Luz Que Fenece

Resenhas - Luz Que Fenece

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amanda 28/01/2020

Queria que fosse maior
Em uma época onde mulheres tem seus futuros planejados por outras pessoas, Clara precisa lidar com os desafios de ser dona do próprio destino.
Nós leitores podemos acompanhar as dificuldades dessa jornada e também sentir as dores causadas pela solidão e as tragédias que assolam a vida da jovem.
É uma história bastante delicada e emocionante, mas que poderia ser ainda melhor caso não fosse tão curta e eu não tivesse finalizado com uma sensação de "quero mais".

A edição é simplesmente de tirar o fôlego e os pouquíssimos diálogos não me incomodaram, pois grande parte da história é transmitida pelos belíssimos traços da Barbara Baldi.

Luz que fenece" é uma ótima HQ para fãs de romances vitorianos, mas também capaz de conquistar leitores que não estão habituados com livros desse gênero.
Estou ansiosa para conhecer outros trabalhos da ilustradora.
Eloiza Cirne 12/05/2020minha estante
Será que continua? Podia, né?

Michelle França 18/01/2021minha estante
Chorei quando li.

Giordano.Sereno 13/10/2021

Não tem final
Um livro muito bonito e caprichado com uma bela arte. Mas a história simplesmente não tem final. Quando vi que a história se passava no período vitoriano, criei bastante expectativa. Logo lembrei de Jane Eyre e de A Senhora de Wildfell Hall. Mas passa longe disso. Fiquei desapontado e esperava muito mais desse quadrinho.
Lais 13/10/2021minha estante
Também tenho esse, e tenho a mesma opinião. Uma HQ muito bonita com lindas imagens, para uma história tão pobre, infelizmente. Merecia sim um final legal para melhorar a história. Enfim, espero que a autora amadureça num próximo trabalho.

Giordano.Sereno 14/10/2021minha estante
Fiquei com essa impressão também. Também achei o papel ruim. Uma obra tão bonita merecia um papel melhor.

Vitoria Akemi 24/08/2021

Uma ode ao romantismo
Sou muito fã de dramas históricos e esta HQ me agradou muito. Gosto particularmente das narrativas silenciosas onde a vida acontece, sem muitas reviravoltas ou cenas de ação, então "Luz que Fenece" foi um prato cheio para mim, talvez, para aproveitar mais a história e o seu ritmo lento, eu devesse ter lido algumas páginas por dia ao invés de terminar de uma vez. Enfim. Entendo por que algumas pessoas não tenham gostado, a história não é extraordinária, pelo contrário, ela é muito simples e acho que a beleza se encontre justamente ai - nos acontecimentos da vida, no cotidiano -, entretanto, apesar de entender a atmosfera que a autora tentou criar para essa narrativa, vejo que não deu muito certo, faltou um vigor e assim a o leitor fica com esse certo sentimento de "era só isso?".

Mas enquanto a narrativa é um tanto quanto sóbria, a arte o estilo da ilustradora são arrebatadores e se aproximam do movimento artístico romantismo. Fica evidente a formação da quadrinista em uma escola voltada para animação. Ela sabe criar cenários, enquadramentos, etc. A HQ - dentro do seu formato estático - é bem cinemática. Houve momentos que pensei "Isso ficaria lindo num filme". O leitor tem uma experiência de deleite. Barbara Baldi sabe como criar imagens arrebatadoras. Então é mais ou menos por aí que caminha a experiência estética com esse volume - que por sinal é muito bem feito e tem um acabamento impecável.

Decidi dar 3 estrelas, há muito potencial na história - que infelizmente não foi desenvolvido até o final. A arte é magnifica e o acabamento delicado da editora tornam a leitura prazerosa.
Matheus656 24/08/2021minha estante
Ainda n li mas só de ver a arte eu ja me apressei para comprar

Victor.Carvalho 17/09/2019

HQ de Barbara Baldi, que conta a historia de uma jovem moça no período Vitoriano que tem q lidar com as dificuldades de adminstrar a herança de sua avó. Esta por conta do ciumes da irmã acaba ficando sozinha. A autora conta a historia de modo brilhante e tem uma arte maravilhosa que nos remete as grandes pinturas clássicas.

T.N.T.Rock 26/09/2019

Homenagem aos romances vitorianos.
Influenciada por autoras como Jane Austen e as irmãs Bronte, Bárbara Baldi criou uma linda hq ambientada no século XIX onde a protagonista Clara terá que enfrentar as dificuldades após a perda dos laços familiares, a arte de Baldi mesmo digital nos passa a impressão de camadas e lindas sequências sombreadas que lembra os melhores pintores da época vide Caravagio. Edição do pipoca é sempre de muita qualidade com ótimo acabamento gráfico.

Nana 05/11/2019

Bela encadernação!
A encadernação é show! Capa dura, ilustração linda e o livro é grandão com medidas em torno de 30 X 20 cm. No quesito aparência é nota 10. A estória em si eu gostei, mas achei muito curtinha e com um final meio inacabado. Não sei se tem continuação, será?
Eu gostei, é um livro pra se ter na estante e colecionar com tanta beleza que tem, mas para o tamanho da estória (curta) ele custa muito caro!

Nicoly Mafra 25/11/2019

Um pouquinho sobre “Luz que Fenece”!
Mais uma obra prima do @pipocaenanquim de encher os olhos! "Luz que Fenece", de Barbara Baldi, possui todos os nuances dos clássicos romances vitorianos e encantos de histórias sobre amadurecimento e superação. Leitores apaixonados pelos clássicos de Jane Austen e das irmãs Brontë, fiquem atentos!

Após o falecimento de lady Sutherland, a vida de Clara desmorona. A súbita perda da avó deixa um vazio muito grande em sua vida, e a vasta Mansão Flintham Hall, onde sempre morou, torna-se uma grande preocupação, pois a jovem dama não consegue imaginar com ela e sua irmã, Olívia, irão administrar a propriedade e os empregados da família que lá moram.

Contudo, a leitura do testamento da avó cria um abismo entre as irmãs, já que Clara herdou toda a propriedade de Flintham Hall e Olivia herdou o valor da propriedade em libras; a tensão entre as irmãs é tão intensa que Olívia decide abandonar Clara e Flintham Hall e iniciar uma nova vida longe dali. Já Clara, agora ainda mais abalada com a situação, precisa desistir de seus sonhos para sobreviver e dar continuidade ao legado da família. Com muita dificuldade, perdas e tragédias, Clara precisa se sacrificar e se reinventar para traçar seu caminho de volta à luz.

Delicado, emocionante e com uma arte belíssima, que mistura técnicas de aquarelas e refinamento digital, "Luz que Fenece" é uma obra que chama a atenção por sua sutileza. Nesta história contada com poucos balões e artes incríveis, vamos acompanhar a história desta jovem dama muito corajosa que não tem medo de se sacrificar quando a vida de outros dependem de suas decisões e atitudes. Por ser uma história rápida, ficamos com um sentimento de que a jornada de Clara poderia ser mais desenvolvida, porém, não deixa de ser uma boa experiência de leitura! Ansiosa para conhecer outros trabalhos da autora.

site: www.instagram.com/nickmafra

Ju Ragni 03/12/2019

Leitura para meia hora. A ilustração é linda, bem compatível com a época da história. O enredo é simples, e agrada por esse motivo. Dá seu recado mais com o visual.

Leyd 12/04/2020

Uma boa história em quadrinhos pode alcançar a "grandeza" pela mera força de seu design? O senso comum não sugere, é claro, uma vez que a ditadura do ‘’conteúdo programático’’ há muito nos convenceu a exigir uma boa história também. Mas agora’, Luz que Fenece’ chega para abalar nossas certezas.

Esta sublime Grafic Novel é construída sob diálogos muito rasos e sobre uma história que evoca imediatamente certos clichês eternos como os das Irmãs Brontë, por exemplo. Aqui teremos uma heroína protegida apenas por um status social de ‘upper classes’ , em um mundo sombrio e injusto, preparada para todo o trabalho e toda humilhação se isto significar proteger o legado de sua amada e falecida avó, que deixou em testamento uma mansão que ela não pode manter.

Este título subjetivo e objetivo ao mesmo tempo, pode nos lembrar das reflexões sociopolíticas de 1850, sobre as restrições da nobreza e as relações entre senhores e servos. Baldi , no entanto, não desenvolve a lógica de sua história até o fim: ela abandona sem resolução os vários fios de sua intrigante narrativa e se recusa a concluir de uma maneira lógica, o que torna tudo muito improvável.

Portanto, não podemos dizer que Barbara Baldi apostou em seu roteiro, que não parece ser realmente o que interessa, pois a magia do livro reside em algo mais singular do que a formalidade narrativa sugere. E é exatamente isso que o torna difícil de fecha-lo antes de terminar. .

Cada ilustração nos leva ao doloroso mundo de sua heroína romântica, na qual há todos os infortúnios imagináveis. A queda é cruel, longa e estonteante, mas o modo como Baldi injeta uma pequena luz valente na noite escura e fria que ameaça constantemente engolir Clara é tão bonito que o prazer do leitor se torna cada vez mais agudo.

Então se pedirmos licença a uma regra pré-estabelecida, de que uma boa narrativa se da apenas pela a escrita propriamente dita, com toda certeza esta história é capaz de nos fornecer uma experiência rara e precisa.

site: https://www.instagram.com/p/B-KfUwLDyM0/

Letycia 24/04/2020

Bonito, triste e de muita qualidade.
As irmãs Clara e Olivia moram com avó,quando a avó faleceu a vida delas muda completamente.
No testamento avó deixa para Clara a Mansão Flintham Hall onde moram e para Olivia o valor da mansão em dinheiro para que use como dote para um bom casamento. Olivia fica ofendida por não ser dona da casa e vai embora deixando Clara sozinha para cuidar da mansão enorme e todos os funcionários.
Olivia bonita e simpática se vira bem na socieda. Clara passa por muitas dificuldades para se virar sozinha, deixando de lado seu sonho de ser pianista, será que existe esperança para Clara?
Esta HQ parece uma pintura da era Vitoriana, as cenas são muito belas, triste a cada a página seguindo as emoções da personagem. Vale a pena a olhada neste quadrinho.

Yago Grassini Prevot 22/05/2020

#ESTANTEPN
O acabamento gráfico está impecável, a arte é muito bonita e a história é ok.

Pedro4107 13/04/2024

Arte abismal
Em relação a história, algo bem simples e corriqueiro mas usado como um pano de fundo pra arte perfeita de barbara baldi, uma verdadeira barbaridade (trocadilho ruim), leitura bem rápida, mas a arte dela compensa tudo.

Pandora 07/06/2020

Na vida de todo mundo existem looongos períodos marcados por uma sucessão de derrotas e nossa esperando em dias melhores se torna uma luz que fenece. A graphic novel da Barbara Baldi publicada pela Pipoca e Nanquim é justamente sobre um desses períodos da vida.

Clara, a protagonista, é uma lady, neta de uma condesa, herdou a propriedade rural ancestral da família e após a morte da avó precisa administrar esse bem sem nenhum capital extra.

Disposição lady Clara tem de sobra, o que lhe falta é sorte e capital. Durante os primeiros anos como proprietária, ela fez tudo que pode, enfrenta acidente atrás de acidente, mas colhe apenas perda, derrota, solidão e silêncio.

Bárbara Baldi, com sua arte belíssima, conta uma história das lutas e derrotas de uma personagem que não perde a dignidade. A luz até fenece, mas não some, Lady Clara avança ao longo de perdas materiais sem perder a dignidade e a capacidade de ser obstinada. Encontramos ela em seu período de luto e acompanhamos ela até o final dele, quando finalmente Lady Clara encontra seu sorriso e podemos sorrir com ela.

Cada quadro dessa graphic é uma obra de arte. Cada virada de página produz um novo encantamento. É uma leitura deliciosa, um pouco introspectiva, com um final terno e esperançoso.

ThaiRodrigues 28/06/2020

A edição linda da editora Pipoca e Nanquim favorece a arte de Barbara Baldi, em uma história que remete muito aos romances de Jane Austen e das irmãs Brontë.
Melancólico e lindo, porém, ao final fica uma sensação de quero mais, uma sensação de história não completa, como se nas páginas finais faltasse alguma coisa.

GreiceG 18/07/2020

Gosto de quero mais
Mesmo com poucos diálogos a história é bem compreensível e as ilustrações da autora são maravilhosas. É um trabalho delicado, amei do começo ao fim. Queria muito uma continuação, só para poder ficar contemplando cada quadro da hq.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6