Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Bia 21/04/2024

Muito fofo, é um livro do género daqueles filmes de sessão de tarde (entendem o que quero dizer?)
uma ode aos livros

Lorena816 20/04/2024

#13 Um caminho para a liberdade
Gostei muito deste livro de Jojo Moyes. Foi o primeiro livro da autora que li e me surpreendi. Pensei que fosse encontrar um romance água com açúcar, mas encontrei uma história sobre mulheres fortes, unidas, destemidas, que lutam por seus desejos apesar de todas as adversidades em meio a uma sociedade machista e preconceituosa.
Fiquei angustiada e triste em vários momentos quando parecia que tudo ia dar errado mas também fui recompensada com cenas de carinho, amor e amizades verdadeiras.
Ansiosa pra conhecer outras obras da autora.

Rosie 07/04/2024

NÃO HÁ NADA MAIS PERIGOSO QUE UMA MULHER ARMADA DE CONHECIMENTO.
Estou com esse livro parado no meu kindle desde o lançamento em 2019 e simplesmente esqueci completamente dele. Na verdade, esqueci completamente que eu tinha um kindle kkk

Decidi começar a leitura e foi uma grande surpresa para mim. A autora já é bem conhecida e então eu já sabia o que me esperava haha

É uma história envolvente no limite certo para ela, com personagens fortes do jeito certo. Com certeza feita na medida certa. Entretanto, o que me decepcionou um pouco mais foi a forma como o final é rápido demais, após os acontecimentos com uma das personagens as coisas começam a acontecer em uma velocidade muito grande que até então não tínhamos. Se a autora tivesse incluído +100 páginas para dar um final descente para cada um ali, eu teria dado 5 estrelas.

Além de ser uma história sobre violência doméstica e rascismo, temos aqui um livro que fala sobre livros. Ele é lindo e incrível, tocante; poético; e lírico em alguns momentos. Queria ter lido ele um bom tempo atrás, mas estou feliz por ter lido agora.

"Uma biblioteca deve ser para todos, tanto do meio rural quanto do urbano, tanto para os negros quanto para os brancos."

Obrigada por ler.
Se cuide.
bjs

JuLopes 31/03/2024

Mulherzinhas com Anne de Green Grables
Gostei do jeito que ele aborda vários assuntos importantes, mas alguns achei que não foram tratados como poderiam ser (exemplo com spoiler: o racismo e a personagem da Sophia).

Apesar disso foi um livro que me prendeu, li em duas "sentadas" e só teve um capítulo que dei uma travada.

Adorei o desenvolvimento dos personagens e do enredo.

Recomendo bastante, lembrou bastante Mulherzinhas (o que foi intencional acho, tanto que até citam o livro algumas vezes) e Anne de Green Grables.

SPOILER
O final me surpreendeu, não tava otimista. Do meu ver, na vida real provavelmente a Margery acabaria realmente presa, não só por ser mulher naquela época mas com toda a influência do Van Cleve. Confesso que preferi o final feliz apesar disso.
Aliás achei uma enorme ponta solta a história do Van Cleve e das minas, ele nem foi mais citado, só o Bennet com a Peggy no alívio cômico.
A anulação do casamento da Alice achei que passou de qualquer jeito também, parece que o final foi escrito as pressas e dando um final feliz pra todos apenas, por isso dei uma estrela a menos.

caroline.Andreia 29/03/2024

Talvez indo contra a corrente, não amei
A história de cinco amigas bibliotecárias em 1930 é de busca por liberdade e autonomia. É um drama, com histórias bem fortes e que não fez exatamente o meu estilo de leitura. Achei desconfortável a leitura e um pouco pesada, mas como é Jojo, extremamente bem escrita.

Sarah432 29/03/2024

Um caminho para liberdade
O livro bom, história boa, mas o meio com muita enrolação, poderia ter sido menos embromação, mas um livro bom, uma história linda, inspiração para incentivo a leitura!

Jubis 16/03/2024

Achei que eu ia gostar mais
Jojo Moyes tem uma ótima escrita e sabe escrever histórias envolventes e com profundidade.

Um caminho para a liberdade não foi o melhor livro que li da autora, mas tem uma história muito interessante sobre mulheres buscando a liberdade (cada uma à sua maneira) por meio de uma "biblioteca delivery".

Alguns pontos da história não me agradaram nem me conquistaram tanto. Demorei um bom tempo para finalizar a leitura, pois do meio para o final o enredo ficou meio parado para mim.

Não sei se gostei muito também da pesonalidade da Margery. Acredito que agir de forma inconsequente e, em alguns momentos, egoísta não é a forma correta de alcançar independência e liberdade.

Já a Alice foi uma personagem que eu gsotei bastante e realmente me comovi com sua situação. Por outro lado, o romance dela com o Fred não me convenceu tanto.

Por fim, as outras bibliotecárias funcionam bem como plano de fundo.

Bell.Barreto 16/03/2024

O livro "Um Caminho para a Liberdade" de Jojo Moyes aborda temas como independência, superação, amor e liberdade em um contexto histórico desafiador . A trama se passa na década de 1930 e acompanha a jornada de uma mulher que busca encontrar seu próprio caminho em meio às adversidades da época e seu amor pela leitura. Moyes explora questões de gênero, liberdade pessoal e o poder da determinação, criando uma história envolvente e inspiradora. Se você gosta de romances que mesclam drama, superação e contexto histórico, esse livro é uma excelente escolha.

Eliza com Z 12/03/2024

Leitura incrível
É o segundo livro da Jojo Moyes que leio e eu fiquei apaixonada. Além da escrita ser extraordinária, a história é envolvente e me fez querer terminar o livro o mais rápido para saber o desfecho.

A história gira em torno de Alice e Margery, mas também explora a amizade delas com as outras bibliotecárias.

Alerta: há alguns gatilhos nesse livro, agressão física e psicológica, morte e outros temas delicados.

Deborah 10/03/2024

Um caminho para liberdade - Jojo Moyes
? Após finalizar "Como eu era antes de você" há alguns anos, não tive mais interesse em ler nada da Jojo Moyes, até entrar em um clube do livro da minha cidade e "Um caminho para liberdade" ser a leitura do mês.

? Eu adorei esse livro, foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, admito que no começo a leitura foi um pouco devagar, provavelmenm te devido a quantidade de personagens que foi apresentada. Porém, nada que interferisse na grandiosidade que a autora nos entrega.

? Marjory e Alice foram minhas personagens preferidas, elas demonstraram força e determinação no decorrer da história e tiveram um final que me deixou com o coração quentinho. Conhecer as outras bibliotecárias também foi uma experiência muito legal, cada uma tinha sua personalidade e lutava por um futuro diferente. Um dos pontos altos desse livro é perceber como o preconceito contra a mulher naquela época era extremamente grande, a todo momento nossas protagonistas precisam mostrar seu valor pra sociedade, e é triste saber que esse preconceito se encontra até os dias de hoje.

? Recomendo demais esse livro pra quem gosta de um romance histórico, com personagens femininas determinadas e fortes!

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento."

Nota: 4.5?

??? CONTÉM GATILHOS ???

Waleska.Guedes 04/03/2024

Um caminho para liberdade.
Um livro muito gostoso de ler, que trata de mulheres de uma cidade pequena do interior, ao sul dos EUA, tentando viver de uma maneira diferente do que sempre foi esperado que as mulheres vivessem. Tão distante e tão próximo.

Tayane57 28/02/2024

A premissa da história foi muito interessante para mim, e apesar de sentir que faltou algumas coisas, o livro foi bom. Agora, o final do julgamento, achei genial!!

Clelia5 26/02/2024

Um caminho para a liberdade de Jojo Moyes
Esse belo livro conta a história da amizade de mulheres determinadas e corajosas que descobrem um propósito. Elas enfrentam uma cidade e toda sociedade hipócrita, patriarcal e machista em prol desse propósito, wue é levar livros para a população mais carente e distante do Kentucky. O projeto da biblioteca à cavalo existiu, de fato, entre 1935 a 1943 e levou livros para mais de 100 mil habitantes da zona rural dos EUA.
Minhas impressões: que história fascinante dessas mulheres. Você vai ficar encantada com a história de Alice e de Margery. Duas mulheres fortes que em diferentes momentos descobrem o propósito de suas vidas. Até 85% voce acha que vai dar ruim, mas tudo se desenrola no final com uma dica da pessoa mais improvável da história. Recomendo demais.

André 23/02/2024

O melhor!!!
Fiquei com medo de começar esse e não gostar como o outro dela, mas, acabei adorando. História bem construída, personagens cativantes, diálogos bem importantes, etc. Não lerei mais nada da autora para que minha paixão pela escrita desse livro específico não passe.