pela Associação de Romancistas e foi traduzida para vinte e oito idiomas diferentes.

Por: Maisa Gonçalves
Site: www.coisasdemineira.com/um-caminho-para-a-liberdade-jojo-moyes-resenha/

de.ler.eu.gosto 25/05/2022

Força da mulher e o poder da leitura.
Quanta surpresa e que pacote, segregação, feminismo, machismo, preconceito, violência doméstica e bem a frente como estrela principal, amor aos livros. Primeiro livro lido da Jojo Moyes e eu amei.

Gleison Marques 21/02/2021

Inspiração, sororidade e tudo de bom num só livro.
A palavra que mais descreve esse livro, na minha humilde opinião, é inspiração. Por vezes eu quis fazer parte desse grupo, sair por aí levando livros, compartilhando meu amor pela arte literária.

Um livro lindo que fala da amizade e do poder das mulheres enquanto atrizes políticas da suas vidas. Vemos 5 mulheres que enfrentam uma cidade inteira para defender umas as outras e aquilo em que acreditam. São tantos temas que a autora traz para o palco da discussão que não tem como não se indignar com alguns personagens e perceber, horrorizado, que eles são mais reais e atuais do que gostaríamos.

Jojo Moyes mostra o quanto sua escrita está madura e o quanto ainda pode nos tocar com uma bela história.

lumybea 09/08/2020

Um Caminho Para A Liberdade
Esse livro é uma prova de como as mulheres eram julgadas apenas por existirem. Hoje, a mulher não precisa mais ser dona de casa, mas ainda sim, se viesse uma Marge conversar com as mulheres de hoje em dia, muitas ainda a julgariam por seu jeito independente. Espero que esse livro cure os cegos de ignorância.

Vivi 25/06/2021

???????
Um livro surpreendente que foi inspirado na história real da chamada "Biblioteca a cavalo do estado de Kentucky". Cinco mulheres incríveis se juntam e começam a trabalhar em uma livraria itinerante. Elas levam livros, a cavalo, para áreas rurais com escassez de Educação!

ClAudia 23/07/2020

Livros e amizade
Comecei a ler com expectativa alta, com um pouco de receio de me frustrar. Mas esse medo foi desnecessário. Uma história maravilhosa com personagens inesquecíveis. A amizade dessas mulheres é a coisa mais linda. e a vontade delas de fazer a diferença na vida da comunidade e melhorar a vida das mulheres é algo tão admirável. Mulheres à frente de seu tempo, que sofreram preconceitos que, infelizmente, ainda tem resquícios em nossas vidas. Eu sorri, chorei, tive medo, me orgulhei e sonhei junto com elas por uma sociedade mais justa e igualitária. Super recomendo.

sirlani.lopes 03/02/2021

Que livro meus amigos.
Foi maravilhoso ler essa história, amei as 5 mulheres desse livro, a empatia que elas tinham uma com as outras e o exemplo de amizade.

Natalia.Louise 18/03/2021

perfeito
Não poupou elogios com esse livro. Ele nos aborda histórias de mulheres inspiradoras, que vão se construído, conhecendo e apreendendo com os erros ao decorrer da narrativa. Essa história é simplesmente umas das minhas favoritas, não poupo elogios e se você pegar o meu livro vai poder perceber isso de cara, pois o que menos falta nele são marcações e post its. O que eu mais amo nesse livro é o fato dessas mulheres terem existido de verdade, é de um amor e afeto tao grande, você usar de sua vida para ir entregando livros e ajudando pessoas com a leitura. Resumindo tudo isso: leiam para ontem esse livro.