1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

daniela!! 17/06/2024

"O poder não é um meio, é um fim."
1984 é um daqueles livros que simplesmente deveriam ser lidos por todo mundo.
O enredo, as reflexões e o universo simplesmente genial que George Orwell criou fazem desse livro uma experiência muito interessante.
Pessoalmente, eu acho que a maior parte da popularidade da obra vem do medo de que isso aconteça com nós, ou pior, do descobrir que talvez isso já esteja acontecendo.
Enfim, recomendo!! ;)
rafamassagardi 17/06/2024minha estante
QUE LIVRO??

Juju Do Pix 16/06/2024

Desculpa o atraso.
Uma semana pra criar coragem de escrever uma resenha sobre, mas vamo lá né ????

Vou ser bem direto dessa vez, não tem muito o que enrolar.

O livro é bom? Sim!
Tem críticas boas à nossa sociedade atual? Sim, e muitas!
Tem uma história cativante? Pra caramba!

Mas mesmo assim não sei o que tem nele que não me agradou ? Não sei se foi por envolver muita política, ter partes bem tediosas ou ser porque eu tive que ler por conta da escola e não livre espontânea vontade, mas algo em "1984" não me agradou.

Às vezes nem foi por isso, pode ter sido porque não era o que eu esperava, ser meio viajado, realmente não sei! Só sei que ao mesmo tempo que o livro me deixou muito vidrado, ele me deu sono ao mesmo tempo

Depois de fazer um poema enorme sobre o livro (era meu trabalho de escola) eu até entendi mais sobre ele, mas mesmo assim não foi de muita ajuda, acho que "Revolução dos Bichos" deixou uma expectativa muito alta ?

Somente a parte do Ministério do Amor e Quarto 101 que teve um impacto pra mim, foi bem "?" ler tudo aquilo, mas acho que o final mesmo foi o que desmoronou o valor do livro pra mim, entendo a importância desse final, mas mesmo assim né, era melhor ele ter morrido que seria mais emocionante ?

Gabriel1994 16/06/2024

Um paralelo entre a distopia e nossa realidade
Escrito em 1949, antes do ápice da Guerra Fria, do movimento punk e até das câmeras de vigilância; 1984 consegue vai além de uma distopia, chegando a ser um paralelo com a nossa realidade.
Todo o conceito de produzir conteúdo massivo e descartável aos proletas, a fim de controla-los; e a forma como as pessoas do Partido esquecem do passado com facilidade, entra em coerência com o desinteresse político do nosso mundo.
Winston se assemelha aquele aspirante a revolucionário que acredita que pode mudar o mundo; enquanto Julia lembra os jovens punk dos anos 70 e 80, com seu aspecto niilista e caótico.
Enquanto o lia, não pude conter esses devaneios sobre como a obra criou uma representação distópica do que seria o mundo nas próximas décadas.
A construção de mundo, o enredo e os discursos tornam a leitura incansável. Em nenhum momento se torna tedioso.

Dulcinea2 16/06/2024

Liberdade é escravidão: somos livres quando tudo é controlado
Em 1984, George Orwell, conta a história de Winston Smith, um trabalhador do Ministério da Verdade, que tem como missão reescrever a história. Nesse mundo distópico, um líder simbólico, O Grande Irmão, controla tudo e todos. Entretanto, Smith começa a questionar essa sociedade e nesse anseio pela verdade ele se envolve como uma colega de trabalho, Julia, e com uma organização revolucionária secreta.

A obra de Orwell, lida ou não, acabou se tornando muito conhecida por inspirar debate e programas televisivos. O trunfo maior do autor está em nos fazer questionar o quanto um regime ditatorial é nefasto ao indivíduo. Sem espaço para pensar, amedrontado por uma figuro onipresente em qualquer lugar e onde uma polícia das ideias está sempre ativa, será que existe espaço para a liberdade? Acho que é essa a ideia principal do livro. Não acho que o livro é profético, mas ele diz sobre como vivemos - ou não - numa sociedade a que tudo controla e serve de aviso.

Um desses controles existentes no livro diz respeito a linguagem, o duplipensar. No processo de simplificação da linguagem ou supressão de vocabulários, o indivíduo acaba não conseguindo pensar em uma ideia porque a linguagem o controla. O livro é todo permeado dessas ideias de controle ao qual o indivíduo tenta contornar para ter uma vida sua. É uma obra sobre um futuro distópico, mas sobretudo é uma obra de terror e em tempos extremos como o nosso, uma obra de aviso, que a liberdade de podermos questionar e de ser permitido ser quem somos é o nosso bem mais precioso.

Willianrr 15/06/2024

Impactante
1984 é um daqueles livros que parecem ter sido escritos sem muita pretensão, mas que de fato impactaram o mundo de formas que o autor não poderia imaginar. Não vou entrar na questão política/social que gira em torno da obra. É um livro muito bom, ainda mais considerando o contexto da época em que foi escrito.
Acredito que os pontos mais fortes sejam as descrições bem detalhadas de como aquela sociedade é estruturada e da mente do personagem principal (Winston), chegando a um ponto que você realmente se sente aflito por ele, vendo-o de fato preso em algo muito fora de sua capacidade de enfrentar. Contudo, a obra tende a pecar em relação à história entre os personagens, e aos acontecimentos que decorrem entre eles, de certa maneira sendo decepcionante em sua conclusão, apesar de que esta, por sua vez, seja bem impactante.
Apesar dos apesares, recomendo muito, um livro imprescindível para quem se interessa por distopias.

Leandro676 15/06/2024

Um livro necessário!
Após o término percebi que esse livro não vai agradar a ninguém, ninguém gostaria de ler e de certa forma nem mesmo ter escrito um livro deste, mas as coisas mais NECESSÁRIAS geralmente são assim: não queremos, é difícil, as vezes quase angustiante, mas precisamos do conhecimento.

O livro é boa reflexão sobre o que é ser feliz, sobre o que a sociedade, o que é a liberdade e como essas coisas se conectam. Achei impressionante o fato de uma obra dessa que tem seus 70 e poucos anos ainda ser algo bem atual, bem a cara da nossa realidade, o que dá ainda mais ênfase a mensagem que essa obra tem para nos passar. Recomendo bastante!

Giovanna 15/06/2024

Não sei pq ainda não tinha pego pra ler esse livro kkk Em geral gostei muito, tirando a parte que sai da narrativa pra um livro de história, pq ai empaquei kkkkkk mas conseguir ler tudo e é bem legal. Não tenho muito o que dizer sobre essa leitura, em geral show de bola KK

Br3novpn 15/06/2024

O livro é maravilhoso, acho que a falta de aprofundamento na história de Júlia, deixou a desejar um pouco (ela é ponto interessante da história, o Winston é um pouco sem graça), mas fora isso o livro é bem foda, ele vai se desenvolvendo junto de sua leitura, no início é BEM chato, mas depois fica interessante, vale a pena ler! Nota 9,5/10.

Gabs 15/06/2024

Livrinho bom pra destruir sua esperança na humanidade
Resumidamente, o livro retrata uma ditadura onde o órgão no poder (que eles chamam de Partido) busca controlar toda a população pelos meios mais brutais de desumanizá-los, de extinguir suas emoções e pensamentos independentes. O Partido transforma, pouco a pouco, os seus membros em máquinas prontas a aceitar qualquer coisa que eles ditem como verdade, por mais contraditório que seja (o que no livro é chamado de duplipensamento, que seria levar duas crenças antagônicas ao mesmo tempo).

É um livro não muito distante da realidade. A alienação política que vivemos (no mundo todo, não me refiro só ao Brasil) é extrema ao nível de vermos pessoas que não possuem pensamento crítico e opinião própria, apenas um pensamento moldado pela ideologia que escolheu seguir (e não, não estou me referindo a um lado político específico, e se pararmos pra pensar a nossa mente já está tão moldada que para nós existem apenas extrema-direita e extrema-esquerda, então quando se fala em ideologia o primeiro passo já é apontar os dedos tortos para aquele que escolheu seguir cegamente o lado x, ao invés de você que escolheu seguir cegamente o lado y. A verdade é que os dois são igualmente manipulados e vistos como massa de manobra).

Enfim. Não vão me aprofundar muito. Achei uma leitura interessante, apesar de não ter me prendido muito e em vários momentos ser arrastado e monótono, mas aborda uma realidade que é difícil de ignorar (a não ser que você já tenha sido suficientemente manipulado).
ell_coliveira 15/06/2024minha estante
gente que resenha inteligente, amamos gabriella casanova nesse perfil

Duss 15/06/2024

Li esse livro com intuito de experimentar novos tipos de leitura, não me interessei como gostaria, esperava mais, porém, ele atendeu completamente a intenção de retratar todo assunto proposto. Então para aqueles que gostam de uma história crítica, com reviravoltas e narração detalhada, é uma ótima opção.

tainota 15/06/2024

Estralhaça esmiúça faz picadinho de toda a esperança
Os melhores livros, compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você já sabe.

por vezes pensei so ser uma grande propaganda anti comunista? sim com certeza. mas bastou um pouquinho mais de atenção pra ver que isso é a realidade em qualquer que seja a esfera política. os bolsonaristas não são burros e fora da realidade, tem plena consciência de que estão defendendo barbaridades e acreditam piamente nisso, contanto que seja de acordo com os princípios deles

sinceramente não estava esperando esse desenrolar da segunda pra terceira parte do livro, que termina com um sentimento amargo de impotência e horror diante de uma realidade que não está só na ficção do orwell, pelo contrário, basta ficar mais informado pra ver que o perigo de 1984 está dobrando a esquina

De certa maneira, a visão de mundo do Partido era adotada com maior convicção entre as pessoas incapazes de entendê- la. [...] Graças ao fato de não entenderem, conservavam a saúde mental.

aishasalsicha 14/06/2024

Uma distopia muito bem construída.
Minha professora me recomendou esse livro, já que estou escrevendo uma história que possui um contexto distópico. Tenho que admitir que é muito bom.

Quando li os primeiros 5 capítulos, senti que não conseguiria terminar esse livro pela escrita não ser o que eu estava acostumada a ler, mas era compreensível então continuei. Eram muitas informações ao mesmo tempo, mas que com o passar da narrativa se encaixaram muito bem. No geral, eu não gosto muito de distopia (peguei ranço desde que li A Rainha Vermelha), mas essa aqui até que me agradou. O livro não é ruim, eu que sou lenta mesmo.

Enfim, 5 estrelas kkkkk ?

lucasfg 14/06/2024

O meu primeiro livro depois de aproximadamente 5 anos sem ler nada.

foi talvez uma escolha ousada pra ser esse ''livro do retorno'', e talvez eu preferisse começar ele depois de voltar um pouco ao ritmo, mas de qualquer forma, foi uma experiência absurda, abissal, e memorável.

nunca vou esquecer das bizarrices que Orwell previu quase 1 século atrás, e me assustar com a verossimilhança de tudo.

pesado, apocalíptico e real.

Maria Fernanda 14/06/2024

Esta é uma obra, em certo sentido, muito necessária para compreender o passado e o futuro.
Pessoalmente, percebo um certo paralelo com a realidade do século XXI, a vista que não foi necessário uma teletela e uma guerra para manter o controle e a supervisão da população, mas sim uma rede de internet, dentre os sistemas de Big Data pelas Big Techs.
O autor apresenta uma perspectiva fictícia do seu contexto social de modo muito interessante, do qual vale a pena se aprofundar e estudar com mais afinco.
Por fim, acredito que a presente edição deixou a desejar.