1984 George Orwell

Resenhas - 1984

biancaamaiaf 30/05/2024

1984
é um livro bom, que retrata algo que já aconteceu na história de uma maneira muito mais pesada. uma ditadura distópica (acho?

não é muito meu estilo de livro, talvez por isso eu tenha achado um leitura meio arrastada (que literalmente precisei me forçar a terminar)

a história é interessante, acho que meu problema foi a escrita um pouco mais pesada do que to acostumada, talvez.

?Contudo, se o objetivo não era sobreviver, mas permanecer humano, que diferença fazia em última análise? Eles não podiam alterar seus sentimentos; assim como você também não poderia alterar os próprios sentimentos, mesmo que quisesse. Eles podiam expor cruamente, nos mínimos detalhes, tudo o que você fez ou disse ou pensou; porém o mais íntimo do coração, cujos caminhos seriam misteriosos até para si mesmo, permanecia inacessível.?

Diogo279 30/05/2024

Distopia assustadora
Sem dúvidas, independente do tempo em que foi escrito, 1984 continua sendo uma leitura obrigatório, principalmente pelo pensamento político e social.

A criação, mesmo que de um universo distópico, ter a liberdade ceifada, até mesmo seus pensamentos controlados, viver sob o regime de um Estado extremamente autoritário; é algo que traz a sensação de horror e sufocamento.

Entender o contexto de obras como as de Orwell é essencial para se ter mais profundidade. Em 1984 ele constrói uma distopia futurística, mas que já estava em andamento desde a sua época.

E desde a sua publicação, de tempos em tempos a obra se torna presente, podendo ser comparada com diversos momentos históricos marcados pela política.

nizomar 30/05/2024

Clássico provado pelo tempo.
Um grande clássico em que Orwell, para além das análises primárias que comparam as previsões que se realizaram, fala de temas que atravessaram o tempo.
Dentre os vários conceitos discutidos ao longo do livro, o diálogo em O' Brien explica a Winston Smith a ideologia do partido é chocante: o poder não tem finalidade. A finalidade do poder é o poder.
O duplipensamento - convivência com ideias opostas e inconciliáveis, mas igualmente aceitas como verdade - ficou marcado para mim como a forma de pensar atualmente.

Lara 30/05/2024

Uma distopia ou uma profecia?
Quando iniciamos a leitura de 1984, se pararmos para pensar em nossa realidade, e nos imaginarmos num mundo com o Partido e o Grande Irmão, achamos que é algo irreal e que nunca aconteceria. Bom, pelo menos eu pensei assim.
Mas depois de finalizar a leitura, principalmente depois de ler as três reflexões no final, eu percebi que para termos um Partido como em 1984, é muito fácil. E isso realmente poderia acontecer. Além de que, muitas coisas descritas em 1984 já existem ou já acontecem hoje.
Resumindo, 1984 nos mostra como a evolução da humanidade pode ser maléfica ou até mesmo fatal. É um livro que nos faz pensar e nos deixa a espera de um Grande Irmão no futuro.

Dricadejesus 30/05/2024

1984
Um livro muito bom, recomendo para quem quiser ler..Talvez um pouco chato no início, mas logo depois fica bom.

nay_pollheim 30/05/2024

Sem palavras...
É difícil acreditar que esse livro foi publicado em 1949. A semelhança com a atualidade é assustadora: telas nos vigiam, não temos mais vida privada, a linguagem é "escassa", a verdade é aquilo que a mídia mostra e o que a mídia mostra é o que o poder do momento impõe.
Como diz em um dos últimos capítulos, aquele que busca o poder não o faz pensando na possibilidade de algum dia deixá-lo, e pra isso ele deve impor limites. Crianças desde cedo são doutrinadas, através das escolas, a pensar como o partido para serem agentes deles em lugares de acesso mais restrito: as famílias; os indivíduos são privados de terem relações com outras realidades para que não haja a possibilidade de comparação e como consequência não tenham o pensamento de que há um lugar melhor; o vocabulário é reduzido para que não seja possível expressar sentimentos de forma clara, etc.

Novamente o autor se fez preciso e necessário. Essa obra é espetacular.
Estou sem palavras...

Lilistar 30/05/2024

Liberdade é ser livre para dizer que 2+2 são 4
Sendo sincera? Não entendi nada do livro todo e achei chato, vou tentar ler de novo pra entender isso, ou assistir ao filme

Livinha 30/05/2024

Esta é, provavelmente, a maior distopia literária. 1984 disserca acerca de um governo Totalitarista e do quanto seus ideais vão contra a liberdade individual do ser humano. O livro fora escrito em 1948 (por isto o título - é só inverter o 48), mas divulgado em 1949, ou seja, pós Segunda Guerra Mundial. Muitas pessoas colocam esta obra como ?antistalinista/comunista? (e realmente faz sentido, pois as características de linguagem entre as pessoas - o chamando de camaradas - e o Grande Irmão são relações diretas de Stálin), mas vale ressaltar que George Orwell era explicitamente Socialista Democrático e o próprio autor já comentou que o livro não deveria ter como referência apenas Stálin, mas Mussolini e Hitler. A crítica do autor é contra qualquer regime que seja totalitarista, com uma sociedade manipulada e privada de liberdade, compreendendo tanto a esquerda quanto à direita. Ah, vale ressaltar que o termo ?totalitarista? surgiu em 1923 como crítica ao fascismo italiano. Então é muito pequeno querer colocar este livro em um recorte de direita, quando que, o que precisa ser feito neste caso, é se desprender das demandas ideológicas e compreender aquele cenário com um cenário de ditadura e de capitulação moral.
Dito isto: é um livro sensacional e vale a pena a leitura.

Giuliana.Susini 30/05/2024

Uma leitura obrigatória
Li quando era bem novinha, e quase não lembrava de nada, exceto as palavras-chave do partido. E no final do livro, foi o que ficou pro Winston mesmo...

Se vc leu esse livro e não terminou com uma sensação de aflição e desespero por causa da proximidade absurda com a nossa realidade... Não sei em que mundo vives. ?

Alice1980 29/05/2024

Sempre tive vontade de ler esse livro, e não me surpreendi pelo fato dele ultrapassar gerações.
É bizarro ver o que o Partido conseguiu fazer e como o povo aceita aquela realidade assustadora e opressora.
As pessoas não vivem, elas existem. Pra isso, é necessário que elas abram mão de diversas coisas como o simples pensar, amar e ser livre.
A leitura me prendeu muito.
Recomendo demais o livro.

Jullyana.Chagas 29/05/2024

2+2=5 ou 3
De fato esse livro é um clássico que ultrapassa gerações. Sempre tive vontade de lê-lo e me surpreendi com seu conteúdo. Achei muito interessante todo o mundo que Orwell criou com base em governos totalitários. Demorei a engatar na historia, pra mim do meio pro final ficou mais empolgante e eletrizante, porém desesperador, os últimos capitulos foram muito pesados. Então, se pretende ler prepare o estômago.

Gabriela3086 29/05/2024

Difícil de dar nota?
Eu tenho muitos sentimentos em relação a esse livro, e como ele é dividido em 3 partes, em cada parte, eu poderia dar uma nota diferente.

A primeira parte é interessante e fiquei intrigada (e as vezes, um pouco entediada com as rotina do personagem principal) e curiosa pra saber mais sobre essa distopia apresentada no livro.

A segunda parte foi emocionante, e a melhor na minha opinião, em que nosso queridíssimo Winston finalmente encontrou pessoas queridas para conversar e estava buscando uma forma de rebelião.

A terceira foi difícil, eu demorei uma semana para ler menos de 100 páginas e terminei o livro agoniada.

~ spoilers a seguir

Não comprei muito o final, com o Winston falando que amava o grande irmão, se ele devia sentir qualquer coisa no final ódio. Claro que podia fingir qualquer coisa, afinal, quem passou por tudo o que ele passou, faria qualquer coisa para não passar de novo. Mas ele pensando que ama o grande irmão - hm, não.

Esse livro pode ter mil desdobramentos em uma discussão, mas uma que me peguei pensando hoje e não vi (por enquanto) ninguém comentando sobre, é o fato da maldade estar inerente ao ser humano - que eu acredito que foi a intenção do autor na cena em que o Winston quis entregar Julia a tortura no lugar dele. Mas eu não poderia discordar mais dessa ideia proposta por muitos pensadores ao longo da história, pra mim o ser humano é irracional e tem um instinto de sobrevivência natural sim, mas o que nos difere dos animais (que por acaso também não são criaturas maldosas) é que podemos pensar racionalmente, e com isso, tomar decisões que não levem em conta apenas o nosso bem-estar, e sim, além do nosso, o da sociedade como um todo.

Eu acredito em uma sociedade que pensa coletivamente, e em indivíduos que atendem suas necessidades pessoais, pensam por si próprios e tomam decisões com base na liberdade, mas também acredito que o coletivo é importante - o bem estar social, e não o controle sob a vida privada.

Enfim, acredito que qualquer pessoa pode tomar atitudes cruéis, se for colocada numa situação que exija que o faça isso - pelo instinto da própria sobrevivência, que em geral, prevalece. Mas não vivemos em uma sociedade primitiva, portanto podemos nos tornar bons, a medida que avançamos em tecnologia e qualidade de vida, o que é o oposto que ocorre nessa distopia.

Acredito sim, que muitos homens, chegariam a tal sede de poder que fariam o que está descrito nesse livro - como muitos na história, fizeram e fazem. Mas também acredito que há um número muito maior de pessoas que não permitiriam que chegasse a esse ponto, se lhes fosse dada a oportunidade de fazer uma mudança.

Já assisti alguns videos após finalizar essa leitura, e ainda pretendo refletir mais, mas por ora, acho que foi uma boa nota. A trajetória de Winston foi muito interessante e ele sozinho, não conseguiria quebrar essa sociedade sozinho. Mas a ultima frase poderia ter sido diferente.